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BEM-VINDOS!.

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Apresentação em tema: "BEM-VINDOS!."— Transcrição da apresentação:

1 BEM-VINDOS!

2 Metodologia Do Trabalho Científico
2º SEMINÁRIO Metodologia Do Trabalho Científico O Artigo Científico

3 Nenhum acadêmico receberá o certificado de pós-graduação Lato Sensu e MBA sem a aprovação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), sendo esta uma exigência legal do MEC. O objetivo maior deste seminário é orientar os alunos a produzirem o artigo científico de acordo com as normas exigidas pela ABNT e UCAM PROMINAS.

4 A produção de conhecimento científico
O conhecimento científico exige a utilização de métodos, processos e técnicas especiais para análise, compreensão e intervenção na realidade (TEIXEIRA, 2005, p.84).

5 “Método é uma forma de ordenar o pensamento.”
O método científico agrega, portanto, lógica e evidência factual, normatizando o processo de busca de explicações consistentes sobre os fatos, sua unidade, especifidade, ordem, regularidade, causas e efeitos (Charoux, 2006, p.22).

6 METODOLOGIA CIENTÍFICA

7 A metodologia científica deve ser entendida como um elemento facilitador da produção de conhecimento.

8 O uso adequado da metodologia permite:
Descobrir; Organizar o pensamento; Elaborar possíveis respostas; Construir instrumentos objetivos de coletas de dados; Tabular, analisar e interpretar; Extrair conclusões; Preparar a comunicação do processo e dos resultados. (Charoux, 2006, p.23)

9 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

10 TCC... O que eu faço?

11 Primeiramente, tranquilize-se!
Aqui na UCAMPROMINAS será exigido de você um artigo científico como trabalho de conclusão de curso. Sabendo que nosso artigo é de revisão de literatura, o primeiro passo a ser seguido é o levantamento de possíveis temas.

12 Introdução a pesquisa A pesquisa científica deve ser planejada, antes de ser executada. Isso se faz através de uma elaboração que de denomina “projeto de pesquisa”. (Rudio, 1986, p. 53)

13 Alguns supõem que elaborar projetos é perder tempo e querem iniciar o artigo científico imediatamente. No entanto, persistir com este pensamento irá lhe comprovar que seu trabalho ficará como uma improvisação, confuso e lhe tomará muito tempos, podendo ter que refazê-lo, num lastimoso esbanjamento de tempo e recurso.

14 Vejamos os principais passos para a elaboração de um projeto de pesquisa

15 Roteiro para a elaboração do projeto de pesquisa
TEMA PROBLEMA HIPÓTESE JUSTIFICATIVA OBJETIVO(S) REVISÃO DE LITERATURA METODOLOGIA CRONOGRAMA REFERÊNCIAS Desenvolva o seu projeto de pesquisa para uma boa elaboração do seu artigo científico.

16 ARTIGO CIENTÍFICO

17 As informações que iremos apresentar, encontram-se disponíveis nos módulos 09 e 10 do seu material didático.

18 Artigo Científico de Revisão de Literatura
Segundo a NBR 6022 (2003): Artigo Científico: Parte de uma publicação com autoria declara, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Artigo de Revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.

19 Artigo Científico UCAMPROMINAS
Apresentaremos as normas exigidas para a confecção do nosso artigo científico.

20 Exigências Artigo de revisão de literatura;
Tema/título e conteúdo pertinentes ao curso de pós-graduação matriculado; Abordagem de, no mínimo, três autores acadêmicos/científicos; Conter entre 05 e 10 páginas textuais.

21 Estrutura do Artigo Científico
Elementos Pré-textuais Capa; Folha de rosto; Resumo; Palavras-chave. Elementos Textuais Introdução; Desenvolvimento; Conclusão. Elementos Pós-textuais Referências; Apêndice; Anexo.

22 A seguir, ilustraremos a aplicação das normas dadas nesta aula e no material didático, através de um modelo de artigo adotado pela UCAM PROMINAS. Atenção: O artigo apresentado é apenas uma ilustração, não sendo necessária a leitura do conteúdo marcado.

23 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:
Capa

24 FORMATAÇÃO

25 Identificação da Universidade e do aluno:
Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Maiúsculo; Negrito. Título do Artigo: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Maiúsculo; Negrito. Cidade do Aluno e ano: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Maiúsculo; Negrito.

26 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:
Folha de rosto

27 FORMATAÇÃO

28 Identificação da Universidade e do aluno:
Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Maiúsculo; Negrito. Título do Artigo: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Maiúsculo; Negrito. Cidade do Aluno e ano: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Maiúsculo; Negrito. Nota do artigo: Fonte tamanho 10; Arial ou Times New Roman; Espaçamento entre linhas simples; Recuo de 8cm.

29 Tema / Título Conforme Diez; Horn (2005, p. 44), é importante que o tema evidencie a pretensão da pesquisa, esclarecendo o assunto a ser abordado, delimitando-o de acordo com o propósito de um curso lato sensu.

30 Dicas Importantes Após a definição do tema, o aluno fará todo o levantamento bibliográfico, delimitando o objetivo central do estudo e, consequentemente, o seu título; Redija o título com objetividade, exprimindo globalmente a proposta; O título tem a função de convidar ao conhecimento (esqueça as estéticas literárias, metáforas), causar impacto, curiosidade, seduzir o leitor.

31 O título é uma das últimas tarefas a cumprir quando se produz um artigo científico ou outro texto acadêmico, pois durante a produção do trabalho vários discernimentos surgirão propiciando nomeações mais pertinentes.

32 Como pesquisar temas pertinentes ao seu curso
Você poderá acessar a nossa biblioteca on-line, para isso, entre em nosso site ( e acesse o portal do aluno.

33 Biblioteca on-line

34 Exemplo: Biblioteca online do curso de Docência do Ensino Superior.

35 Como pesquisar temas pertinentes ao seu curso
Pesquise em sites acadêmicos como: E outros mais elencados no módulo 10, leia a apostila atentamente!

36 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:
Resumo / Palavra-chave

37 Resumo De acordo com ABNT NBR 6028 (2003, p. 1) o resumo é um elemento obrigatório e deve ressaltar o tema / questão-problema, o objetivo, a metodologia utilizada na pesquisa, o referencial teórico, bem como os resultados e conclusões do trabalho.

38 Veja agora o resumo de um dos nossos artigos científicos.
Perceba que explicaremos todos os pormenores para que você seja capaz de visualizar as partes do mesmo.

39 FORMATAÇÃO

40 Título: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Maiúsculo; Negrito. Coloque o seu nome completo. Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman. Palavra-chave: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Separe as palavras com ponto final; Negrito. Bloco único. Sem parágrafo; Fonte tamanho 10; Arial ou Times New Roman; Espaçamento entre linhas simples.

41

42 Ressalte o tema / questão-problema do seu artigo.
Utilize o verbo na voz ativa e na 3º pessoa.

43 Apresente o objetivo do seu artigo.

44 Relate de forma breve a metodologia utilizada na pesquisa e o referencial teórico. Não apresente citações.

45 Demonstre os principais resultados e finalize com uma breve exposição da conclusão.

46 Apresente as palavras mais representativas do conteúdo do seu artigo (entre 03 e 05 palavras).

47 A escrita do resumo deve acontecer após todo o trabalho finalizado.

48 ELEMENTOS TEXTUAIS: Introdução

49 Introdução Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

50 De modo geral, a introdução deve ser breve e conter:
Apresentação do tema/questão-problema; Justificativa para elaboração do trabalho (importância do estudo). Breve exposição da literatura a respeito do assunto (conceitos, definições em forma de citações); Definir o objetivo central do trabalho.

51 FORMATAÇÃO

52 Introdução: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Espaçamento entre linhas 1,5cm. Exceto as citações longas diretas: Fonte tamanho 10; Espaçamento entre linhas simples e recuo de 4cm. Introdução: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Negrito. Observe que não há separação dos itens por páginas. Logo após as palavras-chave, apresente a sua introdução. Assim acontecerá também nos demais itens do artigo.

53

54 Relembrando o projeto... Tema (o que é?)
Percebam que utilizamos partes do projeto para a elaboração do Artigo científico. Relembrando o projeto... Tema (o que é?) Apresente o Tema. Deixe claro para o leitor sobre o que se trata o trabalho. Utilize o verbo no presente do indicativo.

55 Relembrando o projeto... Problema (por que?) Apresente também a questão-problema. Relate as questões que lhe causam interesse pela pesquisa.

56 Justificativa (qual a relevância?)
Argumente sobre a relevância do estudo. Apresente as razões que te levam a pesquisar o tema, motivação e importância. Relembrando o projeto... Justificativa (qual a relevância?)

57 Revisão de literatura (qual é o fundamento?)
Faça uma breve exposição da literatura a respeito do assunto que posteriormente será ampliada no desenvolvimento do artigo. Relembrando o projeto... Revisão de literatura (qual é o fundamento?)

58 Defina o objetivo central do trabalho, mostrando o norte do estudo, ou seja, o conhecimento acadêmico desejado. Relembrando o projeto... Objetivo (para que?)

59 Metodologia (como será realizada?)
Neste artigo o autor apresentou também a metodologia utilizada e o referencial teórico. Veja como fiou... Relembrando o projeto... Metodologia (como será realizada?) Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000).

60 Lembre-se de rever a sua introdução depois da finalização do seu trabalho, visto que poderá haver modificações em relação ao projeto original.

61 ELEMENTOS TEXTUAIS: Desenvolvimento

62 Desenvolvimento Nesta parte do artigo, o autor deve fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada.

63 Para a materialização do texto acadêmico é de suma importância a construção do referencial teórico sabendo que o mesmo é constituído por meio da revisão de literatura. Esta é a parte mais importante de um estudo acadêmico, visto que propicia o desenvolvimento do conhecimento que já foi produzido e permite o fluir de novas ideias. Constituindo assim matéria-prima para elaboração do texto do artigo.

64 Conforme Diez; Horn (2004, p.39), a revisão de literatura é constituída por registro de uma releitura do que “as autoridades” já escreveram sobre o tema. Diante desse critério, alguns textos credenciam - autorizam ou validam – um trabalho, ou realizam o inverso.

65 Entende-se então que não são apropriados para revisão de literatura da pós-graduação:
Enciclopédias; Revistas não-especializadas, tais como: Nova escola, Pátio... Que são excelentes publicações, mas dirigidas especialmente para os professores que têm apenas o ensino médio; Revistas dirigidas a leigos, tais como: Veja, Época...

66 Entende-se então que não são apropriados para revisão de literatura da pós-graduação:
Livros didáticos; Publicações místicas e de autoajuda, como Lair Ribeiro, Paulo Coelho, Içami Tiba, Augusto Cury... Dentre outros, que são destinados ao público não acadêmico.

67 Não está em pauta o valor do conteúdo dos escritos mencionados, mas sua adequação a constituição de uma escrita para o patamar da pós-graduação Lato Sensu.

68 FORMATAÇÃO

69 Arial ou Times New Roman; Alinhada a margem esquerda. Desenvolvimento:
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Desenvolvimento: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Alinhada a margem esquerda. Desenvolvimento: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Espaçamento entre linhas 1,5cm. Exceto as citações longas diretas: Fonte tamanho 10; Espaçamento entre linhas simples e recuo de 4cm.

70 Agora mostraremos o desenvolvimento do artigo esmiuçando toda a sua escrita.

71 Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Perceba que o autor do artigo inicia o seu desenvolvimento expondo a evolução do tema abordado e logo em seguida, afirma esta exposição ao apresentar a fundamentação teórica do autor. Corroborando assim as suas ideias com as ideias dos autores acadêmicos.

72 Novamente o autor interliga as suas ideias tendo como comprovação a teoria acadêmica apresentada, neste caso, pelo autor Fernandez. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000).

73 Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Relembrando que o artigo é uma revisão de Literatura, verifique que, até o momento, o autor do artigo analisou as informações publicadas sobre o tema, demonstrando teoricamente o objeto de seu estudo e a necessidade da pesquisa que realizou.

74 Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Com o intuito de continuas a confirmação de suas informações, o autor do artigo já bordou até o momento o mínimo de teóricos exigidos (três autores acadêmicos).

75 Em seu artigo você deverá utilizar citações.
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Em seu artigo você deverá utilizar citações. Elas poderão ser apresentadas de diferente formas: Indiretas; Diretas Longas; Diretas Curtas. Lembre-se que essas citações são para reforçar e fundamentar as ideias apresentadas.

76 Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). O autor do artigo apresenta aqui citações indiretas de diversos autores acadêmicos. As citações indiretas deverão vir no corpo do texto contendo o sobrenome do autor com o ano entre parênteses. Mais exemplos de citações indiretas você encontrará no material didático.

77 Já neste parágrafo, o autor utiliza citação direta curta.
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Já neste parágrafo, o autor utiliza citação direta curta. Essa citação possui menos de três linhas e deverá ser apresentada entra aspas no corpo do texto.

78 Coloque no final da citação, entre parênteses:
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Na chamada, observe que por não estar entre parênteses, o autor Freire foi apresentado somente com a primeira letra em maiúsculo. O autor do artigo utilizou uma citação direta longa (contendo mais de três linhas) de Freire. Perceba que essa citação foi mencionada da maneira exigida pela ABNT/UCAM que é: Fonte tamanho 10; Arial ou Times New Roman; Recuo de 4cm da margem esquerda; Espaçamento entre linhas simples. Coloque no final da citação, entre parênteses: Sobrenome do autor em maiúsculo; Ano e página. Neste caso: FREIRE, 1996, p. 73)

79 Note que o autor manteve uma estruturação lógica de todo o conteúdo em seu desenvolvimento, usando toda a argumentação necessária com os teóricos utilizados, fechando com coerência o seu desenvolvimento. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000).

80 ELEMENTOS TEXTUAIS: Conclusão

81 Conclusão É um fechamento do trabalho estudado, respondendo a questão-problema e aos objetivos do estudo apresentados na introdução, onde não se permite que nesta seção sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente.

82 FORMATAÇÃO

83 Arial ou Times New Roman; Espaçamento entre linhas 1,5cm.
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Conclusão: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Espaçamento entre linhas 1,5cm.

84

85 Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). O autor relacionou as diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, num processo de síntese dos principais resultados e as contribuições trazidas pelas pesquisa. A conclusão é de caráter qualitativo, portando, não permite quadros, tabelas, citações, entre outros.

86 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS:
Referências

87 Referências São um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais. As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer as normas da ABNT. Trata-se de uma listagem dos livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e referenciados ao longo do artigo.

88 Dessa maneira: Todos os autores que foram abordados no texto deverão obrigatoriamente ser apresentados nas referências; Autores somente consultados e não citados no texto, não deverão ser listados nas referências.

89 FORMATAÇÃO

90 Os títulos das obras deverão ser apresentados em itálico.
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Referências: Fonte tamanho 12; Arial ou Times New Roman; Maiúsculo; Negrito; Centralizado. Todas as obras apresentadas deverão estar: Fonte tamanho 12; Ordem alfabética; Arial ou Times New Roman; Espaçamento entre linhas simples, separada entre si por espaço duplo ; Alinhamento a margem esquerda. Os títulos das obras deverão ser apresentados em itálico.

91 TIPOS DE REFERÊNCIAS

92 Referência de Capítulo. Referência de Artigo de Site Científico
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico O texto final foi fundamentado nas ideias e concepção de autores como: Derkosk (2010), Dóron (1998), Freire (1997), Férnandez (1991), Gadotti (1999), Placco (2002), Pilleti (1999), Rego (1996), Silva (2010), Tassoni (s.d) e Zibermam (2000). Referências de Livros. Referência de Capítulo. Demais exemplos de referências são apresentados no nosso módulo 10 e na NBR 6024: 2003 da ABNT. Referência de Artigo de Site Científico

93 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS:
Anexos / Apêndice

94 Conforme a ABNT, NBR 14724 (2002, p.2), são elementos opcionais:
Anexos: consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Apêndice: consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.

95 Recursos Ilustrativos
Quando estritamente necessários, deverão ser inseridos como anexos, devido ao número limitado de páginas do artigo.

96 Critérios utilizados para a avaliação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) - Artigo Científico serão:

97 Tema e título Neste item será avaliado se o tema/título e conteúdo do TCC estão pertinentes ao curso de Pós-Graduação que o aluno faz. Exemplo: Curso - Ensino de Língua Portuguesa; Tema - Variação Linguística; Título - O Ensino das Variações Linguísticas para alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental.

98 Nível de textualidade Neste item será avaliada a linguagem utilizada no TCC. O aluno deverá utilizar a Língua Portuguesa de acordo com a Norma culta, verificar no texto a ortografia, a concordância (nominal e verbal), coerência, coesão, acentuação e pontuação.

99 Formação e Estrutura Neste item será analisada toda a formatação e estrutura do Artigo exigido. Assim, o acadêmico deverá desenvolvê-lo conforme as exigências da ABNT/UCAM. Faça a formatação conforme o Módulo 9, siga as regras estabelecidas no mesmo.

100 Conteúdo O conteúdo deverá ser desenvolvido conforme o tema/título do TCC (pertinente ao curso de Pós-graduação), utilizando uma linguagem técnica e formal, obedecendo sempre os critérios estabelecidos pela ABNT/UCAM (módulo 9) em uma sequência lógica dos fatos apresentados.

101 Rigor científico O TCC deverá apresentar, no mínimo, três autores acadêmicos/científicos, o aluno deverá dialogar as suas ideias com as ideias desses autores, dando sempre créditos aos autores. Além de pesquisar (livros e sites acadêmicos) e apresentar os autores acadêmicos/científicos, é necessário que os mesmos sejam abordados no conteúdo do trabalho em forma de citações (diretas e/ou indiretas).

102 Atenção! O primeiro critério a ser avaliado no conteúdo do TCC será a autoria do mesmo, através de um sistema de busca, o artigo passará por uma identificação de plágio. Se o aluno fizer uma cópia integral ou parcial de outros autores, será reprovado na Disciplina Metodologia do Trabalho Científico, e o próximo TCC somente poderá ser encaminhado, após o pagamento de uma taxa.

103 A UCAMPROMINAS verifica seus artigos através do software chamado Ephorus
Este software é líder do mercado no campo de antiplágio, nele não há margem de erros, pois mostra o trabalho do aluno na íntegra, contendo todos os endereços da internet onde foram localizadas as cópias, inclusive, disponibiliza um relatório contendo todas as marcações para que o professor possa comprovar a existência de cópias indevidas (plágio).

104 O Artigo científico completo deverá ser encaminhado a secretaria a qualquer momento a partir da 1ª mensalidade paga e até o 12º mês de curso, podendo ser prorrogado aso 18º mês. Lembre-se que a contagem do período do seu curso terá início a partir do pagamento da sua primeira mensalidade.

105 O prazo para a correção é de 30 a 45 dias corridos.
Deve ser enviado em formato Word, para um dos s: Lembre-se, os professores não fazem correções de partes do artigo, pois é necessário a leitura de todo o conteúdo. O prazo para a correção é de 30 a 45 dias corridos.

106 Correção com urgência R$ 70,00.
O artigo científico poderá ser corrigido no prazo de até 96 horas, para isso, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa de correção imediata, no valor de R$ 70,00. Esse prazo é contado a partir da data que o pagamento constar em nosso sistema. Para tal procedimento, é necessário: Junto ao envio do artigo, solicitar o envio do boleto. Podendo também entrar em contato com o setor: (31)

107 A Secretaria Acadêmica salva os artigos recebidos no Ephorus e o sistema faz a busca em toda a rede mundial e em nosso banco de dados num prazo de até 24 horas.

108 O professor recebe o relatório contendo os artigos a serem corrigidos, como mostra a tela abaixo:
Nome do aluno Porcentagem de plágio Versão do artigo Nome do Aluno Data da postagem

109 O professor recebe o relatório contendo os artigos a serem corrigidos, como mostra a tela abaixo:
Nome do Aluno Após o professor abrir o artigo do aluno, aparece todo o relatório dos sites que Ephorus rastreou e localizou as cópias com as devidas porcentagens. Nome do Aluno

110 Neste exemplo abaixo, todas as partes que foram localizadas, conforme o relatório contido no slide anterior, estão apresentadas na cor laranja. Portanto, o professor possui a porcentagem, o local e as partes em que o aluno plagiou. Não há dúvidas quanto a veracidade exposta no programa, uma vez que este é o mesmo sistema utilizado nas maiores Universidades da Europa e dos Estados Unidos.

111 Lembre-se que o seu artigo poderá ser encaminhado a correção quantas vezes forem necessárias, até que esteja apto a aprovação.

112 Autor: Professor João Pedro da UNICAMP
30 DICAS PARA ESCREVER BEM Autor: Professor João Pedro da UNICAMP

113 1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc;
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico; 3. Anule aliterações altamente abusivas; 4. não esqueça as maiúsculas no início das frases; 5. Evite lugares-comuns como “o diabo foge da cruz”;

114 6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário;
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in; 8. Evite o emprego de gíria; 9. Não utilize palavras de baixo calão; 10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações;

115 11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida; 12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem ideias próprias”;

116 13. Frases incompletas podem causar;
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes; 15. Seja mais ou menos específico;

117 16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!;
17. A voz passiva deve ser evitada; 18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação;

118 19. Quem precisa de perguntas retóricas?;
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas; 21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação; 22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!”; 23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha;

119 24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!;
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas;

120 26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza;
27. Seja incisivo e coerente, ou não; 28. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras! ..nada de mandar esse trem...vixi. Entendeu bichinho?;

121 29. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio
29. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante. (Esta é a minha favorita... EU ODEIO GERUNDISMO!);

122 30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

123 Agradecemos a presença de todos!

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