A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A missão da igreja em uma perspectiva Cristã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A missão da igreja em uma perspectiva Cristã"— Transcrição da apresentação:

1 A missão da igreja em uma perspectiva Cristã
Missiologia A missão da igreja em uma perspectiva Cristã Uma Perspectiva Estratégica de Missões Unidade IV

2 Uma Perspectiva Estratégica de Missões
Tão milenar como as grandes religiões do mundo é o confronto existente entre elas. A humanidade já experimentou momentos dramáticos e épicos em defesa de diversos tipos de fé.

3 Capítulo 1 – O Quadro religioso do mundo (estatísticas e tabelas)
Muitos podem equivocadamente imaginar que já se pregou o evangelho o bastante ao redor do mundo. Pode-se chegar a essa errônea conclusão tendo por base, por exemplo, a proliferação do uso de meios de comunicação de massa no evangelismo mundial. 1.1 – As religiões predominantes As três maiores religiões do mundo são Cristianismo, Islamismo e Hinduísmo. 1.2 – As religiões que mais crescem O mundo não é estático. Grandes mudanças acontecem, às vezes repentinamente. Por exemplo: A religião predominante no Canadá é o Islamismo, o número dos “não religiosos” é o que mais cresce no Brasil, O Cristianismo é a religião que mais cresce na Líbia e China; Já na Bolívia, Paraguai e Chile o Islamismo é o que mais cresce.

4 Capítulo 1 – O Quadro religioso do mundo (estatísticas e tabelas)
1.3 – O renascimento das Religiões não Cristãs Hoje, Talvez pela primeira vez na história, o mundo todo está se tornando pluralista no tocante a religião. As diversas religiões já estiveram de maneira geral, confinadas a áreas geográficas especificas. 1.4 – O crescimento da população O mundo do século XXI está sendo tomado por fortes mudanças que estão alterando a face da terra e que também tem profundas implicações para missões no futuro. A primeira mudança significativa é o crescimento populacional

5 Capítulo 1 – O Quadro religioso do mundo (estatísticas e tabelas)
1.5 – Onde vivem os cristãos evangélicos Os países que possuem mais de 10 milhões de crentes são EUA, Brasil, Nigéria e China. 1.6 – Porcentagem dos cristãos evangélicos A mudança religiosa mais dramática do século XX foi o crescimento forte do cristianismo na África, Ásia e America Latina contra seu declínio na Europa e sua estagnação na América do Norte e no Pacifico. Hoje, essa tendência continua.

6 Capítulo 1 – O Quadro religioso do mundo (estatísticas e tabelas)
1.7 – Os países que mais enviam missionários Antigamente, as países da Europa enviavam a maioria dos missionários. Depois, “ passaram o bastão” para os EUA. Hoje, os EUA continuam sendo o país que mais envia missionários. Surpreendentemente, na Ásia, a Índia envia muitos missionários dentro de seu próprio país. Na América do Sul, o Brasil é o país que mais envia missionários evangélicos.

7 Capítulo 2 – O Desafio do Islamismo
O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Embora seja marcadamente étnico, identificado com os árabes, o islamismo tem alcançado, pelas migrações, uma penetração crescente na Europa, o mais tradicional reduto cristão, e já é a segunda religião mais numerosa na Alemanha, na frança e na Itália. 2.1 – O Islamismo É uma religião monoteísta baseada nos ensinamentos de Maomé 570 – 632 d.C.), chamado “ O profeta”, contidos no livro sagrado islâmico, o corão.

8 Capítulo 2 – O Desafio do Islamismo
2.2 – O fundamento islâmico O fundamento islâmico não só é contra a liberdade de fé como é a favor da teocracia, do Estado religioso. A construção de qualquer templo que não seja uma mesquita é rigorosamente proibida nos países islâmicos. 2.3 – Países muçulmanos O islã se expande rapidamente em muitos países. O panorama religioso está mudando rapidamente. Antes da II guerra mundial, havia poucos muçulmanos na Europa Ocidental. Hoje a França possui estimadamente 2.704,800, a Alemanha , e o reino Unido1.241,100 muçulmanos. 2.3.1 – Principais povos muçulmanos não alcançados 2.3.2 – Lista dos países onde mais de 50% da população são muçulmanos

9 Capítulo 2 – O Desafio do Islamismo
2.4 – A expansão do Islã Os muçulmanos estão freqüentemente relembrando os cristãos das cruzadas, acusando a igreja de levantar armas contra o Islamismo, quase como se o esforço para recuperar a terra santa tivesse acontecido ontem. 2.4.1 – Distribuição de muçulmanos 2.4.2 – Concentração de muçulmanos e cristãos Africanos 2.4.3 – Distribuição de muçulmanos sunitas e xiitas 2.4.4 – Índia: terceira maior população muçulmana do país

10 Capítulo 2 – O Desafio do Islamismo
2.5 – A propagação do Evangelho aos muçulmanos Atualmente, em qualquer tentativa de evangelizar os muçulmanos, não podemos ter permissão para cometer alguns erros. Como não levarmos em conta fatores culturais, linguísticos, étnicos e sociológicos que permeiam cada povo. Também não podemos ter preconceitos antigos e errados contra o mundo muçulmano. 2.5.1 – O uso do alcorão

11 Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo
Os hindus acreditam e adoram vários deuses (politeísmo), dente eles destacam-se Brahma (criador), Shiva (destruidor) e Vishnu (protetor). Acreditam também nas reencarnações regidas pelos carmas. 3.1 – Hinduísmo Denominação do conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas que surgiram na Índia, a partir de 2000 a.C. 3.2 – História do hinduísmo Segundo ensina o hinduísmo, os vedas contêm as verdades eternas reveladas pelos deuses e a ordem (dharma) que rege os seres e as coisas organizando-os em castas.

12 Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo
3.3 – Alcançando a Índia A Índia, no sul da Ásia, como uma população de 1,1 bilhão ( 2005), é o segundo país mais populoso do mundo, vivendo em 2,4% da superfície terrestre. A previsão para 2020 é de a Índia ultrapassar a china como sendo o país mais populoso do mundo. 3.3.1 – Índia: um país hinduísta 3.3.2 – Os territórios na Índia

13 Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo
3.4 – Línguas e dialetos na Índia Há línguas e dialetos falados na Índia. As 15 línguas mais faladas são reconhecidas pelo governo como línguas nacionais, além de hindi e inglês (língua legal). 3.5 – As religiões na Índia O país foi o berço de algumas religiões mundiais: Hinduísmo, budismo, Jainismo e Sikhismo.

14 Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo
3.6 – Países com maior número de adeptos do hinduísmo A Índia, a ilha Maurícia e o Nepal, assim como a ilha da Indonésia de Bali, têm como religião predominante o Hinduísmo. 3.7 – Testemunhando de Cristo aos Hindus A Índia figura entre os países que mais carecem da pregação do evangelho, dado o enorme número de pessoas que ainda não tiveram oportunidade de ouvir as boas-novas de Jesus.

15 Capítulo 3 – O Desafio do Hinduísmo
3.8 – Os desafios na evangelização do hinduístas São diversos os problemas que envolvem o trabalho evangelístico com os seguidores do hinduísmo. Isso porque os conceitos de valores que o compõem fazem parte da própria cultura milenar de um povo.

16 Capítulo 4 – O Desafio do Budismo
O budismo ensina que o alto sacrifício e a renúncia são o caminho da bem-aventurança. Possui várias crenças em comum o Hinduísmo e o Taoísmo, antiga religião da china que prega a adoração da natureza e dedica-se a ritos de magia. 4.1 – O Budismo O Budismo é constituído pelos ensinamentos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda. 4.2 – A expansão do Budismo O Budismo tem hoje cerca de 300 a 400 milhões de adeptos em todo o mundo.

17 Capítulo 4 – O Desafio do Budismo
4.3 – O Budismo tibetano O Budismo ramifica-se em várias escolas. A mais conhecida no Ocidente é a do budismo tibetano, que surgiu no século VII d.C. da fusão das tradições budistas e hinduístas com o antigo xamanismo asiático. 4.4 – O zen Budismo Inaugurado na china pelo monge Bodhidarma no século VI, o zen não é uma religião independente, mas antes um “estilo” de espiritualidade que se desenvolveu nos quadros do budismo Mahayana. 4.5 – O zen budismo no Brasil O budismo chegou ao Brasil na década de trinta, trazido pelos primeiros imigrantes chineses, Japoneses e coreanos.

18 Capítulo 4 – O Desafio do Budismo
4.6 – O budismo na Tailândia O país é situado no sudeste da Ásia e faz fronteiras com Mianmar, Laos, Cambodia e Malásia. Conhecido por suas belas mulheres, a sua profunda paixão pela dança, o canto, os dramas e peças teatrais e as artes finais. Mas também é conhecido pelas práticas devotas de ocultismo e do budismo. 4.6.1 – Ser tailandês é ser budista 4.6.2 – Adoração aos espíritos 4.6.3 – Os tailandeses continuam não alcançados

19 Capítulo 4 – O Desafio do Budismo
4.7 – A evangelização dos budistas Uma das maiores dificuldades encontradas hoje no campo missionário é o confronto com outras religiões milenares. Como convencer um seguidor do Budismo, uma religião milenar, de que só Jesus é o verdadeiro caminho para a Salvação. Desde o primeiro contato, o cristão deve mostrar respeito pelas convicções alheias. É uma atitude de amor que, naturalmente, vai se desdobrar no dia a dia e nos relacionamentos.

20 Capítulo 5 – Problemas e dificuldades do campo missionário
Todos sabem que a obra é de Deus. É comum ouvirmos essa frase sempre que algo dá errado no exercício do trabalho do senhor. Se vai tudo bem, se as atividades estão fluindo bem e a obra crescendo, é mérito do obreiro; porém, se não vai tão bem essa frase é repetida várias vezes: “a obra é de Deus” 5.1 – Fatores de dificuldades para o trabalho missionário De um modo geral, os problemas que surgem no campo missionário são oriundos de elementos antropológicos e sociológicos que marcam a formação e subsistência do povo.

21 Capítulo 5 – Problemas e dificuldades do campo missionário
5.2 – Elementos que põem em risco a obra missionária As dificuldades são inúmeras, além de se enfrentar os problemas materiais como, finanças, saúde, família, projetos pessoais e adaptação, há a luta contra as hostes malignas que tudo fazem apara minar o trabalho do Senhor e destruir os seus servos. Financeiro Família Saúde Adaptação Isolamento Falta de treinamento Não-reconhecimento Falta de experiência

22 Conclusão Ao terminarmos este livro, chegamos à conclusão de que há muito a ser realizado ainda na obra missionária. Estamos cientes de que a necessidade é muito grande e de que a igreja é na única capaz de proporcionar o conhecimento da verdade de Deus ao mundo.


Carregar ppt "A missão da igreja em uma perspectiva Cristã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google