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Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do DF e Entorno/GTPA

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Apresentação em tema: "Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do DF e Entorno/GTPA"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do DF e Entorno/GTPA

2 Antecedentes Históricos
Experiência no Gama / Sobradinho. Direção Eleita do Complexo “A” de Ceilândia e da Escola Normal de Ceilândia. Assembléia da Comunidade O “Método Paulo Freire” – Experiência Piloto. Resultados influenciaram na nova proposta curricular de EJA na FEDF.

3 Antecedentes Históricos
Conflito político na condução da educação no DF resultou na demissão de diretores eleitos, comprometendo esse trabalho. JEBAM – Jovens em Busca de Algo Mais – Paróquia Nossa Senhora da Glória – Ceilândia Sul

4 Antecedentes Históricos
UnB/DEX – Fortalecimento do CEDEP – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Núcleo Paulo Freire de Ceilândia 1988 – UnB/DEX - Organizações Populares – Encontro 15 e 16/09, alfabetizados. Experiência da Baixada Fluminense – (Prêmio Unesco/1986).

5 Antecedentes Históricos
Criação do CEPAC´S – Centro de Educação, Pesquisa, Alfabetização e Cultura de Sobradinho. CEPEC – Centro de Educação Popular de Educação e Cultura do Gama – (extinto em 1997). SERPAJ – Serviço de Justiça e Paz/Brasil – em contato com o CEPEC – Gama.

6 Antecedentes Históricos
Fundação do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – 02/09 Criação do GTPA/DF/Entorno – Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do DF e Entorno. Criação do GETA – Grupo Estadual de Trabalhos em Alfabetização, onde Paulo Freire foi Secretário de Educação Municipal.

7 O que é o GTPA/DF? Objetivo
Espaço político de exercício das parcerias com autonomia. Objetivo Praticar a cooperação permanente para viabilizar as ações em prol da Alfabetização de Jovens e Adultos.

8 Conquistas Emenda Popular LO/DF – Art. 225 Cap. da Educ. e Art. 45 das Disposições Transitórias. Criação do FUNALFA – Fundo de Apoio ao Programa Permanente de Alfabetização e Educação Básica para Jovens e Adultos (1995/1998)

9 1996 – Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Ceilândia – presença de Paulo Freire
10 Grandes Encontros: I Encontro – Presença de Paulo Freire IX Encontro – Fórum de Educação de Jovens e Adultos X Encontro – Cerca de 470 participantes, com a presença de Jane Paiva e autoridades do Poder Legislativo e Executivo (Distrital e Federal).

10 Expansão do Trabalho Luziânia, Novo Gama, Valparaizo, Cidade Ocidental, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas, São João D´Aliança, Água Fria, Cavalcante (GO) São Miguel, Araguaiana, Nova Olinda (TO) Dourados, Ponta-Porã (MS) Araióses, Paulino Neves (MA) Joaquim Pires, São Raimundo Nonato (PI)

11 GTPA - HOJE

12 Projeto de Qualidade Coordenação CEPAFRE/UnB, receberam uma missão:
Moçambique Guiné Bissau Cabo Verde Guatemala Coordenação CEPAFRE (Ceilândia) CEPAC´S (Sobradinho) CEPSS (São Sebastião) COC (Cruzeiro) Instituto Castejon (Brasília)

13 Metodologia PESQUISA DO UNIVERSO VOCABULAR: - possibilidade figurativa
- problemática existencial - dificuldades fonêmicas (Baseado em Paulo Freire / Dissertações de mestrado de Laura Coutinho e Maria Luiza Angelim, bem como, nos vídeos “Educar é descobrir” e “Ver e rever educação” (1988).

14 PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM NO CÍRCULO DE CULTURA
LEITURA DO MUNDO COMPARTILHADA DIALOGICIDADE AUTONOMIA ATO DE PRODUÇÃO E DESCOBERTA RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LEITURA DO MUNDO

15 Comportamentos Desenvolvidos no Círculo de Cultura
Interação Individual - Coletiva Coordenador – Facilitador da Organização Geral 1 2 3 C C C 4 5 C 6 C C

16 Essa metodologia consiste em 06 meses, distribuídos em três momentos:
Alfabetização – 19 palavras geradoras; Pós-alfabetização com aprofundamento dessa primeira fase - temas geradores; Numerização – 03 palavras geradoras.

17 Acompanhamento Pedagógico Faculdade de Educação - UnB
Avaliação Processual/Formação Observações/ Avaliações sistemáticas Formações permanentes(interna/externa) Processo multiplicador H e NH (habilitado e não-habilitado). Acompanhamento Pedagógico Faculdade de Educação - UnB


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