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Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física

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Apresentação em tema: "Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
Ensino Médio, 1º. Ano Conceito e caracterização das atividades aeróbias e anaeróbias

2 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias As atividades físicas estão divididas, basicamente, em aeróbias e anaeróbias. Atividade aeróbia Atividade anaeróbia Imagens: U.S. Air Force Photo/Staff Sgt Araceli Alarcon / Domínio Público. (b) U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Christopher Blachly / Dominio Publico

3 Aeróbio...Anaeróbio...O que é isso?
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Aeróbio...Anaeróbio...O que é isso? Para entendermos melhor esses termos, vamos pedir ajuda à biologia. Aeróbios são organismos para os quais o oxigênio livre do ar é imprescindível à vida. Os anaeróbios, ao contrário, não requerem ar ou oxigênio livre para manter a vida (1). Imagem: Mark Riordan / Domínio Público Imagem: bactéria Staphylococcus Aureus / NIAID-RML / Domínio Público Cachorro: aeróbio Bactéria: anaeróbia

4 Velocidade de síntese de ATP
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias O Corpo utiliza três vias para gerar energia: Sistema Necessidade de O2 Fonte de energia Quantidade de ATP Velocidade de síntese de ATP ATP-PC ou Fosfagênio Não Fosfocreatina Muito limitada Muito Alta Anaeróbio Lático Glicogênio Limitada Alta Aeróbio Sim Glicogênio Gordura Proteína Ilimitada Baixa / Lenta

5 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Imagem: SEE-PE Dentro do sistema anaeróbio, está o sistema ATP-CP ou creatina-fosfato ou, ainda, só fosfagênio; Dentro de nossas células musculares, notamos a presença de ATP e creatina fosfato. Quando o grupo fosfato é removido, há liberação de energia. A reserva deles, porém, na célula, é muito pequena e se esgota por volta 10 segundos de exercícios extenuantes.

6 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Imagem: SEE-PE Glicólise anaeróbica: consiste na desintegração de glicose em ácido lático. O processo de obtenção do ATP requer 12 reações; As células e os músculos não toleram grande quantidade de ácido lático, provocando a fadiga muscular. Uma das razões dessa fadiga é o fato de o pH diminuir com o acúmulo de lactato. Outras razões são a hipoglicemia e o acúmulo de H+ no sangue (2).

7 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Imagem: SEE-PE Aeróbio: Nos exercícios aeróbios, em estado estável, os substratos energéticos utilizados inicialmente são a glicose e os ácidos graxos. Com a continuidade da atividade, ocorre diminuição da disponibilidade de glicose, aumentando a participação dos ácidos graxos e aminoácidos (3).

8 Vamos entender um pouco mais sobre os exercícios aeróbios
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Vamos entender um pouco mais sobre os exercícios aeróbios Imagem: / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada Imagem: jeff medaugh / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

9 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Os exercícios aeróbios são aqueles que precisam do O² (Oxigênio) para produzir energia. A principal característica desse tipo de exercício é a intensidade baixa ou moderada e a duração longa. São exemplos de atividades aeróbias a maratona, natação de longo percurso ou qualquer atividade que não sofra interrupção. Tem-se por hábito dizer que as atividades aeróbias são as que duram, no mínimo, 15 minutos; Teoricamente em ritmo estável, as pessoas poderiam fazer exercício por tempo indeterminado. Contudo, existem outros fatores que contribuem para diminuir a captação de oxigênio e o principal deles é a depleção de glicogênio muscular (4).

10 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Vamos entender como o corpo utiliza o oxigênio para realizar as atividades físicas: Metabolismo celular é o processo que permite a formação da energia necessária a todas as funções do nosso organismo, inclusive a atividade física (5); Imagem: traduzido por Felipe Fontoura, baseado na imagem de Mariana Ruiz / Public Domain.

11 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Os sistemas respiratório e cardiovascular têm como principal função distribuir, a todo momento e a todos os tecidos do corpo humano, uma quantidade adequada de sangue rico em oxigênio, uma vez que o sistema respiratório oxigena e o cardiovascular distribui o sangue (6); Imagens: (a) Sistema Respiratório humano / LadyofHats / Domínio Público. (b) Sistema circulatório humano / LadyofHats, Mariana Ruiz Villarreal / Domínio Publico

12 Alguns benefícios dos exercícios aeróbios:
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Alguns benefícios dos exercícios aeróbios: Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco; Imagem: ZooFari / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Diminuição da pressão arterial;

13 Melhora da circulação do sangue; Aumento da resistência aeróbia;
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Melhora da circulação do sangue; Aumento da resistência aeróbia; Imagens: (a) Sistema circulatório humano / LadyofHats, Mariana Ruiz Villarreal / Domínio Publico. (b) ms4denmark / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

14 Redução e controle do peso. Controle das taxas de saúde.
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Redução e controle do peso. Controle das taxas de saúde. Imagem: peter_w / Imagem: Rotorhead /

15 Frequência, duração e intensidade dos exercícios aeróbios:
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Frequência, duração e intensidade dos exercícios aeróbios: Frequência de treinamento de 3 a 5 dias por semana; Duração de 15 a 60 minutos contínuos; Frequência cardíaca de 60% a 90% da Fc máx; American College of Sport Medicine

16 Vamos entender um pouco mais sobre os exercícios anaeróbios
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Vamos entender um pouco mais sobre os exercícios anaeróbios Imagem: Rob Macklem Victoria BC / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem: Rudolphous / Domínio Público

17 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos em que há produção de ácido lático. Exemplo: exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade; corrida de cem metros rasos; saltos; arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos com peso, a exemplo da musculação, também são considerados exercícios anaeróbios (7).

18 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Quando o indivíduo sai de um estágio de repouso e dá início ao exercício, o primeiro sistema de fornecimento imediato de energia ativado para fornecer energia rápida ao músculo é o Sistema ATP-CP. A atividade pode durar segundos como prova de curta duração e alta intensidade, por exemplo, uma corrida de 100 metros e prova de natação de 25 metros (8). Imagem: SEE-PE

19 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Essa energia é proporcionada pelos fosfatos de alta energia (ATP e CP) armazenados dentro dos músculos específicos em atividade. Daí a sua liberação acontecer mais prontamente. O ATP é a principal fonte de energia para todos os processos do organismo, mas essa fonte de energia é limitada e deve ser continuamente reciclada dentro da célula (9). Imagem: SEE-PE

20 Alguns benefícios dos exercícios anaeróbios
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Alguns benefícios dos exercícios anaeróbios Aumento da musculatura (Hipertrofia); Aumento da força; Imagem: Martin Jebas / Imagem: Artur Andrzej / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

21 Aumento da resistência anaeróbia; Aumento da “ força do coração ”;
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Aumento da resistência anaeróbia; Aumento da “ força do coração ”; Imagem: Zanimum / PD-USGOV-MILITARY-AIR FORC / Dominio Publico Imagem: Ekko / Domínio Público

22 Frequência, duração e intensidade dos exercícios anaeróbios:
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Frequência, duração e intensidade dos exercícios anaeróbios: Frequência de 3 a 5 dias por semana; Duração de 40 a 60 minutos por sessão; Intensidade dependente do objetivo. (American College of Sport Medicine)

23 Fornecimento de energia para os exercícios aeróbios e anaeróbios:
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Fornecimento de energia para os exercícios aeróbios e anaeróbios: O fornecimento de energia acontece quando há uma demanda (solicitação) do músculo em contração. A energia do alimento não vem pronta para a utilização; ela passa por um processo de degradação mediante a digestão e posteriormente armazenado em formas mais compactas (10).

24 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias O substrato energético utilizado durante o exercício depende do tipo, intensidade e duração da atividade física; Quando o indivíduo sai de um estágio de repouso e inicia o exercício, o primeiro sistema de fornecimento imediato de energia ativado para fornecer energia rápida ao músculo em atividade é o Sistema ATP-CP; À medida que o exercício continua, a via glicolítica - liberação de energia com base nos carboidratos - é ativada (11).

25 Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Se o indivíduo mantém a intensidade do exercício moderada ou baixa, com uma frequência cardíaca abaixo do limiar (em que a demanda de ácido lático é pequena), o ácido pirúvico é convertido num componente chamado acetil CoA, que entra no ciclo de Krebs, iniciando o sistema de fornecimento de energia aeróbia; Nesse momento, a gordura também contribui para as necessidades energéticas do músculo. O ácido graxo livre entra na célula muscular, sofre uma transformação enzimática chamada ß oxidação e, transformado em Acetil CoA, entra no ciclo de Krebs. Esse processo é denominado lipólise (12);

26 1°) Estas atividades são aeróbias ou anaeróbias?
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Quiz 1°) Estas atividades são aeróbias ou anaeróbias? Imagens: (a) FDB / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. (b) Gorkaazk / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. © Rudolphous / Domínio Público. (c) / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. (d) Rob Macklem Victoria BC / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. (e) Christof Berger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0. (f) cmaccubbin / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

27 Complete o quadro Educação Física, 1ª Série
Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias médio/longo : de 3-5 min. Complete o quadro carboidratos carboidratos, gorduras e proteínas alta/moderada 85%-95 F.C.M. curto/médio: de seg muito curto: de seg. muito alta > 95% F.C.M. Característica ATP - CP Ácido Lático Aeróbico Combustível utilizado Fosfato de alta energia Intensidade: % máximo moderada /baixa <85% F.C.M. Tempo para fadiga

28 (1) Benefícios dos aeróbios (2) Benefícios dos anaeróbios
Educação Física, 1ª Série Conceitos e caracterizações das atividades aeróbias e anaeróbias Associe a coluna da direita com a da esquerda: (1) Benefícios dos aeróbios ( ) Melhoramento da resistência aeróbia ( ) Aumento dos músculos ( ) Emagrecimento e controle do peso ( ) Controle das taxas de saúde ( ) Aumento da força (2) Benefícios dos anaeróbios

29 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
2a U.S. Air Force Photo/Staff Sgt Araceli Alarcon / Domínio Público 08/03/2012 2b U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Christopher Blachly / Dominio Publico 3a Mark Riordan / Domínio Público 3b bactéria Staphylococcus Aureus / NIAID-RML / Domínio Público 5 SEE-PE Acervo SEE-PE 15/03/2012 6 7 8a / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada 12/03/2012 8b jeff medaugh / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 10 traduzido por Felipe Fontoura, baseado na imagem de Mariana Ruiz / Public Domain. 14/03/2012

30 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
11a Sistema Respiratório humano / LadyofHats / Domínio Público 12/03/2012 11b Sistema circulatório humano / LadyofHats, Mariana Ruiz Villarreal / Domínio Publico 12 ZooFari / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 13a 13b ms4denmark / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 14a peter_w / 14b Rotorhead / 16a Rob Macklem Victoria BC / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 16b Rudolphous / Domínio Público 18 SEE-PE Acervo SEE-PE 15/03/2012 19

31 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
20a Martin Jebas / 12/03/2012 20b Artur Andrzej / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 21a Zanimum / PD-USGOV-MILITARY-AIR FORC / Dominio Publico 21b Ekko / Domínio Público 23 FDB / Creative Commons Attribution 3.0 Unported license. 26a Gorkaazk / Creative Commons Attribution 3.0 Unported 26b Rudolphous / Domínio Público 26c / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada 26d Rob Macklem Victoria BC / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 26e Christof Berger / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 26f cmaccubbin / Creative Commons Attribution 2.0 Generic


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