A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMULAB Sustentável Triênio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMULAB Sustentável Triênio"— Transcrição da apresentação:

1 SIMULAB Sustentável Triênio 2010-2012
Prof. Dr. Antonio Sauaia – FEA/USP/SP Coordenador SIMULAB - 12/nov/09 Parceiros: docentes, estudantes, pesquisadores e interessados

2 Agenda dos Seminários SIMULAB
Termina o triênio : Coleta CAPES Seminário: 10/dez/2009 Balanço trienal Indicadores de avanço Projeto trienal Seminário: 12/nov/2009 Bases para o projeto SIMULAB Sustentável Tópicos dos seminários Metodologia de pesquisa e publicações Práticas SIMULAB em sala de aula Linhas de pesquisa Simuladores Organizacionais Aprendizagem centrada no participante Estudos comparados Plano SIMULAB: site, comunidade e Oficinas

3 SIMULAB – Laboratório de Gestão
Metodologia de educação gerencial e pesquisa Parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela se liga ou de que se utiliza: metodologia lingüística (Aurélio on line). Ciências Sociais Aplicadas: Adm; Cont; Eco. ‘Tripé conceitual’ do Laboratório de Gestão Simulador organizacional Artefato educacional que define relações econômicas Jogo de empresas Método vivencial: tomada de decisões sob incerteza Pesquisa aplicada (teórica e empírica p/ criar conhecimentos)

4 SIMULAB – Laboratório de Gestão
Linhas de pesquisa Simuladores organizacionais Estudo de modelos existentes Modelagem (conceitual;matemática;programação) Aprendizagem centrada no participante Estudos dos métodos de aprendizagem Converter disciplinas expositivas em ACP Economia e estratégia comparadas Estudos institucionais; setoriais; organizacionais

5 SIMULAB – Laboratório de Gestão
Missão Oferecer aprendizagem em complementação ao ensino Do ensino expositivo, centrado no professor (que replica conhecimento) Para a aprendizagem, centrada no participante (que cria conhecimento) Visão Tornar-se no triênio referência nacional em orientação e apoio metodológico através de pólos em IES nas 5 regiões Valores Somos todos educadores e aprendizes, docentes, discentes e profissionais de educação gerencial.

6 Sustentabilidade como filosofia
Orientação das Organizações do futuro SIMULAB Sustentável – Tripple bottom line (John Elkington, 1994) Indicadores econômicos Contribuições ao DA (PPGA) - perante a CAPES Citar os indicadores: bolsas; publicações; prêmios; Indicadores sociais Formar, orientar e titular - perante a sociedade Indicadores ambientais Atitude política e de cidadania responsável Perante todos nós

7 Plano de Gestão em 4 Etapas (p.67)
1 Diagnóstico Onde estamos? Análise SWOT Objetivos Para onde iremos? Aspectos qualitativos Políticas e Estratégias Como iremos? Alternativas a, b e c Orçamento de Metas Quanto iremos alocar? Quantidades a, b e c 3c $4c 3b $4b 3a $4a 2

8 Onde estamos? Análise SWOT
Pontos Fortes Domínio do método (tripé conceitual) Linhas de pesquisa declaradas Publicação do método: livro Site: Portal com EaD e Periódico IES atendidas: UFF; FIAP; UNISO; ESEG; UFT; Membros: docentes, estudantes e pesquisadores Pontos Fracos Poucos membros na comunidade Poucos dominam o tripé Alinhamento conceitual dos membros Formalização de políticas&estratégias Rotina para obter Bolsas Rotina para incentivar membros Liderança concentrada Geração de receita por projeto Oportunidades Novos Convênios Institucionais: UNASP; Redentor, RJ; Campos Elíseos; FAI; UCDB Ampliar a comunidade via Portal Criar novas lideranças regionais Ameaças Visibilidade limitada Manutenção do relacionamento Não há geração regular de receita Rotatividade dos membros

9 Para onde iremos? Objetivos
Potencializar os Pontos Fortes >Domínio do método (tripé conceitual) Publicação do método: novas edições Novos livros Site: testar e disseminar o uso Agenda de Cursos Online; EaD; semi-presencial; Oficinas Online e Periódico Pontos Fracos Poucos membros dominam o tripé Alinhamento conceitual dos membros Formalização de políticas & estratégias Oportunidades IES a atender Ampliar a comunidade Ameaças

10 Como iremos? Políticas & Estratégias
Políticas internas Aprofundamento conceitual: criar simuladores; criar ACP geral 1 Oficina anual para os membros Atualização do Plano em 4 Etapas Publicar nova versão anual do livro 1 Site: Portal com EaD e Periódico Balancear pesquisas pelas linhas Redigir e submeter projeto financiado Acolher pesquisadores com bolsas Doutores são avaliadores do Periódico Mestres são avaliadores (graduação) Estratégias externas IES a atender: oficina docente anual; treinamento docente inicial; apoio metodológico permanente; transferência tecnológica após 3 anos Treinamento Profissional pela FIA Ampliar a comunidade: novos livros; periódico; congresso virtual; cursos EaD; Estabelecer coordenadores regionais que gerenciam turmas no site

11 Quanto alocar? Orçamento de metas
Projetos Indicador para o triênio Meta Econômico Regionais implantadas Artigos publicados / membro 5 3 Social Ambiental

12 SIMULAB Sustentável na FEA/USP
Econômica Espaço físico; apoio financeiro Social Ambiental Docência na Graduação EAD-672 – obrig. EAD-673 – Optativa Monitoria didática p/ o PPGA Docência na Pós-graduação Docência na graduação e pós Política e Cidadania Pesquisa & Publicação Iniciação Científica Extensão Educação Gerencial - FIA Congressos acadêmicos Oficinas docentes apoiadas

13

14

15

16 SIMULAB – Laboratórios de Gestão
Grupo de Pesquisa e Educação Organizacional FEA/USP/SP (surge em 1988) Registrado no CNPq e certificado pela USP (em 2002) Linhas de pesquisa (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) Educação Gerencial Simulações Organizacionais Jogos de Empresas Aprendizagem centrada no participante Aprendizagem Vivencial (jogos de papéis) Estratégias Comparadas Estudos setoriais Estudos organizacionais Gestão doméstica e internacional Estratégias competitivas e colaborativas


Carregar ppt "SIMULAB Sustentável Triênio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google