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PublicouLorenzo Guerreiro Alterado mais de 9 anos atrás
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Análise de Fusões Várias fontes
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Em um mundo ideal… Saberíamos: O índice de Lerner (firmas homogêneas)
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E … O índice de Lerner com firmas heterogêneas Diferentes tecnologias Evidentemente, em um mercado com bens homogêneos P = P n para todo n Em um mundo ideal…
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Fusões e antitruste Objetivo: Avaliar se há perda para o concorrência e, consequentemente, para o consumidor Não é bem-estar Uma fusão pode, teoricamente, aumentar o bem-estar
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Fusões e antitruste Q P c (n+1)q n+1 p n+1 pnpn nq n p = p(q) Benefício social bruto da presença da firma n + 1 Seja F o custo fixo de operação Se < F Fusão benéfica do ponto de vista social, a despeito de perda para o consumidor
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Fusões e antitruste No entanto... Uma fusão a monopólio ou quase monopólio quase nunca é aprovada pelas autoridades de defesa da concorrência
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O Arcabouço: Atos de Concentração Fusão Há Aumento de concentração? OK Não Sim Aumenta Poder de Mercado? OK Não Defesas: 1) Eficiência; 2) Firma Falida Sim Não Remédios OK Sim Definição de Mercado Medida de Concentração
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Fusões e poder de mercado Efeitos de fusões 1. Dentro de um mesmo regime de concorrência, aumenta o poder de mercado 2. Menos concorrentes podem induzir uma mudança do regime de competição De Bertrand/Cournot para cartel
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Fusões e poder de mercado Efeito 1: Cournot Aumento de poder de mercado para um mesmo regime de concorrência
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Fusões e poder de mercado Quando o mercado é pouco concentrado o efeito é pequeno Quando o mercado é concentrado o efeito é grande
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Fusões e poder de mercado Efeito 2 Mudança de regime de competição. Conluio β é crescente em N, a diminuição do número de firmas aumenta a sustentabilidade do conluio Valor do Castigo > Valor do Crime
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Aumenta a concentração? Aumento de concentração é encarado como condição necessária Dois passos na análise: Definir mercado relevante Medir concentração
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Definição de mercado relevante Teste do monopolista hipotético 1. Começa com alguma estimação da demanda pelo bem Exemplo: só cerveja 2. “Chuta” um mercado geográfico Exemplo: cidade 3. Estima se a diferença de preço entre o monopolista hipotético aumentaria o preço em ao menos 5% em relação ao atual Se não, este é o mercado relevante Se sim, coloca outros bens, que incluem o mesmo bem em outro mercado geográfico Exemplo: na estimação de demanda por cerveja no Rio, coloca o preço da cachaça no Rio e da cerveja em SP 4. Repete o passo 3 até que o monopolista não conseguisse aumentar o preço em 5% Este é o mercado relevante
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Definição de mercado relevante Mercado i Monopolista aumentaria o preço em 5%? i é mercado relevante Sim Expande o mercado (i+1) Não i + 1 é o mercado relevante i = 1
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Aumenta concentração? Duas medidas de concentração populares: Fatia das maiores firmas (exemplo para as 3 maiores) Onde as firmas são ordenadas por tamanho O índice de Herfidahl
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Aumenta a concentração? Por que olhar para medidas de concentração? Porque é barato Porque estimar poder de mercado é caro
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Aumenta a concentração? Condição necessária para escrutínio 1800/50 Uma fusão que provoque: Um aumento de ao menos 50 no índice de Herfindahl Um índice de Herfindahl pós-fusão de 1800
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Aumenta a concentração? Um exemplo interessante: setor bancário Como é calculado o índice de concentração? HHI dos depósitos As firmas são: bancos comerciais e thrift institutions HHI calculado usando 20% dos depósitos em thrift institutions Presume-se que depósitos em thrift institutions são substitutos mas não perfeitos de depósitos em bancos comerciais
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Aumenta a concentração? Claramente o mercado de produto é definido como depósito Depósito é o único produto relevante? Não, empréstimos tb são Suposição crucial: clustering demanda por serviços bancários
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Aumenta o poder de mercado? Primeiro conceito importante: Estrutura não implica poder Ou seja, um mercado concentrado não é necessariamente um mercado com alto poder de mercado
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Aumenta o poder de mercado? Estrutura versus poder Cournot com 4 firmas simétricas Bertrand com 2 firmas simétricas
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Defesas: Fusões e eficiência Fusões podem gerar eficiências Aproveitamento de economias de escala Eficiência-X Firma mais eficiente “transmite” padrões de gestão para firma menos eficiente
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Defesas: Fusões e eficiência No entanto... Suprema Corte (1967) “…possible economies cannot be used as a defense to illegality” A impressão é de não se poderia usar a defesa de eficiência
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Defesas: Fusões e eficiência Posner (2001): É fácil dizer que há eficiências mas é difícil provar ou contestar Eficiências podem ocorrer se a fusão for permitida: os dados só aparecerão no futuro Por que não atingir o mesmo resultado com crescimento interno ou melhora de gestão? Como ponderar os ganhos de eficiência (para as firmas) com as perdas para o consumidor? Quem se apropria dos ganhos?
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Defesas: Fusões e eficiência No entanto, ao longo do tempo as autoridades se tornaram menos ariscas às defesas de eficiência Veremos no caso Heinz/Beech-Nut
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Defesas: firma falida Geral Concentração aumentaria de qualquer forma Doutrina: Supreme Court em Shoe Co. vs FTC (1930). Iminência de falência Há outra solução menos anticompetitiva? Doutrina: Supreme Court em Citzen Publishing Co. vs United States (1969)
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Defesas: firma falida Mais uma vez o setor bancário é um caso interessante Estabilidade Estrutura de Mercado e Competição Competição: substituto ou complemento? Keeley (ERA 1990) vs eficiência (too big to fail) Concentração: substituto ou complemento? Diversificação de risco vs propagação de choques. Restrição ao número de agências.
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Defesas: firma falida Lei, doutrina e casos no setor bancário Convenience and needs defense Lei: Bank Merger Act Doutrina: United States vs Third National Bank in Nashville (1968): “... Congress seems to have felt that a bank failure is a much greater catastrophe than the failure of an industrial or retail enterprise...”
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Remédios Proibição (litígio) Pouco observada, mas ocorre Divestiture Venda de operações em determinados locais Venda de alguns negócios Venda de algumas marcas
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