A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidade-Estado: Atenas. Deusa Atenas Uma das mais poderosas das doze divindade gregas do Olimpo. Considerada deusa da sabedoria, da inteligência, da paz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidade-Estado: Atenas. Deusa Atenas Uma das mais poderosas das doze divindade gregas do Olimpo. Considerada deusa da sabedoria, da inteligência, da paz."— Transcrição da apresentação:

1 Cidade-Estado: Atenas

2 Deusa Atenas Uma das mais poderosas das doze divindade gregas do Olimpo. Considerada deusa da sabedoria, da inteligência, da paz e da guerra, protetora da vida política, das ciências e das artes. Filha de Zeus com sua primeira esposa, saiu da cabeça de Zeus, já adulta e armada para a guerra.

3 Localização Geográfica Localização: Planície da Ática. Atualmente: Capital da Grécia. Fundação: Aqueus e Jônios. Mitologia: Atenas foi fundada por Teseu, herói que derrotou o Minotauro nos labirintos do Palácio de Cnossos em Creta. Devido sua proximidade com o litoral, Atenas se tornou potência no comércio marítimo.

4 Sociedade ateniense Eupátridas: Grandes proprietários, membros das famílias mais antigas. Eram os “bem nascidos” (aristocracia). Georgois: Pequenos proprietários Demiurgos: Comerciantes, artesãos e pobres em geral. Metecos: Estrangeiros ou filhos de estrangeiros. Escravos: Prisioneiros de guerra ou atenienses endividados.

5 Cidadania ateniense Quem era considerado cidadão? Homens, maiores de 18 anos de pai e mãe ateniense. E as mulheres e jovens? Ficavam sob a responsabilidade masculina. O lugar da mulher ateniense era em casa. E os estrangeiros? Eram homens livres, pagavam impostos, mas não eram cidadãos. “Quando amadas, se perfumam (...) Quando fustigadas não choram Se ajoelham, pedem imploram”. Mulheres de Atenas – Chico Buarque

6

7 Educação ateniense Objetivo: Formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Características: Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, filosofia, oratória, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar. Meninas: Não frequentavam a escola, pois ficavam aos cuidados da mãe até o casamento.

8 Democracia: O Governo do Povo Até 508 a.C. a cidadania era concedida apenas aos eupátridas, isso mudou quando Clístenes, passou a governar a cidade e estendeu os direitos políticos à todos os homens livres, nascidos em Atenas e filhos de pai e mãe atenienses. Para garantir a participação de todos, Clístenes dividiu a Ática em demos, onde os cidadãos eram obrigados a se inscreverem. Clístenes criou ainda o ostracismo, que é a suspensão dos direitos políticos por 10 anos aos cidadãos que ameaçassem o governo.


Carregar ppt "Cidade-Estado: Atenas. Deusa Atenas Uma das mais poderosas das doze divindade gregas do Olimpo. Considerada deusa da sabedoria, da inteligência, da paz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google