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Q - Normalização calendário Introdução Conceito Objetivo Níveis

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Apresentação em tema: "Q - Normalização calendário Introdução Conceito Objetivo Níveis"— Transcrição da apresentação:

1 Q - Normalização calendário Introdução Conceito Objetivo Níveis
Condições para o êxito Norma Brasileira ISO 9000 Introdução Definição Conceitos básico (oito princípios da gestão da Q) Aplicação: redefinição em todos os âmbitos da empresa Considerações finais

2 Q - Normalização - Ninguém foi obrigado a adotar o novo método. Só o fez porque dava resultado. - A lança era o meio. O objetivo era melhorar a caçada. - O método padronizado não pode ser fixo. Ele tem que evoluir. Depois, alguém inventou a zarabatana, depois o arco e flecha, e assim por diante.

3 Q - Normalização

4 OBJETIVOS DA NORMALIZAÇÃO
A Normalização atende a vários objetivos nos processos produtivos. Os principais são: Economia: com a sistematização e ordenação das atividades produtivas, é evidenciada a necessidade da redução de custos de produtos e serviços, com a conseqüente economia para clientes e fornecedores. Simplificação: permite a redução da variedade de procedimentos e tipos de produtos. Comunicação: proporciona os meios necessários para a adequada troca de informações entre clientes e fornece-dores, com vistas a garantir a confiabilidade nas relações comerciais. Segurança: a proteção da vida humana, da saúde e do meio - ambiente é garantida pela verificação da conformidade de produtos e serviços com os requisitos da norma. Eliminação das barreiras comerciais: com a normalização, procuramos evitar a diversidade de regulamentos, muitas vezes conflitantes, elaborados para produtos e serviços, pelos diferentes países. Proteção ao consumidor: assegura a proteção do consumidor na medida em que contém requisitos que permitem a possibilidade de aferir a qualidade dos produtos e serviços. Fixar o conhecimento técnico: assegura a memória tecnológica da empresa. Implantação e certificação de sistemas de gestão da Qualidade e sistemas de gestão ambiental: através da verificação da conformidade dos seus produtos e serviços.- Alunos escrevem na folha em branco os oito objetivos que podem atribuir à normalização Alunos comparam suas respostas 3. Alunos caracterizam os oito objetivos 4. Alunos comparam suas respostas 5. Alunos entregam as anotações

5 Níveis de Normalização
Q - Normalização

6 CONDIÇÕES PARA O ÊXITO Condições necessárias para que um sistema de normas seja eficaz. Esses mandamentos são válidos para todos os sistemas de gestão, principalmente os sistemas de gestão da Qualidade Total. Vontade política da alta direção e compromisso dos demais níveis de gerência da empresa. Participação, em todos os níveis, das pessoas da organização. Ampla difusão e explicação dos objetivos e benefícios do processo de normalização. Investigação e análise sobre o uso e aplicação da tecnologia. Estabelecimento de um sistema dinâmico e permanente para elaboração e revisão das normas.

7 Q - Normalização

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9 Q - Normalização NORMAS ISO 9000 ISO 14000
AS 8000: Social accountability 8000 – Responsabilidade Social OHSAS Occupation Health and Safety Assessment Series Valorização da Saúde e Segurança Ocupacional ÓRGÃOS CERTIFICADORES Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) European Foundation for Quality Management (EFQN) Malcon BaldrigeAward (MBA)

10 ISO 9000 International Orgnization for Standartization – ISO Criada em 1947 Sede em Genebra – Suíça Objetivo: promover o desenvolvimento da normalização e atividades correlacionadas no mundo inteiro Base: facilitar o intercâmbio internacional de bens e/ou serviços e desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, cientifico, tecnológica e demais atividades econômicas afins Em janeiro de 2010 contava com 162 países-membros e 18 conselhos internacionais Um deles é a ABNT responsável pela tradução e edição no Brasil das Normas ISO Seu trabalho técnico consiste em desenvolver acordos internacionais,mediante processo consensual, para aplicação voluntária

11 ISO 9000 Definição É um conjunto de padrões internacionais a respeito de administração da Q e garantia da Q A norma ISO série 9000 fornece diretrizes e/ou requisito a respeito de quais características devem ser consideradas no sistema de gestão de uma organização,porém não estabelecem como estas características devem ser desenvolvidas e adotadas. Este Caráter genérico lhe dá uma ampla aplicabilidade Não trata de qualquer especificação técnica de produto, mas são complementares a todas as especificações técnicas, normas ou regulamentos aplicáveis aos produtos ou operaçoes das empresas. Publicada desde 1987, a atual versão da família ISO 9000 compõe-se das normas ISO 9000:2005, ISO 9001: 2008 e ISO 9004:2000,além de um conjunto complementares à serie Sua adoção no Brasil é feita oficialmente pela ABNT publicada com a sigla Abnt-ISSO xxxxx

12 Evolução Modelo único servindo como parâmetro e flexibilidade
Objetivo maior é a segurança em função de acidentes em usinas nucleares Fixam-se três modelos rígidos não adaptáveis Mesmo modelo com mais clareza, melhor tradução e maior compatibilidade com a série14000 1987 1994 2008 2000

13 CONCEITOS BÁSICO Foram revisadas em 2008, sem mudanças importantes quando comparadas à de 2000. Maior foco segue sendo melhoria continua, a visão de processo na gestão daqualidade e uma alinhamento maior com a ISO Conjunto formado por: NBR ISO 9000:2005: Descreve os fundamentos do sistemas de gestão da qualidade NBR ISO 9000:2008: especifica os requisitos para um SGQ, quando a organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos crescentes requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares (legislação) aplicáveis,e tem como meta aumentar a satisfação do cliente. NBR ISO 9004:2000: fornece as diretrizes que consideram tanto a eficiência como a eficácia do sistema, visando melhorar o desempenho da organização e a satisfação do cliente e das outras partes envolvidas.

14 Oito princípios Foco no cliente Liderança Envolvimento das pessoas
Abordagem do processo Abordagem segundo um sistema de gestão Melhoria contínua do desempenho global da empresa Tomada de decisão Benefícios mútuos

15 Expectativa ou necessidade, implícita ou obrigatória, que e expressa
Foco no cliente - Atender necessidades atuais, futuras e expectativas futuras SATIFAÇÃO DO CLIENTE (ITEM 3.1.4) Percepção que o cliente tem quanto ao atendimentos dos requisitos que ele apresenta QUALIDADE (item 3.1.1) Grau em que um conjunto de características inerentes, satisfaz os requisito definidos. REQUISITO (ITEM 3.1.2) Expectativa ou necessidade, implícita ou obrigatória, que e expressa CLASSE (ITEM 3.1.3) Classificação ou categoria dos requisitos de qualidade atribuídaao produto CAPACIDADE (item 3.1.5) Aptidão de uma empresa de realizar um produto que atenda as requisitos do produto

16 3. Envolvimento das pessoas
2. Liderança Estabelecem unidade de propósitos e rumo da organização Convém que criem e mantenham o ambiente interno em que as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de alcançar os objetivos da organizaçãoc 3. Envolvimento das pessoas Pessoas de todos os níveis total envolvimento possibilitam que o uso de suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização 4. Abordagem de processo maior garantia de alcance mais eficiente de resultados Veja que é a própria representação de um processo já visto


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