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1 Engenharia de Requisitos Prof. Rodrigo Nin

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Apresentação em tema: "1 Engenharia de Requisitos Prof. Rodrigo Nin"— Transcrição da apresentação:

1 1 Engenharia de Requisitos Prof. Rodrigo Nin rodrigo@azimuteZero.com.br

2 2 Definição Área da Engenharia de Software que estuda o processo de definição dos requisitos que um software deverá atender. Objetivo Entender as necessidades dos clientes e traduzi-las em especificação de características e propriedades do software a ser construído ou adquirido. Engenharia de Requisitos - ER

3 3 Custo do erro Especificação Custo do erro Análise Projeto Construção Testes Implantação Adaptado de Pressman e Boehm Operação Fase onde ocorreu o erroFase onde o erro foi identificado

4 4 Mais de um milhão de aposentados terão que fazer nova declaração Cerca de 1,3 milhão de aposentados do INSS vão ter que fazer uma nova declaração do Imposto de Renda 2005, por causa de um erro cometido pela Previdência na hora de emitir o comprovante de rendimento. O INSS deixou de incluir um desconto concedido pelo governo no ano passado, que reduz o valor do rendimento tributável em cerca de R$500. Isso, torna menor o imposto devido e aumenta a restituição de quem terá dinheiro a receber. Já para aqueles aposentados que tinham imposto a pagar e, por causa do erro do INSS, acabaram pagando valor maior do que deveriam, a Receita ainda está estudando a forma como será feita a devolução do dinheiro, após o recebimento da declaração retificadora No ramo de software, erro é regra não exceção... Errar é humano, mas para fazer um grande estrago precisamos de computadores... (Alguém) Custo do erro Fonte: O Globo Online

5 5 Tempo Taxa de erros Curva ideal Curva a ser evitada Alteração Novos erros Deterioração de software Adaptado de Pressman

6 6 Desenvolvimento de Requisitos Solução Técnica Integração do Produto Verificação Validação Foco no Processo Organizacional Definição do Processo Organizacional Treinamento Organizacional Gerência de Projeto Integrada (parte só IPPD) Gerência de Riscos Integração da Equipe (IPPD) Gerência Integrada de Fornecedores Análise de Decisão e Resolução Ambiente Organizacional para Integração (IPPD) Gerência de Requisitos Planejamento do Projeto Monitoração e Controle do Projeto Gerência de Acordos com Fornecedores Medição e Análise Garantia da Qualidade do Processo e do Produto Gerência de Configuração CMMI – Áreas de Processo 2 Gerenciado 3 Definido Engenharia de Requisitos http://www.sei.cmu.edu

7 7 CMMI – Requisitos  Desenvolvimento de Requisitos Objetivo: Produzir e analisar requisitos de clientes, produtos e componentes de produtos.  Gerência de Requisitos Objetivo: Gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produtos do projeto e identificar as inconsistências entre estes requisitos e os planos e os produtos de trabalho do projeto. http://www.sei.cmu.edu

8 8 Desenvolvimento de Requisitos http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2000000300009&script=sci_arttext&tlng=pt Requisitos de clientes Requisitos de produtos Requisitos de componentes de produtos

9 9 Desenvolvimento de Requisitos Software InterfacesAlgorítimosMemória Consultas Relatórios Entradas de dados Cálculo A Cálculo B Transfomação de dados Arquivo 1 Arquivo 2 Arquivo 3 Componente

10 10 Adaptado de http://www.sei.cmu.edu Gerencia- mento de Requisitos Desenvolvi- mento de Requisitos Solução Técnica Gerência de Configuração Verificação Validação Cliente Requisitos Soluções alternativas Requisitos Software Necessidades Componentes Requisitos Componentes Requisitos Desenvolvimento de Requisitos Requisitos Software (componentes integrados)

11 11 A validação confirma que o produto, como fornecido, irá atender o seu uso pretendido. Em outras palavras, a validação assegura que “você construiu a coisa certa”. A verificação confirma que os produtos de trabalho refletem de forma apropriada os requisitos que foram especificados. Em outras palavras, a verificação assegura que “você construiu certo a coisa”. Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

12 12 Processo: Desenvolver os requisitos da solução do negócio Objeto: Regras, necessidades, expectativas e restrições da solução do negócio Produtos (na linguagem do negócio): Requisitos formalmente definidos Restrições para validação Coletar Descobrir Levantamento Transformar em requisitos da solução do negócio Adaptado de http://www.sei.cmu.edu Desenvolvimento de Requisitos

13 13 O negócio Nosso Escopo A solução do negócio Software Hardware Infra- estrutura Pessoas Materiais Organização e Processos Finanças Aspectos legais e normativos componentes da solução do negócio

14 14 requisitos funcionais requisitos de interface requisitos operacionais requisitos de persistência Decorrentes da solução do negócio requisitos financeiros requisitos de tempo requisitos de recursos humanos requisitos de riscos requisitos legais ou normativos etc. Decorrentes de outros condicionantes Desenvolvimento de Requisitos Processo: Desenvolver os requisitos da solução do negócio Requisitos (na linguagem do negócio) Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

15 15 Técnicas de registro do modelo Modelos de Processos / Atividades Modelos de Dados/Classes (conceitual) Modelo Vital Etc. Técnicas de obtenção de informações Modelagem Participativa (JAD) Brainstorming Quality Function Deployment (QFD) Desenvolvimento de cenários Entrevistas, questionários Análise de documentos Observação dos fluxos de trabalho Etc. Aspectos importantes Comunicação Engajamento de usuário/cliente Compartilhamento da paternidade Desenvolvimento de Requisitos Processo: Desenvolver os requisitos da solução do negócio Modelagem da Solução do Negócio Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

16 16 Objeto: Especificações de software, hardware, operação e infraestrutura Transformar em requisitos do produto Produtos (em linguagem técnica): Requisitos formalmente definidos e alocados Definições para verificação dos componente tecnologia solução técnica métodos e técnicas de construção e teste Requisitos da solução do negócio Alocar requisitos a componentes do produto Desenvolvimento de Requisitos Processo: Desenvolver os requisitos do produto Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

17 17 Desenvolvimento de Requisitos Processo: Desenvolver os requisitos do produto Requisitos do Produto Técnicas de registro de requisitos Textual Modelo de Casos de Uso Protótipos de intefaces (externas) Descrições de interfaces de componentes Descrições de algorítmos Etc. Há muita interação com o desenvolvimento da solução do produto Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

18 18 Gerência de Requisitos OBJETIVO: Gerenciar os requisitos dos produtos do projeto e dos componentes do software identificando inconsistências entre os requisitos, os planos de projeto e os artefatos produzidos ESCOPO Considera todos os requisitos recebidos ou gerados pelo projeto, incluindo os requisitos técnicos e não técnicos bem como os requisitos impostos ao projeto pela organização Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

19 19 Documentar as alterações de requisitos e suas motivações Manter a rastreabilidade bidirecional entre os requisitos do produto e os requisitos dos componentes e artefatos Assegurar que o conjunto acordado de requisitos é a base para o planejamento e a execução do projeto Revisar os requisitos recebidos de fontes autorizadas – em conjunto com as fontes – de modo a garantir o entendimento comum e a consistência com outros requisitos antes de incorporar cada requisito ao projeto Identificar e resolver eventuais inconsistências entre alterações de requisitos com os planos, artefatos e outros requisitos bem como o seu impacto no planejamento e execução do projeto Gerência de Requisitos Detalhamento do Objetivo Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

20 20 Gerência de Requisitos Práticas 1) Obter Entendimento sobre Requisitos 2) Obter Compromisso sobre Requisitos 3) Gerenciar Alterações nos Requisitos 4) Manter Rastreabilidade Bidirecional para os Requisitos 5) Identificar Inconsistências entre Artefatos e Requisitos Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

21 21 Gerência de Requisitos Práticas 1) Obter Entendimento sobre Requisitos Desenvolver um entendimento com as fontes dos requisitos quanto ao significado de cada um Subpráticas: Estabelecer critérios para distinguir fontes apropriadas de requisitos Estabelecer critérios objetivos para aceitação de requisitos Assegurar que os requisitos alcancem os critérios estabelecidos Conseguir um entendimento com as fontes sobre os requisitos tal que os participantes do projeto possam executá-los Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

22 22 Gerência de Requisitos Práticas 2) Obter Compromisso sobre Requisitos Obter compromisso dos interessados no projeto com os requisitos Subpráticas: Avaliar o impacto dos requisitos sobre compromissos existentes Negociar e registrar compromissos Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

23 23 Gerência de Requisitos Práticas 3) Gerenciar Alterações nos Requisitos Gerenciar alterações nos requisitos na medida em que estes evoluam durante o projeto Subpráticas: Capturar todos os requisitos que foram colocados para o projeto ou gerados por este e suas alterações Manter o histórico de alterações dos requisitos com as respectivas justificativas Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

24 24 Gerência de Requisitos Práticas 4) Manter Rastreabilidade Bidirecional para os Requisitos Manter rastreabilidade bidirecional entre os requisitos e os planos do projeto e artefatos Subpráticas: Manter a rastreabilidade dos requisitos para garantir que a fonte de requisitos de menor nível esteja documentada (para trás) Manter a rastreabilidade de um requisito para requisitos dele derivados bem como para sua alocação em funções, objetos, pessoas, processo e artefatos (para frente) Manter rastreabilidade horizontal de função para função e com interfaces Gerar matriz de rastreabilidade cruzada de requisitos Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

25 25 Gerência de Requisitos Práticas 5) Identificar Inconsistências entre Artefatos e Requisitos Identificar inconsistências entre os requisitos e os planos do projeto e produtos de trabalho Subpráticas: Rever os planos do projeto, atividades e produtos de trabalho para manter a consistência com as alterações nos requisitos Identificar a fonte das inconsistências e sua razões Identificar as alterações que precisam ser feitas nos planos e produtos de trabalho decorrentes das alterações nos requisitos Proceder às ações corretivas pertinentes Adaptado de http://www.sei.cmu.edu

26 26 Fonte: Marco Aurélio Cordeiro

27 27 Fonte: SERPRO - Ana-Helena-Jaelson


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