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Global Emerging Markets Investor Forum 16-18 de Junho de 2004 Global Emerging Markets Investor Forum 16-18 de Junho de 2004.

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1 Global Emerging Markets Investor Forum 16-18 de Junho de 2004 Global Emerging Markets Investor Forum 16-18 de Junho de 2004

2 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 1 Regulamentação 20 Estratégia de Crescimento da Receita 11 Visão Geral do Mercado de Telecomunicações – Brasil 3 Desempenho Financeiro 23 Índice Visão Geral - Telemar 2

3 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 2 Objetivo: Construir uma operadora integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação  Ganho de market share em todos os segmentos de negócios  Crescimento seletivo (Novos Serviços)  Consolidação dos Investimentos Crescimentos em Mercados altamente competitivos  Serviço de Telefonia Móvel (Região I)  Longa Distância (LDN e LDI)  Dados e Corporativo (cobertura nacional)  Serviços de Call Center (cobertura nacional) Explorando novas oportunidades:  Banda Larga (ADSL)  Serviços Compartilhados (Bundle)  Novos produtos para o mercado residencial /SME (voz / dados) Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas. Objetivo: Construir uma operadora integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação  Ganho de market share em todos os segmentos de negócios  Crescimento seletivo (Novos Serviços)  Consolidação dos Investimentos Crescimentos em Mercados altamente competitivos  Serviço de Telefonia Móvel (Região I)  Longa Distância (LDN e LDI)  Dados e Corporativo (cobertura nacional)  Serviços de Call Center (cobertura nacional) Explorando novas oportunidades:  Banda Larga (ADSL)  Serviços Compartilhados (Bundle)  Novos produtos para o mercado residencial /SME (voz / dados) Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas. Visão Geral – Telemar Região I Telefonia Fixa e Serviço Móvel (GSM) Cobertura Nacional Longa Distância, Transmissão de Dados e Serviços de call center

4 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 3 Mercado de Telecom no Brasil – Crescimento da Base de Clientes *Source:Company´s Information Telefonia Fixa – LES (milhões)  Tendo atingido as metas de universalização (1998-2001), o crescimento da planta de telefonia fixa estará condicionado à recuperação econômica do país. Taxa de Penetração Brasil (%) Região I Brasil 98 1 9900 01 02 03Mar/04 Telefonia Móvel – Clientes (milhões) 98 1 9900 01 02 03Mar/04  Desde a privatização e início da competição, o crescimento da telefonia móvel já ultrapassou largamente as projeções mais otimistas do mercado (crescimento médio anual acima de 30% - 1999/2003). Brasil Taxa de Penetração Brasil (%) Região I 1 Privatização (Jul/98).

5 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 4 Mercado de Telecom no Brasil – Receita Líquida 2002 – R$ 50,6 bi 2003 – R$ 57,0 bi  Crescimento na receita do setor de telecom em 2003 de ~13%;  A telefonia móvel impulsionou o crescimento da receita (+18% em 2003);  Dada a maior estabilidade na planta de telefonia fixa, a telefonia móvel deverá continuar a impulsionar o crescimento na receita em 2004. 1 Receita Líquida das maiores concessionárias (Telemar, Telesp, Brasil Telecom, Embratel) – exclui CTBC, Vesper, Intelig, GVT. 2 Receita Líquida dos principais grupos: Vivo, Claro, Oi, TIM e Opportunity, excluindo venda de aparelhos (exclui: CTBC, Nextel, Sercomtel, etc.). 1 2 2 1

6 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 5 Mercado de Telecom no Brasil – Telefonia Fixa Telemar 32% 15,1 M Brasil Telecom 9,7 M 20% Telefonica 12,2 M 31% Embratel (LDN & LDI) 17% 2001 37,4 1998 20,0 2003 39,2LES (milhões)* 2002 38,8 Mar/04 38,9 Linhas em Serviço % da Receita Total das Concessionárias de Telefonia Fixa (T= R$ 14,6 bi / 1T04) * Inclui empresas espelhos e outras concessionárias (CTBC e Sercomtel).

7 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 6 Assinantes - Mar/04 Brasil: 49,1 m Participação no Mercado Nacional * Outros grupos (Opportunity, CTBC, Sercomtel e Nextel) Vivo (CDMA) 21,9 m 44% TDMA/GSM / Outros* 3,8 m 8% TIM (TDMA/GSM) 9,1 m 19% Claro (TDMA/GSM) 10,0 m 20% Oi (100% GSM) 4,4 m 9% Inicio (BRP) Concessionárias Principais Grupos Mercado de Telecom no Brasil – Telefonia Móvel

8 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 7 TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras EMT TMAR Outras Telefonia Fixa no Brasil – Receita Bruta / Concessionárias 2002 – R$ 18,4 bi 2003 – R$ 20,7 bi Serviço Local (ex-VC1) 2002 – R$ 12,7 bi 2003 – R$ 14,5 bi Serviços de Longa Distância 2002 – R$ 7,0 bi 2003 – R$ 7,9 bi Serviço Fixo-Móvel (VC1) TMAR Aumento médio de tarifas: 12,3% Aumento médio de tarifas: 24% Aumento médio de tarifas: 8.7% 2002 – R$ 4,4 bi 2003 – R$ 5,1 bi Serviço de Dados 1 +12,5% +12,8% +13,7% +15,9% Outras 1 Exclui linhas alugadas a outros provedores (EILD).

9 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 8 A Telemar é líder no segmento de longa distância para ligações originadas na Região I; As concessionárias regionais conquistaram mercado das operadoras de longa distância a partir de 2002, devido à abertura de mercado para competição em novos segmentos (inter-regional e internacional); A Telemar vem aumentando sua participação de mercado desde 1999 até 2003, devido principalmente à entrada em novos segmentos de mercado; Desde o 2S03 o setor vem recebendo um contribuição significativa da receita com SMP - ligações de longa distâncias originadas em aparelhos móveis; Desafio: manter participação de mercado em nossa região preservando margens (evitando guerra de preços / competição irracional). Mercado de Telecom no Brasil – Longa Distância (1) Somente concessionárias (aproximado %). Fonte: Relatório das Empresas. Market Share da Receita (1)

10 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 9 Base de assinantes da telefonia móvel está crescendo acima de 30% ao ano; A Oi continua sendo a empresa que mais cresce na Região I; Penetração da telefonia móvel na Região I (23%) ainda apresenta potencial de crescimento. ^Inclui outros grupos: Opportunity, Nextel, CTBC and Sercomtel. Brasil Região I Penetração da Telefonia Móvel (%) – Abril/04 * *Fonte: Pyramid Research Dez/03 Mar/04 Dez/03 Mar/04 Mercado de Telecom no Brasil – Telefonia Móvel

11 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 10 Penetração de Computadores (% dos domicílios ) * *Fonte: Pyramid Research ** Domicílios Totais= 41,5 m (IBGE- PNAD/2002) 2003 ADSL representa 82% do total de 1.2 m de acessos em banda larga no Brasil (Dez/03); Penetração de Banda Larga no Brasil deverá atingir 30% dos usuários de internet nos próximos cinco anos; Base de assinantes de banda larga no Brasil deverá crescer 2.5x até 2006*; Desafio: Desenvolver canais de venda para aumentar a oferta de produtos para segmento PME, com mix de serviços (Banda Larga, LD, móvel). ADSL representa 82% do total de 1.2 m de acessos em banda larga no Brasil (Dez/03); Penetração de Banda Larga no Brasil deverá atingir 30% dos usuários de internet nos próximos cinco anos; Base de assinantes de banda larga no Brasil deverá crescer 2.5x até 2006*; Desafio: Desenvolver canais de venda para aumentar a oferta de produtos para segmento PME, com mix de serviços (Banda Larga, LD, móvel). Brasil Região I Dez/03 Mercado de Telecom no Brasil – Banda Larga

12 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 11 Telefonia Fixa Crescimento Moderado Dados e Corporativo High Growth Telefonia Móvel Crescimento Elevado LDN / LDI Crescimento Elevado Call Center Crescimento Elevado Estratégia Integrada Estratégia de Crescimento Crescimento Elevado

13 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 12 (milhões) Expansão da Base de Clientes Habilidade de antecipar o crescimento da telefonia móvel e a migração de tráfego (F-M); Capacidade de manter/ aumentar market share em um ambiente de mudanças tecnológicas e de padrões de consumo; Capacidade de oferecer banda larga (ADSL) a seus clientes, aumentando o ARPU e protegendo seu mercado; Continuar aumentando a base de clientes; Desenvolvimento de produtos e serviços avançados e segmentados por classes de clientes; Oferecer serviços inovadores e focados na necessidade dos clientes. Cresc. Anual 19,5% Fixa Móvel 19,0 16,4 19,8 22,1 ADSL 0,5 1 0,3 1 Meta: 450 mil assinantes Velox.

14 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 13 Assinantes (mil) Bem sucedida implementação do GSM  5 milhões de assinantes em 24 meses (~21% market share); Aumento do market share da Oi acarreta redução nos custos de interconexão consolidados; Quase 50% das adições líquidas em sua região desde o lançamento em Jun/02; Participação dos serviços móveis na receita consolidada: 3% em 2002  7% em 2003; Desafio: consolidar e aumentar participação de mercado da Oi com margem EBITDA crescente. Pré-pago Pós-pago 1.722 2.236 3.893 80% 83% 85% Serviço de Telefonia Móvel 6.500 4.408 2.849 80% 78% +80% anual Receita Bruta (R$ milhões)

15 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 14 Serviço Local 6,122 7,098 8,119 Receita Local (ex- VC1) - R$ milhões Tráfego Local – F-F (bilhões de pulsos) 21,3 22,9 22,6 2.093 1.881 1T03 1T04  Tráfego local impactado pelo baixo crescimento do PIB e migração de tráfego F-M;  Receita local aumentando em linha com os reajustes nas tarifas (sem crescimento real);  Excelente desempenho dos serviços móvel, de longa distância e dados tem provocado redução de participação do serviço local na receita total;  Meta: Proteger mercado local / reter cliente de alto valor (acompanhar necessidades do cliente / serviços compartilhados / ADSL). 44,8% 44,1% 41,8% % da receita total

16 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 15 Serviços de Longa Distância 1,568 2,066 2,963 Receita - R$ milhões Tráfego LD (bilhões de minutos) 7,1 8,2 9,5 Receita de LD crescendo acima de 30% ao ano, devido aos ganhos de participação de mercado:  Novos mercados de LDN/LDI (Jul/02);  Chamadas originadas em telefones móveis (Jun/03); A Telemar é a empresa de telecom mais lembrada “Top of Mind” pelo público por dois anos consecutivos, em todo o Brasil; Mais de três milhões de clientes em programas de fidelidade; Meta: aumentar a eficiência e qualidade do serviço, com crescimento na receita e preservando a lucratividade. % da receita total 11,5% 12,8% 15,3% 885 666 1T03 1T04

17 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 16 Assinantes (mil) – Final do Período Implantação da Banda Larga (ADSL) 41 6 217 33 128 450 Maior crescimento de assinantes ADSL no Brasil (~37% das adições líquidas em 2003); Presente nas 110 maiores cidades da Região I (10x mais que qualquer outra tecnologia, incluindo cabo); Receita do Velox aumentou 4x em 2003 (e tem ainda grande potencial para crescer nos próximos anos); Meta: Aumentar a penetração de ADSL na Região I de 2% para 5% das linhas em serviço em 2-3 anos. Receita (R$ milhões) 284 59 1T03 1T04 69 17 1T03 1T04

18 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 17 Receita de Dados ex-ADSL (Velox) cresceu 21% em 2003; Crescimento real baseado na conquista de importantes clientes corporativos; Alta qualidade da rede e dos serviços prestados (SLA/ Acesso às dependências do cliente); Meta: aumentar o fornecimento de soluções integradas para clientes corporativos em todo país. Serviços de Dados Receita (R$ milhões) Maiores Clientes Conquistados em 2003 787 873 1.056 295 255 1T03 1T04

19 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 18 Receita tem crescido mais de 20% ao ano impulsionada pela completa digitalização da rede; Novas receitas com o serviço de telefonia fixa, com produtos como “siga-me”, ‘identificador de chamada” e“secretária eletrônica” e alavancagem de tráfego na rede; Serviços comercializados aumentaram de 25% (2001) para 40% das linhas em serviço (2003); Meta: desenvolver novos serviços para incentivar o aumento na receita e no tráfego. Serviços de Valor Adicionado Receita (R$ milhões) 258 303 423 117 94 1T04 1T03

20 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 19 Foco em lucratividade: EBITDA positivo desde o lançamento; Soluções customizadas para cada tipo de cliente; Alavancagem de tráfego para a rede da Telemar; Principais clientes da Contax incluem bancos, serviço público, seguradoras, midia, telecom, grandes revendas; Meta: Consolidar posição #1 de operador de call center no Brasil. Serviços de Call Center 7.337 4.947 12.907 223 146 >15.000 Posições de Atendimento Receita Líquida (R$ milhões) 421 12.543 8.270 1T03 1T04 125 82 1T03 1T04

21 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 20 Regulamentação – Principais Itens 2003 IGP- DI (30,05%) x IPC-A (17,24%) Ainda está pendente o mérito da causa na justiça 2004 Tarifas serão reajustadas com a base na variação anual do IGP-DI até maio/04 (7.97%); Base para o reajuste: tarifas atualmente em vigor Fator de Produtividade: Cesta Local – 1% Cesta de Longa Distância – 4,5% Interconexão Local – 17,5% 2005 Deverá ser baseado no IGP-DI 2006 em diante: IST – novo indexador de tarifas para o setor (a ser definido) “K” – Novo fator de produtividade (a ser definido) Interconexão: a) Definido como % da tarifa local (60%-2006; 50% - 2007) b) A partir de 2008 será baseado em “Long Range Incremental Cost Model” (a ser definido) 1. Tarifas – Revisão Anual

22 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 21 Redução das áreas locais Ligações de LD em áreas conurbadas serão consideradas como chamadas locais (áreas locais de 4.289 para 2.920); A ser implementada em até 180 dias a partir da aprovação (7-Jun, 2004); Mudança já era esperada: Telemar já vinha ajustando suas tarifas de LD conurbadas para níveis próximos à tarifa local. Tarifa de Interconexão Fixo-Móvel Livre negociação a partir de Julho/2004; Serviço F-M local atualmente não é um negócio rentável para a Telemar; Meta: Recuperar margens nesse negócio (VC1): Negociar ônus da PDD com operadoras móveis. 1. Tarifas – Outras Mudanças Regulamentação – Principais Itens

23 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 22 Compartilhamento de Rede (“Unbundling”) Em Maio/04, Anatel estabeleceu as seguintes condições: a) Compartilhamento de Linha (“line sharing” - ADSL): estabeleceu a referência máxima de valor, como aluguel mensal de R$ 15,42 o par (mais R$ 2,58 pelo primeiro lote de 120 pares e mais R$ 77,50 por m2 por disponibilidade de co-localização) b) Compartilhamento Total da Rede: foi determinado que os preços serão estabelecidos pelas concessionárias, baseado nas condições gerais estabelecidas pela Anatel. 2. Competição Co-Billing Sistema já em operação entre as operadoras de telefonia no Brasil, preços sujeitos á revisão. Portabilidade Numérica (telefonia fixa) Deverá ser implementada em 2006 (condições a serem definidas) 3. Transparência ao Usuário Pulsos por Minutos Conversão para cobrança de tráfego local: Pulso para Minuto (será implementado a partir de 2006 / estrutura e forma do ajuste a serem definidos) Regulamentação – Principais itens

24 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 23 Crescimento da Receita  Receita da Telemar continua crescendo em termos reais mesmo com o fraco desempenho da economia brasileira (17,9% em 2003). Crescimento da Receita Líquida – R$ milhões Mudança no Mix da Receita  Crescimento real liderado pelos segmentos mais competitivos, como móvel, longa distância e dados. 2003 2001

25 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 24 Custos e Despesas Operacionais Custos e Despesas: R$ milhões Principais itens (% dos Custos e Despesas Totais)  Depois da grande expansão da planta de telefonia fixa e instalação da rede GSM, os custos e despesas vêm sendo reduzidos.  Os custos e despesas associados ao crescimento da operação móvel (aparelhos, comissões de vendas) aumentaram sua participação no total, ao contrário dos custos de interconexão. Interconex. Serv. 3ºs Pessoal Aparelhos Móveis P&P PDD 2003 2002 6.545 6.521 7.782 Cresc. Anual 9,0% 2.009 1.733 1T03 1T04

26 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 25 (R$ milhões) EBITDA  Margem EBITDA normalizada estável nos últimos anos, em ~45% 1 ;  Para 2004, esperamos que a margem EBITDA fique em torno de 43%. 35% 45% 44% 1.680 1.486 1T04 1T03 1 Em 2001 o EBITDA foi impactado por provisões extraordinárias (consolidação).

27 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 26 CAPEX  CAPEX / 2003: cerca de 12% da receita líquida (17% em 2002);  Principias investimentos na expansão da planta de telefonia fixa já realizados;  Investimentos consolidados desde 1998: R$ 21.3 bi (US$ 10.4 bi);  Meta: Estabilizar CAPEX em ~15% da receita líquida mantendo crescimento nos serviços móveis, de longa distância e dados. (R$ bilhões) 10,1 2,0 1,7 Telefonia Fixa Telefonia Móvel Metas Anatel Licença PCS 2,0/2,3 1,1 0,9 1,1 2,8 2,2 2,5 0,6 60% 40% 2,2 7,9

28 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 27 Fluxo de Caixa Operacional depois do Capex (R$ milhões) 19992000200120022003 Tendo cumprido as metas de universalização da telefonia fixa e o inicio da operação da Oi, estimamos que a geração de caixa se mantenha forte.

29 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 28 Dívida Líquida e Cronograma de Amortização – Mar/04 % total 16.722.5 27.5 10.05.8 Dívida Líquida – R$ bilhões Cronograma de Amortização - R$ bilhões  Com a forte geração de caixa, estimamos reduzir a dívida líquida para próximo de 1x EBITDA ao final de 2004. 17.5 Dívida Líquida/EBITDA (x) ~ Dívida Total = R$ 12 bi Dívida Líquida = R$ 8.4 bi

30 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 29 Posição de Caixa x Dívida de Curto Prazo (R$ milhões)  Nossa posição de caixa recentemente tem excedido nossa dívida de curto de prazo, representando uma proteção frente a eventuais mudanças desfavoráveis no mercado financeiro. Dívida de Curto Prazo Caixa

31 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 30 Despesa Financeira Líquida  74% do total da dívida é em moeda estrangeira (mar/04);  Desse total, 96% está hedgeado; principalmente com swap para CDI;  Redução da SELIC tem permitido redução em nossas despesas financeiras. R$ milhões 3T03 4T03 1T04 2T03 1T03 Média da Taxa de Juros (SELIC)

32 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 31 Amortização da Dívida (Impacto Caixa) (R$ milhões) 1.525 2.932 3.094 1.072 Principal Juros

33 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 32 Pagamento de Dividendos - 1999/2003 Retorno dos Dividendos Dividendos/JCP** (R$ milhões) Nosso objetivo é proporcionar elevado retorno aos nossos acionistas. * Baseado em cotações TNLP4 em Junho/04. *

34 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 33 Indicadores Financeiros Dívida Líquida / EBITDA Amortização*/ EBITDA Dividendos / EBITDA CAPEX / EBITDA (*) EBITDA 12 meses * Principal e juros

35 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 34 EV (Valor da Empresa) / EBITDA Valor de Mercado / EBITDA EBITDA / Despesa Financeira Líquida Indicadores Financeiros

36 www.telemar.com.br/ri Merrill Lynch – GEM Investor Forum – Junho de 2004 35 Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) 3131-1314/13/15/1316/1317 Fax: (55 21) 3131-1155 E-mail: invest@telemar.com.br Visite nosso website: http://www.telemar.com.br/ri As informações aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseada em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como “projeta”, “estima”, “antecipa”, “prevê”, “planeja”, “espera”, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas. Aviso Importante


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