A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJEÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJEÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 PROJEÇÕES

2 Projeção ortogonal Nos desenhos projetivos, a representação de qualquer objeto ou figura é feita por sua projeção sobre um plano. Os raios projetantes tangenciam o retângulo e atingem o plano de projeção formando a projeção resultante. Os raios projetantes, são paralelos e perpendiculares (Projeção Ortogonal do grego ortho = reto + gonal = ângulo), A projeção resultante representa a forma e a verdadeira grandeza do retângulo projetado.

3 Projeção ortogonal Das projeções ortogonais surgem as seguintes conclusões: 1 2 3 Toda superfície paralela a um plano de projeção se projeta neste plano exatamente na sua forma e em sua verdadeira grandeza, conforme mostra a Figura 1 As arestas resultantes das interseções de superfícies são representadas por linhas, conforme mostra a figura 3 A Figura 2 mostra que quando a superfície é perpendicular ao plano de projeção, a projeção resultante é uma linha.

4 Projeção ortogonal

5

6

7

8

9

10 Como utilizar projeções ortogonais?
Como os sólidos são constituídos de várias superfícies, as projeções ortogonais são utilizadas para representar as formas tridimensionais através de figuras planas. Prisma de base triangular Paralelepípedo Cilindro

11 Os desenhos resultantes das projeções nos planos vertical e horizontal resultam na representação do objeto visto por lados diferentes e as projeções resultantes, desenhadas em um único plano, conforme mostra figura 1 representam as três dimensões do objeto. 1 Os desenhos mostrados na Figura 1 também correspondem às projeções do prisma triangular desenhado na Figura 2 2 Duas vistas, apesar de representarem as três dimensões, podem não ser suficientes para representar a forma do objeto desenhado.

12

13 1 2 3 4 S F L A representação das formas espaciais é resolvida com a utilização de uma terceira projeção.

14

15

16

17

18

19 3º diedro 1º diedro Representação por diedros Método europeu
Método americano

20 Representação em seis planos no 1 diedro

21 1º Diedro

22 Frontal Lateral Superior

23 Exercício 1

24 Exercício 2


Carregar ppt "PROJEÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google