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Secretaria de SEED Educação a Distância As tecnologias da informação e a Educação: a ação do Governo Prof. Dr. Marcos Dantas Secretário de Educação a Distância.

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1 Secretaria de SEED Educação a Distância As tecnologias da informação e a Educação: a ação do Governo Prof. Dr. Marcos Dantas Secretário de Educação a Distância Ministério da Educação Rio de Janeiro, 9 de julho de 2004

2 Secretaria de SEED Educação a Distância INOVANDO COM TECNOLOGIA A POLÍTICA DO MEC VISA:  fomentar a pesquisa e a inovação em tecnologias educacionais, por meio de aplicações de TICs aos processos didáticos- pedagógicos;  desenvolver, produzir e disseminar conteúdos didáticos e pedagógicos para uso de TICs na educação, presencial ou a distância;  garantir aos educadores e alunos das escolas públicas a democratização do acesso e o domínio das novas linguagens de informação e comunicação;  difundir o uso das TICs no ensino público e incentivar o ensino a distância (EAD);  formular, fomentar e implementar políticas de infoinclusão.

3 Secretaria de SEED Educação a Distância POLÍTICA DE PESQUISA E ENSINO PARA FORMAR PROFESSORES E AVANÇAR O CONHECIMENTO, O MEC VAI:  realizar ou fomentar estudos e pesquisas sobre a incorporação das TICs ao processo de ensino- aprendizagem e perspectivas da EAD;  fomentar a EAD no ensino superior; Projeto Fábrica-Rived: Convênio com 12 universidades para transferência de tecnologia na produção de objetos de aprendizagem e capacitação de professores do ensino médio. Orçamento: R$ 1,3 milhão Apoio à Licenciatura a Distância: Chamada pública para apoio a consórcios de universidades públicas que venham a fornecer cursos de licenciatura a distância em matemática, física, química, biologia e pedagogia a partir de 2005. Orçamento: R$ 14 milhões em 2004

4 Secretaria de SEED Educação a Distância CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES (I) O QUE JÁ FOI FEITO:  ProFormação  109 Agências Formadoras do Proformação em 11 estados e 349 municípios;  700 tutores e 720 professores formadores  TVEscola  Salto para o Futuro  Curso TV na Escola e os Desafios de Hoje  150.000 educadores capacitados  ProInfo  2.200 multiplicadores  140 mil professores em sala de aula  9 mil gestores e 10 mil técnicos de suporte

5 Secretaria de SEED Educação a Distância CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES (II) PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO, O MEC VAI  fomentar a concepção, o desenvolvimento e a produção de conteúdos pedagógicos suportados nas TICs:  desenvolver, apoiar e implementar cursos e programas de capacitação no uso das TICs e em EAD;  Buscar soluções para integrar as diferentes linguagens de informação e comunicação.

6 Secretaria de SEED Educação a Distância CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES (III)  PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS  PROPOSTA: incrementar a produção própria e a nacional * FONTE: SEED * Previsão até jun/2004 DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DA TV ESCOLA 0% 20% 40% 60% 80% 19971998199920002001200220032004 TV ESCOLACESSÃONACIONALESTRANGEIRA Laboratórios universitários e escolas têm desenvolvido programas e metodologias para uso das TICs nos processos de ensino-aprendizagem. O desafio é levar essas pesquisas para a realidade das escolas em todo o país.

7 Secretaria de SEED Educação a Distância A INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA (I)  PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ATINGIDOS, O MEC VAI  pesquisar, planejar, desenvolver, implantar, dar suporte e manutenção aos recursos físico-tecnológicos necessários à implementação dos programas de inovação tecnológica aplicada à educação ou de expansão da EAD.

8 Secretaria de SEED Educação a Distância A INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA (II) TV ESCOLA  Mapeamento do parque instalado  TVEscola atinge cerca de 30 mil escolas, depois de haver sido instalada em mais de 50 mil escolas;  7.500 escolas possuem antenas parabólicas digitais;  8 mil antenas digitais a serem instaladas;

9 Secretaria de SEED Educação a Distância A INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA (II) PROINFO - PROGRAMA DE INFORMATIZAÇÃO DO ENSINO – INFORMATIZAÇÃO DO ENSINO –  em 7 anos, o ProInfo:  equipou com laboratórios de informática 4.641 escolas de 1.116 municípios  beneficiou mais de 6 milhões de alunos além de 215 mil professores;  equipou e capacitou 350 NTEs – Núcleos de Tecnologia Educacional;  3.515 escolas do ProInfo estão conectadas à internet, sendo que 1.245 com antenas GESAC. Mais escolas informatizadas em 2004: Pregão lançado no final de junho permitirá adquirir 5.000 equipamentos para dotar mais 500 escolas com laboratórios de informática e atualizar 240 NTEs. Os sistemas irão acompanhados de Linux e softwares abertos. Orçamento: R$ 13 milhões

10 Secretaria de SEED Educação a Distância INFOINCLUSÃO  processo social que permite incorporar a maior parte da sociedade a relações de trabalho e de vida, apoiadas na percepção, no processamento, no registro e na comunicação de informação;  produz uma forma de conhecimento que, no capitalismo cognitivo, resulta em renda e riqueza;  está voltada principalmente para as camadas pobres ou socialmente excluídas da humanidade  tem por base técnica as tecnologias da informação e comunicação (TICs); Logo, infoinclusão implica em educação inicial e continuada, de alta qualidade, para a população pobre e excluída (ou ela ficará ainda mais pobre e mais excluída)

11 Secretaria de SEED Educação a Distância O QUE PRECISAMOS SUPERAR (I) (indicadores de infoexclusão) Fonte: Censo INEP 2003 ESCOLAS PÚBLICAS DE NÍVEL BÁSICO Total de escolas 176.880- Escolas com energia 141.50880,0% Escolas com telefone 88.88750,3% Escolas com computadores 48.67127,5% Escolas com acesso à internet 19.43411,0% Computadores nas escolas 276.988 174 a/c Total de alunos 48.595.425-

12 Secretaria de SEED Educação a Distância O QUE PRECISAMOS SUPERAR (II)

13 Secretaria de SEED Educação a Distância CONCLUSÃO Para melhorar a qualidade do ensino brasileiro, é necessário (entre outras tantas ações) promover o acesso de professores e alunos aos recursos e processos baseados nas TICs! Escolas públicas com internet pelo total de escolas públicas (por microregião geográfica) Fonte: Censo INEP 2003... e o ensino superior tem impor- tante papel a cumprir, na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias edu- cacionais, conteúdos brasileiros e processos adequados à nossa reali- dade, bem como na fomação de no- vos professores qualificados para utilizar criativamente as TICs no pro- cesso de ensino-aprendizagem.

14 Secretaria de SEED Educação a Distância Marcos Dantas, D.Sc. Secretário de Educação a Distância Ministério da Educação (61) 2104-8585 marcosdantas@mec.gov.br


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