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C ARMEN M OREIRA DE C ASTRO N EVES B RASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2011. II Encontro do Pibid de MS.

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1 C ARMEN M OREIRA DE C ASTRO N EVES B RASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2011. II Encontro do Pibid de MS

2 C ARMEN M OREIRA DE C ASTRO N EVES O Pibid e os programas da CAPES para a educação básica

3 “Aquele que é um verdadeiro professor toma a sério somente as coisas que estão relacionadas com os seus estudantes – inclusive a si mesmo” (Nietzsche). Eu sonho com o dia em que os professores, em suas conversas, falarão menos sobre os programas e as pesquisas e terão mais prazer em falar sobre os seus alunos.” Rubem Alves

4 Estamos reunidos para falar de alunos...

5 Alunos que trabalham com alunos, alunos que aprendem com outros alunos, alunos que, no diálogo com seus professores e supervisores, aprendem juntos... Estamos reunidos para tratar de alunos que serão professores e trabalharão com alunos. Estamos reunidos para tratar do Pibid.

6 Trajetória 2009-2011

7 Trajetória 2009-2011

8 Trajetória 2009-2011

9 Trajetória 2009-2011

10 Trajetória 2009-2011

11 Trajetória 2009-2011

12 Trajetória Ao ser lançado, em 2007, a prioridade de atendimento do Pibid eram as áreas de Física, Química, Biologia e Matemática para o ensino médio Atualmente: Educação Básica Trajetória 2009-2011

13 Outros números: estão sendo desenvolvidos 1.442 subprojetos de diferentes licenciaturas (=coordenadores de áreas); 3.198 professores de escolas públicas estão atuando como supervisores; Atualmente há 21.598 alunos de licenciatura bolsistas do Pibid. Trajetória 2009-2011

14 Conquistas Principais impactos do Pibid :  diminuição da evasão e aumento da procura pelos cursos de licenciatura;  reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica;  articulação teoria & prática; universidades & escolas básicas;  elevação da autoestima dos licenciandos;  formação continuada para os coordenadores e os supervisores (professores das escolas da rede pública);  presença crescente de trabalhos dos bolsistas em eventos científicos;  (...)

15 Principais impactos do Pibid :  reconhecimento da escola básica como um campo de produção/construção de conhecimento e, simultaneamente, de apropriação de conhecimento;  enriquecimento das licenciaturas: currículos, metodologias, tecnologias e temas contemporâneos, inclusive em uma perspectiva intersetorial, qualificando a prática dos docentes;  valorização da formação de professores e da educação básica como um tema nobre nas universidades;  prestígio dos alunos do Pibid na universidade e nas escolas da rede pública;  Pibid = ensino+pesquisa+extensão;  (...) Conquistas

16 Principais impactos do Pibid:  nas escolas da rede pública: grande produção de materiais didáticos: jogos, vídeos, textos, livros, experiências, blogs, sites... abertura de laboratórios de ciências e informática; presença de alunos das escolas em olimpíadas científicas e outros; formação continuada dos supervisores; abertura das escolas à comunidade... Conquistas

17 Conquistas: O desejo de ensinar, a arte de aprender

18 Cenário

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24 Foco no aluno, na aprendizagem, na criatividadeValorização dos profissionaisInvestimento em tecnologias educacionais, infra-estruturaInvestimento na qualidade dos conteúdosAprendizagem e autoria coletivas, colaborativas (...) Qualidade da educação envolve

25 SubjetividadesMúltiplas inteligências Pluralidade cultural Polifonia ProtagonismoInteligência coletiva APRENDIZAGEM: espaço de

26 construtiva colaborativa coloquial reflexivacontextualizada complexa Ativa/manipulativa intencional Jonassen, David APRENDIZAGEM: a complexidade do conceito

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28 Conhecimento, valores, atitudes, competências; O novo e o permanente em educação; O humanismo e as tecnologias; O local, o regional e o global; A teoria e a prática; O lúdico, a ética, a estética... Equilíbrios necessários:

29 Aumento da criatividade, da inovação Perspectivas

30 Cooperação Internacional – CERN - Genebra Perspectivas UNISINOSANDREIA CRISTIANE MULLER São Leopoldo, RS UECE FRANCISCO EVANDO NASCIMENTO DOS SANTOS Quixadá, CE UFVREGINA FATIMA FERREIRA SILVEIRAViçosa, MG UFOPARUBEM SILVANEY MAIA DA SILVASantarém, PA CEFETWANDERSON BREDERNova Friburgo, RJ UTFPRRONIVAL JOSE TONONCuritiba, PR

31 SINERGIA COM DEMAIS PROGRAMAS DA DEB E DA CAPES Perspectivas Valorização do Magistério da Educação Básica

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34 Edital 2009 Edital 2009: Observatório da Educação Escolar Indígena

35  850 profissionais formados em nível de pós-graduação stricto sensu, na área de educação,  690 professores de escolas públicas de educação básica envolvidos com pesquisa educacional;  760 graduandos, muitos com elaboração de monografia;  200 teses;  650 dissertações.  Aliados a esses indicadores, livros, eventos, artigos científicos, aprimoramento de políticas públicas e outros resultados mostram e mostrarão a relevância sócio-educacional do Observatório da Educação Concluídos os projetos apoiados pelos editais do 0bservatório da Educação, poderemos contabilizar cerca de:

36  Novos Talentos - Edital 2010:  62 instituições federais de educação superior  184 subprojetos  657 atividades extracurriculares.

37 Britannica Escola on Line Edital Feira de Ciências e Mostras Científicas e Apoio a Olimpíadas Científicas (com o CNPq) Apoio à participação em eventos científico- educacionais – PAEP Mestrado Profissional para professores da rede pública Britannica Escola on Line Edital Feira de Ciências e Mostras Científicas e Apoio a Olimpíadas Científicas (com o CNPq) Apoio à participação em eventos científico- educacionais – PAEP Mestrado Profissional para professores da rede pública

38 UAB – Universidade Aberta do Brasil Portal de Periódicos Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) Ciência sem Fronteiras Outros... UAB – Universidade Aberta do Brasil Portal de Periódicos Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) Ciência sem Fronteiras Outros...

39 Parcerias com o Pibid Perspectivas Parceria CAPES e FNDE

40 Acompanhamento e avaliação Perspectivas

41 Aumento da colaboração, do trabalho coletivo

42 Perspectivas Olhar da sociedade sobre o Pibid

43 “Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo como deve participar nessas épocas. É por isso que obtém melhor resultado toda vez que, integrando-se no espírito delas, se apropria de seus temas e reconhece suas tarefas concretas." Paulo Freire, 1979

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46 A tarefa concreta do Pibid está em harmonizar o desejo de ensinar, a arte de aprender, o desejo de aprender, a arte de ensinar e a alegria de fazer a diferença.

47 Estamos unidos nessa construção que são o Pibid e a educação brasileira.

48 Diretoria de Educação Básica Presencial Carmen Moreira de Castro Neves DiretoraCarmen.neves@capes.gov.br


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