A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amanda Virtuoso Jacques Florianópolis, 11 de abril de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amanda Virtuoso Jacques Florianópolis, 11 de abril de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Amanda Virtuoso Jacques Florianópolis, 11 de abril de 2011

2 Introdução Doença crônica caracterizada por ataques epilépticos recorrentes (Engel; Pedley, 1997 ). As crises epilépticas são decorrentes de descargas neuronais síncronas, excessivas e anormais que iniciam no hipocampo com propagação para o córtex cerebral (Rang et al., 2008). Epilepsia A incidência de epilepsia pode variar de acordo com a idade, sexo, raça, tipo de síndrome epiléptica e condição sócio- econômica (Engel; Pedley, 1997).

3 Classificação das Crises Epilépticas (Engel, 1998; Rang et al., 2008) Introdução Crises Parciais Simples (sem amnésia temporária) Complexa (com amnésia temporária) Crises Generalizadas Convulsivas (tônicas, clônicas e tônico-clônicas) Não convulsivas(do tipo ausência e mioclônicas) Status epilepticus (estado de mal epiléptico) Convulsões generalizadas seguindo-se umas às outras, sem recuperação da consciência (pelo menos 30 min)

4

5 Existem 3 opções de tratamento não-farmacológico para o grupo de crianças e adolescentes com epilepsia intratável: Introdução Cirurgia para epilepsia Estimulação do nervo vago Dieta cetogênica (DC)

6 A DC foi criada por Wilder, em 1921, para tratar crianças com epilepsia. Partindo da antiga observação clínica, citada na Bíblia (Mateus 17, 14-21), de que o jejum exercia uma ação anticonvulsivante em pacientes epilépticos. Introdução Embora se desconheça o mecanismo de ação exato da DC, alguns autores demonstraram que os níveis sangüíneos de acetoacetato e β-hidroxibutirato guardam relação direta, porém não linear, com o grau de proteção contra crises epilépticas, e talvez esta proteção esteja relacionada com um aumento das reservas cerebrais de energia.

7 Assim, a prática da DC no tratamento da epilepsia infantil abrange duas modalidades básicas: 1. A dieta tradicional ou clássica, baseada em alimentos com alto teor lipídico como creme de leite, manteiga, maionese, azeite e óleos vegetais. 2. A dieta à base de TCM (óleo de triglicerídios de cadeia média) – causam menos constipação. Assim, a prática da DC no tratamento da epilepsia infantil abrange duas modalidades básicas: 1. A dieta tradicional ou clássica, baseada em alimentos com alto teor lipídico como creme de leite, manteiga, maionese, azeite e óleos vegetais. 2. A dieta à base de TCM (óleo de triglicerídios de cadeia média) – causam menos constipação. Introdução Dieta cetogênica (DC)

8 Descrever a introdução e o manejo da DC em um grupo de 6 crianças e adolescentes com epilepsia refratária. Introdução Objetivo

9 Introdução Resultados A DC foi introduzida para 6 pacientes, com idade média de 7 anos (faixa: 1,8-12,2). A duração média da aplicação da dieta foi 9,7 meses (faixa: 7 dias-4 anos).

10 Resultados

11 Resultados

12 Resultados e Conclusão Observou-se uma redução igual ou maior que 50% da freqüência das crises epilépticas em metade dos casos. As complicações observadas foram: leucopenia, constipação, desidratação, priapismo, recorrência das crises epilépticas. As complicações observadas foram: leucopenia, constipação, desidratação, priapismo, recorrência das crises epilépticas.

13 Questionário 1. Quais alternativas não-farmacológicas podem ser utilizadas para tratar a Epilepsia intratável em crianças e adolescentes? 2. Qual o objetivo da dieta cetogênica (DC) para os pacientes citados acima? 3. No que consiste a dieta cetogênica clássica e a TCM? 4. Quais os efeitos colaterais da DC? 5. O que ocorre quando a DC é associada ao medicamento ácido valpróico? 6. Quais outras doenças em que a DC foi sugerida? 7. Quais distúrbios metabólicos são agravados pela DC? 1. Quais alternativas não-farmacológicas podem ser utilizadas para tratar a Epilepsia intratável em crianças e adolescentes? 2. Qual o objetivo da dieta cetogênica (DC) para os pacientes citados acima? 3. No que consiste a dieta cetogênica clássica e a TCM? 4. Quais os efeitos colaterais da DC? 5. O que ocorre quando a DC é associada ao medicamento ácido valpróico? 6. Quais outras doenças em que a DC foi sugerida? 7. Quais distúrbios metabólicos são agravados pela DC?

14 Obrigada!


Carregar ppt "Amanda Virtuoso Jacques Florianópolis, 11 de abril de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google