Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Cultura, Turismo e Meio Ambiente
ROTA DORIA e CAMBUCI Cultura, Turismo e Meio Ambiente
2
Visão Holística Relação de tudo com o todo Educação – transversalidade
Harmonia entre a exploração econômica racional, do potencial ambiental, da cultura, da história e do turismo Entender e participar das “co-relações” CULTURA – TURISMO – MEIO AMBIENTE
3
Visão Histórica Padre Dória – venceu a Serra do Mar
Cambuci - Campomanesia phaea– endêmico da Mata Atlântica – Serra do Mar Origem do nome – tupi: Pote d’água, para alguns estudiosos Camb (teta) e Cy (mãe) – seio de mãe. Os frutos medem de 5 a 6 cm de diâmetro. Relação: índio / Estrada Dória / Tropeiros (transporte e gastronomia) Pesquisa Histórica (história poética até então contada) versus Realidade Fática Nesse intermédio tinha Serra do Mar – rasgo no Sertão interligando
6
Morador na zona de amortecimento do PESM
Consciência sócio-ambiental – Mata Atlântica Respeito – conscientização Identidade (sentir-se parte) Ex.: norte do Brasil – era utilizado a castanheira para tirar tábuas, hoje o morador é consciente que se preservar a árvore, terá o fruto, que rende mais e em mais tempo...
7
Turismo: ícones gastronômicos
POVO GAÚCHO – tem o chimarrão e o churrasco NORDESTINO – pimenta e azeite dendê SÃO PAULO – tem o virado a Paulista, porque não ter também os pratos a base do cambuci – fruta como símbolo
8
TURISTA busca sonhos diferente da realidade que ele vive
Vem valorizar a cultura local, levando a cultura local
9
Rota Dória e Rota do Cambuci
Resgate Cultural Gastronômico Resgate Histórico – Rota Clandestina (História de São Sebastião – busca do progresso – importância estratégica do litoral norte) Importância estratégica do Parque Estadual da Serra do Mar para a preservação do Meio Ambiente, da História e da Cultura.
10
Salesópolis e a Rota Gastronômica do Cambuci
Sustentabilidade – integração homem-natureza O Início – 2007: Entrega de mudas em diversas comunidades; Organização comunitária; Sensibilização; Palestras; Worshops gastronômicos I Festival do Cambuci e Frutas Nativas
11
Salesópolis e a Rota Gastronômica do Cambuci
12
Entidades envolvidas Importância da união, dos Municípios entorno de um progresso regionalizado Entidades de bairro (grande parte localizada na zona de amortecimento do PESM) AHPCE – abraçando a Rota
13
FRUTOS DA ROTA (Dória e Cambuci)
Polpa, cambuci ice, cambuci seco, licores, doces, salgados, etc... Cosméticos – saindo do artesanato para uma questão mais profissional – agregando valor Novo nicho de mercado Artesanato Festivais gastronômicos Turismo – gastronômico e cultural (p.e. Roda São Paulo)
14
Cambuci como Produto Associado ao Turismo
Produção Associada ao Turismo Conceito e princípios do Ministério do Turismo
15
Cambuci como Produto Associado ao Turismo
Conceito e princípios do Ministério do Turismo
16
Cambuci como Produto Associado ao Turismo
Conceito e princípios do Ministério do Turismo
17
ESSE ERA O CAMINHO DO PADRE DÓRIA
Levar o produto e trazer o progresso Estrada Dória – símbolo de desenvolvimento: Século XIX – escoamento de produtos pelo porto Século XX – caminho do Petróleo Século XXI - Cambuci Pe Dória como mártir – morreu defendendo seu ideal de desenvolvimento Curiosidade: bebeu sua morte, antes de ter morrido...
18
Onde a Petrobrás usou a Dória
Jornal “O Estado de São Paulo’, 1969
19
O Cambuci é uma oportunidade para que os pequenos produtores percebam, que é possivel ter uma fonte de renda a partir de uma atividade sustentável, e que a preservação é a única forma de garantir que as futuras gerações possam tambem “desfrutar”, desses mesmos recursos.
20
Café Afro
21
Senzala- Um entreposto comercial
Este casarão do século XVIII passou a pertencer ao Capitão José Luis Pereira, hoje pertence a 5º geração do Capitão
22
Cruz do Dória
23
Igreja de São Lourenço
24
O sinal!
25
Sítio Arqueológico de São Francisco
26
Fazenda Santana
27
Núcleo Caraguatatuba - PESM
28
Rota Dória como Roteiro Turístico
29
POVO QUE NÃO RESGATA E NÃO VALORIZA SUA HISTÓRIA É UM POVO SEM IDENTIDADE E SEM MEMÓRIA
30
Obrigada! Ana Lúcia Moraes Wuo Bacharel e Pós graduada em Direto MBA – Economia e negócios do turismo Empresária no Ramo de Turismo Receptivo
31
Alexandre da Silva Bacharel em Lazer e Turismo alexandre. lzt@gmail
Alexandre da Silva Bacharel em Lazer e Turismo Tel.: (11)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.