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MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

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Apresentação em tema: "MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

2 Identificação das Metas
IIIII MEDIDAS PRIORITÁRIAS DO PRESIDENTE DIRETOR GERENTE GERENTES CÉLULAS PRESIDENTE COLABORADORES 95 96 Diretrizes IIIII MEDIDAS PRIORITÁRIAS DO DIRETOR METAS DAS DIRETORIAS 95 96 IIIII MEDIDAS PRIORITÁRIAS DO GERENTE GERAL META DOS DEPTOS. 95 96 * METAS (PROBLEMAS) MEDIDAS PRIORITÁRIAS DO GERENTE CÉLULA META DOS SETORES 95 96 * IIIII IIIII IIIII IIIII IIIII META DAS UNIDADES 95 96 * IIIII

3 Incapacidade de transporte da demanda de carga
Exemplo de Definição de um Problema PROBLEMA RESULTADO INDESEJÁVEL DE UM PROCESSO (É UMA META A SER ATINGIDA) CASO DO CAMINHÃO PROBLEMA MISSÃO META COMO ESTAMOS ? QUAL É O PROBLEMA ? Incapacidade de transporte da demanda de carga Falta de caminhão Transportar cargas ton/mês ton/mês

4 Problema é um Resultado (Efeito) Indesejado
de um Processo (Conjunto de Causas) META PROBLEMA META PROBLEMA

5 PROBLEMA é o resultado indesejável de um processo
PROBLEMA é o resultado indesejável de um processo. Problemas ocorrem por causas comuns ou especiais CAUSA COMUM Pertence ao processo Ocorre com freqüência Difícil de ser percebida Mantém o processo estabilizado. CAUSA ESPECIAL Desestabiliza o processo Facilmente percebida Atua ocasionalmente Não pertence ao processo

6 INFORMAÇÃO (FATOS E DADOS) CONHECIMENTO
COLETA DA INFORMAÇÃO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA DISPOSIÇÃO DA INFORMAÇÃO CONHECIMENTO APLICAÇÃO DE MÉTODOS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ESTABELECIMENTO DE METAS

7 MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
PDCA Fase Objetivo P Identificação do problema Definir claramente o problema e reconhecer sua importância Observação Investigar as características do problema sob vários pontos de vista Análise Descobrir as causas fundamentais Plano de ação Conceber um plano para bloquear as causas D Execução Bloquear as causas fundamentais C Verificação Verificar a eficácia do bloqueio A Padronização Evitar o reaparecimento do problema Conclusão Relação dos problemas remanescentes a serem resolvidos no futuro

8 FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Folha de Verificação Diagrama de Causa-e-Efeito Brainstorming Plano de Ação Histograma Gráfico Seqüencial Estratificação Diagrama de Pareto Diagrama de Dispersão Relatório das Três Gerações

9

10 FOLHA DE VERIFICAÇÃO Equip Operador Defeito Dia da Semana S T Q ABX20
ABX20 Antônio Risco // / Graxa /// //// Bolha João Fagundes

11 HISTOGRAMA Representa a distribuição de freqüência de dados.
Resume um grande conjunto de dados, ressaltando suas características globais.

12 PERCENTAGEM ACUMULADA %
Folha de Verificação PLANILHA DE DADOS PARA CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO DE PARETO OCORRÊNCIA QUANTIDADE QUANTIDADE ACUMULADA PERCENTAGEM (%) PERCENTAGEM ACUMULADA % NOTA FISCAL ATRASADA 350 50,0 COBRANÇA INDEVIDA 150 500 21,4 71,4 PROBLEMA NO SETOR DE TESOURARIA 80 580 11,5 82,9 NOTA FISCAL ERRADA 50 630 7,1 90,0 FALTA DE RECURSOS EM CAIXA 20 650 2,9 92,9 OUTROS 700 100,0 TOTAL ---

13 Gráfico de Pareto

14 DIAGRAMA DE PARETO 5000 itens inspecionados
DIAGRAMA DE PARETO 5000 itens inspecionados de 1 de abril a 30 de junho Defeito Qde. Total Acum. % % Acum. Deform. 104 52 Risco 42 146 21 73 Poros. 20 166 10 83 Trinca 176 5 88 Mancha 6 182 3 91 Fenda 4 186 2 93 Outros 14 200 7 100 Total 200 180 160 140 120 100 80 60 40 20 100 80 60 40 20 % acumulada Itens defeituosos D R P T M F O Tipo de Defeito

15 DIAGRAMAS DE DISPERSÃO
Correlação Positiva Correlação Negativa Não há Correlação

16 Estratificação Objetivo: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. POR TEMPO HORA, DIA DA SEMANA, DIA DO MÊS, MÊS, TURNO, HORÁRIOS DIURNOS E NOTURNO. POR LOCAL MÁQUINA, ÁREA, POSIÇÃO, REGIÃO, ESTADO. POR TIPO MATÉRIA-PRIMA, PRODUTO. POR SINTOMA DEFEITO, OCORRÊNCIA. POR OUTROS FATORES TURMA, OPERADOR, MÉTODO, PROCESSO, INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO, CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, FERRAMENTAS, SAZONALIDADE.

17 Análise do Fenômeno Por máquina Por equipamento Por marca Por local

18

19 Descobrir as causas fundamentais (raíz)
Análise do Processo Descobrir as causas fundamentais (raíz) TEMPESTADE DE IDÉIAS CAUSAS MAIS PROVÁVEIS

20

21 Análise do Processo – Diagrama de Causa e Efeito
O problema , situação ou evento deve ser descrito no lado direito da seta principal. Os ramos que partem da seta principal indicam categorias principais de itens. PROCESSOS (MEIOS) PRODUTO (FINS) MÉTODO MEIO AMBIENTE MEDIDA MÁQUINA PESSOAS MATÉRIA-PRIMA PROBLEMA BRAINSTORMING

22 Forma fácil e agradável de gerar idéias Princípios:
Análise do Processo – Brainstorming Forma fácil e agradável de gerar idéias Princípios: Maior criatividade; Não restringir idéias de modo nenhum – Suspensão do Julgamento e Princípio da Roda Livre; Igualar o envolvimento de todos – Quanto mais idéias melhor ( Quantidade é Qualidade); Soluções originais para os problemas. Participação de todos Entusiasmo e igualdade entre os participantes Comprometimento dos presentes com o resultado – Princípio da Carona (Combinar e melhorar as idéias já existentes) Exercício do raciocínio na pesquisa de todos os aspectos do assunto abordado.

23 Escolha do Coordenador pelo grupo
Análise do Processo – Brainstorming Seqüência Escolha do Coordenador pelo grupo Definição do problema. Após isso, haverá tempo de silêncio Todas as idéias serão apresentadas e anotadas. Não haverá crítica das mesmas. Essa crítica acontecerá durante a fase de análise, que será feita logo em seguida.

24 Plano de Ação Objetivo: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais. Elaboração da estratégia de ação através da discussão com o Grupo envolvido Elaboração do Plano de Ação para bloqueio, revisão do cronograma e orçamento, utilizando 5W1H

25 Quanto Custa? (How much)
Plano de Ação 5 W e 2 H O que? (What) Por que? (Why) Como? (How) Onde? (Where) Quem? (Who) Quanto Custa? (How much) Quando? Evitar o transbordo manual de ácidos, entre recipientes Evitar contato e inalação. Usando um sistema de tubos, bombas e válvulas Área dos reatores João R$ ,00 3/07 Melhoria das instalações elétricas Evitar risco de choque elétrico Isolar retificadores e fazer sistema aéreo de locomoção dos cabos Área de eletropolimento Hage R$ 5.000,00 Tampar tanques para efluentes Evitar a queda de pessoas e a contaminação de outros locais. Garantir primeiros socorros em caso de contaminação por ácido Colocar tampas do tipo grelha sobre os tanques Áreas 4, do lay-out em anexo. Okamoto R$ 1.500,00 4/07 Colocar chuveiro de emergência e lavador de olhos Adquirindo equipamento apropriado. Área dos reatores e tanques de ácidos. Ribas R$ 2.000,00 5/07 Demarcar o piso da fábrica Sinalizar áreas de processo e de circulação Pintar faixa amarela de demarcação Chão de fábrica Batistuta R$ 800,00 Organizar e limpar fábrica Evitar acidentes e melhorar ambiente Fazendo curso e aplicando a técnica 5S Toda a fábrica Ronaldinho Reformar vestiário e copa Garantir higiene e aumentar conforto. Adquirindo material e contratando pedreiro. No vestiário e na copa. Izaguirre R$ ,00 Armazenar ácidos em área isolada. Evitar acidentes Sinalizando, classificando e armazenando. Almoxarifado Antônio R$ 7.500,00 11/07

26 Plano de Ação – Dicas para preenchimento
O QUE: Utilizar sempre um verbo no infinitivo (trocar, treinar, modificar) para descrever a ação. Atenção para não utilizar ações que não sejam capazes de realizar um bloqueio efetivo da causa raiz, como: “garantir”, “manter”, e etc. QUEM: Sempre deve conter o nome de uma ÚNICA pessoa, não deve ser preenchido com departamentos ou cargos. Esta pessoa não é necessariamente o executante da ação, mas é o responsável pela execução da ação QUANDO: Sempre uma data específica (dia, mês e ano), não deve-se utilizar prazos subjetivos como “sempre que necessário”, “imediatamente” e etc. POR QUÊ: Descreve a razão para a execução da ação proposta, normalmente iniciando-se com “Para”. ONDE: Local onde a ação será executada COMO: Utiliza-se verbos no gerúndio (verificando, analisando, trocando, comprando) para detalhar a execução da ação

27 Execução Objetivo: Bloquear as causas fundamentais. Divulgar as ações através de reuniões participativas e de treinamento operacional Executar as ações conforme estabelecidas no plano de ação e fazer a gestão das ações

28 Elaboração dos Itens de Controle
Os itens de controle devem: 1 - Identificar o desejo do cliente; 2 - Caracterizar tal desejo como uma dimensão da Qualidade Total; 3 - Transformar em algo que possa ser medido; 4 - Traduzir o item de controle em uma expressão numérica.

29 Objetivo: Verificar se o bloqueio foi efetivo.
Verificação Objetivo: Verificar se o bloqueio foi efetivo. Comparação dos resultados com a meta, através de gráficos de metas. * J D Número de Reclamações por mês Melhor Meta Listagem dos efeitos secundários, buscando identificar os efeitos causados pela alteração no sistema. Verificação da continuidade ou não do problema. O bloqueio foi efetivo? A causa fundamental foi efetivamente encontrada e bloqueada?

30 RELATÓRIO DAS TRÊS GERAÇÕES
RELATÓRIO DAS TRÊS GERAÇÕES PROBLEMA: Gargalo na prensa XYZ META: Reduzir o tempo de “setup” de 65 para 12 minutos ITEM DE CONTROLE: tempo médio de troca de ferramental RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO SETOR: Estamparia DATA: 20 / 04/ 07 PLANEJADO EXECUTADO RESULTADOS PROBLEMAS ENCONTRADOS PROPOSIÇÕES ANTES DEPOIS META 1. Fabricar 4 carrinhos p/ ferramental e colocar perto da prensa Fabricados 3, até essa data Transporte ferramenta 30 min Transporte ferramenta 12 min Transporte ferramenta 7 min Local planejado estacionamento interfere movimentação Rodas travando Alterar “layout” para permitir estacionamento Trocar rodas Fabricar 1 carrinho Prazo: 9/10/07 2. Reduzir movimento montagem de 4 p/ 1 Conforme planejado Troca 35min Troca 7min Troca 5min Carrinho que recebe ferramenta se movimenta Melhorar sistema de travamento Prazo: 2/10/07

31 S Padronização Objetivo: Prevenir contra o reaparecimento do problema.
Todo aprendizado obtido durante os ciclos de melhorias devem ser internalizados através da padronização. S

32 PADRONIZAÇÃO Especialização Simplificação Consenso Redação Comunicação
Treinamento Auditoria sobre a aplicação da Padronização

33 Elaboração dos Padrões
TRABALHO SISTEMA DE PADRONIZAÇÃO Registrar formas Individuais Analisar Discrepâncias Consensar Esboçar Executar N.O. Formatar Resultado ok? Não Sim (INFORMAL) (FORMAL) PESSOAS

34 Conclusão Objetivo: Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro. Relação dos problemas remanescentes, através da análise dos resultados e demonstrações gráficas. Planejamento do ataque aos problemas remanescentes, aplicando o método PDCA nos mais importantes. Reflexão cuidadosa sobre as próprias atividades da solução: Melhorar o cronograma, aperfeiçoar o diagrama causa e efeito, etc


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