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Análise de Fusões Várias fontes. Em um mundo ideal… Saberíamos: O índice de Lerner (firmas homogêneas)

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Apresentação em tema: "Análise de Fusões Várias fontes. Em um mundo ideal… Saberíamos: O índice de Lerner (firmas homogêneas)"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Fusões Várias fontes

2 Em um mundo ideal… Saberíamos: O índice de Lerner (firmas homogêneas)

3 E … O índice de Lerner com firmas heterogêneas Diferentes tecnologias Evidentemente, em um mercado com bens homogêneos P = P n para todo n Em um mundo ideal…

4 Fusões e antitruste Objetivo: Avaliar se há perda para o concorrência e, consequentemente, para o consumidor Não é bem-estar Uma fusão pode, teoricamente, aumentar o bem-estar

5 Fusões e antitruste Q P c (n+1)q n+1 p n+1 pnpn nq n p = p(q) Benefício social bruto da presença da firma n + 1 Seja F o custo fixo de operação Se < F Fusão benéfica do ponto de vista social, a despeito de perda para o consumidor

6 Fusões e antitruste No entanto... Uma fusão a monopólio ou quase monopólio quase nunca é aprovada pelas autoridades de defesa da concorrência

7 O Arcabouço: Atos de Concentração Fusão Há Aumento de concentração? OK Não Sim Aumenta Poder de Mercado? OK Não Defesas: 1) Eficiência; 2) Firma Falida Sim Não Remédios OK Sim Definição de Mercado Medida de Concentração

8 Fusões e poder de mercado Efeitos de fusões 1. Dentro de um mesmo regime de concorrência, aumenta o poder de mercado 2. Menos concorrentes podem induzir uma mudança do regime de competição De Bertrand/Cournot para cartel

9 Fusões e poder de mercado Efeito 1: Cournot Aumento de poder de mercado para um mesmo regime de concorrência

10 Fusões e poder de mercado Quando o mercado é pouco concentrado o efeito é pequeno Quando o mercado é concentrado o efeito é grande

11 Fusões e poder de mercado Efeito 2 Mudança de regime de competição. Conluio β é crescente em N, a diminuição do número de firmas aumenta a sustentabilidade do conluio Valor do Castigo > Valor do Crime

12 Aumenta a concentração? Aumento de concentração é encarado como condição necessária Dois passos na análise: Definir mercado relevante Medir concentração

13 Definição de mercado relevante Teste do monopolista hipotético 1. Começa com alguma estimação da demanda pelo bem Exemplo: só cerveja 2. “Chuta” um mercado geográfico Exemplo: cidade 3. Estima se a diferença de preço entre o monopolista hipotético aumentaria o preço em ao menos 5% em relação ao atual Se não, este é o mercado relevante Se sim, coloca outros bens, que incluem o mesmo bem em outro mercado geográfico Exemplo: na estimação de demanda por cerveja no Rio, coloca o preço da cachaça no Rio e da cerveja em SP 4. Repete o passo 3 até que o monopolista não conseguisse aumentar o preço em 5% Este é o mercado relevante

14 Definição de mercado relevante Mercado i Monopolista aumentaria o preço em 5%? i é mercado relevante Sim Expande o mercado (i+1) Não i + 1 é o mercado relevante i = 1

15 Aumenta concentração? Duas medidas de concentração populares: Fatia das maiores firmas (exemplo para as 3 maiores) Onde as firmas são ordenadas por tamanho O índice de Herfidahl

16 Aumenta a concentração? Por que olhar para medidas de concentração? Porque é barato Porque estimar poder de mercado é caro

17 Aumenta a concentração? Condição necessária para escrutínio 1800/50 Uma fusão que provoque: Um aumento de ao menos 50 no índice de Herfindahl Um índice de Herfindahl pós-fusão de 1800

18 Aumenta a concentração? Um exemplo interessante: setor bancário Como é calculado o índice de concentração? HHI dos depósitos As firmas são: bancos comerciais e thrift institutions HHI calculado usando 20% dos depósitos em thrift institutions Presume-se que depósitos em thrift institutions são substitutos mas não perfeitos de depósitos em bancos comerciais

19 Aumenta a concentração? Claramente o mercado de produto é definido como depósito Depósito é o único produto relevante? Não, empréstimos tb são Suposição crucial: clustering demanda por serviços bancários

20 Aumenta o poder de mercado? Primeiro conceito importante: Estrutura não implica poder Ou seja, um mercado concentrado não é necessariamente um mercado com alto poder de mercado

21 Aumenta o poder de mercado? Estrutura versus poder Cournot com 4 firmas simétricas Bertrand com 2 firmas simétricas

22 Defesas: Fusões e eficiência Fusões podem gerar eficiências Aproveitamento de economias de escala Eficiência-X Firma mais eficiente “transmite” padrões de gestão para firma menos eficiente

23 Defesas: Fusões e eficiência No entanto... Suprema Corte (1967) “…possible economies cannot be used as a defense to illegality” A impressão é de não se poderia usar a defesa de eficiência

24 Defesas: Fusões e eficiência Posner (2001): É fácil dizer que há eficiências mas é difícil provar ou contestar Eficiências podem ocorrer se a fusão for permitida: os dados só aparecerão no futuro Por que não atingir o mesmo resultado com crescimento interno ou melhora de gestão? Como ponderar os ganhos de eficiência (para as firmas) com as perdas para o consumidor? Quem se apropria dos ganhos?

25 Defesas: Fusões e eficiência No entanto, ao longo do tempo as autoridades se tornaram menos ariscas às defesas de eficiência Veremos no caso Heinz/Beech-Nut

26 Defesas: firma falida Geral  Concentração aumentaria de qualquer forma Doutrina: Supreme Court em Shoe Co. vs FTC (1930). Iminência de falência  Há outra solução menos anticompetitiva? Doutrina: Supreme Court em Citzen Publishing Co. vs United States (1969)

27 Defesas: firma falida Mais uma vez o setor bancário é um caso interessante  Estabilidade Estrutura de Mercado e Competição Competição: substituto ou complemento? Keeley (ERA 1990) vs eficiência (too big to fail) Concentração: substituto ou complemento? Diversificação de risco vs propagação de choques. Restrição ao número de agências.

28 Defesas: firma falida  Lei, doutrina e casos no setor bancário Convenience and needs defense Lei: Bank Merger Act Doutrina: United States vs Third National Bank in Nashville (1968): “... Congress seems to have felt that a bank failure is a much greater catastrophe than the failure of an industrial or retail enterprise...”

29 Remédios Proibição (litígio) Pouco observada, mas ocorre Divestiture Venda de operações em determinados locais Venda de alguns negócios Venda de algumas marcas


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