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Os desafios da mobilidade nas cidades brasileiras: tecnologias de ponta para novos projetos ferroviários Francisco Garcia Diretor de Desenvolvimento Comercial,

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1 Os desafios da mobilidade nas cidades brasileiras: tecnologias de ponta para novos projetos ferroviários Francisco Garcia Diretor de Desenvolvimento Comercial, Divisão de Sistemas, Bombardier Transportation 15ª Reunião intermediária dos Comitês Técnicos da ALAMYS São Paulo, Junho 6-9

2 Conteúdo Desafios de mobilidade para cidades mundiais
Três opções para novos desenvolvimentos ferroviários urbanos Sistema metroviário integrado – a chave para o sucesso 1 2 3 4 Conclusões - O Clima está bom para os trens

3 Desafios de mobilidade para cidades mundiais
Crescimento da população urbana provoca alto congestionamento nas áreas urbanas Aquecimento global Urbanização Aumento de custo de energia Uso de energia cresce e a disponibilidade de energia fóssil está diminuindo A concentração de gás do efeito estufa é o mais prejudicial efeito algumas vez provocado pelo homem (1) Mudança demográfica Baixas taxas de natalidade e maior esperança de vida levam ao envelhecimento da população Custos de construção Custo de metrôs pode atingir algo entre US$90 - US$150 milhões/km 1) Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (2007)

4 Conteúdo Desafios de mobilidade para cidades mundiais
Três opções para novos desenvolvimentos ferroviários urbanos Sistema metroviário integrado – a chave para o sucesso 1 2 3 4 Conclusões - O Clima está bom para os trens 4 4

5 Tipos de sistemas de transporte ferroviário urbano Capacidade e tempos de viagem
Fonte: SCI Verkehr

6 Tipos de sistemas de transporte ferroviário urbano Matriz comparativa
VLT/TRAM ART/Monotrilho de Alta Capacidade Metrô Subterrâneo Capacidade média (milhares de pphpd) 4-15 7-50 40-80 Custo do Sistema (milhões de US$ por km) 9-25 90-150 Velocidade Comercial (km/h) 10-20 30-40 35-40 Ocupação do solo Urbano Alta Intermediária Baixa Período de construção Baixo Intermediário Longo

7 Vantagens de uma solução de transporte metroferroviário
Redução de congestionamentos Menor volume de tráfego nas ruas Inferior exposição à poluição e ao ruído Redução de custos com reparos e manutenção de estradas Aumento de mobilidade urbana Capacidade de atrair utentes (menor tempo de viagem) Transporte amigo do ambiente urbano (efeitos no turismo, desenvolvimento urbanístico, entre outros) Extensão e inter-conexão do transporte ferroviário com o transporte rodoviário Realizado por Bondes / Tram VLTs ART/Monotrilhos Metrôs

8 Tipos de sistemas de transporte ferroviário urbano Opção 1 – VLT
Os bondes têm uma longa história na América do Norte Desfrutaram de rápido crescimento perto do fim do século 19 e início do século 20 No pico, cada cidade de pessoas ou mais tinha pelo menos uma linha de bonde Entretanto, nas 2 décadas após a II Guerra Mundial, a maioria dos bondes foi removida em favor dos automóveis Bondes Milhas de Trilhos

9 Opção 1 – VLT Porque ressurgiram os VLT?
Para transportar a mesma quantidade de pessoas, os carros ocupam 20 vezes mais espaço de rua que um VLT Consumo de energia por passageiro muito inferior ao carro ou ônibus Possível desenhar o veículo à imagem de cada cidade Modularidade que permite atender aos requisitos específicos de cada operador, sem acrescento de custos Fácil integrar nas redes de transporte existentes Fonte: Associação Internacional do Transporte Público (UITP), Bruxelas 2001

10 Opção 1 – VLT A Família BOMBARDIER FLEXITY
Bondes Veículos Ferroviários Leves BOMBARDIER FLEXITY Outlook BOMBARDIER FLEXITY Classic BOMBARDIER FLEXITY Swift BOMBARDIER FLEXITY Link Bondes 100% piso baixo com bogies do conjunto de rodas do eixo comprovados Bondes 70% de piso baixo com entradas de piso baixo em todas as portas de passageiros Veículos urbanos com piso alto e baixo Solução VLT-trem para operação de tensão dupla Bombardier FLEXITY Berlin Bondes 100 % de piso baixo para a capital alemã

11 BOMBARDIER FLEXITY 100% piso baixo
Sucesso contínuo levou à lideranca do mercado Krefeld 2007(19) Augsburg 2007(10) 2008(12) Palermo 2006(17) Pöstlingberg-bahn 2007(3) Valencia & Alicante 2005(30) Innsbruck 2005(16+6) 2006(10) Marseille 2004(26) Mais de 430 veículos entregues para mais de 100 cidades Bruxelas 2003(27+19) 2005(22) 2008(87) Genebra 2002(21) 2008(18) Eskisehir 2001(18) 2006(5) Lodz 2000(15) Linz 1999(21) 2005(12) Graz 1998(12) 2000(6)

12 Tipos de sistemas de transporte ferroviário urbano Opção 2 – ART, Sistema de Transporte Avançado
Vancouver Detroit New York Korea Kuala Lumpur

13 Opção 2 – ART, Sistema de Transporte Avançado Origem do ART
O conceito ART data do início dos anos 70 O ART foi então criado já para atender a requisitos operacionais que hoje estão sendo adotados por planejadores de sistemas de transporte modernos no mundo inteiro Propulsão do Motor de Indução Linear Revolucionária (LIM), bogie de direção radial e controle do trem por bloco de movimento baseado em comunicação possibilita operação do trem totalmente automatizada sem motorista

14 Opção 2 – ART, Sistema de Transporte Avançado Da Indução Convencional (RIM) à Indução Linear (LIM)
Motor de Indução Convencional (Rotacional) Estator (Primário) Rotor (Secundário) Estator Primário do LIM (sob o veículo) Rotor - Trilho de Reação do LIM (montado sobre a via) LIM - Motor de Indução Linear 14

15 Opção 2 – ART, Sistema de Transporte Avançado O Trilho de Reação do Motor de Indução Linear (LIM)

16 Opção 2 – ART, Sistema de Transporte Avançado Vantagens ART
Truque com eixos manobráveis (dirigíveis) Convencional Eixos Fixos ART Eixos Manobráveis

17 Opção 2 – ART, Sistema de Transporte Avançado Vantagens ART
Vias elevadas - baixa ocupação do solo urbano

18 Opção 2 – ART, Sistema de Transporte Avançado Vantagens ART
Compatibilidade ambiental, o ART é um bom vizinho via estreita e atrativa com estações curtas que permitem uma excelente integração com o ambiente urbano A tecnologia ART supera os mais rigorosos padrões ambientais em termos de ruído e vibração

19 Tipos de sistemas de transporte ferroviário urbano Opção 3 – Monotrilhos de alta capacidade

20 Opção 3 – Monotrilhos de alta capacidade Porquê o Monotrilho?
Apresenta a melhor relação capacidade/custo/tempo de construção Esteticamente é o melhor Veículo de grande beleza Guia elevada muito ligeira e bonita Pode ser desenhado para atender a todo o tipo de Capacidade 2.000 – pphpd Onde a operação em superfície não for aceitável Guia elevada muito ligeira

21 Opção 3 – Monotrilhos Exemplos no Mundo
Newark - EUA Tampa - EUA Jacksonville - EUA Tampa - EUA Las Vegas - EUA Contrato de Junho 2010 Riade – Arábia Saudi

22 Opção 3 – Monotrilhos Impacto Visual
O visual do monotrilho sempre se transforma em cartão postal da cidade Las Vegas - EUA Riade – Arabia Saudita 22

23 Opção 3 – Monotrilhos Solução urbana de primeira qualidade para São Paulo

24 Opção 3 – Monotrilhos Impato em uma cidade como São Paulo
AMANHÃ HOJE

25 Conteúdo Desafios de mobilidade para cidades mundiais
Três opções para novos desenvolvimentos ferroviários urbanos Sistema metroviário integrado – a chave para o sucesso 1 2 3 4 Conclusões - O Clima está bom para os trens 25 25

26 Integração do sistema para uma solução bem-sucedida de ponta a ponta.
“O todo é mais que apenas a soma das suas partes” Uma parte gerencia as atividades das diferente disciplinas envolvidas Complexidade de um sistema de transporte ferroviário necessita de um forte gestão de projeto para integração total dos sistemas. Possibilita gestão controlada de quaisquer alterações  sem surpresas Faz sentido comercial  os operadores conseguem um sistema de transporte completo dentro do prazo e no orçamento previsto. Integrador do Sistema Operação e Manutenção Material Rodante Infra-estrutura Civil Sinalização Outros Sistemas

27 Conteúdo Desafios de mobilidade para cidades mundiais
Três opções para novos desenvolvimentos ferroviários urbanos Sistema metroviário integrado – a chave para o sucesso 1 2 3 4 O Clima está bom para os trens 27 27

28 O Clima Está Bom Para os Trens
Bombardier pronta para introduzir na América Latina soluções urbanas ao nível do melhor que há no mundo O Clima Está Bom Para os Trens


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