A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACREDITE: VOCÊ VAI VIVER E RESPIRAR UMA MONOGRAFIA. FAÇA COM AS DORES NECESSÁRIAS: TEM ESPINHOS, ARMADILHAS E ARRANHÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACREDITE: VOCÊ VAI VIVER E RESPIRAR UMA MONOGRAFIA. FAÇA COM AS DORES NECESSÁRIAS: TEM ESPINHOS, ARMADILHAS E ARRANHÕES."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 ACREDITE: VOCÊ VAI VIVER E RESPIRAR UMA MONOGRAFIA. FAÇA COM AS DORES NECESSÁRIAS: TEM ESPINHOS, ARMADILHAS E ARRANHÕES.

4 A DOSE DE DOR, VOCÊ TRANSFORMA EM CONSELHOS. VEJA PORQUE VOCÊ ESCOLHEU O TEMA PARA DEPOIS NÃO SE ARREPENDER. JAMAIS ESCOLHA UM TEMA QUE NÃO ESTEJA VOLTADO PARA A SUA “ ESPECIALIZAÇÃO” (AQUILO QUE VOCÊ CONSIDERA BOM)

5 AVISO: MANTENHA E DESENVOLVA UMA RELAÇÃO DE PAIXÃOPELO SEU OBJETO DE TRABALHO. LEMBRE-SE: O ORIENTADOR TEM SEMPRE O MESMO DIREITO QUE VOCÊ. ELE MUDA A TODO O TEMPO E MOMENTO O RUMO DE SUA NAU.

6 NÃO SE ESQUEÇA: SEMPRE: QUEM ESTÁ EM JULGAMENTO É O SEU TRABALHO E NÃO... VOCÊ. CUIDADO: COM OS PRAZOS E SUAS ETAPAS. VALE DIZER QUE NÃO TEM PRORROGAÇÃO. É NAQUELE SEMESTRE E PRONTO.

7 ASSUNTO ESCOLHIDO: QUE O TEMA NÃO SEJA PASSAGEIRO, POIS A MODA MUDA MUITO RÁPIDA ( ENQUANTO VOCÊ ESCREVE).

8 O ORIENTADOR É NO FINAL UM TORCEDOR MESMO QUE ELE NÃO SE MANIFESTE ABERTAMENTE. (NÃO SE ESQUEÇA)

9 INSPIRAÇÃO : TODOS NÓS TEMOS A CAPACIDADE DE RETER (APREENDER) E AMPLIAR COM UM TOQUE ÚNICO, UM FLASH, UM INSIGHT; CHAMA-SE INSPIRAÇÃO, ESFÔRÇO, TEIMOSIA, DISCIPLINA.

10 O LADO NEGATIVO CHAMA - SE, PREGUIÇA: -D-DOMINGO EU COMEÇO... -NO FIM DE SEMANA EU TENHO TEMPO, EU FAÇO. -AGORA É DIFERENTE. EU NÃO TIVE TEMPO.

11 FRASES POSITIVAS; -EU JÁ LI ISTO EM ALGUM LIVRO -QUE LIVRO ESTÁ ESCRITO ISTO? AI VOCÊ SE LEMBRA DA DOR DE CABEÇA; DOR NAS COSTAS E... ENTÃO BATE A PREGUIÇA. MUITO CUIDADO !

12 FRASES QUE OS VENTOS TRAZEM... E PODEM INFLUENCIAR... OU DESESTÍMULAR: - EU MEREÇO ! -D-DESISTA ! - ONDE EU FUI ME METER !

13 PREPARE-SE PARA AS PERGUNTAS QUE TRANSFORMAM EM ENCRENCAS OU “INIMIGO” SEU: -P-PORQUE VOCÊ ESCOLHEU ESTE TEMA ? - NÃO TINHA OUTRA COISA MELHOR ?

14 AÍ, PASSA POR SUA CABEÇA: - SENTIR-SE CULPADO POR NÃO RESPONDER A ALTURA. - SURGIR O MEDO DE DAR O 1º PASSO. -CRIAR INSEGURANÇA COMO INICIAR. - DAR UM BRANCO (VER A IDÉIA FUGIR).

15 RESUMINDO: FAÇA A MONOGRAFIA QUE SEU ORIENTADOR POSSA SE ORGULHAR E A FUNÇÃO DO ORIENTADOR É : CLAREAR, ENCORPAR A IDÉIA DO ALUNO, É COOPERAR, É CONDUZIR E... É ACREDITAR NA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO E,... BOA SORTE NO TRABALHO !!!

16 EXPERIMENTAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM RESPONSABILIDADE LIMITADA. O DECRETO Nº 87497 DE 18.08.82 REGULAMENTA A LEI Nº 6.494 DIZ: “ O ESTÁGIO CURRICULAR, COMO PROCEDIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO É A ATIVIDADE DE COMPETÊNCIA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, A QUEM CABE A DECISÃO SOBRE A MATÉRIA, OFERECENDO OPORTUNIDADE E CAMPOS DE ESTÁGIOS, COMO FORMA DE AJUDA E COLABORAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO”.

17 O ESTÁGIO NÃO É UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA VIVIDA PELO ALUNO, MAS UMA OPORTUNIDADE PARA REFLETIR, TESTAR SISTEMATIZAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E INSTRUMENTOS DISCUTIDOS DURANTE O CURSO DE GRADUAÇÃO. (Kolb et. al. 1984)

18 ESTÁGIO NÃO É EMPREGO. NÃO CRIA VÍNCULO EMPREGATÍCIO ENTRE AS PARTES E É REGULAMENTADA PELA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA. IOB 40/93, ÍTEM 09

19 EXPERIÊNCIA CONCRETA TESTES DAS IMPLICAÇÕESOBSERVAÇÕES DOS CONCEITOS EM E REFLEXÕES NOVAS SITUAÇÕES FORMAÇÃO DE CONCEITOS ABSTRATOS E GENERALIZADOS CONHECIMENTO

20 PERÍODO DE ESTUDOS PRÁTICOS DO ALUNADO AO EXERCÍCIO DE CERTA PROFISSÃO LIBERAL. PERÍODO PROBATÓRIO, DURANTE O QUAL A PESSOA EXERCE UMA ATIVIDADE TEMPORÁRIA NUMA EMPRESA. ( APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA) Bianchi & Alvarenga - 2002

21 O PROJETO É UM TRABALHO DE APRESENTAÇÃO QUE TEM POR FINALIDADE GUIAR OS PASSOS DO ALUNO E DEMONSTRAR EM LINHAS GERAIS O QUE PRETENDE FAZER E ONDE QUER CHEGAR. ( Rudio – 1978 )

22 ACREDITA-SE POIS, QUE O ESTÁGIO INDEPENDENTEMENTE DE SER OBRIGATÓRIO, É UMA CHANCE PARA APROFUNDAR CONHECIMENTOS E HABILIDADES EM ÁREA DE INTERESSE DO ALUNO. Kolb et. al. 1984

23 POR SER UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E CULTURAL NUMA SITUAÇÃO REAL DE VIDA E POSSIBILITAR AO ALUNADO APLICAR OU ADAPTAR O REFERENCIAL TEÓRICO, BÁSICO DESENVOLVIDO AO LONGO DO CURSO, ÊLE SE REVESTE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA. Koll, et. al - 1984

24 APLICAR NA PRÁTICA OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS APREENDIDOS NO CURSO. AVALIAR A POSSIBILIDADE DE SUGERIR MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES. ENFRENTAR E CONHECER OS PROBLEMAS REAIS NA EMPRESA.

25 AVALIAR O MERCADO DE TRABALHO. APROFUNDAR NA ÁREA DE SEU INTERESSE. TESTAR SUAS DECISÕES E HABILIDADES. EXPERIMENTAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM RESPONSABILIDADE LIMITADA.

26 OS TRABALHOS DE ESTÁGIO DEVERÃO SER DESENVOLVIDOS EM FUNÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DAS ORGANIZAÇÕES, DIRECIONADAS AS ÁREAS DE INTERESSE DO ALUNO E DA UNIVERSIDADE.

27 O ESTÁGIO DEVERÁ SER INTERPRETADO COMO PONTO CONVERGENTE DO CURSO, COM EXCELÊNCIA, PRATICIDADE E QUALIDADE.

28 O TRABALHO DEVERÁ GERAR BANCO DE DADOS.

29 AS HORAS DEDICADAS AO ESTÁGIO DEVERÃO SER DISTRIBUIDAS EM ATIVIDADES TEÓRICAS E DE CAMPO.

30 O ESTÁGIO TERÁ UM ACOMPANHAMENTO PELO ORIENTADOR.

31 O ESTÁGIO SÒMENTE SERÁ REALIZADO APÓS UM PROCESSO ACUMULATIVO, DE ACORDO COM O PROJETO PEDAGÓGICO APRESENTADO.

32 CADA IES EDITARÁ SEU MANUAL DE ESTÁGIO.

33 APÓS O TRABALHO FINAL DEVERÁ SER ELABORADO EM FORMA DE RELATÓRIO, CONFORME MODELO DA ABNT E DEFENDIDA EM BANCA EXAMINADORA.

34 QUE O TRABALHO SEJA PARA A ÁREA DE ADMNISTRAÇÃO DE RELEVÂNCIA, E TENHA UMA CORRELAÇÃO EM PELO MENOS DUAS DISCIPLINAS.

35 QUE SEJA VIÁVEL, CONSIDERANDO O ACESSO ÀS FONTES DE INFORMAÇÕES OU DADOS.

36 CONSIDERE O LIMITE DE TEMPO PARA A EXECUÇÃO DO ESTÁGIO ( EM GERAL TRÊS MESES ).

37 CONSIDERE OUTROS RECURSOS, COMO CUSTO, TEMPO PARA LEITURA E ORIENTAÇÃO.

38 QUE SEJA TAMBÉM DE INTERESSSE DA ORGANIZAÇÃO -ALVO DO ESTÁGIO É BUSCAR TAMBÉM, QUALIDADE NAS INFORMAÇÕES PARA A PESQUISA ENTRE OS ENTREVISTADOS.

39 QUE SEJA DE COMUM ACORDO COM O ORIENTADOR.

40 QUE O ORIENTADOR DE PREFERÊNCIA, SEJA O TITULAR OU NA DISCIPLINA CORRETALA.

41 NA ADMINISTRAÇÃO, COMO: PESSOAL MARKETING FINANÇAS RH, MATERIAL, ETC. Roesch ( 1996:65) O ESTÁGIO TERÁ : DELIMITAÇÃO DE ÁREA

42 De pesquisa aplicada, visando gerar soluções pra os problemas humanos. De avaliação de resultados. De pesquisa-diagnóstico que é a exploração do ambiente, identificando e solucionando os problemas. Roesch ( 1996:65) O ESTÁGIO TERÁ : DELIMITAÇÃO DE ÁREA

43 EX; MATERIAL - CLASSIFICAÇÃO FINANÇAS – FLUXO DE CAIXA PESSOAL – L. N. T. ( Rudio – 1978 ) O ESTÁGIO TERÁ : DELIMITAÇÃO DO TEMA

44 SÃO AMPLOS E ESTÃO LIGADOS DIRETAMENTE AO CONHECIMENTO QUE SE PRETENDA ALCANÇAR, DESENVOLVER OU AMPLIAR COM O ESTÁGIO. ( Rudio – 1978 ) OBJETIVO GERAL

45 IDENTIFICAR O USO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS JUNTO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA TRANSPORTADORA OU DISTRIBUIDORA. ( Rudio – 1978 ) OBJETIVO GERAL

46 EX: A LOGÍSTICA VINCULADA A GESTÃO DA PRODUÇÃO PODE ALAVANCAR A PRODUTIVIDADE EM UMA FÁBRICA MOVELEIRA? ( Rudio – 1978 ) OBJETIVOS ESPECÍFICOS

47 LEVANTAR O DESEMPENHO DA PRODUÇÃO COM O INTUITO DE ANALISAR O QUADRO DESSE SISTEMA, OU... OBJETIVOS ESPECÍFICOS

48 LEVANTAR AS AÇÕES DAS ATIVIDADES LOGÍSTICAS PARA MEDIR O DESEMPENHO NUMA FÁBRICA DE MÓVEIS, OU... OBJETIVOS ESPECÍFICOS

49 ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS (VENDAS) E AVALIAR OS ASPECTOS RELEVANTES DO USO DA LOGÍSTICA COM SEU FOCO VOLTADO PRA PRODUÇÃO, OU... OBJETIVOS ESPECÍFICOS

50 MEDIR O DESEMPENHO SOBRE TODA A CADEIA LOGÍSTICA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

51 RESUMINDO : SÃO CONSIDERADOS OS DEGRAUS PARA ATINGIR O OBJETIVO GERAL. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

52 METHODOLOGIA : VEM DO GREGO METHOS META HODOSCAMINHO, VIA

53 METHODOLOGIA : POPULAÇÃO (UNIVERSO) AMOSTRA (POPULAÇÃO) COMO OS DADOS SERÃO TABULADOS E ANALISADOS? COLETA DE DADOS E INSTRUMENTOS DE ANÁLISE COMO SERÁ EXECUTADO ? QUAL A METODOLOGIA ? INSTRUMENTO DA PESQUISA (ELABORAÇÃO)

54 VEM DO GREGO USAR UM MÉTODO E SEGUIR REGULAR E ORDENADAMENTE UM CAMINHO ATRAVÉS DO QUAL UMA CERTA FINALIDADE DE UM CERTO OBJETIVO É ATINGIDO. (Chauí 1994:17)

55  É O MAIS ABSTRATO.  É O RECURSO MAIS MENTAL.  É POSIÇÃO TEÓRICA.  É O ESQUEMA DE REFERENCIAL. DE CONHECIMENTO PRÉVIO. ( Megale 1989 : 17) VEM DO GREGO

56 É AQUELE ESCOLHIDO PARA A INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO, REFERINDO-SE AO PLANO GERAL DO TRABALHO. OS MÉTODOS DE ABORDAGENS SÃO EXCLUSIVOS ENTRE SI, EMBORA SE ADMITA A POSSIBILIDADE DE MAIS DE UM MÉTODO A SER EMPREGADO EM SUA PEQUISA. Andrade 1997:111

57 DEDUTIVO É AQUELE QUE PARTE DO GERAL (QUE REGEM OS FENÔMENOS) E PERMITE CHEGAR AO PARTICULAR PODENDO PREVÊ-LOS. EX; TODO HOMEM É MORTAL ; JOSÉ É HOMEM LOGO, JOSÉ É MORTAL. INDUTIVO É O CAMINHO OPOSTO, OU SEJA: VAI DO PARTICULAR PARA O GERAL. EX: DOENÇAS DO SER HUMANO (VIROSES NÃO CONHECIDAS)

58 HIPOTÉTICO-DEDUTIVO MUITO SE ASSEMELHA AO INDUTIVO, COM CASOS, QUE REQUER EXPERIÊNCIAS EXAUSTIVAS, MAS VAI ALÉM DO INDUTIVO, PORQUE PODE GERAR NOVAS LEIS E TEORIAS. DIALÉTICO ABORDA A REALIDADE DE MANEIRA DINÂMICA, INVESTIGANDO OS FENÔMENOS EM SEUS MOVIMENTOS, ISTO É, PERCEBIDO A UNIDADE, SUAS TRANSFORMAÇÃO E NEGAÇÃO, QUE GERE UMA NOVA UNIDADE EX: R.H. QUANDO SE TRABALHA SATISFAÇÃO DO EMPREGADOS.

59 MÉTODO FENOMENOLÓGICO

60 APRENDIZADO SOBRE DETERMINADA ÁREA LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS REALIZADOS ANTERIORMENTE SOBRE O ASSUNTO IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADAS

61 SUBSÍDIOS PARA A REDAÇÃO DA INTRODUÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA DO PROJETO SUBSÍDIO PARA REDAÇÃO DA DISCUSSÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO E RESPOSTAS AOS PROBLEMAS FORMULADOS

62 PRIMÁRIOS COLETADOS EM 1ª MÃO: PESQUISA DE CAMPO, TESTEMUNHO ORAL, DEPOIMENTOS, ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIOS, ETC

63 SECUNDÁRIOS COLHIDOS EM RELATÓRIOS, LIVRO, REVISTAS, JORNAIS E OUTRAS FONTES IMPRESSAS OU ELETRÔNICAS.

64 TERCEÁRIOS QUANDO CITADOS POR OUTRAS PESSOAS.

65 EXPLORATÓRIA DESCRITIVA EXPLICATIVA INTERVENCIONISTA APLICADA METODOLÓGICA

66 PESQUISA DE CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA/ AÇÃO PESQUISA DE LABORATÓRIO INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL PESQUISA DE PARTICIPANTE PESQUISA EXPERIMENTAL PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

67 ENVOLVE: QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA (ABERTA E FECHADA) HISTÓRIAS DA VIDA, OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS E ASSIMÉTRICAS, TESTES, ETC. SUA ESCOLHA ESTÁ SUBORDINADA AO TIPO DE PESQUISA QUE SERÁ REALIZADA E ANTECEDE A ANÁLISE. TÉCNICA DE DOCUMENTAÇÃO

68 FIGURA: EM BAIXO FOTO DESENHO GRÁFICO

69 QUADRO : EM CIMA SEM ESTATÍSTICA INFORMATIVO

70 TABELA : EM CIMA INFORMAÇÕES ESTATÍSTICA

71 BOA SORTE !


Carregar ppt "ACREDITE: VOCÊ VAI VIVER E RESPIRAR UMA MONOGRAFIA. FAÇA COM AS DORES NECESSÁRIAS: TEM ESPINHOS, ARMADILHAS E ARRANHÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google