A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROBLEMA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROBLEMA."— Transcrição da apresentação:

1 O PROBLEMA

2 O processo de cicatrização de feridas é retardado devido à presença de biofilme e outros debris.

3 A SOLUÇÃO

4 Realizar uma limpeza efetiva da ferida, removendo o biofilme do seu leito, sem agredi-lo e mantendo as condições úmidas ideais para o processo de cicatrização.

5 MAS, COMO CONSEGUIR ISTO?

6 Utilizando-se uma solução de limpeza com ação surfactante que promova a remoção do biofilme e outros debris celulares (descontaminação).

7 A PROMESSA

8 solução de limpeza/irrigação de feridas
Prontosan® solução de limpeza/irrigação de feridas remove o biofilme e outros debris de forma suave; reduz significativamente o tempo de cicatrização; reduz custos e aumenta a qualidade de vida do paciente.

9 O que é biofilme ????

10 Biofilme Um biofilme (literalmente = camada fina viva) consiste de uma comunidade de micro-organismos de diversas espécies, que se unem em uma matriz tridimensional de Substâncias Poliméricas Extracelulares (SPE). As SPE consistem grandemente de compostos de açúcar. Os biofilmes se formam em uma grande variedade de superfícies e materiais, ex: em tecido vivo como feridas, instrumentos habitantes invasivos e em sistemas aquáticos artificiais ou naturais. Como os biofilmes são firmemente presos a essas superfícies, eles não podem ser removidos por simples lavagem.

11 Biofilme Os microorganismos organizados em biofilmes diferem em suas propriedades de seus pares planctônicos (de livre flutuação). Dentre as características dos biofilmes destacamos a sua resistência aumentada à secagem, a diversas substâncias antimicrobianas e aos mecanismos de defesa do organismo hospedeiro. As feridas agudas ou crônicas são suscetíveis à infecção porque os micro-organismos na forma de biofilme podem invadir o ambiente da ferida, que é um ambiente que fornece condições ideais de vida para muitos micro-organismos. Assim que uma ferida é contaminada com microorganismos, (especialmente se ela tiver formado um biofilme) o processo de cicatrização da ferida cessa.

12 Biofilme Os biofilmes impedem a cicatrização de feridas.
Os biofilmes respondem menos à defesa imunológica natural do hospedeiro. Os biofilmes impedem a migração e a proliferação dos queratinócitos, por exemplo, em conseqüência de uma redução da concentração de oxigênio em nichos do biofilme. Os biofilmes afetam a penetração de antibióticos e anti-sépticos na sua matriz e, portanto, estes têm um efeito consideravelmente reduzido contra os micro-organismos existentes no biofilme.

13 Somente após a remoção do biofilme, a ferida poderá cicatrizar.
Bactérias protegidas de agentes tópicos Nichos de biofilme c/pouco oxigênio Migração e proliferação de queratinócitos prejudicada Bactérias protegidas de antibióticos sistêmicos Defesas do hospedeiro incapazes de eliminar a infecção Somente após a remoção do biofilme, a ferida poderá cicatrizar.

14 Formação de biofilmes A formação de um biofilme ocorre em diversas fases . Primeiro, as bactérias planctônicas de uma espécie se fixam ás superfícies, por exemplo, feridas, e através da divisão celular, formam grupos chamados de micro-colônias. As bactérias então formam as SPE’s e assim se engastam em uma matriz. Em seguida, o biofilme cresce, e outras espécies de microorganismos se alojam nele. Então, células planctônicas podem se desprender do biofilme que se formou, levando a novas colonizações em outros lugares. Fonte Biofilmes: Artigo H.M. Seipp – Efficacy of Various Irrigants against Biofilms (Doc. 4 e 5).

15 Formação de biofilmes

16

17 Biofilme

18 Forma de ação do Prontosan®

19 Mecanismo de ação A forma de ação do Prontosan® é o resultado da interação dos mecanismos de ação dos seus principais componentes: a betaina e a polihexanida.

20 Mecanismo de ação: Betaína
O surfactante betaina pertence ao grupo de tensoativos anfóteros (substâncias que contém grupos aniônicos e catiônicos). Ao entrar em contato com o biofilme, a betaina promove a redução na tensão superficial do mesmo . Devido a sua excelente propriedade detergente, fragmentará o biofilme permitindo que seja facilmente removido durante o processo de rinsagem. Tempo necessário: 10 a 15 minutos.

21 Mecanismo de ação: Polihexanida (PHMB)
+ A PHMB é uma molécula com cargas alternantes (+ e -) Devido ao princípio da interação eletromagnética entre cargas (atração-repulsão), a PHMB é atraída e acumulada por outras substâncias com carga. Ação sobre as bactérias: as cargas PHMB interagem com as cargas negativas dos fosfolipídeos das membranas bacterianas, alterando sua disposição organizacional, estrutural e distribuição de cargas. Desta forma, a bactéria fica impossibilitada de manter suas funções normais , ocorrendo então, a sua lise.

22 Prontosan® É ... É uma solução de limpeza/ irrigação de feridas È um produto para saúde classe III É uma solução que promove a descontaminação da ferida Prontosan® NÃO É ... Uma solução anti-séptica. Um cosmético Uma solução que promove a desinfecção de feridas Definição ANVISA: Descontaminação: Processo que objetiva livrar indivíduos, equipamentos, ambientes, superfícies, objetos e áreas físicas de substâncias que os contaminem. Desinfecção: Destruição de agentes infecciosos que se encontravam fora do corpo, por meio de exposição direta a agentes químicos ou físicos.

23 Propriedades da solução de limpeza/irrigação Prontosan®

24 Propriedades do Prontosan®
Limpeza da superfície da ferida, retirando necroses residuais, debris celular, camadas incrustadas de fibrina, biofilme, resíduos de bandagens, curativos, géis, etc.. Pode ser usado para uso contínuo durante longos períodos. Garante um ótimo condicionamento prévio a uma intervenção cirúrgica (debridamento). Fornece a ferida rapidamente boas condições visuais. Mantém o leito da ferida com a umidade ideal para o processo de cicatrização. Reduz rapidamente os odores da ferida.

25 Orientações de uso da solução de limpeza/irrigação Prontosan®

26 Indicações Limpeza e Irrigação de feridas agudas ou crônicas, de espessuras parcial ou total, de estágio I a IV, infectadas ou não, com ou sem crostas, necroses ou biofilme: Ulceras por pressão Úlceras arteriais, venosa e mistas Pé diabético Feridas pós cirúrgicas Queimaduras de 1 e 2 graus Áreas doadoras de enxerto Hidratação e manutenção da umidade ideal ao leito da ferida. Para auxiliar no processo de retirada de crostas presentes nas feridas. Durante a troca de curativos para soltar bandagens ressecadas ou curativos aderidos.

27 Contra-indicações Prontosan® não deve ser usado se existe histórico
de alergias ou suspeita de alergias a qualquer um dos componentes do produto. Não utilize em cartilagem hialina (encontrada por exemplo, no anel da traquéia, laringe, brônquios, ...) Não deve ser utilizada em combinação com tensoativos aniônicos. Não deve ser misturada a produtos de limpeza de feridas como sabões, pastas, óleos, enzimas etc. Se utilizar, rinsar totalmente para fora da ferida qualquer resíduo utilizando a própria solução Prontosan®. Não deve ser utilizado no primeiro trimestre de gravidez.

28 Sistema EXCLUSIVO de abertura do frasco de Prontosan® de 350 ml

29 Sistema de abertura do frasco de 350ml

30 Forma de aplicação do Prontosan®

31 Formas de aplicação do Prontosan®
Aplicação direta no leito do ferida (irrigação) através do frasco de 350 ml ou da ampola de 40 ml. Umidificar uma compressa com Prontosan® e mantê-la em contato com a ferida por um período de 10 a 15 minutos. Irrigar intensamente curativos que estejam aderidos em contato com a ferida para uma remoção sem traumas.

32 Conservação e validade
Devido a a presença de conservante (PHMB) na sua composição, Prontosan® possui baixo risco de contaminação. Após abertura do frasco de 350 ml, a solução mantém-se protegida de contaminação por um período máximo de até 8 semanas, apesar de não estar mais estéril. O frasco de 350 ml somente manterá a esperada validade se for usado mantendo os devidos cuidados de manipulação: fechamento imediato após o uso, proteção da tampa superior de contaminação e/ou contato direto. Caso ocorra contato direto do frasco com alguma ferida, desprezar a solução.. A ampola de 40 ml é de uso único.

33 Concluindo ...

34 13 razões para usar Prontosan®
1. Produto para Saúde, classe III  indicado para uso em mucosas e feridas. 2. Estéril, livre de endotoxinas  garante segurança ao paciente. 3. Produzido em sistema fechado  tecnologia moderna, segurança desde a fabricação. 4. Embalagens transparentes  permite acompanhamento visual da solução. 5. Pode ser aquecido em banho-maria de forma a elevar sua temperatura ao mesmo nível da temperatura corporal  evita o resfriamento do leito da ferida e confere maior conforto. 6. Embalagem de 40 ml (Miniplasco®)  apresentação para uso único com sistema de abertura seguro e prático, permitindo sua aplicação direta. 7. Pode ser usado por até 8 semanas após aberto  polihexanida age como agente conservante.

35 13 razões para usar Prontosan®
8. Limpeza efetiva da ferida  remoção do biofilme, sem inibir a granulação ou influenciar a epitelização promove uma redução real no tempo de cicatrização. 9. Compatível com todos os tipos de curativos  grande versatilidade. 10. Não é absorvido pelo organismo  efeito local, não interfere em outros processos fisiológicos. 11. Aplicação indolor  maior conforto em relação à aplicação de soluções salinas. 12. Produto de uso continuo  pode ser utilizado durante meses, sem riscos de intoxicação ou impregnação. 13. Promove a descontaminação da ferida  auxilia no combate a infecções além de reduzir os odores da ferida.

36 Prontosan® Mantenha a ferida limpa e cicatrize!

37 Obrigada pela atenção !


Carregar ppt "O PROBLEMA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google