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EFFICIENTA 98 (Outubro / 1998) Reinaldo Castro Souza DEE; PUC-RIO

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Apresentação em tema: "EFFICIENTA 98 (Outubro / 1998) Reinaldo Castro Souza DEE; PUC-RIO"— Transcrição da apresentação:

1 EFFICIENTA 98 (Outubro / 1998) Reinaldo Castro Souza DEE; PUC-RIO
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO PERANTE O DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA: RESULTADOS DAS PESQUISAS DO PROCEL Reinaldo Castro Souza DEE; PUC-RIO Rio de Janeiro Brasil

2 OUTLINE DA APRESENTAÇÃO
1ª Parte - AS PESQUISAS DE MERCADO REALIZADAS PELO PROCEL 2ª Parte - AS PESQUISAS DE POSSES E HÁBITOS DE USO DE APARELHOS ELÉTRICOS. 3ª Parte - O SISTEMA “SINPHA” 4ª Parte - O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; SITUAÇÃO ATUAL DE POSSES E HÁBITOS E ATITUDES DECLARADAS DE COMBATE 5ª Parte - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

3 1ª PARTE: PESQUISAS DE MERCADO DO PROCEL
 PESQUISAS DE MERCADO Inferir sobre quantidades / proporções populacionais de interesse através de amostras finitas representativas destas populações.  TIPOS  QUALITATIVAS: Amostras sem representatividade estatística Não permitem estimativas populacionais.  QUANTITATIVAS: Amostras com representatividade estatística Permitem estimativas populacionais.

4 1ª PARTE: PESQUISAS DE MERCADO DO PROCEL
 QUALITATIVAS:  Entrevistas individuais / grupos  Grupos de Focos  QUANTITATIVAS:  AD - HOCS  Contínuas (Tracking Waves, painéis, etc ) PROCEDIMENTO USUAL Qualitativa Quantitativa Customização do Questionário da Quantitativa

5 1ª PARTE: PESQUISAS DE MERCADO DO PROCEL
PESQUISAS REALIZADAS PELO PROCEL A PARTIR DE DEZ/ 96  QUALI’S  COELCE, CE Projeto de substituição de lâmpadas incandescentes por LFC em Fortaleza  ELETROPAULO, SP Projeto de GLD’s de chuveiro elétrico na região ( bloqueadores e tarifas diferenciadas )  VÁRIAS CAPITAIS Escolha da nova logo / selo do PROCEL, bem como das frases de efeito.

6 1ª PARTE: PESQUISAS DE MERCADO DO PROCEL
PESQUISAS REALIZADAS PELO PROCEL A PARTIR DE DEZ/  QUANTI’S  LIGHT & ELETROPAULO “Tracking Waves” semanais para avaliação contínua do awareness das companhas de TV ( Casseta & Planeta )  VÁRIAS CONCESSIONÁRIAS: Pesquisas de Posses e Hábitos de Uso de Aparelhos Elétricos para o Segmento Residencial ( AD - HOCS ).

7 2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL
MOTIVAÇÕES  Informações disponíveis sobre Posse e Hábitos de Uso de Aparelhos Elétricos a nível de Concessionárias ( e regiões Brasileiras ) estavam desatualizadas . Última pesquisa da Eletrobrás datava de 1988.  Crescimento no consumo, particularmente no segmento residencial, nos últimos 4 anos, causado pelo aumento das vendas de eletrodomésticos após a estabilização da moeda em 94.

8 2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL
MOTIVAÇÕES Necessidade de melhoria da precisão dos modelos de previsão de demanda ( particularmente do segmento residencial ). As informações de posse e hábitos de uso permitem a elaboração de variáveis “dummies” que melhoram a capacidade preditiva dos modelos. Riscos na elaboração e implementação de programa de GLD para o segmento residencial podem ser reduzidas caso as informações de base ( posses e hábitos ) estejam disponíveis e atualizadas.

9 2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL
MOTIVAÇÕES  Maior objetividade no relacionamento PROCEL x Fabricante de aparelhos elétricos através do quadro regionalizado das posses e hábitos de consumo que as pesquisas PH fornecem.  Possibilidade de estimativas dos perfis das curvas de cargas residenciais diárias através das declarações de hábitos de uso. Curvas estratificadas pelas contribuições individuais dos principais aparelhos. ( custo de medição individual é proibitivo; de 5K a 7K US$ por domicílio, segundo Bartels & Fiebig, Journal of Forecasting )

10 2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL
OBJETIVO: Desenvolver uma metodologia padrão para implementar, a nível nacional, uma Pesquisa de Posses e Hábitos de Uso de Aparelhos Elétricos ( Tipo QUANTI & AD - HOC ) para clientes atendidos na BT, considerando os segmentos:  Residencial BT  Comércio / Indústria BT

11 2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL
METODOLOGIA: Amostra de 600 a 800 clientes por concessionária, obtida por esquema de estratificação em 2 estágios, a saber: Estágio 1: “Cluster analysis”para agregar municípios e / ou bairros com mesmo “perfil elétrico” ( distribuição dos clientes por faixas de consumo ) Grupos Homogêneos de Consumidores Estágio 2: Seleção aleatória ( sistemática ) dos clientes dentro de cada Grupo Homogêneo e respectivas faixas de consumo. Erro máximo de 4 % em estimativas de proporções populacionais nos intervalos de confiança de 95 %

12 2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL
 Formulário / Questionário da Pesquisa Padrão, composto de páginas permitindo comparação entre Concessionárias, dividido em sessões: ( i ) Considerações de Moradia ( ii ) Considerações Sócio / Econômicas incluindo classificação ABA / ABIPEME. ( iii ) Considerações sobre a Qualidade do Fornecimento ( iv ) Considerações sobre as atitudes dos consumidores em relação ao combate ao desperdício. ( v ) Auditoria dos aparelhos elétricos ( todos ) e Hábitos de utilização dos mesmos.

13 2ª PARTE: PESQUISAS DE POSSE E HÁBITOS DO PROCEL
PRODUTOS:  Relatório Básico da Pesquisa  Base de Dados Primários e Estimativas Populacionais  Estimativa da Curva de Carga diária da Concessionária Estratificado por Aparelhos  Sugestões de possíveis GLD’s para a área pesquisada

14 3ª PARTE: SINPHA SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE POSSE DE ELETRODOMÉSTICOS E HÁBITOS DE CONSUMO

15 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
 Resultados obtidos através das pesquisas PH realizadas a partir de Dez / 96 considerando 2 grandes regiões brasileiras:  Região 1: Nordeste COELCE, SAELPA, CELB, COSERN, CELPE, CEAL, COELBA  Região 2: Sudeste / Centro - Oeste CEB, CELG, ESCELSA, LIGHT, CERJ, ELETROPAULO, CPFL, CESP, COPEL

16 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos  Tipo de Moradia

17 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos  Número Médio de Habitantes

18 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos  Renda Média Familiar (em S.M.)

19 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos  Nível de Escolaridade

20 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (i) Moradia & Indicadores Sócio-Econômicos  Classificação Sócio Econômica

21 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação  Incandescentes X Fluorescentes

22 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação  Número Médio de Lâmpadas

23 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação  Tipos de Incandescentes

24 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação  Número Médio de Incandescentes

25 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação  Tipos de Fluorescentes

26 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (ii) Iluminação  Número Médio de FLuorescentes

27 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iii) Principais Aparelhos (Posse Média)  Chuveiro Elétrico, Freezer, Refrigerador

28 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iii) Principais Aparelhos (Posse Média)  Ferro Elétrico, Televisão, Ar Condicionado

29 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iii) Principais Aparelhos (Posse Média)  Ventilador, Microondas, Lava-Roupas

30 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício  Declaram Adotar (Espontaneamente)

31 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício  Medidas de Combate Adotada

32 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício  Concordância em Reduzir Consumo na Ponta se a Energia fosse mais cara

33 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício  Geladeira

34 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício  Lava-Roupas

35 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício  Chuveiro Elétrico

36 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício  Ar Condicionado

37 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (iv) Medidas de Combate ao Desperdício  Ferro Elétrico

38 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (v) Conchecimento do Consumo (REGIÃO SUDESTE)  Conhece o consumo mensal em kWh

39 4ª PARTE: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quem é o Consumidor Residencial Brasileiro na virada do Século? (v) Conhecimento do Consumo (REGIÃO SUDESTE)  Relação valor da conta energia X orçamento mensal

40 “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO”
5ª PARTE: CONCLUSÕES “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” SÓCIO-ECONÔMICA REGIÃO 1 REGIÃO 2  Moradia Horizontal  Moradia Horizontal  Mais De 4 Habitantes  Menos De 4 Habitantes por Domicílio por Domicílio  Renda Média 4.2 SM  Renda Média 8 SM  Escolaridade Muito  Escolaridade Baixa Baixa  Predomínio Classes D+E  Predomínio Classes A+B+C

41 “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO”
5ª PARTE: CONCLUSÕES “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” ILUMINAÇÃO REGIÃO 1 REGIÃO 2  Iluminação é Incandescente  Iluminação é Incandescente  Lâmpada mais comum  Lâmpada mais comum Incand. 60W (2.8 p/domic.) Incand. 60W (5 p/domic.)  Muito baixa a presença LFC  Muito baixa a presença LFC (0.14 p/domic.) (0.14 p/domic.)  70 % preferem luz branca  60 % preferem luz branca

42 “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO”
5ª PARTE: CONCLUSÕES “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” POSSE DE ELETRODOMÉSTICOS REGIÃO 1 REGIÃO 2  Ainda existem 21 % cliente  É aproximadamente 1 para 1 sem refrigerador a posse de refrigarodores  Baixa a presença de ar  É também baixa a presença apesar da temperatura alta de ar, exceto na Light (2:1)  Praticamente inexiste  Elevada a presença de chuveiros elétricos chuveiros elétricos  Aproximadamente 1.2 TV  Quase 1.50 televisores por domicílio por domicílio  Ventiladores por domic  0.8 Ventiladores por domic.

43 “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO”
5ª PARTE: CONCLUSÕES “CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO” ATITUDES REGIÃO 1 REGIÃO 2  Pré-disposição em reduzir  Pré-disposição em reduzir consumo na ponta consumo na ponta

44 5ª PARTE: CONCLUSÕES GLD’S POSSÍVEIS  LÂMPADAS REGIÃO 1 SIM
 CHUVEIROS REGIÃO 1 NÃO  REFRIGERADORES REGIÃO 1 SIM REGIÃO 2 SIM*  TARIFA REGIÃO 1 SIM


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