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Global Emerging Markets Investor Forum 16-18 de Junho de 2004 Global Emerging Markets Investor Forum 16-18 de Junho de 2004
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 1 Regulamentação 20 Estratégia de Crescimento da Receita 11 Visão Geral do Mercado de Telecomunicações – Brasil 3 Desempenho Financeiro 23 Índice Visão Geral - Telemar 2
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 2 Objetivo: Construir uma operadora integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação Ganho de market share em todos os segmentos de negócios Crescimento seletivo (Novos Serviços) Consolidação dos Investimentos Crescimentos em Mercados altamente competitivos Serviço de Telefonia Móvel (Região I) Longa Distância (LDN e LDI) Dados e Corporativo (cobertura nacional) Serviços de Call Center (cobertura nacional) Explorando novas oportunidades: Banda Larga (ADSL) Serviços Compartilhados (Bundle) Novos produtos para o mercado residencial /SME (voz / dados) Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas. Objetivo: Construir uma operadora integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação Ganho de market share em todos os segmentos de negócios Crescimento seletivo (Novos Serviços) Consolidação dos Investimentos Crescimentos em Mercados altamente competitivos Serviço de Telefonia Móvel (Região I) Longa Distância (LDN e LDI) Dados e Corporativo (cobertura nacional) Serviços de Call Center (cobertura nacional) Explorando novas oportunidades: Banda Larga (ADSL) Serviços Compartilhados (Bundle) Novos produtos para o mercado residencial /SME (voz / dados) Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas. Visão Geral – Telemar Região I Telefonia Fixa e Serviço Móvel (GSM) Cobertura Nacional Longa Distância, Transmissão de Dados e Serviços de call center
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 3 Mercado de Telecom no Brasil – Crescimento da Base de Clientes *Source:Company´s Information Telefonia Fixa – LES (milhões) Tendo atingido as metas de universalização (1998-2001), o crescimento da planta de telefonia fixa estará condicionado à recuperação econômica do país. Taxa de Penetração Brasil (%) Região I Brasil 98 1 9900 01 02 03Mar/04 Telefonia Móvel – Clientes (milhões) 98 1 9900 01 02 03Mar/04 Desde a privatização e início da competição, o crescimento da telefonia móvel já ultrapassou largamente as projeções mais otimistas do mercado (crescimento médio anual acima de 30% - 1999/2003). Brasil Taxa de Penetração Brasil (%) Região I 1 Privatização (Jul/98).
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 4 Mercado de Telecom no Brasil – Receita Líquida 2002 – R$ 50,6 bi 2003 – R$ 57,0 bi Crescimento na receita do setor de telecom em 2003 de ~13%; A telefonia móvel impulsionou o crescimento da receita (+18% em 2003); Dada a maior estabilidade na planta de telefonia fixa, a telefonia móvel deverá continuar a impulsionar o crescimento na receita em 2004. 1 Receita Líquida das maiores concessionárias (Telemar, Telesp, Brasil Telecom, Embratel) – exclui CTBC, Vesper, Intelig, GVT. 2 Receita Líquida dos principais grupos: Vivo, Claro, Oi, TIM e Opportunity, excluindo venda de aparelhos (exclui: CTBC, Nextel, Sercomtel, etc.). 1 2 2 1
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 5 Mercado de Telecom no Brasil – Telefonia Fixa Telemar 32% 15,1 M Brasil Telecom 9,7 M 20% Telefonica 12,2 M 31% Embratel (LDN & LDI) 17% 2001 37,4 1998 20,0 2003 39,2LES (milhões)* 2002 38,8 Mar/04 38,9 Linhas em Serviço % da Receita Total das Concessionárias de Telefonia Fixa (T= R$ 14,6 bi / 1T04) * Inclui empresas espelhos e outras concessionárias (CTBC e Sercomtel).
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 6 Assinantes - Mar/04 Brasil: 49,1 m Participação no Mercado Nacional * Outros grupos (Opportunity, CTBC, Sercomtel e Nextel) Vivo (CDMA) 21,9 m 44% TDMA/GSM / Outros* 3,8 m 8% TIM (TDMA/GSM) 9,1 m 19% Claro (TDMA/GSM) 10,0 m 20% Oi (100% GSM) 4,4 m 9% Inicio (BRP) Concessionárias Principais Grupos Mercado de Telecom no Brasil – Telefonia Móvel
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 7 TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras Telefonia Fixa no Brasil – Receita Bruta / Concessionárias 2002 – R$ 18,4 bi 2003 – R$ 20,7 bi Serviço Local (ex-VC1) 2002 – R$ 12,7 bi 2003 – R$ 14,5 bi Serviços de Longa Distância 2002 – R$ 7,0 bi 2003 – R$ 7,9 bi Serviço Fixo-Móvel (VC1) TMAR Aumento médio de tarifas: 12,3% Aumento médio de tarifas: 24% Aumento médio de tarifas: 8.7% 2002 – R$ 4,4 bi 2003 – R$ 5,1 bi Serviço de Dados 1 +12,5% +12,8% +13,7% +15,9% Outras 1 Exclui linhas alugadas a outros provedores (EILD).
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 8 A Telemar é líder no segmento de longa distância para ligações originadas na Região I; As concessionárias regionais conquistaram mercado das operadoras de longa distância a partir de 2002, devido à abertura de mercado para competição em novos segmentos (inter-regional e internacional); A Telemar vem aumentando sua participação de mercado desde 1999 até 2003, devido principalmente à entrada em novos segmentos de mercado; Desde o 2S03 o setor vem recebendo um contribuição significativa da receita com SMP - ligações de longa distâncias originadas em aparelhos móveis; Desafio: manter participação de mercado em nossa região preservando margens (evitando guerra de preços / competição irracional). Mercado de Telecom no Brasil – Longa Distância (1) Somente concessionárias (aproximado %). Fonte: Relatório das Empresas. Market Share da Receita (1)
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 9 Base de assinantes da telefonia móvel está crescendo acima de 30% ao ano; A Oi continua sendo a empresa que mais cresce na Região I; Penetração da telefonia móvel na Região I (23%) ainda apresenta potencial de crescimento. ^Inclui outros grupos: Opportunity, Nextel, CTBC and Sercomtel. Brasil Região I Penetração da Telefonia Móvel (%) – Abril/04 * *Fonte: Pyramid Research Dez/03 Mar/04 Dez/03 Mar/04 Mercado de Telecom no Brasil – Telefonia Móvel
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 10 Penetração de Computadores (% dos domicílios ) * *Fonte: Pyramid Research ** Domicílios Totais= 41,5 m (IBGE- PNAD/2002) 2003 ADSL representa 82% do total de 1.2 m de acessos em banda larga no Brasil (Dez/03); Penetração de Banda Larga no Brasil deverá atingir 30% dos usuários de internet nos próximos cinco anos; Base de assinantes de banda larga no Brasil deverá crescer 2.5x até 2006*; Desafio: Desenvolver canais de venda para aumentar a oferta de produtos para segmento PME, com mix de serviços (Banda Larga, LD, móvel). ADSL representa 82% do total de 1.2 m de acessos em banda larga no Brasil (Dez/03); Penetração de Banda Larga no Brasil deverá atingir 30% dos usuários de internet nos próximos cinco anos; Base de assinantes de banda larga no Brasil deverá crescer 2.5x até 2006*; Desafio: Desenvolver canais de venda para aumentar a oferta de produtos para segmento PME, com mix de serviços (Banda Larga, LD, móvel). Brasil Região I Dez/03 Mercado de Telecom no Brasil – Banda Larga
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 11 Telefonia Fixa Crescimento Moderado Dados e Corporativo High Growth Telefonia Móvel Crescimento Elevado LDN / LDI Crescimento Elevado Call Center Crescimento Elevado Estratégia Integrada Estratégia de Crescimento Crescimento Elevado
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 12 (milhões) Expansão da Base de Clientes Habilidade de antecipar o crescimento da telefonia móvel e a migração de tráfego (F-M); Capacidade de manter/ aumentar market share em um ambiente de mudanças tecnológicas e de padrões de consumo; Capacidade de oferecer banda larga (ADSL) a seus clientes, aumentando o ARPU e protegendo seu mercado; Continuar aumentando a base de clientes; Desenvolvimento de produtos e serviços avançados e segmentados por classes de clientes; Oferecer serviços inovadores e focados na necessidade dos clientes. Cresc. Anual 19,5% Fixa Móvel 19,0 16,4 19,8 22,1 ADSL 0,5 1 0,3 1 Meta: 450 mil assinantes Velox.
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 13 Assinantes (mil) Bem sucedida implementação do GSM 5 milhões de assinantes em 24 meses (~21% market share); Aumento do market share da Oi acarreta redução nos custos de interconexão consolidados; Quase 50% das adições líquidas em sua região desde o lançamento em Jun/02; Participação dos serviços móveis na receita consolidada: 3% em 2002 7% em 2003; Desafio: consolidar e aumentar participação de mercado da Oi com margem EBITDA crescente. Pré-pago Pós-pago 1.722 2.236 3.893 80% 83% 85% Serviço de Telefonia Móvel 6.500 4.408 2.849 80% 78% +80% anual Receita Bruta (R$ milhões)
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 14 Serviço Local 6,122 7,098 8,119 Receita Local (ex- VC1) - R$ milhões Tráfego Local – F-F (bilhões de pulsos) 21,3 22,9 22,6 2.093 1.881 1T03 1T04 Tráfego local impactado pelo baixo crescimento do PIB e migração de tráfego F-M; Receita local aumentando em linha com os reajustes nas tarifas (sem crescimento real); Excelente desempenho dos serviços móvel, de longa distância e dados tem provocado redução de participação do serviço local na receita total; Meta: Proteger mercado local / reter cliente de alto valor (acompanhar necessidades do cliente / serviços compartilhados / ADSL). 44,8% 44,1% 41,8% % da receita total
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 15 Serviços de Longa Distância 1,568 2,066 2,963 Receita - R$ milhões Tráfego LD (bilhões de minutos) 7,1 8,2 9,5 Receita de LD crescendo acima de 30% ao ano, devido aos ganhos de participação de mercado: Novos mercados de LDN/LDI (Jul/02); Chamadas originadas em telefones móveis (Jun/03); A Telemar é a empresa de telecom mais lembrada “Top of Mind” pelo público por dois anos consecutivos, em todo o Brasil; Mais de três milhões de clientes em programas de fidelidade; Meta: aumentar a eficiência e qualidade do serviço, com crescimento na receita e preservando a lucratividade. % da receita total 11,5% 12,8% 15,3% 885 666 1T03 1T04
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 16 Assinantes (mil) – Final do Período Implantação da Banda Larga (ADSL) 41 6 217 33 128 450 Maior crescimento de assinantes ADSL no Brasil (~37% das adições líquidas em 2003); Presente nas 110 maiores cidades da Região I (10x mais que qualquer outra tecnologia, incluindo cabo); Receita do Velox aumentou 4x em 2003 (e tem ainda grande potencial para crescer nos próximos anos); Meta: Aumentar a penetração de ADSL na Região I de 2% para 5% das linhas em serviço em 2-3 anos. Receita (R$ milhões) 284 59 1T03 1T04 69 17 1T03 1T04
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 17 Receita de Dados ex-ADSL (Velox) cresceu 21% em 2003; Crescimento real baseado na conquista de importantes clientes corporativos; Alta qualidade da rede e dos serviços prestados (SLA/ Acesso às dependências do cliente); Meta: aumentar o fornecimento de soluções integradas para clientes corporativos em todo país. Serviços de Dados Receita (R$ milhões) Maiores Clientes Conquistados em 2003 787 873 1.056 295 255 1T03 1T04
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 18 Receita tem crescido mais de 20% ao ano impulsionada pela completa digitalização da rede; Novas receitas com o serviço de telefonia fixa, com produtos como “siga-me”, ‘identificador de chamada” e“secretária eletrônica” e alavancagem de tráfego na rede; Serviços comercializados aumentaram de 25% (2001) para 40% das linhas em serviço (2003); Meta: desenvolver novos serviços para incentivar o aumento na receita e no tráfego. Serviços de Valor Adicionado Receita (R$ milhões) 258 303 423 117 94 1T04 1T03
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 19 Foco em lucratividade: EBITDA positivo desde o lançamento; Soluções customizadas para cada tipo de cliente; Alavancagem de tráfego para a rede da Telemar; Principais clientes da Contax incluem bancos, serviço público, seguradoras, midia, telecom, grandes revendas; Meta: Consolidar posição #1 de operador de call center no Brasil. Serviços de Call Center 7.337 4.947 12.907 223 146 >15.000 Posições de Atendimento Receita Líquida (R$ milhões) 421 12.543 8.270 1T03 1T04 125 82 1T03 1T04
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 20 Regulamentação – Principais Itens 2003 IGP- DI (30,05%) x IPC-A (17,24%) Ainda está pendente o mérito da causa na justiça 2004 Tarifas serão reajustadas com a base na variação anual do IGP-DI até maio/04 (7.97%); Base para o reajuste: tarifas atualmente em vigor Fator de Produtividade: Cesta Local – 1% Cesta de Longa Distância – 4,5% Interconexão Local – 17,5% 2005 Deverá ser baseado no IGP-DI 2006 em diante: IST – novo indexador de tarifas para o setor (a ser definido) “K” – Novo fator de produtividade (a ser definido) Interconexão: a) Definido como % da tarifa local (60%-2006; 50% - 2007) b) A partir de 2008 será baseado em “Long Range Incremental Cost Model” (a ser definido) 1. Tarifas – Revisão Anual
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 21 Redução das áreas locais Ligações de LD em áreas conurbadas serão consideradas como chamadas locais (áreas locais de 4.289 para 2.920); A ser implementada em até 180 dias a partir da aprovação (7-Jun, 2004); Mudança já era esperada: Telemar já vinha ajustando suas tarifas de LD conurbadas para níveis próximos à tarifa local. Tarifa de Interconexão Fixo-Móvel Livre negociação a partir de Julho/2004; Serviço F-M local atualmente não é um negócio rentável para a Telemar; Meta: Recuperar margens nesse negócio (VC1): Negociar ônus da PDD com operadoras móveis. 1. Tarifas – Outras Mudanças Regulamentação – Principais Itens
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 22 Compartilhamento de Rede (“Unbundling”) Em Maio/04, Anatel estabeleceu as seguintes condições: a) Compartilhamento de Linha (“line sharing” - ADSL): estabeleceu a referência máxima de valor, como aluguel mensal de R$ 15,42 o par (mais R$ 2,58 pelo primeiro lote de 120 pares e mais R$ 77,50 por m2 por disponibilidade de co-localização) b) Compartilhamento Total da Rede: foi determinado que os preços serão estabelecidos pelas concessionárias, baseado nas condições gerais estabelecidas pela Anatel. 2. Competição Co-Billing Sistema já em operação entre as operadoras de telefonia no Brasil, preços sujeitos á revisão. Portabilidade Numérica (telefonia fixa) Deverá ser implementada em 2006 (condições a serem definidas) 3. Transparência ao Usuário Pulsos por Minutos Conversão para cobrança de tráfego local: Pulso para Minuto (será implementado a partir de 2006 / estrutura e forma do ajuste a serem definidos) Regulamentação – Principais itens
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 23 Crescimento da Receita Receita da Telemar continua crescendo em termos reais mesmo com o fraco desempenho da economia brasileira (17,9% em 2003). Crescimento da Receita Líquida – R$ milhões Mudança no Mix da Receita Crescimento real liderado pelos segmentos mais competitivos, como móvel, longa distância e dados. 2003 2001
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 24 Custos e Despesas Operacionais Custos e Despesas: R$ milhões Principais itens (% dos Custos e Despesas Totais) Depois da grande expansão da planta de telefonia fixa e instalação da rede GSM, os custos e despesas vêm sendo reduzidos. Os custos e despesas associados ao crescimento da operação móvel (aparelhos, comissões de vendas) aumentaram sua participação no total, ao contrário dos custos de interconexão. Interconex. Serv. 3ºs Pessoal Aparelhos Móveis P&P PDD 2003 2002 6.545 6.521 7.782 Cresc. Anual 9,0% 2.009 1.733 1T03 1T04
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 25 (R$ milhões) EBITDA Margem EBITDA normalizada estável nos últimos anos, em ~45% 1 ; Para 2004, esperamos que a margem EBITDA fique em torno de 43%. 35% 45% 44% 1.680 1.486 1T04 1T03 1 Em 2001 o EBITDA foi impactado por provisões extraordinárias (consolidação).
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 26 CAPEX CAPEX / 2003: cerca de 12% da receita líquida (17% em 2002); Principias investimentos na expansão da planta de telefonia fixa já realizados; Investimentos consolidados desde 1998: R$ 21.3 bi (US$ 10.4 bi); Meta: Estabilizar CAPEX em ~15% da receita líquida mantendo crescimento nos serviços móveis, de longa distância e dados. (R$ bilhões) 10,1 2,0 1,7 Telefonia Fixa Telefonia Móvel Metas Anatel Licença PCS 2,0/2,3 1,1 0,9 1,1 2,8 2,2 2,5 0,6 60% 40% 2,2 7,9
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 27 Fluxo de Caixa Operacional depois do Capex (R$ milhões) 19992000200120022003 Tendo cumprido as metas de universalização da telefonia fixa e o inicio da operação da Oi, estimamos que a geração de caixa se mantenha forte.
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 28 Dívida Líquida e Cronograma de Amortização – Mar/04 % total 16.722.5 27.5 10.05.8 Dívida Líquida – R$ bilhões Cronograma de Amortização - R$ bilhões Com a forte geração de caixa, estimamos reduzir a dívida líquida para próximo de 1x EBITDA ao final de 2004. 17.5 Dívida Líquida/EBITDA (x) ~ Dívida Total = R$ 12 bi Dívida Líquida = R$ 8.4 bi
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 29 Posição de Caixa x Dívida de Curto Prazo (R$ milhões) Nossa posição de caixa recentemente tem excedido nossa dívida de curto de prazo, representando uma proteção frente a eventuais mudanças desfavoráveis no mercado financeiro. Dívida de Curto Prazo Caixa
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 30 Despesa Financeira Líquida 74% do total da dívida é em moeda estrangeira (mar/04); Desse total, 96% está hedgeado; principalmente com swap para CDI; Redução da SELIC tem permitido redução em nossas despesas financeiras. R$ milhões 3T03 4T03 1T04 2T03 1T03 Média da Taxa de Juros (SELIC)
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 31 Amortização da Dívida (Impacto Caixa) (R$ milhões) 1.525 2.932 3.094 1.072 Principal Juros
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 32 Pagamento de Dividendos - 1999/2003 Retorno dos Dividendos Dividendos/JCP** (R$ milhões) Nosso objetivo é proporcionar elevado retorno aos nossos acionistas. * Baseado em cotações TNLP4 em Junho/04. *
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 33 Indicadores Financeiros Dívida Líquida / EBITDA Amortização*/ EBITDA Dividendos / EBITDA CAPEX / EBITDA (*) EBITDA 12 meses * Principal e juros
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 34 EV (Valor da Empresa) / EBITDA Valor de Mercado / EBITDA EBITDA / Despesa Financeira Líquida Indicadores Financeiros
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www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 35 Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) 3131-1314/13/15/1316/1317 Fax: (55 21) 3131-1155 E-mail: invest@telemar.com.br Visite nosso website: http://www.telemar.com.br/ri As informações aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseada em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como “projeta”, “estima”, “antecipa”, “prevê”, “planeja”, “espera”, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas. Aviso Importante
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