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em Educação em Direitos Humanos

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Apresentação em tema: "em Educação em Direitos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 em Educação em Direitos Humanos
4º Módulo em Educação em Direitos Humanos Capacitação de educadores da Rede Básica

2 Fundamentos Educativo-Metodológicos da Educação em Direitos Humanos

3 Educação em Direitos Humanos na Educação Básica:
A Escola como lócus privilegiado de formação teórico-prático em Direitos Humanos EDH: princípios e fundamentos teórico-metodológicos para a Educação Básica numa visão crítica Currículo em EDH: eixos norteadores da sua construção (transversalidade e dialogia) Práticas educativas e estratégias metodológicas em EDH Equipe: Adelaide Alves Dias – UFPB Aída Monteiro – UFPE Celma Tavares de Almeida e Silva – UFPE Eduardo Bittar – USP José Francisco de Melo Neto – UFPB Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes – UFPI Maria de Nazaré Tavares Zenaide – UFPB Maria Victoria de M. Benevides Soares –USP Margarida Sônia do Monte Silva – UFPB Suzana Sacavino – Novamérica/RJ Ulisses F. Araújo – USP Vera Ma. Candau – PUC-RIO/Novamérica/RJ

4 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CURRÍCULO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
Vera Candau Pós-Doutora em Educação pela Universidad Complutense de Madrid. Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro da Novamérica.

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6 Para que educar em Direitos Humanos?
Pesquisa promovida no continente latino-americano pelo Instituto Internacional de Direitos Humanos da Costa Rica no período de , para fazer um balanço crítico da EDH nos anos 1990 na América Latina.

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8 Conclusões e sugestões após a pesquisa

9 EDH no novo marco político, social, econômico e cultural;
Não inibir o caráter político da EDH, perda de sua especificidade, tornando-se difícil uma visão mais articulada e confluente;

10 Formar sujeitos de direito Favorecer processos de empoderamento
Reforçar a EDH, na CNA década , segundo as dimensões: Formar sujeitos de direito Favorecer processos de empoderamento Dimensões Educar para o “nunca mais”, resgatando a memória histórica da luta pelos D.H.

11 Como promover processos de ação em Direitos Humanos?

12 Estratégias metodológicas contextualizadas histórico e criticamente da EDH nas três dimensões citadas; Utilizar estratégias que colaborem para a mudança de atitudes, comportamentos e mentalidades como oficinas pedagógicas, relatos de violação ou defesa dos DH, entrevistas, etc.;

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14 Integrar a EDH nos projetos políticos pedagógicos das escolas e concebê-la como um eixo transversal que afeta todo o currículo; Os temas trabalhados em EDH devem ser definidos de acordo com as características e interesses de cada grupo, de cada escola, de cada contexto porém sempre situando as questões num contexto mais amplo dos Direitos Humanos;

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16 Mobilizar diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem?
VER – Análise da realidade; CELEBRAR – Utilização de diferentes linguagens; SISTEMATIZAR – Síntese dos aspectos significativos; COMPROMETER-SE – Comprometimento em identificar atitudes e ações a serem realizadas; SOCIALIZAR – Socialização da experiência vivida.

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18 Conclusão

19 Educar em Direitos Humanos é transformar mentalidades, atitudes, comportamentos, dinâmicas organizacionais e práticas cotidianas dos diferentes atores, individuais e coletivos e das organizações sociais e educacionais.

20 http://www.redhbrasil.net/ Autoria: Margarida Sônia do Monte Silva
Produção: Sílvia Helena Soares Schwab e Guanambi Tavares de Luna Veiculação e divulgação livres


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