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Equipe DGD A.A Diretora de Graduação Coordenador de Licenciaturas

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Apresentação em tema: "Equipe DGD A.A Diretora de Graduação Coordenador de Licenciaturas"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Graduação Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação e Avaliação de Curso

2 Equipe DGD A.A Diretora de Graduação Coordenador de Licenciaturas
Pedagogo TAE Coordenadora de Tecnologias Coordenadoria de Bacharelados Coordenadorade Avaliação Externa A.A Pesquisador Institucional

3 Histórico do desenvolvimento de cursos de Graduação
Previsão CEFET – 25 CURSOS IFSP – 55 CURSOS +15?

4 Relação entre Expansão do IFSP e cursos de Graduação

5 Tipos e Quantidade de Cursos – 2013
30 Tipos de cursos 80 Cursos

6 Situação dos cursos cadastrados no e-Mec até julho/2013

7 Portaria n. 4 de 2008

8 Diligências – últimas 25

9 PPC Projeto Pedagógico de Curso Local Regional Nacional
Necessidades dos alunos Serviço sociopedagógico Necessidades da Sociedade Laboratórios Professores Téc.administrativos Secretaria Infraestrutura Do Campus Externa Interna legislação Professor – ensino, pesquisa e extensão Sonhos IFSP PDI+PPI Sociedade MEC: Reconhecimento, Enade Avaliação externa Sonhos do Campus PPP CPA Alunos, docentes, curso Avaliação Interna Sonhos da área e dos professores Infraestrutura do IFSP PRE,PRP, PRX, PRA, PRD

10 Fluxo de informação do PPC
Portaria do NDE Fluxo de informação do PPC Diretor Campi encaminha PPC- realizado pelo Núcleo Docente Estruturante e Pedagogo Análise da DGD Aprova Conselho Técnico Profissional DGD Conselho Superior Aguarda resolução Pesquisador Intitucional cadastra no e-mec Diretoria de administração acadêmica cadastra no sistema escolar Solicita Alterações Solicita alterações Memo do Diretor informando infraestrutura de implementação do curso do NDE Extinção de curso necessário processo de finalização O e-mec tem calendário próprio que pode ser alterado Só depois de sair a resolução, pode-se cadastrar no e-mec e no sistema da escola. A DGD irá enviar ao diretor do Campus, quando encaminhar a solicitação à DAE e ao Pesquisador Institucional

11 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 1. 1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPUS 1. 2
1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPUS 1.2. MISSÃO 1.3. CARACTERIZAÇÃO EDUCACIONAL 1.4. HISTÓRICO INSTITUCIONAL 1.5. HISTÓRICO DO CAMPUS E SUA CARACTERIZAÇÃO 2. JUSTIFICATIVA E DEMANDA DE MERCADO 3. OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S) 4. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO 5. FORMAS DE ACESSO AO CURSO 6. LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA 7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 7.1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 7.2. ESTRUTURA CURRICULAR 7.3. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PERFIL DE FORMAÇÃO 7.4. PRÉ-REQUISITOS (QUANDO HOUVER...) 7.5. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 7.6. EDUCAÇÃO AMBIENTAL 7.7. DISCIPLINA DE LIBRAS 7.8. PLANOS DE ENSINO PPCs 8. METODOLOGIA 9. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 10. DISCIPLINAS SEMI-PRESENCIAIS E/OU A DISTÂNCIA 11. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 12. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 13. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (QUANDO PREVISTAS…) 14. ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS - AACC (PARA AS LICENCIATURAS) 15. ATIVIDADES DE PESQUISA 16. ATIVIDADES DE EXTENSÃO 17. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS 18. APOIO AO DISCENTE 19. AVALIAÇÃO DO CURSO 20. EQUIPE DE TRABALHO 21. BIBLIOTECA 22.INFRAESTRUTURA

12 JUSTIFICATIVA E DEMANDA DE MERCADO
População ensino médio Curso representantes de empregadores, de trabalhadores, de associações de classe, sindicatos Audiências Públicas Cursos da mesma área reformulação também apresentar a justificativa para a mudança do curso considerando-se as necessidades locais e pedagógicas. Pesquisas locais Estudo econômico População do ensino técnico Dados estatísticos oficiais Setor produtivo/ educacional da região condições do campus

13 Objetivos e Perfil do Egresso
Não referir-se ao profissional que se pretende formar (ex.: “O tecnólogo em informática deve ser capaz de...”) ou ao objetivo do curso (ex.: “O curso de licenciatura em matemática pretende formar profissionais capazes de...”). Deverão ser utilizados as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso e/ou Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, que podem ser obtidos no endereço eletrônico: Importante: o texto do perfil deve ser colocado no tempo presente e referir-se ao profissional formado (ex.: “O licenciado em Geografia é capaz de...” / “O tecnólogo atua… / implanta / elabora…”) O perfil deve ter, no máximo, caracteres. Ele será cadastrado no módulo Nambei/CTP e para ser impresso no histórico de todos os alunos.

14 Curso Superior: LICENCIATURA EM ______________________
Identificação do Curso Curso Superior: LICENCIATURA EM ______________________ Campus Xxxxxxxxxx Período (Matutino / Vespertino / Noturno / Integral) Vagas semestrais 40 vagas Vagas Anuais 80 vagas Nº de semestres 8 semestres Carga Horária Mínima Obrigatória 2.800 horas Duração da Hora-aula 45 ou 50 minutos Duração do semestre 19 ou 20 semanas Organização Curricular os pressupostos teóricos e metodológicos da proposta pedagógica, de acordo com as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO e o CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. Cargas Horárias possíveis para o curso de Tecnologia (exemplo) Total de horas Carga horária mínima: Disciplinas obrigatórias h Disciplinas obrigatórias + TCC + Estágio h Disciplinas obrigatórias + TCC + Libras 2.133,33 h Disciplinas obrigatórias + TCC + Atividades Complementares h Disciplinas obrigatórias + TCC + Estágio + Libras 2.333,33 h Disciplinas obrigatórias + TCC + Estágio + Atividades Complementares h Disciplinas obrigatórias + TCC + Libras + Atividades Complementares 2.213,33 h Carga horária máxima: Disciplinas obrigatórias + TCC + Estágio + Atividades Complementares + Libras 2.413,33 h

15 Estrutura Curricular Componentes Curriculares: nomes curtos e sem abreviações. Evitar a disposição de disciplinas em sequência (como Projeto I, Projeto II, Projeto III…) quando a anterior não é pré-requisito para a próxima. Os códigos das disciplinas devem ter 5 caracteres. As 03 primeiras posições dizem respeito à disciplina, a 4ª letra simboliza o curso e a final o semestre/módulo. Teoria/Prática: disciplina teórica (T), prática (P) ou teórica e prática (T/P). Total de aulas: nesta coluna deve-se multiplicar o número de aulas semanais pelo número de semanas previstas por semestre (19 ou 20). Total de horas: multiplica-se o total de aulas pela duração das aulas (45 ou 50 minutos) e divide-se por 60 minutos. Deve-se utilizar apenas uma casa decimal.

16 Estrutura Curricular Observar se o total de horas das disciplinas do curso corresponde ao mínimo estabelecido para o curso, e, no máximo, mais 5% do previsto (conforme Resolução IFSP Nº 283/2007). Se o curso prever disciplinas ELETIVAS (obrigatórias) e/ou OPTATIVAS (facultativas), consultar a “Organização Didática”. As disciplinas optativas, as atividades optativas/facultativas (previstas no PPC), devem ser indicadas ao fim da estrutura curricular, compondo a carga horária máxima do curso. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o Estágio não podem ser considerados como disciplinas

17 Representação gráfica do perfil de formação
Pré-requisitos

18 Requisitos legais nas componentes curriculares e Libras
Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação Ambiental Disciplina de LIBRAS como disciplina curricular obrigatória nos cursos Licenciatura, optativa nos demais cursos de educação superior. por meio da realização de atividades curriculares e extracurriculares, desenvolvendo-se este assunto nas disciplinas _____________________________ e em projetos, palestras, apresentações, programas, ações coletivas, dentre outras possibilidades.

19 Planos de Ensino Ementa: Expressa o significado do componente curricular, com um texto contínuo e discursivo, explicitando os eixos principais da disciplina e qual sua contribuição para o formação do aluno no curso. “A disciplina aborda...” / “O componente curricular trabalha...”/ “Desenvolvimento de temas…” / “Estudo de…” / “Caracterização de…” / “Conhecimentos de…” / “Aspectos…” / “Noções de…” Objetivos: Evidencia-se que o objetivo deve indicar a competência ou habilidade que o aluno deve desenvolver. Iniciar com o verbo no infinitivo : Conhecer os processos de … Refletir sobre … Analisar a Conteúdo Programático: lista, com títulos dos assuntos/temas BIBLIOGRAFIA BÁSICA: mínimo 3 (TRÊS) títulos BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: mínimo 5 (CINCO) títulos livros recentes obras de referência atualizadas e disponíveis (não colocar edições esgotadas)

20 Prever plano de aula e seu arquivamento
METODOLOGIA A cada semestre, o professor planejará o desenvolvimento da disciplina, organizando a metodologia de cada aula / conteúdo, de acordo as especificidades do plano de ensino. A metodologia apresenta grande diversidade de atividades pedagógicas de acordo com as necessidades dos estudantes, o perfil do grupo/classe, as especificidades da disciplina, o trabalho do professor aulas expositivas dialogadas, com apresentação de slides/transparências, explicação dos conteúdos, exploração dos procedimentos, demonstrações, leitura programada de textos, análise de situações-problema, esclarecimento de dúvidas e realização de atividades individuais, em grupo ou coletivas. Aulas práticas em laboratório. Projetos, pesquisas, trabalhos, seminários, debates, painéis de discussão, sociodramas, estudos de campo, estudos dirigidos, tarefas, orientação individualizada. Além disso, prevê-se a utilização de recursos tecnológicos de informação e comunicação (TICs): gravação de áudio e vídeo, sistemas multimídias, robótica, redes sociais, fóruns eletrônicos, blogs, chats, videoconferência, softwares, suportes eletrônicos, Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ex.: Moodle). Prever plano de aula e seu arquivamento

21 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
“Organização Didática” Os componentes curriculares do curso prevêem que as avaliações terão caráter diagnóstico, contínuo, processual e formativo e serão obtidas mediante a utilização de vários instrumentos, tais como: Exercícios; Trabalhos individuais e/ou coletivos; Fichas de observações; Relatórios; Autoavaliação; Provas escritas; Provas práticas; Provas orais; Seminários; Projetos interdisciplinares e outros. Os processos, instrumentos, critérios e valores de avaliação adotados pelo professor serão explicitados aos estudantes no início do período letivo, quando da apresentação do Plano de Ensino da disciplina. Os docentes deverão registrar no diário de classe, no mínimo, dois instrumentos de avaliação.

22 DISCIPLINAS SEMI-PRESENCIAIS E/OU A DISTÂNCIA PORTARIA Nº 4
Cursos superiores reconhecidos. Deverá respeitar o limite máximo de 20% da carga horária prevista para a integralização do respectivo curso. Metodologia:descrever antecipadamente o conteúdo, a forma de execução, avaliação e a carga horária relativa a cada uma das atividades. Tecnologias de Informação e Comunicação – TICS – no Processo de Ensino-Aprendizagem: Ambiente Virtual de Aprendizagem são disponibilizados aos alunos textos, videoaulas, fóruns, chats e atividades que deverão ser desenvolvidas no decorrer do semestre. Material Didático Institucional:videoaulas, apostilas, questionários, textos complementares

23 DISCIPLINAS SEMI-PRESENCIAIS E/OU A DISTÂNCIA PORTARIA Nº 4
Avaliação: A Nota Final poderá ser composta por avaliações presenciais e atividades realizadas por meio do ambiente virtual, (pesquisas, trabalhos, debates, fóruns de discussões, tarefas, questionários e produções textuais). As avaliações e atividades práticas ou de laboratório são, obrigatoriamente, presenciais. é obrigatória a realização de pelo menos uma avaliação presencial, que deverá possuir peso maior na contabilização da Nota Final. Atividades de Tutoria: professor além de desenvolver atividades presenciais com seus alunos, também deverá assumir o papel de tutor, acompanhando, avaliando e desenvolvendo atividades no AVA.

24 DISCIPLINAS SEMI-PRESENCIAIS E/OU A DISTÂNCIA PORTARIA Nº 4
Infraestrutura: Recomenda-se que a Coordenadoria de Tecnologia da Informação de seu campus seja consultada antes da elaboração do Projeto. Campus que não possui infraestrutura de plataforma e administração do Moodle, deve solicitar análise de viabilidade técnica à PRE, que, por meio da Diretoria de EaD avaliará a possibilidade de implementação da disciplina e/ou curso Nome da disciplina Total de horas presenciais Total de horas a distância Percentual equivalente em relação ao curso

25 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Ver legislação pertinente. Obrigatório para os cursos de engenharia. Definir as normas e os mecanismos efetivos de acompanhamento, coordenação e de cumprimento do trabalho de conclusão de curso: CARGA HORÁRIA: estipular um número de horas específico, destinado ao trabalho do aluno, que será acrescido à carga horária mínima prevista para as disciplinas do curso; FORMAS DE APRESENTAÇÃO: monografia, artigo científico, análise de caso, projeto, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, protótipos, programas computacionais, apresentação pública do TCC. ORIENTAÇÃO COORDENAÇÃO AVALIAÇÃO Para cursos que não possuem diretrizes curriculares nacionais ou suas diretrizes não preveem a Obrigatóriedade, o TCC é opcional Se for previsto no PPC será item de avaliação no Reconhecimento de curso.

26 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº. 1204, de 11 de maio de 2011, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (Nº /2008). Licenciaturas/Bacharelados, é componente curricular obrigatório. Constar a regulamentação do estágio curricular supervisionado, explicitanto se é OBRIGATÓRIO ou FACULTATIVO (de acordo com as diretrizes curriculares do curso) e indicando: CARGA HORÁRIA; ACOMPANHAMENTO e ORIENTAÇÃO; SUPERVISÃO; COORDENAÇÃO; FORMAS DE APRESENTAÇÃO: Fichas de Acompanhamento, Registros, Projetos, Relatórios Parciais, Relatório Final… CONVÊNIOS: previsão / existência - locais onde o estágio poderá ser realizado. Para a Licenciatura: horas de estágio curricular obrigatório, realizado em escolas de Educação Básica, a partir do início da segunda metade do curso. Se o estágio for previsto no PPC, mesmo para cursos que não possuem obrigatóriedade legal, este ítem será avaliado no reconhecimento do curso.

27 ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Para cursos que não possuem diretrizes curriculares nacionais ou suas diretrizes não preveem a Obrigatóriedade, as Atividades Complementares são opcionais. Se forem previstas no PPC serão item de avaliação no Reconhecimento de curso.

28 ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS - AACC (LICENCIATURAS)
200 horas OBRIGATÓRIAS de AACCs, em conformidade com a Resolução CNE/CP, de 19/02/2002 Realizadas ao longo de todo curso Explicitar como as AACCs serão acompanhadas, supervisionadas e validadas, utilizando-se, no mínimo, uma ficha individual para cada estudante (o modelo desta ficha/formulário de acompanhamento das AACC pode vir anexado ao projeto). Acompanhamento pode ser realizado por um docente designado pelo coordenador do curso.

29 ATIVIDADES DE PESQUISA
ATIVIDADES DE EXTENSÃO Duas formas de participação: com bolsa institucional ou voluntariamente. O fomento à produção intelectual de pesquisadores é regulamentado pela Portaria nº 2.777, de 10 de outubro de 2011 e pela Portaria nº 3.261, de 06 de novembro de 2012. Comunidades interna e externa Eventos, palestras, cursos, projetos, encontros, visitas técnicas, ações culturais, artísticas, desportivas, científicas e tecnológicas que envolvam a Portaria nº 3.067, de 22/12/2010 – Regula a oferta de cursos e palestras de Extensão. Portaria nº 3.314, de 1/12/2011 – Portaria nº 2.095, de 2/08/2011.Regula as visitas técnicas no IFSP.

30 Critérios de Aproveitamento de Estudos
De disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior ou no próprio IFSP realizadas com êxito, dentro do mesmo nível de ensino, cursadas a menos de 5 (cinco) anos. instituições de ensino superior deverão ser credenciadas, os cursos autorizados ou reconhecidos pelo MEC conteúdo e carga horária da(s) disciplina(s) analisada(s) equivaler(em) a, no mínimo, 80% (oitenta por cento) da disciplina para a qual foi solicitado o aproveitamento. não poderá ser superior a 50% (cinqüenta por cento) da carga horária do curso. O pedido de aproveitamento de estudos deverá ser feito na matrícula no curso, ou no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico Não poderá solicitar aproveitamento de estudos para as dependências.

31 APOIO AO DISCENTE responsabilidade do campus a divulgação de todas as informações acadêmicas seus programas e componentes curriculares, Portaria Normativa nº 40 de 12/12/2007 sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis critérios de avaliação.

32 APOIO AO DISCENTE Portaria Normativa nº 40 de 12/12/ sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis critérios de avaliação. NAPNE Nucleo de atendimento a pessoas com necessidades Educacionais Especiais Informações acadêmicas ALUNO Bolsas Caracterização do corpo discente Plantão de dúvidas Hábitos de estudo Atividades de nivelamento Serviço sociopedagógico Assistência Estudantil

33 Avaliação do Curso Analisar as condições de ensino e aprendizagem dos estudantes: adequação do currículo organização didático-pedagógica instalações físicas. Assegurar a participação do corpo discente, docente e técnico- administrativo Estabeler procedimentos de avaliação institucional do curso, incluindo autoavaliações. CPA – Comissão Permanente de Avaliação, com atuação autônoma e atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Avaliações externas

34 EQUIPE DE TRABALHO Núcleo Docente Estruturante Coordenador(a) do Curso
Concepção, acompanhamento, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme a Resolução CONAES No 01, de 17 de junho de e Resolução IFSP n°833, de 19 de março de 2013. Encaminhar as propostas de curso e sua alteração à Direção Geral do campus que as enviara para a Pr6-reitoria de Ensino - PRE. Coordenador(a) do Curso Colegiado de Curso Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo Responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos. Corpo Docente Corpo Técnico-Administrativo / Pedagógico

35 Infra-estrutura Biblioteca Tabela de Infraestrutura física
Acervo Tabela de Infraestrutura física Acessibilidade - Condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida” – Decreto nº 5.296/2004 Laboratórios de Informática Laboratórios Específicos de acordo com catálogo ou dieretrizes curriculares nacionais de curso

36 Analisa Instituições, cursos, desempenho estudantes
Avaliação Externa CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior Coordena, Supervisiona processos SINAES INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Responsável operacionalização processos Analisa Instituições, cursos, desempenho estudantes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

37 Avaliação SINAES Autorização – autonomia IFSP
Cadastro sistema e-MEC Decreto de 09/05/2006 Autorização – autonomia IFSP Com exceção dos cursos em EAD avaliação documental projeto apresentado, comissão in loco de dois avaliadores do BASis, por 2 a 3 dias, organização didático-pedagógica, corpo docente, discente, técnico administrativo e as instalações físicas. Reconhecimento SINAES realizada conforme Ciclo do Sinaes, a cada tres anos, após cálculo de conceito preliminar do curso (CPC). Regulação de cursos de Graduação Renovação reconhecimento Rendimento estudantes ingressantes, concluintes – obrigatório, histórico escolar, periodicidade máxima 3 anos ENADE – Exame Nacional desempenho Estudantes

38 Reconhecimento O que é avaliado:
. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Brasília, maio 2012

39 Reconhecimento – Solicitação
Solicitação de reconhecimento 50 a 75% dos cursos em andamento Inclusão de dados atualizados do curso no e-mec definidos pela análise técnico pedagógica para reconhecimento de curso. Procedimento realizado pelo coordenador de curso e pesquisador institucional. Diligências – podem ocorrer se for verificada a inobservância de requisitos legais Despacho saneador – confirmação do cumprimento de todos os itens da base legal Agendamento da visita in loco pelo INEP

40 Diligências – aspectos Legais
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso. O PPC está coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais? NSA para cursos que não têm Diretrizes Curriculares Nacionais. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (Lei n° de 10/03/2008; Resolução CNE/CP N° 01 de 17 de junho de 2004) A temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena está inclusa nas disciplinas e atividades curriculares do curso? Titulação do corpo docente (Art. 66 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996) Todo corpo docente tem formação em pós-graduação? Núcleo Docente Estruturante (NDE) (Resolução CONAES N° 1, de 17/06/2010) O NDE atende à normativa pertinente? Denominação dos Cursos Superiores de Tecnologia (Portaria Normativa N° 12/2006) A denominação do curso está adequada ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia?

41 Diligências –aspectos legais
Carga horária mínima, em horas – para Cursos Superiores de Tecnologia (Portaria N°10, 28/07/2006; Portaria N° 1024, 11/05/2006; Resolução CNE/CP N°3,18/12/2002) Desconsiderando a carga horária do estágio profissional supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, caso estes estejam previstos, o curso possui carga horária igual ou superior ao estabelecido no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia? Carga horária mínima, em horas – para Bacharelados e Licenciaturas Resolução CNE/CES N° 02/2007 (Graduação, Bacharelado, Presencial). Resolução CNE/CES N° 04/2009 (Área de Saúde, Bacharelado, Presencial). Resolução CNE/CP 2 /2002 (Licenciaturas) Resolução CNE/CP Nº 1 /2006 (Pedagogia) O curso atende à carga horária mínima em horas estabelecidas nas resoluções? Tempo de integralização Resolução CNE/CES N° 02/2007 (Graduação, Bacharelado, Presencial). Resolução CNE/CES N° 04/2009 (Área de Saúde, Bacharelado, Presencial). Resolução CNE/CP 2 /2002 (Licenciaturas) O curso atende ao Tempo de Integralização proposto nas resoluções?

42 Diligências – aspectos legais
Condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida (Dec. N° 5.296/2004, com prazo de implantação das condições até dezembro de 2008) A IES apresenta condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida? Disciplina de Libras (Dec. N° 5.626/2005) O PPC contempla a disciplina de Libras na estrutura curricular do curso? Prevalência de avaliação presencial para EaD (Dec. N° 5.622/2005 art. 4 inciso II, § 2) Os resultados dos exames presenciais prevalecem sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância? Informações acadêmicas (Portaria Normativa N° 40 de 12/12/2007, alterada pela Portaria Normativa MEC N° 23 de 01/12/2010, publicada em 29/12/2010) As informações acadêmicas exigidas estão disponibilizadas na forma impressa e virtual? Políticas de educação ambiental (Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto Nº de 25 de junho de 2002) Há integração da educação ambiental às disciplinas do curso de modo transversal, contínuo e permanente?

43 Reconhecimento – Preparação documentos –Visita in Loco
Disponibilização de documentos: PDI Projeto Pedagógico de Curso Pasta das disciplina Plano de ensino Plano de aula Cópias dos textos, tarefas, avaliações Aulas realizadas em ppt impressas Diários das disciplinas (considerar a possibilidade da visita in loco no setor Regulamento e demais documentos relacionados a estágio Regulamento/diretrizes do TCC aprovado pelo colegiado que indique: Carga horária, formas de apresentação, orientação e coordenação Comprovação das ações para atendimento ao discente

44 Reconhecimento – Preparação de documentos –Visita in Loco
Disponibilização de documentos comprobatórios de: autoavaliação e a conexão com a CPA (Comissão Própria de Avaliação) – em março insere-se o relatório da CPA no e-mec, este relatório também tem que ser público (site do IFSP) uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Atuação do NDE e do colegiado(cópia das atas de reuniões/portaria) Atuação do coordenador (pasta com todos os atos do coordenador) Curriculum do coordenador e dos docentes(pasta) Colegiado de curso – portaria, atas de reuniões e encaminhamento das decisões (pasta) Acervo físico ou digital das referencias bibliográficas atualizado da biblioteca (listagem) Soliciatação de material permanente e custeio do curso Licença de uso de softwares

45 Reconhecimento – Preparação de Infraestrutura –Visita in Loco
Disponibilizar sala para avaliadores Identificação correta de todos os ambientes citados no PPC Salas de aula Gabinetes dos professores Laboratórios de informática Laboratórios especializados Sala de coordenação … Forma de acesso aos periódicos Acessibilidade Organização dos ambientes administrativos e preparação dos servidores dos setores envolvidos: gabinete do diretor, biblioteca, secretaria, laboratórios… Disponibilização de informação sobre o curso

46 Reconhecimento - Final
Após a visita Nota atribuída em até 7 dias Período de interposição de recursos - 10 dias após nota atribuída Ausência de recursos – processo para Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) Instauração de Recursos – processo segue Comissão Técnica de Acompanhamento de Avaliação – (CTAA) Poderá ainda haver nova diligência de aspectos legais não confirmados pela visita in loco A portaria de reconhecimento é publicada no DOU Necessário avaliação do relatório de reconhecimento e implementação de medidas para melhoria do curso .

47 ENADE - Exame Nacional desempenho Estudantes
Enade criado em 2004, a periodicidade máxima para cada área do conhecimento é trienal afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências. Exame obrigatório aos estudantes selecionados, Condição indispensável para a conclusão do curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma. As notas variam de 1 a 5. 1 e 2 consideradas insatisfatórias, 3 considerada satisfatório e notas 4 e 5 boas Necessário informar o aluno da importância do ENADE, do questionário socioeconômico e aplicar nas avaliações do curso algumas questões com a mesma metodologia

48 ENADE - Exame Nacional desempenho Estudantes
Questionário sócio-econômico e acadêmicas. Questionário destinado ao coordenador – definição do perfil do curso Prova Formação geral (25%) – (8 questões de múltipla escolha e 2 de questões discursivas) Componente específico (75%) (27 questões de escolha e 3 de questões discursivas) Percepção sobre a prova Estudantes que participam da prova: Ingressantes: estudantes que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição na prova. Concluintes: estudantes que tiverem concluído 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição na prova. A lista dos estudantes obrigados à realizar prova Enade é divulgada por meio da página da Internet

49 ENADE 2013 Portaria Normativa nº 6, de 27 de março de 2013 que regulamenta o Enade Cursos avaliados: Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar, Radiologia, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Gestão Ambiental, Agronegócio, Zootecnia e Agronomia. Inscrição de alunos irregulares dos anos anteriores

50 Cronograma Enade Necessidade de avaliação do relatório e verificar quais pontos podem ser melhorados


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