A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecendo as provas do ENADE Profa. Joana Vieira Borges Departamento de Metodologia de Ensino Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecendo as provas do ENADE Profa. Joana Vieira Borges Departamento de Metodologia de Ensino Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo as provas do ENADE Profa. Joana Vieira Borges Departamento de Metodologia de Ensino Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO D0S ESTUDANTES PEDAGOGIA 2014

2 NO DIA DA PROVA, você deve...  Comparecer no local definido pelo Inep, às 12h15min do dia 23 de novembro de 2014  Localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades  Levar um documento oficial de identificação (com fotografia) e caneta esferográfica preta  Inicio da prova: 13 horas (não será permitida a entrada no local da prova após esse horário). O estudante somente poderá sair da sala após 1 hora do inicio da prova (permanência mínima)  Participação será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas da prova ATENÇÃO: Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo Inep, nem tampouco com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação.

3 SOBRE A PROVA Quem aplica a prova?  Uma instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), segundo o modelo proposto para o Exame. Qual o formato da prova?  A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Qual o peso das partes da prova?  Formação Geral = 25%  Componente específico = 75%

4 O QUE A PROVA AVALIA Avalia o rendimento dos/as estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculadas/os. Ou seja, habilidades e competências que serão exigidas na trajetória profissional para compreensão tanto de conhecimentos específicos (Pedagogia) quanto para temas ligados à realidade brasileira e exterior (diálogo com outras áreas do conhecimento ).

5 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA  Verificar se recebeu: Caderno de Provas e Caderno de Respostas (questões objetivas, discursivas e do Questionário de percepção da prova);  Conferir se o Caderno de provas está completo (todas as questões e o questionário de percepção da prova)

6 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA  Verificar se seu nome está correto e assine o Caderno de Respostas com caneta de tinta preta  Leia as instruções expressas no Cartão de Respostas sobre a marcação das respostas às questões de múltipla escolha (apenas uma resposta por questão) Exemplo extraído do Caderno de Prova ENADE novembro de 2005:  Proibido durante a prova INDIVIDUAL: uso de calculadoras; comunicação de qualquer tipo entre estudantes; troca de materiais; consultas à materiais bibliográficos, cadernos, anotações etc.

7 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA  Tempo de duração da prova: 4 horas  Quando terminar, entregue ao fiscal o seu Caderno de Respostas  O Caderno de Prova só poderá ser levado pela/o estudante após 3 horas do inicio da Prova (ou seja, após às16:00 horas)

8 A PROVA ENVOLVE...  Identificação/Interpretação/Análise de textos (fragmentos de livros, poesias, artigos de periódicos, etc.), imagens, mapas, dados do IBGE e outros institutos de pesquisa, histórias em quadrinhos, gráficos, entre outros.  Capacidade de elaborar argumentos por meio de textos dissertativos (sendo a resposta objetiva, clara, coesa, compreensível - ideias e grafia - e que utilize apenas o espaço destinado a mesma)

9 A PROVA ENVOLVE...  Questões de Formação Geral que abordam: situações-problema, simulações, estudos de caso e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas.  Questões de Formação Específica que avaliam: habilidades e competências gerais e específicas adquiridas durante a formação (na área de Pedagogia) através de questões que envolvem situações- problema e estudos de casos.  Questões discursivas que avaliam: clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Dissertar: tipo de redação na qual devemos desenvolver uma composição escrita sobre um tema específico apresentando, discutindo argumentos e fornecendo exemplos quando necessário.

10 AO RESPONDER AS... Questões de múltipla escolha :  leia o enunciado com atenção, identificando os principais argumentos levantados;  leia todas as alternativas (mesmo que você localize uma resposta que ache correta antes do término das opções)  atenção às ilustrações (imagens, gráficos e tabelas): analise-as com cuidado;  Anote a resposta para, posteriormente, passa-la com atenção (e em definitivo!!!) ao Cartão de Respostas.

11 AO RESPONDER AS... Questões discursivas :  leia com atenção todas as questões e destaque as ideias principais (do texto e as que você for lembrando com a leitura);  leia com atenção as instruções do enunciado, diferenciando o que foi pedido como, por exemplo: “redigir um texto dissertativo-argumentativo”; “explicar”; “apresentar uma argumentação coerente”, “responder às perguntas”; “calcular os valores e interpretar os resultados encontrados”; “justificar a escolha”; “relacionar”; “indicar”; “comparar”; “descrever”; “exemplificar”;  Direcione a resposta para o que está realmente sendo perguntado;  Dica: responda primeiro as questões mais simples (tempo médio: 10 minutos);  lembre-se de utilizar terminologia técnica sempre que necessário;  releia suas respostas para corrigir erros e aprimorar o conteúdo.

12 Formação Geral / Objetiva

13 Formação Geral / Discursiva

14

15 Formação Geral / Discursiva (Padrão de Resposta - Gabarito) O estudante deve ser capaz de apontar algumas vantagens dentre as seguintes: (1) flexibilidade de horário e de local, pois o aluno estabelece o seu ritmo de estudo; (2) valor do curso, em geral, é mais baixo que do ensino presencial; (3) capilaridade ou possibilidade de acesso em locais não atendidos pelo ensino presencial; (4) democratização de acesso à educação, pois atende a um público maior e mais variado que os cursos presenciais; além de contribuir para o desenvolvimento local e regional; (5) troca de experiência e conhecimento entre os participantes, sobretudo quando dificilmente de forma presencial isso seria possível (exemplo, de pontos geográficos longínquos);

16 Formação Geral / Discursiva (Padrão de Resposta - Gabarito) (6) incentivo à educação permanente em virtude da significativa diversidade de cursos e de níveis de ensino; (7) inclusão digital, permitindo a familiarização com as mais diversas tecnologias; (8) aperfeiçoamento/formação pessoal e profissional de pessoas que, por distintos motivos, não poderiam frequentar as escolas regulares; (9) formação/qualificação/habilitação de professores, suprindo demandas em vastas áreas do país; (10) inclusão de pessoas com comprometimento motor reduzindo os deslocamentos diários.

17 Componente Específico/ Objetiva

18 Componente Específico/ Discursiva

19 Componente Específico / Discursiva (Padrão de Resposta - Gabarito) a) O estudante deve mencionar que, até o século XVII, a sociedade não dava muita atenção às crianças. A visão que se tem da criança é algo historicamente construído, por isso é que se podem perceber os grandes contrastes em relação à caracterização de infância no decorrer dos tempos. b) O estudante deve mencionar a particularidade infantil que distingue essencialmente a criança do adulto, existindo peculiaridades no seu modo de agir e pensar, e, portanto, merece um olhar mais específico. c) O estudante deve mencionar que as crianças eram representadas como adultos em miniatura, não havendo caracterização da infância como uma condição particular.

20 QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DA PROVA  Formado por 9 questões de múltipla escolha;  Visam apurar a opinião da/os estudante a respeito da qualidade e adequação da prova;  Grau de dificuldade; tempo de duração da prova (extensão adequada?); redação das questões (claras e objetivas?); informações/instruções para a resolução das respostas (suficientes?); dificuldades (conhecimento dos conteúdos, abordagem dos mesmos, espaço para as respostas; motivação para a realização da prova; etc); estudou/aprendeu ou não ou conteúdos durante o curso?

21 Referências INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Disponível em: Acesso: 25 set http://portal.inep.gov.br/enade Provas e Gabaritos para a área de Pedagogia : 2005, 2008 e 2011:


Carregar ppt "Conhecendo as provas do ENADE Profa. Joana Vieira Borges Departamento de Metodologia de Ensino Centro de Ciências da Educação Universidade Federal de Santa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google