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Brasília, 21 e 22 de setembro de 2011. Carmen Moreira de Castro Neves I Encontro Nacional do Parfor Presencial.

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1 Brasília, 21 e 22 de setembro de 2011. Carmen Moreira de Castro Neves I Encontro Nacional do Parfor Presencial

2 "Numa democracia, nenhuma obra supera a de educação. Haverá, talvez, outras aparentemente mais urgentes ou imediatas, mas estas mesmas pressupõem, se estivermos numa democracia, a educação. Todas as demais funções do estado democrático pressupõem a educação. Somente esta não é conseqüência da democracia, mas a sua base, o seu fundamento, a condição mesmo para a sua existência." Anísio Teixeira

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8 A qualidade da educação é o grande desafio para haver no Brasil igualdade de oportunidades, justiça social, democracia plena.

9 “Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens.” Discurso de posse da Presidente do Brasil

10 Diretoria de Educação Básica

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12 Gatti & Barreto A proporção de horas dedicadas às disciplinas referentes à formação profissional específica é de 30%, ficando 70% para outro tipo de matérias oferecidas nas instituições formadoras. As disciplinas referentes à formação profissional específica apresentam ementas que registram preocupação com as justificativas sobre o porquê ensinar (...); entretanto, só de forma muito incipiente registram o quê e como ensinar. Pode-se inferir que a parte curricular que propicia o desenvolvimento de habilidades profissionais específicas para a atuação nas escolas e nas salas de aula é bem reduzida. Assim, a relação teoria-prática, como reiteradamente proposta nos documentos legais e nas discussões da área, também se mostra comprometida desde essa base formativa.

13 Educação = Professor + Aluno

14 Em um contexto de renovação profunda das sociedades o que de essencial se espera da inovação educacional e como garantir que a procura pela carreira docente e a formação se efetivem com a direção e o ritmo adequados?

15 Como a CAPES/DEB contribui para a formação e valorização do magistério da educação básica

16 Diretoria de Educação Básica Presencial Foco no aluno, na aprendizagem, na criatividadeValorização dos profissionaisInvestimento em tecnologias educacionais, infra-estruturaInvestimento na qualidade dos conteúdosAprendizagem e autoria coletivas, colaborativas (...) Qualidade da educação envolve

17 Diretoria de Educação Básica Presencial SubjetividadesMúltiplas inteligências Pluralidade cultural Polifonia ProtagonismoInteligência coletiva APRENDIZAGEM: espaço de

18 construtiva colaborativa coloquial reflexivacontextualizada complexa Ativa/manipulativa intencional Jonassen, David APRENDIZAGEM: a complexidade do conceito Diretoria de Educação Básica Presencial

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20 Conhecimento, valores, atitudes, competências; O novo e o permanente em educação; Diferentes linguagens e suportes da informação; O local, o regional e o global; A teoria e a prática O lúdico, a ética, a estética... Equilíbrios necessários:

21 Valorização do Magistério da Educação Básica Diretoria de Educação Básica Presencial

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23 Principais impactos do Pidib:  diminuição da evasão e aumento da procura pelos cursos de licenciatura;  reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica  articulação teoria & prática; universidades & escolas básicas;  elevação da auto-estima dos licenciandos;  formação continuada para os coordenadores e os supervisores (professores das escolas da rede pública);  presença crescente de trabalhos dos bolsistas em eventos científicos;  (...)

24 Principais impactos do Pibid:  reconhecimento da escola básica como um campo de produção/construção de conhecimento e, simultaneamente, de apropriação de conhecimento;  enriquecimento das licenciaturas: currículos, metodologias, tecnologias e temas contemporâneos, inclusive em uma perspectiva intersetorial, qualificando a prática dos docentes;  valorização da formação de professores e da educação básica como um tema nobre nas universidades;  prestígio dos alunos do Pibid na universidade e nas escolas da rede pública;  PIBID = ensino+pesquisa+extensão;

25 Principais impactos do PIBID:  nas escolas da rede pública: enorme produção de materiais didáticos: jogos, vídeos, textos, livros, experiências, blogs, sites... abertura de laboratórios de ciências e informática; presença de alunos das escolas em olimpíadas científicas e outros; sinalização de novas perspectivas para os alunos das escolas onde atuam os bolsistas; Pibid como um projeto da escola; Formação continuada dos supervisores; abertura das escolas à comunidade...

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27 Edital 2009 Edital 2009: Observatório da Educação Escolar Indígena

28  850 profissionais formados em nível de pós-graduação stricto sensu, na área de educação,  690 professores de escolas públicas de educação básica envolvidos com pesquisa educacional;  760 graduandos, muitos com elaboração de monografia;  200 teses;  650 dissertações.  Aliados a esses indicadores, livros, eventos, artigos científicos, aprimoramento de políticas públicas e outros resultados mostram e mostrarão a relevância sócio-educacional do Observatório da Educação Concluídos os projetos apoiados pelos editais do 0bservatório da Educação, poderemos contabilizar cerca de:

29  Novos Talentos - Edital 2010:  62 instituições federais de educação superior  184 subprojetos  657 atividades extracurriculares.

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33 Cooperação Internacional para a Educação Básica Edital Feira de Ciências e Mostras Científicas e Apoio a Olimpíadas Científicas (com o CNPq) Apoio à participação em eventos científico- educacionais – PAEP Mestrado Profissional para professores da rede pública Portal Comunidades (em construção) Cooperação Internacional para a Educação Básica Edital Feira de Ciências e Mostras Científicas e Apoio a Olimpíadas Científicas (com o CNPq) Apoio à participação em eventos científico- educacionais – PAEP Mestrado Profissional para professores da rede pública Portal Comunidades (em construção)

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36 UAB – Universidade Aberta do Brasil Portal de Periódicos Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) Ciência sem Fronteiras Outros... UAB – Universidade Aberta do Brasil Portal de Periódicos Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) Ciência sem Fronteiras Outros...

37 Parceria CAPES e FNDE

38 http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

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41 http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa

42 http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/boletins

43 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

44 "E se o homem é capaz de perceber-se, enquanto percebe uma realidade que lhe parecia em si inexorável, é capaz de objetivá- la, descobrindo sua presença criadora e potencialmente transformadora dessa mesma realidade." Paulo Freire

45 Um convite à inovação e à qualidade na formação de professores.

46 Diretoria de Educação Básica Presencial Carmen Moreira de Castro Neves Diretoracarmen.neves@capes.gov.br (61) 2022-6565


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