A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PARTICIPAÇÃO SOCIAL INSTITUCIONALIZADA E A RE-PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE VÁRZEA GRANDE – MT Mestrando: Rosinaldo Barbosa Da Silva Orientador: Prof. Dr. Cornélio Silvano Vilarinho Neto

2 OBJETIVO GERAL Investigar a Participação Social Institucionalizada no processo de produção do novo espaço urbano da cidade de várzea grande – MT. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar a formação e consolidação da cidade de Várzea Grande, buscando a explicação através das determinações: políticas, sociais e econômicas, que possibilite a compreensão da realidade contemporânea do município; Realizar entrevista com os agentes produtores do espaço urbano. Analisar as formas de participação social institucionalizada existente na cidade de Várzea Grande: audiências públicas, conselhos participativos; Representar cartograficamente a expansão urbana da cidade em seu processo de formação e representar os conflitos sociais, tendo como referência a nova área de expansão do perímetro urbano do município.

3 METODOLOGIA 1)Pesquisa bibliográfica sobre o temática; 2) Pesquisa em Classificados do Jornal “A Gazeta” (preços de imóveis); 3) Entrevista com os diversos agentes da produção do espaço urbano (empreendedores imobiliários, moradores, servidores públicos municipais); 4) Acompanhamento das Audiências Públicas e do Conselho da Cidade de Várzea Grande; 5) Representação cartográfica do processo de ocupação da cidade e os conflitos decorrentes da produção da nova área de expansão urbana.

4 HIPÓTESE A hipótese que orienta esta pesquisa fundamenta-se na ideia de que a participação institucionalizada é utilizada para legitimação dos interesses da classe dominante, refletindo no espaço urbano através da produção de novas áreas para a reprodução ampliada do capital, empobrecendo as relações sociais através da segregação produzida pelo uso privado do solo urbano, separando as classes sociais mediante o consumo do espaço. No entanto a abordagem desta pesquisa foi problematizando as diversas formas de participação e as possibilidades que o próprio movimento da sociedade pode produzir, ou seja, as manifestações do novo.

5

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E “RESULTADOS”
1. Participação Social Institucionalizada e a Produção Segregada de um Novo Espaço Urbano Várzea-grandense [...] nós teríamos nessa expansão eu entendo, a possibilidade de criar uma cidade nova [...] Nós temos que pensar no futuro da nossa cidade e se o futuro depende da aprovação do perímetro, vamos aprovar o perímetro (Osmar Capilé) – [Transcrição de áudio da segunda audiência, dia 23 de abril de 2013]. [...] Você precisa formar parcerias tanto com governo, prefeitura com a comunidade então em 1989 quando foi adquirida primeira área e aos pouquinhos foi comprado o restante em 2007 eu fiz a primeira doação eu queria fazer, que foi para a Universidade Federal - [Transcrição de áudio entrevista] (Juarez Ductievicz) -Guimarães (2008) – explica as relações contraditórias dentro dos espaços de participação institucionalizada - Maricato, Júnior (2007) – urbanização: concentração e periferização -Relação Público – Privado

7 Figura 01: Espacialização do Condomínio Residencial Jacarandá – Várzea Grande/MT
FONTE: Google, Obs: Sem escala. Organização: SILVA, Rosinaldo Barbosa, 2014.

8 Figura 02: Áreas públicas fechadas, áreas verdes e a padronização da construção, Condomínio Residencial Rubi – Várzea Grande/MT FONTE: Google, Obs: Sem escala. Elaboração: SILVA, Rosinaldo Barbosa, 2014.

9 Figura 03: Masterplan “Bairro” Chapéu do Sol
FONTE: Acesso junho de Elaboração: SILVA, R.B, 2014.

10

11 A valorização do espaço urbano várzea-grandense
FONTE: PMVG, Organização: SILVA, Rosinaldo Barbosa, 2014.

12 Base: PMVG ano 2012. Elaboração: SILVA, Rosinaldo Barbosa, 2014.

13 Base: PMVG ano 2012. Elaboração: SILVA, Rosinaldo Barbosa, 2014.

14 Dados: Jornal à Gazeta, meses abril/maio e novembro/dezembro de 2010
Dados: Jornal à Gazeta, meses abril/maio e novembro/dezembro de Elaboração e Org. SILVA, Rosinaldo Barbosa, 2014. 2010, 2011, 2012 e 2013

15 Figura 06 Masterplan “Bairro Planejado Mirante do Pary
Fonte: Organização: SILVA, Rosinaldo Barbosa, 2014.

16

17 Considerações Finais A investigação da participação social institucionalizada e produção do espaço urbano clarifica as relações contraditórias que se aprofunda na produção do espaço urbano contemporâneo da cidade de Várzea Grande. A institucionalização da participação através do Conselho da Cidade de das Audiências Públicas implantadas após a exigência do Estatuto da Cidade / 2001, de certa forma “legitima” os interesses da classe dominante com “roupagem” de participação social. -O poder de mudança está na realidade, no cotidiano que evidencia as determinações sociais impostas pela classe dominante e ao mesmo tempo emergem os questionamentos, as revoltas, as manifestações sociais em busca do direito à cidade.

18 CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, Ilza Araújo Leão, CLEMENTINO, Maria do Livramento. Descentralização e impasses da governança metropolitana. Rio de Janeiro: Revan, Fase, In: RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz, JUNIOR, Orlando Alves dos Santos/orgs. As metrópoles e a questão social brasileira. Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2007. AZEVEDO, Sérgio, GUIA, Virgínia Rennó dos Mares. Federalismo, atores e arranjos cooperativos nas regiões metropolitanas: possibilidades e limites para a inovação institucional. Rio de Janeiro: Revan, Fase, In: RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz, JUNIOR, Orlando Alves dos Santos/orgs. As metrópoles e a questão social brasileira. Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2007. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992. _______________________A condição espacial. São Paulo, SP, 2011. _______________________ O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007. _______________________ A prática espacial urbana como segregação e o “direito à cidade” como horizonte utópico. São Paulo, In: In: VASCONCELOS, P.A. CORRÊA, R.L. PINTAUDI, S.M (orgs.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013. CARLOS, Ana Fani Alessandri, SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Mª Encarnação Beltrão (org.). A produção do Espaço Urbano: agentes processos, escalas e desafios. São Paulo. Contexto, 2012. CERQUIER-MANZINI, Maria Lourdes. O que é Cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2013. COSTA, Gisele Paim. Cidadania e Participação: impactos da política social num enfoque psicopolítico. Curitiba, Juruá, 2009. CORREA, Roberto Lobato. Sobre Agentes sociais, escala e produção do espaço: Um texto para discussão. In: CARLOS, A. F.A. SOUZA, M.L. POSITO, E.B (Org.). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo, Contexto, 2012.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google