Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarina Paz Alterado mais de 9 anos atrás
1
O Universo do Conhecimento e Empreendedorismo ao seu alcance
2
Mini Curso: Conhecendo o Turismo Aproveite as oportunidades! www.clubedeoportunidades.com BEM VINDO(A)!
3
"Estrutura e Organização do Turismo" Mini Curso: Conhecendo o Turismo www.clubedeoportunidades.com Capítulo 1
4
O Turismo é um mundo de atrações e oportunidades, basta você encontrar a sua opção e seguir com estudos e busca de experiências. www.clubedeoportunidades.com O Turismo
5
“Segundo a ONU: TURISTA é o visitante temporário que permaneça num prazo de, pelo menos, 24 horas no local visitado. A pessoa que fica um período menor de 24 horas é conhecida como Excursionista”. www.clubedeoportunidades.com
6
É o processo realizado pelas cidades e países, para atrair turistas. Composto por: Motivação * Deslocamento Permanência * Retorno à Origem www.clubedeoportunidades.com O Fenômeno Turístico
7
Fontes de estímulo, como atrativos naturais e culturais, que são responsáveis por atrair turistas para um determinado produto ou serviço. www.clubedeoportunidades.com Motivação
8
Uso de meios de transportes - aéreos, rodoviários, hidroviários e ferroviários, para usufruto do turista nas suas atividades. www.clubedeoportunidades.com Deslocamento
9
Utilização dos meios de hospedagem e hospitalidade para aproveitar atrações e atrativos dos núcleos de turismo. www.clubedeoportunidades.com Permanência
10
Depois de aproveitar as ofertas do local, o turista deve retornar, em segurança, ao local de moradia e, se possível, retornar outras vezes... www.clubedeoportunidades.com Retorno à Origem
11
Atrativos como esta Maravilha, são fontes eternas de motivação para os turistas de todo o mundo. Você concorda? www.clubedeoportunidades.com
13
E você, para onde quer/gostaria de viajar? Pense bem, pode ser início de um ótimo negócio! Já pensou nisso? www.clubedeoportunidades.com
14
O Turismo fornece, além de dinheiro dos turistas, vários benefícios às cidades, tais como: www.clubedeoportunidades.com Desenvolvimento e mais...
15
Entrada de divisas ($$$), desenvolvimento da educação, qualificação da mão-de-obra, melhorias na estrutura urbana, projeção da imagem da localidade, mais negócios, etc, etc, etc, etc, etc... www.clubedeoportunidades.com
17
Mas todos estes benefícios somente serão reais, se houver gestão profissional no Turismo. www.clubedeoportunidades.com Gestão do Turismo
18
Governos de todos os níveis, empenhados em melhorar o desempenho do mercado turístico da localidade. www.clubedeoportunidades.com Gestão Pública
19
Empresas legalizadas e devidamente capacitadas para prestar o melhor serviço aos turistas. www.clubedeoportunidades.com Gestão Privada
20
Com tudo isso, além de mais dinheiro, o desenvolvimento pode chegar a todos os setores, como ocorre no mundo todo. www.clubedeoportunidades.com Resultados
21
"Viagens são fatais ao preconceito, à discriminação, à visão estreita e muitos do nosso povo precisam terrivelmente de viagens, por causa disso" segue... www.clubedeoportunidades.com Reflexão
22
"Uma visão ampla, integral e caridosa das pessoas e das coisas não pode ser adquirida vegetando num cantinho do planeta durante a vida inteira”. Mark Twain www.clubedeoportunidades.com Reflexão
23
"Produtos & Serviços Turísticos" Mini Curso: Conhecendo o Turismo www.clubedeoportunidades.com Capítulo 2
24
O Turismo é uma das atividades que mais empregam no mundo, com impacto em mais de 50 setores da economia. www.clubedeoportunidades.com Turismo na Economia
25
Além da melhoria econômica, também prevê desenvolvimento social e investimentos na estrutura urbana e social. www.clubedeoportunidades.com Benefícios Sociais
26
“A cidade só pode ser boa para o turista, quando é boa para o morador" www.clubedeoportunidades.com Reflexão
27
São os atrativos que tornam a localidade atrativa aos visitantes. Divide-se em Oferta Diferencial e Oferta Técnica. www.clubedeoportunidades.com Ofertas de Turismo
28
São os atrativos únicos, diferentes, de ordem natural ou cultural, que se tornam fontes de motivação turística. www.clubedeoportunidades.com Oferta Diferencial
29
Praias, montanhas, lagos, construções históricas, museus, teatros, florestas, baías, centros culturais, centros de compras são exemplos de Ofertas Diferenciais. www.clubedeoportunidades.com
30
É o serviço e/ou a estrutura urbana que proporciona o aproveitamento da Oferta Diferencial. www.clubedeoportunidades.com Oferta Técnica
31
Hotéis, pousadas, restaurantes, casas de câmbio, lojas de souvenires, aeroportos, estações turísticas, segurança pública, são exemplos de Oferta Técnica. www.clubedeoportunidades.com
32
Como organizar a Oferta de Turismo para transformá-la em um produto atrativo? www.clubedeoportunidades.com Organização dos Produtos Turísticos
33
* Transporte * Hospedagem * Hospitalidade * Agenciamento * Serviços de Apoio www.clubedeoportunidades.com Através dos Produtos Turísticos:
34
- Passagens aéreas; - Passagens rodoviárias; - Passagens hidroviárias; - Passagens ferroviárias; - Fretamentos... www.clubedeoportunidades.com Serviços de Transportes
35
- Hotéis, Resorts e similares; - Albergues e Hostels; - Motéis e Pensões; - Hospedagem domiciliar - Campings e similares www.clubedeoportunidades.com Serviços de Hospedagem
36
Câmbio, Segurança, Compras, Transporte Urbano, Serviços Públicos, Comunicações, Informações Turísticas, Guias, Serviços de Alimentação, etc, etc, etc. www.clubedeoportunidades.com Hospitalidade e Estrutura Urbana
37
Agências de Turismo e Agentes de Viagens devidamente capacitados para o atendimento aos turistas internos e externos. www.clubedeoportunidades.com Agenciamento
38
- Assistência ao Viajante - seguros; - Vistos, passaportes; - Cartões de débito em moeda estrangeira... www.clubedeoportunidades.com Serviços de Apoio
39
Pode se considerar que eles proporcionam ao turista a oportunidade de desfrutar de uma viagem agradável e segura. www.clubedeoportunidades.com Importância dos Produtos Turísticos
40
"A elegância não está nas roupas, nem nas ideias; está no coração de cada um". Cristian Lacroix www.clubedeoportunidades.com Reflexão
41
"Profissões em Turismo" Mini Curso: Conhecendo o Turismo www.clubedeoportunidades.com Capítulo 3
42
* Alimentação * Transporte * Agenciamento e Eventos * Hospedagem e Hospitalidade * Serviços de Apoio www.clubedeoportunidades.com Principais Setores
43
Com impacto em mais de 50 setores, a geração de emprego e renda é evidente quando se administra o Turismo de forma profissional. www.clubedeoportunidades.com Benefícios Sócio-Econômicos
44
"Investir em estrutura urbana e social é gerar uma poupança de longo prazo e com retorno garantido". www.clubedeoportunidades.com Reflexão
45
Oportunidades em Gestão de Alimentos & Bebidas, restaurantes, bares e demais serviços do segmento. www.clubedeoportunidades.com Serviços de Alimentação
46
Agentes de Viagens, Operadores de Viagens, Agentes de Vendas, Representantes de Produtos Turísticos, Centrais de Reservas e Vendas e muito mais. www.clubedeoportunidades.com Serviços de Agenciamento
47
Promotores de Eventos, Serviços de Locação, Alimentos & Bebidas, Entretenimento, Decoração e Afins, Eventos em Hotelaria e outros... www.clubedeoportunidades.com Serviços de Eventos
48
Recepcionistas, Agentes de Reservas e Vendas, Coordenadores de Eventos, Gestores de Alimentos & Bebidas... www.clubedeoportunidades.com Serviços de Hospedagem
49
Operadores de Câmbio, Guias de Turismo, Monitores em Atrativos, Operadores de Passeios Locais e mais... www.clubedeoportunidades.com Serviços de Hospitalidade
50
Locação de Veículos terrestres, aéreos, hidroviários e ferroviários; Agentes de Vendas, etc. www.clubedeoportunidades.com Serviços de Transporte
51
Assistência ao Viajante, Roupas Especiais, Guias de Viagem, Sistemas de Gestão, Sistemas de Vendas, etc. www.clubedeoportunidades.com Serviços de Apoio ao Turista
52
Como visto, os serviços de Viagens & Turismo geram emprego e renda muito além das viagens. www.clubedeoportunidades.com
53
E, como em todos os setores, também é necessário dispor de pessoas qualificadas e capacitadas para operar Viagens & Turismo. www.clubedeoportunidades.com Qualificação Profissional
54
Existem ocupações para nível fundamental, médio e superior, mas só os mais qualificados se destacam. www.clubedeoportunidades.com Qualificação Profissional
55
Você pode fazer um curso livre, técnico ou superior e ingressar na área ou iniciar um negócio próprio. www.clubedeoportunidades.com Qualificação Profissional
56
Além da formação regular, também é necessário adquirir qualificações complementares para ser um ótimo profissional, tais como: www.clubedeoportunidades.com Qualificação Pessoal
57
Idiomas, Informática, Oratória, Gestão do Tempo, Técnicas de Vendas, Bom Relacionamento Interpessoal, Cultura Geral, são algumas delas. www.clubedeoportunidades.com Qualificação Pessoal
58
Cada vez mais, o eixo dos negócios passa por estas ferramentas; conhecimento, é e sempre será poder. Instrução é o seu maior patrimônio! www.clubedeoportunidades.com Internet & Comunicação
59
"Você está onde você se põe; dependendo da forma como vê a vida, e se vê, você direciona a sua força para o seu destino". Gasparetto www.clubedeoportunidades.com Reflexão
60
“Oportunidades em Turismo" Mini Curso: Conhecendo o Turismo www.clubedeoportunidades.com Capítulo 4
61
Como todos os outros segmentos, o Turismo também sofreu mudanças nos últimos anos e continuará a mudar... www.clubedeoportunidades.com O Mundo dos Negócios
62
A tecnologia, maior informação do consumidor, novas plataformas de vendas; tudo isso alterou a forma de se vender Turismo. www.clubedeoportunidades.com O Mundo dos Negócios
63
"Meta é onde queremos chegar; planejamento é como vamos chegar até lá". Jim Rohn www.clubedeoportunidades.com Reflexão
64
As mudanças no mundo dos negócios vieram para ficar; somente com metas claras e planejamento é possível ter sucesso. www.clubedeoportunidades.com Foco e Trabalho
65
Assalariado ou Empreendedor, você escolhe! Mas, lembre que a preparação é fundamental para o êxito dos seus planos. www.clubedeoportunidades.com Você pode optar
66
Com tantas opções, você deve se preparar ao máximo para ocupar uma posição. Porém, deve ter o preparo adequado, para ter resultados satisfatórios. www.clubedeoportunidades.com Em busca de emprego
67
Bons empregos ainda existem, porém, a cada dia, mais oportunidades surgem para Empreendedores. www.clubedeoportunidades.com Em busca de emprego
68
Viagens & Turismo oferecem oportunidades para autônomos e pequenos empresários. Você também pode encontrar um caminho. www.clubedeoportunidades.com Procure e Ache!
69
Viajantes buscam quem resolva seus problemas. Crie bons produtos e tenha sempre clientes. De todo o mundo... www.clubedeoportunidades.com Clientes e Produtos
70
No Brasil, em particular, nunca foi tão simples legalizar um negócio. Em outros países, não é diferente. www.clubedeoportunidades.com Empreendendo no Turismo
71
E muitos ótimos negócios você pode iniciar a partir de casa, com pequeno investimento e bons lucros. Oportunidades surgem a cada dia, em todo o Mundo! www.clubedeoportunidades.com Negócios a partir de casa
72
Agência de Turismo, Central de Reservas, Guia de Turismo especializado, Monitor de Turismo Cultural ou Ambiental, Promotor de Eventos e muito mais! www.clubedeoportunidades.com Algumas Oportunidades
73
Só lembre das palavras-chave, se quiser alcançar o sucesso: FOCO, METAS, PLANEJAMENTO, QUALIFICAÇÃO. www.clubedeoportunidades.com
74
Independente de ser assalariado ou empreendedor, escolha ser o melhor. Sempre! www.clubedeoportunidades.com Como escolher?
75
Porque o mundo dos negócios não é para amadores; mas recompensa muito bem os profissionais. www.clubedeoportunidades.com Por que?
76
www.turismo.gov.br www.sebrae.com.br www.cadastur.turismo.gov.br www.clubedeoportunidades.com Informação é Tudo!
77
Turismo existe em todo o mundo civilizado e sempre abre oportunidades a visionários. Seja mais um deles! www.clubedeoportunidades.com Um mundo de oportunidades
78
O mundo está cheio de oportunidades; mas precisamos de mais do que apenas vontade para aproveitá-las corretamente. Deixo você com uma reflexão do lendário Rio Salomão www.clubedeoportunidades.com
79
"Feliz o homem que encontrou a sabedoria e aquele que adquiriu o entendimento; porque sua posse é preferível à prata e melhor que o ouro é o seu lucro. Ela é mais preciosa que as pérolas e nada do que desejas, a pode igualar”. www.clubedeoportunidades.com Reflexão
80
"Panorama e Possibilidades" Mini Curso: Conhecendo o Turismo www.clubedeoportunidades.com Capítulo 5
81
No Brasil, em particular, a tendência é um aumento nas viagens, devido à melhoria na renda da população como um todo. www.clubedeoportunidades.com Como será o futuro do Turismo?
82
Com mais pessoas, de todas as classes, viajando, aumenta a demanda por serviços em todos os setores da atividade. www.clubedeoportunidades.com Como será o futuro do Turismo?
83
"A sua remuneração ($) se dará na proporção direta do valor que você agregar, de acordo com o mercado". T. Harv Eker www.clubedeoportunidades.com Reflexão
84
Com isso, fica clara a necessidade de investir em excelência na prestação dos serviços. O cliente sabe muito bem o valor do que está comprando e tem toda a informação ao seu dispor. www.clubedeoportunidades.com Foco e Trabalho
85
Sempre fui contra, por acreditar que os investimentos gigantes (e as dívidas) não compensam o retorno. Haviam outras opções... www.clubedeoportunidades.com Copa e Olimpíada. E daí?
86
Investir em melhor estrutura social, divulgação, qualificação e melhores serviços públicos. Orçamento menor, mas com resultados duradouros. www.clubedeoportunidades.com Quais opções?
87
Bem, já que o estrago foi feito, aproveite para se qualificar e ganhar dinheiro, antes, durante e depois destes eventos. www.clubedeoportunidades.com E agora?
88
Embora com a crise, EUA e Europa ainda são ótimos emissores de turistas e excelentes destinos para se viajar. Ainda se pode criar ótimas oportunidades, mesmo com “crise”. www.clubedeoportunidades.com Como está o Mundo?
89
O Mundo aponta em direção à Ásia, que com China e Índia, desponta com o maior polo emissor de turistas. www.clubedeoportunidades.com Tendências
90
Além de concentrar milhões de possíveis viajantes, com renda crescente, são locais exóticos, muito atrativos para os ocidentais. www.clubedeoportunidades.com Tendências
91
E esta tendência é a mais importante, pois as tecnologias de informação e comunicação serão cada vez mais aplicadas à promoção e vendas em Turismo. www.clubedeoportunidades.com Tecnologia e Turismo
92
Quem trabalha, sempre tem como ganhar dinheiro, mas é preciso estar preparado(a) e investir em qualidade. www.clubedeoportunidades.com Como ganhar dinheiro agora?
93
Só lembre das palavras-chave, se quiser alcançar o sucesso neste novo mundo: FOCO, METAS, PLANEJAMENTO, QUALIFICAÇÃO. www.clubedeoportunidades.com
94
www.turismo.gov.br www.sebrae.com.br www.cadastur.turismo.gov.br www.clubedeoportunidades.com Informação é tudo!
95
Turismo existe em todo o mundo civilizado e sempre abre oportunidades aos visionários. Seja mais um deles! www.clubedeoportunidades.com Infinitas oportunidades; empregos em queda
96
Gostou de conhecer o mundo do Turismo? Deixo você com uma reflexão do filósofo e escritor Jim Rohn Obrigado por ter estado comigo até aqui. Sucesso! www.clubedeoportunidades.com
97
"A disciplina é a ponte entre os objetivos e a conquista”. www.clubedeoportunidades.com Reflexão
98
Veja mais sobre cursos e palestras em: www.clubedeoportunidades.com
99
Por: Prof. Marcelo Möass Turismólogo, docente e consultor marcelomoass@hotmail.com www.clubedeoportunidades.com
100
Um abraço e até nosso próximo curso. Sucesso! www.clubedeoportunidades.com
101
O Universo do Conhecimento e Empreendedorismo ao seu alcance
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.