Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLevi Serpe Alterado mais de 9 anos atrás
2
Educación em Física em Brasil: Evaluación y Perspectivas Nelson Studart www.df.ufscar.br
3
Programas de abrangência nacional com grandes diferenças regionais
4
Avaliação Exame Nacional de Cursos (Provão) Avaliação das Condições de Oferta Nível Médio Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Nível Superior
5
Nível Médio PISA - OCDE
6
Exame Nacional de Cursos (Provão) Conteúdo Programático Comissão de Especialistas (MEC) Aprimoramento das comissões de provas Equipes experientes em técnicas de avaliação Exigência para o DIPLOMA
7
Conceito E variam de 1,2 a 19,9 com uma amplitude de 18,7 Conceito A variam entre 45,8 e 67,2, com uma amplitude de 21,4 Física Avaliação de Desempenho (2000)
8
Matemática 1,0 Física3,0 Biologia2,5 Letras 3,0
9
A e BCD e E Federais48,5%39,4%12,2% Estaduais14,3%47,6%28,6% Privadas25% (B)50%25%
10
A e BCD e E Universidades34,3%38,8%20,9% Centros-40%60% Estab. Isolados-37,5%62,5%
11
Avaliação das Condições de Oferta Corpo docente (titulação, dedicação ao curso, produção acadêmico - científica) Instalações (salas de aula e de estudos, laboratórios, recursos audiovisuais, biblioteca, infra-estrutura administrativa, etc.) Projeto pedagógico do curso (objetivos, concepção curricular, organização didático-pedagógica, perfil do egresso) Comissão de Especialistas de Ensino de Física
23
Programa Nacional de Educação em Ciências e Matemática Análise das Insatisfações Desempenho dos estudantes em ciências e matemática (ENEM – SAEB – PISA/OCDE) Avaliações iniciais de professores nos Pró-Ciências Analfabetismo Científico
24
Inovação Tecnologia Pesquisa Educação Básica em C&M
25
Diagnóstico 60% dos professores do Ensino Médio e Fundamental não tem a formação desejada Pouco uso de práticas experimentais Necessidade de fabricação de materiais instrucionais de excelente qualidade
26
Docentes qualificados na tarefa de formação continuada Avaliação de materiais disponíveis Difusão da C&T para os cidadãos Existência de novas tecnologias de informação e comunicação
27
Proposta Criação de Centros de Referência em Educação em Ciências e Matemática Produção de materiais instrucionais de boa qualidade de ciências e matemática
28
Prof. Universitários Prof. EM&F Alunos da Rede Escolar Estudantes da Universidade Técnicos Público interessado em C&T
29
Objetivos Promover o Ensino de C&M Formação Inicial e Continuada Agentes Multiplicadores Disseminação de CREC’s nas Escolas Promover Atividades Experimentais Implementar Material Instrucional Centro de Informações de CM&T
31
Conjuntos de materiais instrucionais de custo moderado (~ R$ 50) para uso nos CREC’s e escolas Kits de Ciências e/ou matemática com reduzidas dimensões, baixo custo (~R$ 10), fácil distribuição e/ou comercialização, e grande impacto didático-científico para uso nos CREC’s, escolas e em casa
32
Equipe Cid Bartolomeu de Araújo – UFPE Ennio Candotti – UFES Nélio Bizzo – USP Oswaldo Luis Alves – UNICAMP Suely Druck – UFF Celso Pinto de Melo – CNPq Nelson Studart – UFSCar
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.