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Comunicação Institucional Visão de Futuro

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Apresentação em tema: "Comunicação Institucional Visão de Futuro"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Institucional Visão de Futuro

2 Comunicação Institucional
Organograma Presidente Comunicação Institucional Imagem Corporativa e Marcas Assistente Comitê Estratégico Imprensa Planejamento e Gestão Atendimento e Articulação Regional Publicidade e Promoções Responsabilidade Social Patrocínios Comunicação Internacional Relacionamento Planejamento e Pesquisa Regional de Comunicação (Sede, RJ e ES) Publicidade Programas Ambientais Patrocínios Esportivos Relacionamento Internacional Relacionamento com o Público Interno Gestão e Controle Regional de Comunicação (SP e Sul) Mídia Programas Sociais Patrocínios Culturais Projetos Especiais Relacionamento Corporativo Regional de Comunicação (N, CO E MG) Coord. Tecnologias Sociais Coord. Artes Cênicas Coord. Cinema Coord. Música Multimeios Coord. Promoções Orientações e Práticas de RS Regional de Comunicação (Nordeste) Coord. Balanço Social

3 Comunicação Institucional – Gerências e Atividades
Atendimento e Articulação Regional Planejamento e Gestão Programas e ações regionais, atendimento às UNs, feiras e exposições, relacionamento com imprensa regional Sistemas de gestão e controle da Comunicação, planejamento estratégico de comunicação, pesquisas de mercado, imagem, opinião e reputação Comunicação Internacional Relacionamento internacional (feiras, exposições e publicações) e projetos especiais (patrocínios e programas de comunicação institucional no exterior) Publicidade e Promoções Planejamento e desenvolvimento de campanhas publicitárias e promoções, de cunho mercadológico e institucional Imprensa Agência de Notícias Petrobras, entrevistas individuais e coletivas, monitoramento e atendimento à imprensa Relacionamento Integra atividades de relacionamento corporativo com os públicos interno e externo (projetos de comunicação, visitas corporativas, gestão integrada de mídias digitais, impressas e audiovisuais) Identidade Corporativa e Marcas Gestão e valoração da marca Petrobras, desenvolvimento e avaliação de demais marcas do Sistema, de produtos e serviços Responsabilidade Social Patrocínios Gestão de linhas e programas sociais e ambientais, orientações e práticas de responsabilidade social Integra e gerencia as linhas, programas e seleções públicas de patrocínios culturais e esportivos

4 Comunicação – Função Estratégica
Papel da Comunicação na Petrobras Estratégica: vinculada aos objetivos da organização e suporte aos novos negócios Integradora: políticas e diretrizes; unidade da imagem e da marca Ampla Cobertura: consumidores, clientes, fornecedores, acionistas, força de trabalho, imprensa, parceiros, poder público etc. Multidimensional: institucional e mercadológica; regional, nacional e internacional; interna e externa

5 Evolução da Comunicação Petrobras
Crescimento da Demanda por Comunicação Quebra do Monopólio e Abertura do Mercado Diversificação dos Negócios Aquisição de Empresas Internacionalização Regionalização

6 Crescimento da Demanda por Relacionamento
Evolução da Comunicação Petrobras Crescimento da Demanda por Relacionamento Novos segmentos Acionistas, Investidores, Terceiro Setor, Parceiros Fortes exigências dos stakeholders Responsabilidade Social, Ética e Transparência Interesse dos clientes internos ANs, Marketing, RH, SMS e RI

7 Novos Direcionadores da Comunicação
Evolução da Comunicação Petrobras Novos Direcionadores da Comunicação A Força da Marca Ativo Estratégico Vantagem Competitiva Essencial Valor Financeiro e de Mercado

8 Sucessão de danos à imagem
Evolução da Comunicação Petrobras Sucessão de danos à imagem Acidentes e crises corporativas (2000 a 2002)

9 Novos Direcionadores da Comunicação Lealdade dos Stakeholders
Evolução da Comunicação Petrobras Novos Direcionadores da Comunicação O Poder da Reputação Confiança do Investidor Lealdade dos Stakeholders Atração de Talentos Elevada Estima Social

10 Políticas Corporativas de Comunicação
Fundamentos da Comunicação Missão Valores Planejar e gerenciar a comunicação para garantir valor à imagem e à marca Petrobras, contribuindo para os resultados de negócio da Companhia. Políticas Corporativas de Comunicação

11 Políticas Corporativas de Comunicação
Fundamentos da Comunicação Valores Valores Ética Profissionalismo Políticas Corporativas de Comunicação Respeito aos públicos

12 Políticas Corporativas de Comunicação
Fundamentos da Comunicação Políticas Corporativas de Comunicação Valores Promover, preservar e defender a marca e a identidade corporativa da Petrobras, reforçando seus atributos e os compromissos com os públicos. Políticas Corporativas de Comunicação Fortalecer a integração e a unidade da comunicação do Sistema Petrobras, consolidando a imagem de empresa integrada.

13 Políticas Corporativas de Comunicação
Fundamentos da Comunicação Políticas Corporativas de Comunicação Valores Comunicar-se de forma transparente, rápida e contínua, fornecendo informação clara, segura, objetiva, precisa e atual sobre as atividades, produtos e serviços da Companhia e acentuando a responsabilidade social corporativa da Petrobras. Políticas Corporativas de Comunicação Buscar continuamente o conhecimento das opiniões, necessidades e expectativas dos públicos, respeitando sua diversidade cultural.

14 Políticas Corporativas de Comunicação
Fundamentos da Comunicação Políticas Corporativas de Comunicação Manter uma comunicação aberta, constante e abrangente com o público interno, contribuindo para fortalecer seu compromisso com os objetivos e estratégias corporativas. Promover estreito relacionamento com os públicos de interesse, mantendo diálogo permanente com seus representantes.

15 Responsabilidade Social
Desafio de Responsabilidade Social 2020 Ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável Para a Petrobras responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social Política de Responsabilidade Social

16 Diretrizes de Responsabilidade Social
1. Atuação Corporativa: assegurar que a governança corporativa do Sistema Petrobras esteja comprometida com a ética e transparência na relação com as partes interessadas. 2. Gestão Integrada: garantir uma gestão integrada em Responsabilidade Social no Sistema Petrobras. 3. Desenvolvimento Sustentável: conduzir os negócios e atividades do Sistema Petrobras com responsabilidade social, implantando seus compromissos de acordo com os princípios do Pacto Global da ONU e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. 4. Direitos Humanos: respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, pautando as ações do Sistema Petrobras a partir da promoção dos princípios do trabalho decente e da não discriminação. 5. Diversidade: respeitar a diversidade humana e cultural de sua força de trabalho e dos países onde atua. 6. Princípios de Trabalho: apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante na cadeia produtiva do Sistema Petrobras. 7. Investimento Social Sustentável: buscar a sustentabilidade dos investimentos sociais para uma inserção digna e produtiva das comunidades. 8. Compromisso da Força de Trabalho: comprometer a força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras.

17 Gestão de Responsabilidade Social
Gestão da Responsabilidade Social na Petrobras: Comitê de Gestão de Responsabilidade Social; Comissão de Diversidade; Comissão de Elaboração e Avaliação de Relatórios de Responsabilidade Social; Balanço Social e Ambiental como ferramenta de gestão; elaboração do Balanced ScoreCard de Responsabilidade Social Reconhecimentos: Petrobras listada no DJSI (Dow Jones Sustainability Index) e no ISE ((Corporate Sustainability Index) da Bovespa; Balanço Social e Ambiental considerado notável pelo Pacto Global e eleito melhor relatório de sustentabilidade por todos os públicos e pela sociedade civil no “Readers’ Choice Awards” da Global Reporting Initiative (GRI) ; empresa de petróleo mais transparente segundo relatório da Management&Excellence Programa De Olho no Ambiente: desenvolvimento de “Agendas 21 Comunitárias” em 549 comunidades da área de influência das unidades e empreendimentos do Sistema Petrobras

18 Programas Social e Ambiental
PROGRAMA DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA PETROBRAS : Visão: Desenvolvimento com igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades locais Linhas de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho Educação para Qualificação Profissional Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente Investimento Total: R$ 1,3 bilhões. Atendimento total previsto de 17,6 milhões de pessoas. Planejamento 2008/2012 Linhas de Atuação: Captação: Até jan/2008 PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL Tema: Água e clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável Linhas de atuação: Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; Fixação de carbono e emissões evitadas. Investimento de R$ 500 milhões. Planejamento 2008/2012 Captação: Até 24/set/2008 Gestão: Metas: Metas Os Programas contam com indicadores e metas de desempenho estabelecidos. Sistemática de Investimentos Sociais e Ambientais: Procedimentos de análise, aprovação, acompanhamento e avaliação dos projetos sociais e ambientais, estabelecendo metodologia, critérios e indicadores, de forma semelhante aos projetos do negócio. Gestão

19 Programas Cultural e Esportivo
PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL : Visão: Democratização do Acesso e Diversidade étnico-regional Linhas de atuação: Preservação &de Memória Produção e Difusão Formação e Educação para as A rtes Investimento ( ): R$ 263 milhões. Previsão (2008/2009) – Produção e Difusão – R$ 40 milhões Nº de projetos contemplados:. 989 projetos selecionados Captação: Até 29/agosto/08 PROGRAMA PETROBRAS ESPORTE & CIDADADIA Visão: Contribuir para o desenvolvimento da prática esportiva em nível nacional Linhas de atuação: Esporte educacional Esporte de rendimento Esporte de participação voluntária Investimento previsto (2008): R$ 25 milhões Captação: Até 29/agosto/08 Gestão: Metas:

20 Evolução do Indicador Geral
Resultados Imagem Corporativa da Petrobras – Indicador Geral Fonte: Sismico Evolutivo Opinião Pública Evolução do Indicador Geral 79 81 84 2005 2006 2007

21 Resultados Quociente de Reputação (RepTrakTM) da Petrobras
Fonte: Global RepTrakTM Pulse 2008 Petrobras: entre as 20 empresas de maior reputação no Mundo

22 Resultados Quociente de Reputação (RepTrakTM) da Petrobras
Fonte: Global RepTrakTM Pulse 2008 Brasileiras entre as 50 melhores Rank Company Global Pulse 20 Petrobras 79.97 24 Grupo Gerdau 79.26 40 Usiminas 77.74 43 Vale 77.39 50 Correios 76.64 Empresa de melhor reputação no Brasil

23 Resultados – Valorização da Marca
Evolução do Valor da Marca Petrobras (Valores em US$ milhões) (valores em US$milhões) 37% 1010 353% 33% 739 14% 554 69% 485 286 2002 2003 2004 2005 2006 Fonte: Interbrand

24 José Aparecido Barbosa
Gerente de Comunicação Institucional – Regional São Paulo / Sul


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