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Avaliação Captação de Recursos

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Apresentação em tema: "Avaliação Captação de Recursos"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Captação de Recursos
Data de Entrega: 8 de novembro

2 Etapas para execução do trabalho
Passo 1: Diagnostico e análise da Instituição – FOCO NÃO É A CAPTAÇÃO PROPRIAMENTE DITA E SIM A INSTITUIÇÃO Histórico da instituição e de captações anteriores – se houver; Objetivos, necessidades e prioridades; Análise dos congêneres; Análise DAFO (Debilidades, Ameaças, Forças e Oportunidades);

3 Etapas para execução do trabalho
Passo 2: PLANO DE AÇÃO: PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO – FOCO ESPECÍFICO NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS Identificar o comitê de captação de recursos; Levantar toda a necessidade da organização; Identificar os contatos existentes ou potenciais para a possível captação; Definir a missão da organização, assim como os objetivos da captação; Definir as fontes de financiamento da captação Elaborar um Case Statement (Documento de suporte a captação) e outros materiais de campanha como cartas.

4 Etapas para execução do trabalho
Passo 2: PLANO DE AÇÃO: PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO – FOCO ESPECÍFICO NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS Realizar encontros e entrevistas com algumas fontes selecionadas para nortear sua campanha (estudo de viabilidade). Caso isso não seja possível fazer uma pesquisa detalhada se os potenciais doadores já doaram para causas semelhantes e etc; Criar uma escala de doações colocando os valores por potencial doador; Desenvolva processos de agradecimentos; Crie uma metodologia de contato; Defina qual forma de contato sua instituição usará com os doadores: contato direto, mala direta, telemarketing Crie indicadores para avaliar sua captação.

5 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 1: Diagnóstico e análise da instituição: Histórico da instituição e da captação: Busca de documentos antigos, fotos, atas tudo que permite organizar a instituição de um ponto de vista histórico e trazer informações para elaborar um documento contando a trajetória. Se a organização é nova trazer um panorama do mercado, a razão para sua abertura, número de funcionários. Objetivos, necessidades e prioridades: Quais são os objetivos, as necessidades e as prioridades dessa organização, faça a seguinte pergunta: Qual a razão de nossa existência? Qual nossa missão, nossa causa, visão, valores.

6 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 1: Diagnóstico e análise da instituição: Congêneres: identificar e analisar aquelas instituições que realizam trabalho semelhante ao nosso na região da baixada Santista. Por intermédio da internet, analisar como outros congêneres de outros estados estão atuando e como eles captam recursos ou ainda verifique como instituições internacionais que seguem a mesma causa estão atuando em relação a captação de recursos DAFO (Debilidades, Ameaças, Forças e Oportunidades): A intenção dessa análise é criar um diagnóstico sobre o ambiente interno e externo da organização, com o objetivo de, ao longo do tempo, minimizar os pontos fracos e divulgar os pontos fortes Essa análise deve ser feita no âmbito geral e no âmbito especifico da captação de recursos.

7 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 1: Diagnóstico e análise da instituição: DAFO (Debilidades, Ameaças, Forças e Oportunidades): QUAL É A NOSSA CAPACIDADE PARA CAPTAR RECURSOS? Ao identificarmos a nossa capacidade na área de captação de recursos, podemos determinar se a nossa organização está pronta para captar recursos. Essa análise ajuda a identificar: Pontos FORTES da organização que ajudarão quando a captação de recursos for feita. Estes pontos fortes podem ser usados e aproveitados. Pontos FRACOS da organização que poderão afetar a nossa habilidade e o nosso sucesso na captação de recursos. Estes pontos fracos podem ser evitados ou resolvidos. OPORTUNIDADES que poderão ajudar a organização a captar recursos. AMEAÇAS ao trabalho de captação de recursos que deverão ser consideradas ao desenvolver uma estratégia.

8 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 1: Diagnóstico e análise da instituição: DAFO (Debilidades, Ameaças, Forças e Oportunidades):

9 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Identifique e recrute um comitê de captação de recursos, ou seja, as pessoas que serão responsáveis por isso dentro da organização. Levante toda a necessidade da organização, faça orçamentos detalhados, inclusive coloque os gastos com a própria captação. A seguir segue exemplo de tabela de orçamento (pode seguir ou não)

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11 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Identifique os contatos existentes ou potenciais para a possível captação, é importante verificar as captações anteriores, ou seja, elenque as possibilidades de captação. Defina a missão da organização, assim como os objetivos da captação.

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13 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Defina entre as fontes de aquela que quer captar e o motivo de sua escolha, vantagens e desvantagens e estratégias para cada fonte escolhida (utilize como base tabela das fontes de financiamento) Elabore um Case Statement (Documento de suporte a captação) e outros materiais de campanha como cartas.

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19 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Documento de suporte à captação de recursos (Case statement): apresentar razões pelas quais uma organização precisa e merece apoio, geralmente descrevendo os programas da organização, suas necessidades atuais e seus planos. Doc Interno Doc Externo Case Statement

20 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Documento de suporte à captação de recursos (Case statement) – Documento Interno: Apresentação da missão, necessidades da comunidade que sua organização busca sanar, programas, projetos, objetivos a serem alcançados. Descrever as necessidades de sua comunidade identificadas durante o planejamento estratégico que só pode ser alcançado por sua organização, ou seja, qual o diferencial de sua instituição.

21 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Documento de suporte à captação de recursos (Case statement) – Documento Externo: O Documento produzido servirá de apoio que contará a história da organização, seu momento atual e suas prioridades para o público externo, ou seja, potenciais doadores.

22 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Documento de suporte à captação de recursos (Case statement) – Documento Externo: (vide slides para aprofundar os itens das sessões) Sessão 1: Missão Fatos importantes da história da instituição: Frase de impacto: tema para a campanha ou projeto. Sessão 2: Estratégias e soluções para vencer os desafios Metas e objetivos. Sessão 3: Menu de projetos/necessidades e oportunidades Preços precisos ligados a cada projeto Orçamento total resumido Como será feita a captação, tipo de parceiros (empresas, indivíduos, fundações, governo, eventos, projetos de geração de renda) Sessão 4: Considerações finais

23 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Carta para captação de recursos orientada para suas fontes de financiamento. (vide modelo nos slides)

24 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Realize encontros e entrevistas com algumas fontes selecionadas para nortear sua campanha (estudo de viabilidade). Caso isso não seja possível, fazer uma pesquisa detalhada na internet ou outras fontes para verificar se existem campanhas semelhantes, quem financiou, existe edital público para a área, a empresa tem interesse nessa área, qual ambiente externo de financiamento. Crie uma escala de doações colocando os valores por potencial doador. Ex: Banco X pode doar R$ XXXX. A Fundação X pode Doar R$ XXXX. (ver slide 10)

25 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: QUAL É O NOSSO AMBIENTE EXTERNO DE FINANCIAMENTO? Ao analisarmos o nosso ambiente externo de financiamento, podemos identificar oportunidades e tendências na prática de doações. Um forma de fazer isto é afiliar-se a uma rede de captação de recursos. As redes permitem que os captadores e as organizações de desenvolvimento de todo o país compartilhem as suas idéias e notícias sobre oportunidades de financiamento. Se estivermos procurando diversificar a nossa base de financiamento, poderá ser útil considerar as atitudes existentes na nossa região para com o dinheiro. Por exemplo: Como as instituições, igrejas e indivíduos consideram o dinheiro? A idéia de doar dinheiro faz parte da cultura local? Quais são as atitudes das pessoas para com o trabalho das organizações de desenvolvimento?

26 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Desenvolva processos de agradecimentos, reconhecendo a fidelização do doador como forma de fortalecer o relacionamento. Crie uma tabela de benefícios. Crie uma metodologia de contato, como cartas modelo para empresa e indivíduos ou elabore projetos que serão encaminhados a fundações.

27 Benefícios Bronze até 2000,00 Prata de 2000,00 a 4999,00 Ouro 5000,00 a 9999,00 Platina acima de Recibo de isenção fiscal X Inclusão da empresa no clube de parceiros Colocação da logomarca em homepage da instituição Envio do relatório anual da instituição Uma palestra para funcionários da empresa

28 Etapas para a Execução do trabalho
Passo 2: Plano de ação – Planejando e preparando a captação de recursos: Defina qual forma de contato sua instituição usará com os doadores: contato direto, mala direta, telemarketing (pode ser 1 ou mais). Explique as formas de abordagem. Crie indicadores para avaliar sua captação. Ex: mensurar quantos contatos são necessários efetuar para conseguir um doador; quantos doadores não renovam e quantos ampliam suas doações.

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