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GESTÃO ESTRATÉGICA ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO

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Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO

2

3 ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO
3

4 Administração Superior nas EDE
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Auditoria Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Regulação Diretor Operação Diretor Expansão Diretor Pl. e Expansão Diretor Comercial Diretor Financeiro Diretor Gestão

5 Conselho de Administração das EDE
Presidente do CA Diretor de Distribuição Conselheiro Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Presidente Diretor Presidente Conselheiro (ELB-MME) Conselheiro (MP) Conselheiro (ELB-MME) Conselheiro (Empregados) Replicação do Diretor de Distribuição da holding nas subsidiárias de Distribuição Realização de reuniões dos Conselhos conjuntas

6 ÁREAS DE APOIO A GESTÃO Diretoria de Distribuição Secretaria Geral
Deptº de Acomp. das Empresas da Eletrobras Distribuição Coordenador do Macro Processo Planejamento Estratégico e Acompanhamento de Indicadores Coordenador do de Riscos Corporativos e Sox Qualidade dos Processos de Projetos Coordenação Local nas 6 EDE'S Escritório de Projetos nas 6 EDE'S Secretaria Geral Auditoria

7 SISTEMA DE GESTÃO CONJUNTO DE MÉTODOS E FERRAMENTAS QUE VISAM A OBTENÇÃO DE RESULTADOS

8 SISTEMA DE GESTÃO DA ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO
Pessoas Planejamento Estratégico Plano de Negócios Itens de Controle e Metas Gestão de Riscos SDCA PDCA Eliminação das Anomalias Processos A P Avaliação da Gestão Estratégica Reuniões de Resultados Gestão a Vista C D Projetos Plano de Ação Pessoas Pessoas

9 P – Planejamento Estratégico

10 Processo do Planejamento Estratégico da Eletrobras Distribuição
P – Planejamento Estratégico Processo do Planejamento Estratégico da Eletrobras Distribuição Como chegaremos lá? Para onde vamos? Onde estamos hoje? Quem somos? Análise do ambiente interno Projetos Estratégicos Construção da Matriz SWOT Construção do Plano de Negócios Missão, Visão e Valores Diretrizes Estratégicas Indicadores e Metas Análise do ambiente externo

11 Planejamento Estratégico 2014
P – Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico 2014 Formação dos Grupos de Trabalho por tema Direcionamento do Presidente E T A P Revisão da missão, visão e valores pelo Presidente e Diretores Plano de Investimento das EDEs Local por EDE Corporativo (por tema) Construção da matriz SWOT,descrever os principais objetivos estratégicos, construir o mapa estratégico, medição dos objetivos estratégicos, descrever as iniciativas estratégicas b B b A

12 b b b P – Planejamento Estratégico A B
E T A P Priorizar as iniciativas estratégicas Fazer apresentação conforme modelo Análise pelo Macroprocesso do PE das iniciativas e junção das duplicatas E T A P Não Sim Apresentar Ações e Projetos Novos Preparar tabela e apresentar Ações e Projetos Novos É por tema? ETA PA Aprovação dos Projetos e Ações pelo Presidente e Diretores Inserção dos Projetos e Ações no Plano de Negócios de cada EDE ETA PA b C

13 P – Planejamento Estratégico
b P – Planejamento Estratégico Elaboração do Plano de Negócios Investimento Custeio ETAPA Plano de Investimento com a inserção dos Projetos Corporativos Planilha formato Tabelle Relação de Contratos 5ª ETAPA Aprovação do Plano de Negócios pelo Conselho

14 P – Planejamento Estratégico

15 Econômico-Financeiro Modelo de Negócios, Governança e Gestão
P – Planejamento Estratégico Diretrizes da Eletrobras Holding Desempenho Econômico-Financeiro Diretrizes Eletrobras Holding Eficiência Operacional Expansão Sustentável Modelo de Negócios, Governança e Gestão

16 P – Planejamento Estratégico SWOT – Eletrobras Distribuição

17 SWOT: Principais fatores que impactam financeiramente as EDE
P – Planejamento Estratégico SWOT: Principais fatores que impactam financeiramente as EDE Irregularidade na frequência das transferências de recursos da CDE e, para as empresas do Norte, recursos da CCC; Efeitos do uso de recursos próprios do caixa operacional ou empréstimos de curto prazo celebrados com a Eletrobras, para complemento das contrapartidas do LPT; Suspensão do fluxo de recursos de RGR, impactando na realização dos investimentos. Exposição Involuntária causada pelo atraso e/ou cancelamento de empreendimentos de geração reconhecidos pela ANEEL, associados à frustração de leilões de ajuste por falta de oferta; Elevação do despacho de usinas térmicas: aumento no custo associado ao Encargo de Serviço de Sistema – ESS, das usinas despachadas fora da ordem de mérito.

18 Plano de Negócios da Eletrobras Distribuição
P – Plano de Negócios Plano de Negócios da Eletrobras Distribuição Plano de Negócios 2014 a 2018 Plano Comercial Plano de Operação e Manutenção Plano Financeiro Plano de Expansão Plano Administ. Plano Regulatório RESULTADOS Resultado Operacional DRE Fluxo Caixa Investimento Indicadores CMDE

19 Plano Comercial Plano de Ação de Combate às Perdas Não Técnicas;
P – Plano de Negócios Plano Comercial Plano de Ação de Combate às Perdas Não Técnicas; Plano de Ação de Gestão da Redução da Inadimplência

20 Plano de Operação e Manutenção
P – Plano de Negócios Plano de Operação e Manutenção Plano de Ação para Melhoria da Qualidade (DEC, FEC e TMA);

21 Programa de Investimentos da Expansão;
P – Plano de Negócios Plano de Expansão Programa de Investimentos da Expansão;

22 Plano de Redução das Despesas Gerenciáveis (PMSO);
P – Plano de Negócios Plano Administrativo Plano de Redução das Despesas Gerenciáveis (PMSO);

23 P – Plano de Negócios Plano Regulatório Plano de Ação para melhorar os índices dos reajustes tarifários e preparar as distribuidoras para enfrentar o processo de revisão tarifária – 4° CRTP Plano de Ação da Regulação Técnica, Comercial, Financeira, Eficiência Energética e P&D – atuar na prevenção de multas e promover o avanço tecnológico das distribuidoras da Eletrobras.

24 Plano para o Equacionamento Financeiro
P – Plano de Negócios Plano Financeiro Plano para o Equacionamento Financeiro

25 P – Plano de Negócios Divulgação Quadrimestralmente o Diretor de Distribuição realiza vídeo conferência com os colaboradores das EDE´s para divulgar o Plano de Negócios e o andamento do mesmo.

26 Painel de Gestão do CMDE Eletrobras
P – Itens de Controle e Metas Painel de Gestão do CMDE Eletrobras Painel de Metas Holding Painel de Metas Empresas G&T Painel de Metas Empresas de Distribuição

27 Indicadores do CMDE 2014-2018 - Holding
P – Itens de Controle e Metas Indicadores do CMDE Holding Econômico-Financeiros PMSO ajust / ROLajust (Holding) PMSO ajust / ROLajust sem SPE’s (Sistema Eletrobras) 3 1 Margem % do Ebitda (Holding) Margem % do Ebitda (Consolidado) 2 1 Rentabilidade do Patrimônio Líquido (Holding) Investimento Realizado do Sist. Eletrobras Investimento Aprovado 3 2 Dívida Líquida EBITDA (Sistema) 1 Gestão, Governança e Sociedade Satisfação dos Colaboradores Pontuação Índice Dow Jones Pontuação ISE Bovespa Geral Pontuação ISE Bovespa Natureza do Produto Pontuação ISE Bovespa Gov. Corporativa 1 .5 .166 .166 .166 Holding / Sistema Eletrobras P Peso

28 Indicadores do CMDE 2014-2018 - Distribuição Econômico-Financeiros
P – Itens de Controle e Metas Indicadores do CMDE Distribuição Operacionais Econômico-Financeiros Lucro líquido . Dívida Líquida . Perdas Totais Duração Falhas - DEC 3 2 1 2 Falhas - FEC Tempo Médio de atendimento - TMAE EBITDA ROL Investimento Realizado Investimento Aprovado 1 1 2 2 IASC Aneel Inadimplência - INAD PMSOajust ROLajust Pontuação ISE Bovespa (Dimensão Econômica) 3 .25 1 1 Socioambientais Pontuação ISE Bovespa (Dimensão Social) Pontuação ISE Bovespa (Dimensão Ambiental) Pontuação ISE Bovespa (Mudanças Climáticas) Satisfação dos Colaboradores .25 .25 .25 1 Empresas Eletrobras de Distribuição ED. Amazonas ED. Roraima ED. Alagoas ED. Piauí ED. Rondônia ED. Acre P Peso

29 Desempenho Empresarial do CMDE
P – Itens de Controle e Metas Índice Ponderado de Desempenho Empresarial do CMDE NÃO ATENDE AO CMDE ATENDE AO CMDE - 10 - 7 - 5 - 3 - 1 1 3 5 7 10 I I I I I I I I I I I Resultado acima de 30% da meta Não cumpre a meta Menor que a meta em até 5% Maior que a meta em até 30% O valor do IPDE pode variar de -10 a +10, definindo a classificação quanto ao atendimento global às metas fixadas. Valores positivos do IPDE indicam que os resultado global da empresa foi considerado SATISFATÓRIO. Valores negativos, indicam que não foram atendidas às expectativas de resultado global. A classificação desdobrada é a seguinte: O cumprimento da meta refere-se ao IPDE = 1. Um resultado menor que a meta em 5% não torna a empresa inadimplente com o CMDE. Isso ocorre sempre que o IPDE for inferior a zero. Valores de IPDE superiores a 1, indica que a meta foi superada.

30 Cálculo do Índice de Desempenho Empresarial
P – Itens de Controle e Metas Cálculo do Índice de Desempenho Empresarial Avaliação = Realizado / Meta O percentual de avaliação de cada indicador associado à tabela acima define a nota do desempenho. Por meio dos pesos que cada indicador possui, a nota de desempenho do indicador é pontuada. Pontos = Nota x Peso

31 P –Itens de Controle e Metas
Cálculo do Indice de Desempenho Empresarial O IPDE é calculado dividindo-se o Total dos pontos dos indicadores pelo Total dos pesos desses indicadores O Indice = total de pontos / soma dos pesos

32 Gerenciamento da Rotina Departamento
DESDOBRAMENTO DOS INDICADORES DO CMDE Exemplificando: P – Itens de Controle e Metas 2. Crescimento com rentabilidade adequada aos nossos acionista MISSÃO, VISÃO E VALORES Planejamento Estratégico (ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO) ESTRATÉGIA Crescer Lucro Líquido OBJETIVOS ESTRATÉGICOS (FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Aumento da Receita de Distribuição/ Comercialização PLANO PLURIANUAL DE METAS AÇÕES ESTRATÉGICAS (PROJETOS, ESTUDOS, AÇÕES EMPRESARIAIS Reduzir Refaturamento METAS ANUAIS DAS EDE’S Reduzir até dez/14 o índice de refaturamento de 7,59 para 2,50 Gerenciamento pelas Diretrizes DESDOBRAMENTO Desdobramento para as Diretorias COMPATIBILIZAÇÃO FINANCEIRA Cada Departamento tem uma meta METAS ADICIONAIS DA ROTINA METAS ANUAIS DAS UGBs Departamento desdobramento para os Setores Gerenciamento da Rotina Departamento ACOMPANHAMENTO DAS REUNIÕES MENSAIS A P PLANO DE AÇÃO Reduzir os erros de leitura (Setor de leitura e entrega de faturas) C D

33 Ítens de Controle e Metas
P – Itens de Controle e Metas Ítens de Controle e Metas Acre: 22 áreas monitoradas, 220 indicadores Alagoas: 26 áreas monitoradas, 260 indicadores Amazonas: 34 áreas monitoradas, 340 indicadores Piauí: 34 áreas monitoradas, 340 indicadores Rondônia: 27 áreas monitoradas, 270 indicadores Roraima: 26 áreas monitoradas, 260 indicadores

34 IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO INTEGRADA DE RISCOS
P – Gestão de Riscos Gestão de Riscos CONCEITO Compilação sistemática, por área dedicada, de informações sobre o impacto das incertezas nos objetivos estratégicos, visando municiar a Alta Administração de subsídios para a tomada de decisões. IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO INTEGRADA DE RISCOS A Gestão Integrada de Riscos nas Distribuidoras foi implantada em 2012 onde, no 1º ciclo , foram priorizados três riscos pela Alta Administração. Esses riscos foram analisados, tratados, monitorados e reportados. São eles: Terceirização; Inadimplência; Gestão de Ativos;

35 Gestão de Riscos Dinâmica Operacional P – Gestão de Riscos
Identificação dos riscos 1 Seleção dos riscos prioritários 2 Validação dos riscos selecionados 3 Definição dos “donos” e especialistas de cada risco 4 Identificação de fatores, análise de controles, cálculos de impacto e vulnerabilidade 5 Cálculo dos indicadores dos riscos 6 Identificação de oportunidades de melhoria (planos de ação) 7 Monitoramento e reporte dos resultados obtidos 8 Riscos Selecionados Apetite ao Risco

36 Ciclo EDE 2012/2013 – Análise / Tratamento - Riscos Priorizados
P – Gestão de Riscos Gestão de Riscos Ciclo EDE 2012/2013 – Análise / Tratamento - Riscos Priorizados Mapa de Riscos Negócio Distribuição Riscos Priorizados Terceirização; Inadimplência; Gestão de Ativos. Recomendações Ações de Tratamento (englobando os 3 riscos priorizados)

37 AÇÃO (O QUE) / ETAPA (COMO)
D – Plano de Ação ELETROBRÁS DISTRIBUIÇÃO Eletrobrás Distribuição DIRETORIA: Presidência ÁREA: Assistente da Presidência PLANO DE AÇÃO META: Implantar o gerenciamento pelas diretrizes na Eletrobrás Distribuição até dezembro/11  RESPONSÁVEL: Marco Antônio Pereira dos Santos AÇÃO (O QUE) / ETAPA (COMO) Início (previsto) Fim (previsto) Início (real) Responsável Status Observação 1 Implantar o gerenciamento pelas diretrizes para os diretores 24/08/11 31/08/11 Madureira 1.1 Aprovando o modelo de gerenciamento pelas diretrizes 26/08/11 1.2 Comunicando modelo para os diretores 30/08/11 1.3 Implantando o modelo de gerenciamento pelas diretrizes 29/08/11 26/09/11 Madureira e Alvaro Resumo do Status dos Itens das Ações 1. Concluído ü 2. Em andamento no Prazo J 3. Em andamento Atrasada L 4.. Não iniciado 3 5. Cancelado û

38 D – Projetos Gestão de Projetos

39 Painel de Acompanhamento de Projetos e Ações Corporativos
D – Projetos Painel de Acompanhamento de Projetos e Ações Corporativos Tema: Expansão

40 Sub-tema: Planejamento da Expansão
D – Projetos Acompanhamento Ação Tema: Expansão Sub-tema: Planejamento da Expansão Ação:Adequar a proteção contra curtos nas subestações e linhas (ausência de equipamentos no AT) Item Iniciatiava AVANÇO FÍSICO* AVANÇO FINANCEIRO - R$ Previsto Prev. até Fev Real Prev. até Fev. 1 Adequar a proteção contra curtos nas subestações e linhas (ausência de equipamentos no AT) 5 SD - 1.1 Identificando as deficiências de equipamentos. 1.2 Elaborando diagnóstico das obras necessárias para a implantação dos equipamentos de proteção. 1.3 Especificando os equipamentos e os serviços necessários 1.4 Contratando os equipamentos e serviços 1.5 Instalando os equipamentos

41 C – Reuniões de Resultados
1- Monitoramento e Acompanhamento dos Resultados Reunião Mensal de análise do desempenho Apresentação quadrimestral para os colaboradores dos resultados da Eletrobras Distribuição e das EDE´s Reunião Semanal (Vídeo Conferência) da Diretoria com a participação do Diretor de Distribuição, Presidentes das EDE´s, Diretores Corporativos, assistentes e gestores. Nessa reunião é realizado: Acompanhamento de notícias das EDE´s; Acompanhamento de Certidões Negativas; Acompanhamento dos Projetos Corporativos, Monitoramento de Indicadores; Apresentação de Matérias Deliberativas e Temas Especificos

42 Reunião Mensal de Análise do Desempenho da Eletrobras Distribuição
C – Reuniões de Resultados OBJETIVO: EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA - > MONITORAR O DESEMPENHO E AGIR Reunião do Conselho com os Presidente e Diretores Corporativos Apresentação Power Point DRE Reflexão ELETROBRAS DISTRIBUIIÇÃO Apresentação Power Point DRE Reflexão GERENCIAMENTO DAS DIRETRIZES Reunião dos Presidentes e Diretores com os Departamentos GERENCIAMENTO DA ROTINA - DEPARTAMENTOS Reunião entre gerentes de departamentos e equipes Apresentação Power Point Reflexão 42

43 C – Reuniões de Resultados
Na reunião de resultados são apresentados: Painel de Indicadores Gráfico com resultados Reflexão (apresentado quando a meta não é atingida)

44 C – Reuniões de Resultados
Painel de Indicadores C – Reuniões de Resultados INDICADOR CONSOLIDADO AMAZONAS PIAUÍ ALAGOAS RONDÔNIA RORAIMA ACRE jul ago PMSO/ROL 10,1% 10,5% 24,3% 21,0% 0,7% 9,9% 7,0% 8,8% -12,1% -10,0% -1,0% 2,3% 6,8% Dívida Líquida 24,0% 16,1% 47,4% 34,7% 4,3% 5,1% -14,7% -13,5% -18,9% -19,4% 74,4% 67,4% 28,8% -42,8% Lucro/Prejuízo Líquido -4,1% 7,7% -9,5% 12,7% 86,7% 87,7% 0,0% -12,8% 965,4% 663,5% -7,7% -28,3% 84,2% 55,1% EBITDA/ROL 162,8% 430,9% 97,6% 364,9% -319,6% -11,4% 26,3% 23,7% 156,7% 71,9% 37,7% 43,8% 45,2% 34,5% Invest Realizado/Invest aprovado -39,1% -38,5% -53,5% -51,4% -37,4% -40,3% 1,3% -2,9% 36,7% 22,2% -66,8% -67,5% -33,0% -25,3% jul ago Perdas -1,8% -2,7% -1,3% -2,2% -0,3% -0,4% -7,8% -9,2% 2,1% 2,3% -5,0% -9,4% -1,2% -4,6% INAD -7,5% -4,5% 0,5% -17,3% -21,8% 1,5% 2,5% -11,0% -10,9% 1,3% -0,2% -3,8% DEC -12,9% -12,2% -9,0% -15,2% -16,1% -45,0% -39,1% 18,5% 17,0% 3,5% 7,5% 7,8% 5,7% FEC -7,4% -7,2% -16,2% -15,9% 9,1% -48,0% -46,2% 16,5% 13,3% 9,4% 19,3% 7,9% 4,0% DRE BP DRE BP DRE BP DRE BP DRE BP DRE BP DRE BP CONSOLIDADO

45 CONSOLIDADO-DEC

46 C – Reuniões de Resultados
Reflexão do Indicador DEC Por que não atingimos a Meta do Indicador DEC? 3 – Muitos problemas ocasionados por árvore na rede e baixa capacidade de execução de manutenção preventiva Um problema a ser resolvido é a questão de árvore na rede de distribuição, que contribui significativamente para a piora dos nossos indicadores.

47 C – Reuniões de Resultados
Reflexão do Indicador DEC O que será feito para atingirmos a Meta? CAUSA: Elevadas interrupções de grande cargas motivadas por perdas de linha de transmissão Ação: Contratar 2 equipes de linha viva e 2 de linha morta para trabalho de manutenção das LT’s Quem: Rodrigo Evaristo Prazo: até 31 de Dezembro de 2014 Situação: Já está em processo de contratação com atraso devido a problemas no processo licitatório, previsão de mais 30 dias início das atividades de linha viva e 60 dias para início das atividades de linha morta, que será relicitado Ação: Realizar reunião com a prestadora de serviço de poda e roço para acelerar o cronograma executivo dos serviços com o aumento da produtividade das equipes Situação: em processo de agendamento da reunião CAUSA: Elevada contribuição das causas não programa de distribuição Ação: Realizar estudo de adequação da capacidade de atendimento das equipes de manutenção Quem: José Luiz Prazo: até 25 de novembro de 2014 Situação: em andamento com atraso Ação: Rever plano de poda de árvores estabelecido nos regionais para proporcionar redução da contribuição da causa árvore na rede Responsável: Fernando Amaral Prazo: até 10 de dezembro de 2014 Situação: em andamento

48 C - Resultados até agosto/14
Indicadores Financeiros INDICADOR CONSOLIDADO AMAZONAS PIAUÍ ALAGOAS RONDÔNIA RORAIMA ACRE jul Ago ago ag pmso/rol P,  10,1% 10,5% 24,3% 21,0% 0,7% 9,9% 7,0% 8,8% -12,1% -10,0% -1,0% 2,3% 6,8% Dívida Líquida 24,0% 16,1% 47,4% 34,7% 4,3% 5,1% -14,7% -13,5% -18,9% -19,4% 74,4% 67,4% 28,8% -42,8% Lucro/Prejuízo Líquido -4,1% 7,7% -9,5% 12,7% 86,7% 87,7% 0,0% -12,8% 965,4% 663,5% -7,7% -28,3% 84,2% 55,1% EBITDA/ROL 162,8% 430,9% 97,6% 364,9% -319,6% -11,4% 26,3% 23,7% 156,7% 71,9% 37,7% 43,8% 45,2% 34,5% Invest Realizado/Invest aprovado -39,1% -38,5% -53,5% -51,4% -37,4% -40,3% 1,3% -2,9% 36,7% 22,2% -66,8% -67,5% -33,0% -25,3%

49 CONSOLIDADO-PMSO/ROL

50 CONSOLIDADO-DIVIDA LIQUIDA

51 CONSOLIDADO-LUCRO/PREJUIZO LIQUIDO

52 CONSOLIDADO-EBITDA/ROL

53 CONSOLIDADO-INV REALIZADO/INV APROVADO

54 C - Resultados até agosto/14
Indicadores Operacionais INDICADOR CONSOLIDADO AMAZONAS PIAUÍ ALAGOAS RONDÔNIA RORAIMA ACRE jul ago Perdas -1,8% -2,7% -1,3% -2,2% -0,3% -0,4% -7,8% -9,2% 2,1% 2,3% -5,0% -9,4% -1,2% -4,6% INAD -7,5% -4,5% 0,5% -17,3% -21,8% 1,5% 2,5% -11,0% -10,9% 1,3% -0,2% -3,8% DEC -12,9% -12,2% -9,0% -15,2% -16,1% -45,0% -39,1% 18,5% 17,0% 3,5% 7,5% 7,8% 5,7% FEC -7,4% -7,2% -16,2% -15,9% 9,1% -48,0% -46,2% 16,5% 13,3% 9,4% 19,3% 7,9% 4,0%

55 CONSOLIDADO-FEC

56 CONSOLIDADO-DEC

57 CONSOLIDADO-INAD

58 CONSOLIDADO-PERDAS

59 Quadro Gestão a Vista Objetivo:
C – Gestão a Vista Quadro Gestão a Vista Objetivo: Disponibilizar os resultados da gestão estratégica para todos os colaboradores da organização. 2. Tipos de Quadro: 2.1) INSTITUCIONAL: mostra os resultados do CMDE de cada EDE. 2.2) SETORIAL: mostra os resultados dos departamentos e áreas.

60 C – Gestão a Vista Quadro Gestão a Vista

61 Quadro Gestão a Vista “Quem Somos”
C – Gestão a Vista Quadro Gestão a Vista “Quem Somos”

62 C – Avaliação da Gestão Estratégica
AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA Avaliação feita mensalmente na área para verificar a implantação da gestão estratégica, são vistos os itens abaixo: O Gestão à Vista foi implantado (Itens de controles estabelecidos, metas definidas)? Os planos de ação foram estabelecidos utilizando as ferramentas da qualidade (diagrama de causa e efeito, pareto, brainstorming) e estão corretos, os colaboradores participaram da elaboração do Plano de Ação? As reuniões de resultados do mês estão sendo realizadas com a participação de 80% dos colaboradores da área? O Departamento segue o modelo para a apresentação dos resultados e fez a reflexão seguindo o modelo para os resultados não atingidos? As ações do plano de ação estão sendo realizadas? A área atende no prazo as solicitações das áreas internas da empresa e envia os dados completos e sem erros? 62 62

63 DGA das 6 EDEs nos 5 ciclos de avaliação do Gestão à Vista
C – Avaliação da Gestão Estratégica DGA das 6 EDEs nos 5 ciclos de avaliação do Gestão à Vista 63 63

64 DGA das Diretorias nos 5 ciclos de avaliação do Gestão à Vista
C – Avaliação da Gestão Estratégica DGA das Diretorias nos 5 ciclos de avaliação do Gestão à Vista 64 64

65 Melhor DGA das 6 EDE´s por Departamento
C – Avaliação da Gestão Estratégica Melhor DGA das 6 EDE´s por Departamento 4 Ciclo 65 65

66 A – Eliminação das Anomalias
ANOMALIA é qualquer ocorrência não esperada. É todo acontecimento diferente do usual; pode ser um defeito em um produto, um ruído estranho na máquina, uma reclamação de um cliente, um erro em um relatório. BOOM

67 A – Eliminação das Anomalias

68 A – Eliminação das Anomalias

69 Gestão Orientada por processos das Empresas Eletrobras
A - Processos Gestão Orientada por processos das Empresas Eletrobras

70 A - Processos

71 ESTRUTURA DA DOCUMENTAÇÃO
A - Processos ESTRUTURA DA DOCUMENTAÇÃO 1º Nível: Estratégico 2º Nível: Tático 3º Nível: Operacional NORMAS GERENCIAIS ESTATUTO MANUAL DA ORGANIZAÇÃO PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS POLÍTICAS DIRETRIZES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Padrões Internos Documentos Externos: LEGISLAÇÃO NORMA S TÉCNICAS REGULAMENTAÇÃO

72 ESTRUTURA DE PADRÃO NORMATIVO
A - Processos ESTRUTURA DE PADRÃO NORMATIVO 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. REFERÊNCIAS 4. CONCEITO 5. RESPONSABILIDADES 6. DIRETRIZES 7. CONTROLE DO PROCESSO REGISTROS 9. HISTÓRICO 10. DISPOSIÇÕES GERAIS 11. ANEXOS OBJETIVO ABRANGÊNCIA REFERÊNCIAS DETALHAMENTO ITENS DE CONTROLE - RISCOS HISTÓRICO ANEXOS NORMA PROCEDIMENTOS

73 A - Processos

74 MELHORAMENTO CONTÍNUO
A – PDCA e SDCA MELHORAMENTO CONTÍNUO A S C C D A P INOVAÇÃO C D NÍVEL DO RESULTADO “PROCESSO EXISTENTE” “NOVO PROCESSO” A P C D “PROCESSO EXISTENTE” TEMPO

75 Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA
A – PDCA Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA Pessoas Action = Agir . Atue no processo em função dos resultados (Padronize ou melhore) Plan= Planejar . Definir as metas . Determine os métodos para alcançar as metas A P C D Do = Fazer . Eduque e treine . Execute o trabalho (colete dados) Check = Checar . Verifique os efeitos/ resultados do trabalho executado Pessoas Pessoas

76 A – SDCA S D C A STANDARD = PADRÃO É o trabalho padronizado do dia-a-dia, conduzido por todas as pessoas e que resulta nos vários produtos internos e externos da empresa. O PDCA é conduzido pelas funções gerenciais e o SDCA pelas funções operacionais. Representa como devemos trabalhar para manter o resultado desejado.

77 Pessoas A qualidade pessoal é a base das outras qualidades

78 Pessoas Reconhecimento Anual A Diretoria de Distribuição da Eletrobras parabeniza a Eletrobras Distribuição Roraima por destacar-se como a melhor Distribuidora de 2012, segundo o resultado do Desempenho Geral da Área (DGA) e devido ao profissionalismo e dedicação de seus colaboradores. __________________________ Marcos Aurelio Madureira Diretor-Presidente das Empresas de Distribuição da Eletrobras

79 CÁLCULO DA NOTA FINAL DE METAS
Pessoas Meritocracia CÁLCULO DA NOTA FINAL DE METAS OU DESEMPENHO GERAL DA ÁREA (GESTÃO À VISTA) 79 79

80 META EMPRESARIAL (Peso 30%)
Pessoas Meritocracia META EMPRESARIAL (Peso 30%) Descrição da Meta Empresarial Indicador Utilizado Metas 2014 AC AL AME PI RO RR Reduzir gastos com PMSO em relação a Receita Operacional Líquida PMSO / ROL 31,3% 26,5% 42,8% 32,2% 26,3% 49,5% OBSERVAÇÕES Metas alinhadas com os Planos de Negócio 2014/2018 das EDEs Apuração da meta empresarial: de forma gradual, considerando atingimento até 5% abaixo da meta. posição de Dezembro/2014. 80 80

81 METAS DE EQUIPE (Peso 70%)
Pessoas Meritocracia METAS DE EQUIPE (Peso 70%) META 1 – ÍNDICE DE PERFORMANCE DE METAS DA ÁREA (50%) Desdobramento do planejamento estratégico e das metas empresariais Conjunto de indicadores ponderados de desempenho de cada Depto Indicadores comuns a todas as áreas: Orçamento de Custeio – P(H.Extra, Sobreaviso e Periculosidade), M, S e O Não conformidades evidenciadas pelo cliente interno Absenteísmo Indicadores de Segurança em todas as áreas: CST (Coeficiente de Segurança do Trabalho) – áreas operacionais e DGP Acidentes com colaborador e/ou com veiculo – áreas de suporte ISPS (Indice de Segurança do Trabalho para as Prestadoras de Serviços) – áreas com muitos terceirizados Apuração dos Indicadores que compõem o IPM da Área: de forma gradual, o indicador que for atingido até 5% abaixo da meta. posição de Dezembro/2014, mas considerando o desempenho dos indicadores no decorrer do ano. 81 81

82 METAS DE EQUIPE (Peso 70%)
Pessoas Meritocracia METAS DE EQUIPE (Peso 70%) META 2 – AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA (10%) Itens de Controle da AGE da Área: O Gestão à Vista foi implantado (Itens de controles estabelecidos, metas definidas)? Os planos de ação foram estabelecidos utilizando as ferramentas da qualidade (diagrama de causa e efeito, pareto, brainstorming) e estão corretos, os colaboradores participaram da elaboração do Plano de Ação? As reuniões de resultados do mês estão sendo realizadas com a participação de 80% dos colaboradores da área? O Departamento segue o modelo para a apresentação dos resultados e fez a reflexão seguindo o modelo para os resultados não atingidos? As ações do plano de ação estão sendo realizadas? A área atende no prazo as solicitações das áreas internas da empresa e envia os dados completos e sem erros? Apuração AGE da Área: posição de Dezembro/ no caso da área ter sido pontuada com nota zero por 3 meses, para fins de apuração do AGE da Área no SGD, será utilizada a média das notas do AGE de todos meses de acompanhamento. 82 82

83 METAS DE EQUIPE (Peso 70%)
Pessoas Meritocracia METAS DE EQUIPE (Peso 70%) META 3 – CONTRIBUIÇÃO PARA INDICADORES EMPRESARIAIS (10%) Metas alinhadas com os Planos de Negócio 2014/2018 das EDEs Apuração da Meta 3 de Equipe do SGD: indicadores serão avaliados de forma gradual, considerando o atingimento até 5% abaixo das metas estabelecidas. posição de Dezembro/2014, mas considerando o desempenho dos indicadores no decorrer do ano. 83 83

84 ESCALA DE AVALIAÇÃO Pessoas Meritocracia
A Nota Final de Metas ou DGA (Desempenho Geral da Área) pode variar de 0% a 100% CONCEITO QUANDO: NÃO ATENDE DGA Realizado for menor que 64% ATINGE PARCIALMENTE DGA Realizado for maior ou igual a 64% e menor que 80% ATINGE DGA Realizado for maior ou igual a 80% e menor ou igual a 90% SUPERA DGA Realizado for maior que 90,1% 0 até 63,9% NÃO ATINGE 64% ATÉ 79,9% ATINGE PARCIALMENTE 80% ATÉ 90,0% ATINGE 90,1% ou mais SUPERA 0% 100% 84 84

85 Matriz de Classificação SGD
Meritocracia Pessoas Matriz de Classificação SGD APURAÇÃO DE METAS

86 OBRIGADO!!!


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