A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO II C – Domingo Lei de Igualdade na Sociedade Cida Glavin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO II C – Domingo Lei de Igualdade na Sociedade Cida Glavin"— Transcrição da apresentação:

1 CICLO II C – Domingo Lei de Igualdade na Sociedade 2011-8-07- Cida Glavin

2 IGUALDADE NATURAL E DESIGUALDADE DE APTIDÕES

3 Nós somos Todos fomos criados fracos, temos dores corporais. Deus não concedeu nenhuma superioridade natural nem pelo nascimento e nem pela morto. Todos somos iguais perante Deus.

4 TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE DEUS
Na Terra todos os homens estão submetidos às mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos seus olhos, são iguais. Le 803

5 Por que Deus não deu as mesmas aptidões a todos os homens
Cada um evolui de maneira diferente. A diferenca está na diversidade dos graus da experiência alcançada e da vontade de cada um. Ai entra o livre-arbritio. Por isso uns evoluem mais rápido que outro. O que lhe da diversas aptidões. Muitas vezes as aptidões ficam adormecidas numa encarnação para poder desenvolver outras.

6 APTIDÕES Deus criou iguais todos os Espíritos, mas cada um destes vive há mais ou menos tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou menor soma de aquisições. A diferença entre eles está na diversidade dos graus da experiência alcançada e da vontade com que obram, vontade que é o livre-arbítrio. Daí o se aperfeiçoarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas [...].LE 804

7 Livre-arbítrio. Por isso uns
se aperfeiçoam mais rápido que outros. Aptidões podem ficar adormecidas em determinada encarnação para que se desenvola outras

8 APTIDÕES Sendo solidário entre si todos os mundos, necessário se torna que os habitantes dos mundos superiores que, na sua maioria, foram criados antes do seu, venham a habitá-lo, para dar o exemplo (...) O Espírito que progrediu não retrocede. LE 805

9 A VINDA DE ESPÍRITOS SUPERIORES
Se dá individualmente, que podemos idenficar comos os grandes líderes da Humanidade Coletivamente como tivemos com os capelinos. Vindos da Constelação de Cocheiros que fica a 42 anos-luz da Terra.

10

11

12 Raça Adâmica Civilização Egipcia. Que mais tinha lembrança e menos dívidas. A hindu se formou na India se misturou dominando os primatas e formaram uma casta de superioridade soberba. Os árias deram origem a indu-europeia, gregos, celtas, eslavos, germanos e latinos Os hebreus foram a raça mais forte e hemogenia, mantendo os seus caracteres através de todas as mutações.

13 DESIGUALDADES SOCIAIS

14 Desigualdades Sociais
As desigualdades sociais não estão na lei da natureza, são obra do homem e não de Deus. (Le 806) Em nenhum tempo, nem em nenhum povo, os homens em sociedade puderam abster-se de chefes. (Allan Kardec -Obras Postumas)

15 Desigualdades Sociais
A autoridade era concedida ao chefe de familia, anciões. Surge a 1ª.aristocracia Com as sociedades mais numerosas as querelas entre vizinhanças se resolviam pelo combate. Surgem os chefes militares. O vencedores submetiam os vencidos à servidão. Surge a 2ª. Aristocracia Passando para os filhos as condições dos pais surge a Classe Superior e a Inferior. Para garantir os privilégios foram feitas leis que favoreciam a classe Superior.

16 Desigualdades Sociais
Com a classe inferior sendo obrigada a trabalhar para viver e sendo cada vez mais oprimida surgiu a necessidade de procurar novos recursos de trabalho. Desenvolveu a inteligência e sentindo-se forte pelo número, proclamou a igualdade perante a lei. Esse princípio marcou em certos povos o fim da aristocracia de nascimento. E aí se levanta um novo poder.....

17 Desigualdades Sociais
O poder do dinheiro Não se inclinavam mais diante de um brasão mas sim de uma fortuna. Mas para se fazer uma fortuna ou mante-la é preciso inteligência. Que pode ser tanto do pobre quanto do rico. Essa aristocracia não é mais justa, racional ou lógica que a de força bruta , de nascimento ou de dinheiro. Seria, mas somente com a junção da Moral. (AK Obras Póstumas)

18 Desigualdades Sociais
No sec. XVIII a industrialização impulsionou o capitalismo. O homem de negócios (burgueses) era louvado e o trabalhador (massa) assalariado não podia progredir financeiramente e nem intelectualmente. Ele tinha que cuidar de tudo para o patrão continuar lucrando.

19 Desigualdades Sociais
NO sec, XIX surgiram várias teorias explicando e criticando as desigualdades sociais. Karl Marx: Noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal onde baseava-se na liberdade de compra e venda Ele criticava o liberarismo porque eram expressos os interesses de só uma parte da sociedade Surgem outras formas de governo como o socialismo e comunismo.

20 Desigualdades Sociais
...Daí mil teorias, mil sistemas diversos, tendentes a melhorar a situação das classes pobres, a assegurar a cada um os meios do estritamente necessário. Mas, a aplicacão desses sistemas exige da parte de uns muita paciência e habilidade da parte de outros, um espírito de abnegação que lhes é absolutamente essencial.... (Léon Denis, Depois da Morte)

21 Desigualdades Sociais
Os patrões dão ordens e o proletariado nem sempre está pronto a recebê-la por serem injustas. Começam as lutas de classes como greves e reinvidicações por melhores condições de trabalho A luta de classes pode ser vista também na arte como pinturas, teatros, filmes,livros, etc

22 Desigualdades Sociais
.....Em vez dessa mútua benevolência que, aproximando os homens, lhes permitiria estudar em comum e resolver os mais graves problemas, é com violência que o proletário reclama seu lugar no banquete social e é com acrimônia que o rico se confina no seu egoísmo e recusa abondonar aos famintos as menores migalhas de sua fortuna. Assim, um abismo abre-se às desavenças, as cobiças, os furores acumulam-se de dia em dia. Léon Deniz ,

23 Por que dessas desigualdades?
A injustiça social decorre dos atos que os indivíduos praticaram nas vidas passadas. O que não justifica que governos arbitrários não favorecem aqueles que se encontram na linha da miséria ou abaixo. Numa sociedade justa elas desaparecerão. A America tem mais de 20 milhões na linha da probreza (Divaldo Franco – Programa Transição)

24 Uma pessoa paga 50 mil por uma bolsa e pessoas vivem com menos de R$1,00 ao dia .Deus não interfere? Por que? Por que desapareceriam os méritos das criaturas. Se Deus tivesse nos criado perfeitos a vida não teria sentido e cairiamos no tédio...a Divindidade proporciona recursos e tesouros aos indivíduos que deveriam aplicar para o bem ..... Usar um relógio de U$1 milhão ajuda na indústria mas seria mais correto repartir o excesso com os menos favorecidos Divaldo Franco – Programa Transição)

25 Devemos das esmolas? …no evangelho tem esta linda frase Tranforme a sua esmola em salário. ….Eu procuro encaminhar para instituições que conheço por causa do mercantilismo. Conheço mães em nossa cidade que alugam crianças esqualidas e essas mães as deixam se alimentar para poderem inspirar compaixão…… O que acontece com essas pessoas quando elas morrem? Pertubam-se profundamente pois usam da sua dor para explorar os outros e de seu sofrimento para criar culpas sociais. Já temos a nossa culpa pela indiferença (DF)

26 O que acontece com um político corrupto?
A consciência de culpa torna-se o seu algoz. Ninguém foge de si mesmo. Para onde vamos levamo-nos ...Aqueles que foram prejudicados os aguardam no além e tornam-se cobradores impiedosos. Trazendo-os a terra com problemas terríveis como idiotia, portadores de autismo, e tantas outras deformidades por causa de seus perseguidores e da consciência de culpa

27 A pessoa que tem uma boa situação financeira deve se sentir culpada?
Não. Desde que o indivíduo ganhou esse recursos com suor e preserva através do trabalho.Que na sua indústria ou instituição de trabalho estejam dando salários dignos para diminuir a miséria. .....É lícito a quem trabalhou desfrutar até do excesso mas também repartir com aqueles que não tem chance (DF)

28 Pago os meus impostos. O problema é do governo!
Deveria ser correto se o governo cumprisse com o seu dever mas desde que alguns governos são injustos não podemos lavar as mãos como Pilatos Podemos matar a sede, a fome, proporcionar a saúde, dar uma palavra amiga, um gesto de gentileza. Isso não é do governo. Isso é nosso. Seria o mesmo que esperar que o Governo acabe com a violência. Ele pode decretar a paz mas nem sempre tem mecanismo para acabar com a violência do indíviduo. (DF)

29 Essa violência contra si mesmo, seu próximo, contra a sociedade é uma patologia. Quando estamos em uma sociedade injusta a violência é cobrar através de gestos de loucura aquilo que deveria receber de gratuitamente. E porque ele se sente descriminado elouquece e vai para a violência urbana, totalmente em desequilibrio. Na atualidade, graças a droga, o indivíduo vazio existencialmente foge e então ele perde os parametros e nós vemos a violência ameaçando a todos nós (DF)

30 Desigualdade Social - Raça
A classificação racial geralmente usa traços de herança biológica como critério. Contudo como esses traços são tratados e traduzidos dentro da categoria que chamamos raças são definidos por convenções sociais e não biológicos. Consideramos a Asia como uma única raça. Para eles japoneses, chineses, vietnamitas e coreanos são raças separadas. Em 1911 o The United States Immigration Commission considerou os italianos, irlandeses e poloneses, ingleses como raça distinta. Em 1924 passou no congresso restrição imigratória para o sul e o leste da europa como Raça Inferior

31 Raça Na Alemanha nazista os judeus foram considerados uma raça
inferior e não simplesmente um grupo reliogoso

32 Raça Na África hoje os Hutus (Rwanda) e os Tutsi (Burundi) são considerados raças distintas. Essa guerra racial já levou milhares a morte.

33 Os negros sofrem desigualdades em quase todo o mundo
Raça Os negros sofrem desigualdades em quase todo o mundo

34 Raça 1875 Assinado Civil Rights 1964 Assinado novo Civil rights
No Brasil a Lei Áurea foi assinada em 1888

35 Castas India, Nepal e onde o hinduismo predomina há a divisão de castas. Hoje não há tanto nas grandes cidades

36 Depois de 9/11 os mulçumanos começaram a
sofrer maiores desigualdades sociais no mundo.

37 Desigualdade social - Consequências
Escolaridade deficiente ou nenhuma Desnutrição Comprometimento no desenvolvimento físico e mental Despreraro para a vida Procura por uma sobrevivência através do submundo do crime Violência Uso e venda de drogas Abandono de filhos, etc

38 Desigualdade social e a biblia
E quanto a teu escravo ou escrava que tiver, serão da nação que estiver a seu redor e deles comprara escravos e escravas.....Também comprará de forasteiros que peregrinam ao seu redor. Deles e de suas familias que estiverem ao seu redor e tiver gerado em suas terras serão teus por possessão. Voce deve tratá-los como sua propriedade, passando-os para os seus filhos como permanente herança. (Levitico 25:44-46). Foi usado estes textos para manter a escravatura nos USA.

39 Desigualdade social e a biblia
Escravos, obedeçam em tudo os seus senhores segundo a carne, não trabalhe só quando está sendo observado, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. Colossenses 3:22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é para Deus (Liviticus 18-22)

40 Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.(Leviticus 20:13) Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.(Corintios 6: Paulo)

41 Desigualdade Social e a Biblia
As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Corintios 14:34-35

42 Desigualdade Social e a Biblia
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos voces são um em Cristo Jesus (Galatias 3:28)

43 DESIGUAlDADE DE RIQUEZAS, AS PROVAS DA RIQUEZA E DA POBREZA

44 É mais fácil ser rico ou pobre?
Não importa. Desde que seja justo e digno Deve-se manter a honorabilidade na pobreza e na riqueza a generosidade (Divaldo Franco)

45 Teremos igualdade social no futuro?
Podemos aguardar uma igualdade moral, com vários níveis de consciência da escala psicolóica pois teremos na Terra espíritos menos evoluídos. Haverá uma igualdade numa faixa ampla...enquanto a Terra não atinge o nível de planeta superior a dor estará presente e haverá espíritos em provas, em redenção e espíritos que estejam concluindo as suas experiências. Porém o amor dará um sentido de fraternidade em que não haverá carência, nem excesso e haverá justiça para todos

46 É possível a igualdade absoluta de riquezas?
Não. Seria indubitavelmente uma ambição impossível. Por mais que elas fossem iguais as pessoas seriam diferentes.....uns seriam mais destroiner e outros mais economicos e logo depois já haveriamos as diferenças economicas entre eles (DF)

47 IGUALDADE DE DIREITOS DO
HOMEM E DA MULHER

48 IGUALDADE DE DIREITOS DO HOMEN E DA MULHER
O homem, que tinha mais força física, dominou a mulher desde os primordios.

49 IGUALDADE DE DIREITOS Na Roma antiga qualquer criança nascia sob o Patria Potestas. Mesmo com a morte do pater familias a mulher não ficava livre. Vemos pelos relatos sobre Jesus que Ele valorizava a participação da mulher nos eventos e que seu lugar mão poderia ser desconsiderado. Na medida em que o celibato se tornou uma das experiências mais importantes dentro da hierarquia da igreja, a desvalorização da mulher foi a estratégia para manutenção da eclesiastica. Eva como a responsável pelo pecado original, Dalila como traidora de Sansão, Maria Madalena como prostituta, etc.

50 IGUALDADE DE DIREITOS sob a reforma do Islã foi concedido as mulheres mais direitos do que a pré-islamica Arabia e Europa medieval. Em várias passagens do alcorão é demonstrada a igualdade da mulher. Inclusive na partilha de bens. Muhammad morreu sem terminar de escrever o conjunto de tratados éticos para regular o dia a dia do convertido. Tarefa que ficou para seus seguidores. Após 200 anos de sua morte haviam hadith verdadeiros contra falsos. Esses haddiths foram as predras fundamentais para demonstrar a inferioridade femenina.

51 IGUALDADE DE DIREITOS A mulher começou a sua luta pelos seues direitos na idade média. Graças às idéias cristãs, a mulher passou a ter um papel essencial na família. Os maiores avanços se deram a partir do final deo sec. 18 (1791) com a 1a. declaração dos direitos da mulher e cidadania Direito ao voto Finlandia, 1920 USA, Brazil, 2005 Kuwait 1948 – Declaração Universal dos direitos humanos inclue às mulheres igualdade

52 IGUALDADE DE DIREITOS Todo privilégio a um ou a outro concedido é contrário à justiça. A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização. [...] Visto que os Espíritos podem encarnar num e noutro, sob esse aspecto nenhuma diferença há entre eles. Devem, por conseguinte, gozar dos mesmos direitos.

53 IGUALDADE DE DIREITOS A ambos Deus ortogou a inteligência do bem e do mal, assim como a faculdade de progredir (Le 817) Todo privilégio a um ou a outro concedido é contrário à justiça. A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização. [...] Visto que os Espíritos podem encarnar num e noutro, sob esse aspecto nenhuma diferença há entre eles. Devem, por conseguinte, gozar dos mesmos direitos. (LE 822)


Carregar ppt "CICLO II C – Domingo Lei de Igualdade na Sociedade Cida Glavin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google