A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUROPA: Aspectos Naturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUROPA: Aspectos Naturais"— Transcrição da apresentação:

1 EUROPA: Aspectos Naturais
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

2 RELEVO DO CONTINENTE EUROPEU
GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Nat RELEVO DO CONTINENTE EUROPEU Imagem:Koyos/public domain

3

4 Localização das formações antigas
GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Localização das formações antigas Imagem: NASA/Public Domain

5 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação As formações antigas ocupam as regiões norte e nordeste, onde predominam as formações cristalinas, por serem antigas, da era Paleozoica, estão sujeitas há mais tempo ao processo erosivo (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Também são áreas geologicamente estáveis, não apresentando movimentação tectônica, além de ricas em jazidas de carvão e de minerais metálicos (MOREIRA e AURICCHIO, 2010).

6 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Na porção centro-oriental da Europa é encontrada uma fronteira natural entre a Europa e a Ásia, trata-se do maciço antigo: Montes Urais (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: Maximilian Dörrbecker (Chumwa)/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

7 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Nessa área se encontra o pico mais alto da Europa: o Monte Elbrus. Tendo 5633m de altitude e se localizando na fronteira entre a Geórgia e a Rússia (MOREIRA e AURICCHIO, 2010).

8 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação As formações recentes encontradas no centro-sul originaram-se no Cenozóico e foram pouco alteradas pela erosão (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: NASA/Public Domain

9 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação São áreas identificadas pela ocorrência de elevadas altitudes e pelas atividades tectônicas que ocorrem através dos terremotos e vulcões. (MOREIRA e AURICCHIO, 2010).

10 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação O Santoríni, na Grécia, Etna, Vesúvio e Stromboli na Itália, são os principais vulcões da Europa (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem:jameschipmunk jameschipmunk/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic Imagem: steven/GNU Free Documentation License

11 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Apesar de todas essas formações são as planícies que predominam no continente. Localizadas sobre as bacias sedimentares, se estendem do oceano Atlântico aos Montes Urais (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: : NASA/Public Domain

12 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Imagem: Matteo Ianeselli/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Encontram-se planícies fluviais, na porção centro-norte, que propiciam a agricultura, por serem bastante férteis. Também são encontradas planícies marinhas ao norte (MOREIRA e AURICCHIO, 2010).

13 CLIMA DO CONTINENTE EUROPEU
GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação CLIMA DO CONTINENTE EUROPEU Imagem: Spiridonn MANOLIU / public domain.

14 Imagem:HorsePunchKid/United Statespublic domain
GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação O clima da Europa é temperado, pois está localizada na zona temperada da Terra e, portanto, tem como característica principal: apresentar as quatro estações do ano bem definidas (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem:HorsePunchKid/United Statespublic domain

15 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação No oeste europeu o clima temperado oceânico predomina na maior parte das zonas litorâneas. As massas de ar úmidas atingem o litoral e influenciam no clima, distribuindo bem as chuvas ao longo do ano (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Oceânico Continental Mediterrâneo Árido De Montanha Temperado Continental Imagem: Spiridonn MANOLIU / public domain.

16 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia, pois suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). Uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.  (Wikipédia) Imagem:Umberto Salvagnin/Creative Commons Attribution 2.0 Generic Imagem: Petritap/Creative Commons Attribution 3.0 Unported Bétulas, olmos e carvalhos são exemplos de espécies pertencentes à floresta temperada (MOREIRA e AURICCHIO, 2010).

17 marítima quente vinda do México.
GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Na porção norte da Europa, mais especificamente no litoral da Noruega, onde o clima é temperado oceânico, existe forte influência de uma corrente marítima quente vinda do México. Oceânico Continental Mediterrâneo Árido De Montanha Temperado Continental Trata-se da Corrente do Golfo, que ameniza o rigor dos invernos. Sem ela haveria formação de gelo no mar (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: Spiridonn MANOLIU / public domain.

18 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Oceânico Continental Mediterrâneo Árido De Montanha Temperado Continental Ao norte da península Escandinava e da Islândia predomina o clima subpolar, onde os invernos são rigorosos e o gelo cobre o solo por, no mínimo, quatro meses (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: Spiridonn MANOLIU / public domain.

19 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Nessas áreas existem dois tipos de vegetação predominantes: taiga e tundra (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: H.tjerns/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem: Hannes Grobe/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

20 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Imagem: Christoph Schenk/GNU Free Documentation License A taiga é formada principalmente por coníferas, como os pinheiros, também é chamada de floresta de coníferas ou de floresta boreal, porque só é encontrada no Hemisfério Norte (MOREIRA e AURICCHIO, 2010).

21 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Já a tundra precisa que ocorra o degelo para aparecer, trata-se de uma vegetação herbácea e seu ciclo vegetativo é breve, em poucos meses brotam, florescem e frutificam (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: APL/ GNU Free Documentation License

22 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Oceânico Continental Mediterrâneo Árido De Montanha Temperado Continental Na Europa oriental e central o clima predominante é o temperado continental, que apresenta grande amplitude térmica, tendo invernos muito frios e verões bem quentes, com chuvas menos regulares (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: Spiridonn MANOLIU / public domain.

23 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Imagem: CHG/ public domain Imagem: John Holm/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic A vegetação que surge nesse tipo climático é a floresta boreal (Taiga) e a floresta temperada (Tundra), principalmente as estepes, onde as plantas herbáceas se desenvolvem (MOREIRA e AURICCHIO, 2010).

24 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Ao norte do mar Negro e a noroeste do mar Cáspio apresenta-se o clima semiárido, tendo dias muito quentes e noites frias (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Oceânico Continental Mediterrâneo Árido De Montanha Temperado Continental Imagem: Spiridonn MANOLIU / public domain.

25 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação No sul do continente europeu o clima característico é o mediterrâneo, que se apresenta como um clima subtropical, com invernos chuvosos e verões bastante secos. As massas de ar quentes vindas do deserto do Saara influenciam essa região (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Oceânico Continental Mediterrâneo Árido De Montanha Temperado Continental Imagem: Spiridonn MANOLIU / public domain.

26 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Além disso, os Alpes dificultam a entrada dos ventos frios oriundos do norte europeu. A vegetação que se origina nesse clima é formada por pequenas árvores e arbustos dotados de espinhos (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: Giancarlo Dessì/ GNU Free Documentation License

27 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Esse tipo de clima de montanha se parece com os climas frio e subpolar, aparecendo na maioria das cadeias de montanhas da Europa (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Oceânico Continental Mediterrâneo Árido De Montanha Temperado Continental Imagem: Spiridonn MANOLIU / public domain.

28 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental
Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação É percebido que a vegetação diminui seu porte de acordo com o aumento da altitude. Podem surgir espécies de floresta temperada, em sequência pode haver campos de altitude e em seu topo a ocorrência de neves eternas (MOREIRA e AURICCHIO, 2010). Imagem: Kauk0r/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported


Carregar ppt "EUROPA: Aspectos Naturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google