A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esta vai para o CLICK PROFESSOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esta vai para o CLICK PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 Esta vai para o CLICK PROFESSOR
A REDAÇÃO DO Esta vai para o CLICK PROFESSOR

2 O tema Tema é diferente de gênero e, ao mesmo tempo, de proposta. Gênero tem relação com as modalidades Dissertação, Narração e Descrição dentre outras. Proposta é, na verdade o comando e a quantidade dele. Por exemplo: o ENEM apresenta uma proposta e um gênero específico, a dissertação argumentativa. A UECE, por sua vez, apresenta uma diversidade de gêneros, o que leva a um número maior de propostas ou mesmo seu desdobramento.

3 Tema O tema é o elemento motivador da redação, das ideias nela contidas. Portanto, uma INTERPRETAÇÃO correta do tema é crucial para o desenvolvimento de um bom texto. Por isso, espera-se que o tema esteja à altura da sua interpretação: clara, objetiva, precisa. Errar a interpretação do tema é perder o texto todo ou parte dele dentro do julgamento das competências.

4 As relações temáticas transversais
Durante a interpretação do tema é importante que seja acionado o repertório cultural (CM) do candidato quanto às áreas ligadas ao tema e à problemática proposta.

5 2010 - O trabalho na construção da dignidade.
O tema trabalho tem relações históricas, lingüísticas, sociológicas e jurídicas. O tema dignidade tem relações filosóficas, existenciais, éticas e semânticas , pois pode indicar apenas um sinônimo de “bem estar”. Há portanto uma relação de causa e efeito entre eles, ou seja, a dignidade, como bem estar, nasce do trabalho bem remunerado.

6 1 – GRAMÁTICA: 2,5 – 5,0 – 7,5 – 10,0 São buscados os erros:
Pontuais: concordância (3), colocação pronominal(3), regência(3), crase(3), vírgulas(3) ou o conjunto deles. Eventuais: concordância (1), colocação pronominal(1), regência(3), crase(1), vírgulas(1) . Há, portanto, uma tolerância quanto aos erros de gramática.

7 2 – GÊNERO: 2,5 – 5,0 – 7,5 – 10,0 Domínio do gênero dissertativo-argumentativo utilizando repertório cultural que demonstre conhecimento de outras áreas que possam colaborar com o ponto de vista defendido. Resumindo, não se deve narrar nem descrever, nem instruir... e, principalmente, reforçar a discussão com áreas afins ao tema discutido.

8 3 – ARGUMENTAÇÃO: 2,5 – 5,0 – 7,5 – 10,0 Utilizar de forma coerente fatos, informações, opiniões, exemplos pertinentes ao tema, e que possam reforçar o ponto de vista defendido. Vale como boa observação, para o ENEM atual, que não se deve mais usar fragmentos extraídos do texto motivador. No passado, isso era permitido.

9 4 – COESÃO: 2,5 – 5,0 – 7,5 – 10,0 Articulação adequada das partes do texto (IMF) por meio de elos coesivos: GRAMATICAIS ( preposições, conjunções, expressões conjuntivas de nível frásico, interfrásico) e LEXICAIS ( sinônimos, hiperônimos, reiteração, retomada ) entre parágrafos visando à unidade temática e à progressão textual.

10 5 – INTERVENÇÃO: 2,5 – 5,0 – 7,5 – 10,0 Elaborar proposta de intervenção na realidade ou problemática apresentada desde o tema, e devidamente articulada com a discussão desenvolvida. Resumindo, o que surge como problema ou causa dele no início do texto volta, ao final, como solução.

11 Interpretando temas e lançando tese
1998 – Música “O que é o que é?” de Gonzaguinha. Viver e Aprender. Tese: A vida deve servir como aprendizado. Cidadania e participação social. Tese: Só se é cidadão quando se participa socialmente. Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? Tese: Crianças e adolescentes têm seus direitos desrespeitados no Brasil.

12 2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: Como conciliar os interesses em conflito?
Tese: O direito de votar – Como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais?

13 2003 - A violência na sociedade brasileira – como mudar as regras do Jogo?
Tese: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? O trabalho infantil na sociedade brasileira.

14 2006 - O poder de transformação da leitura.
Tese: O desafio de se conviver com as diferenças. Amazônia - a máquina de chuva. O indivíduo frente à ética nacional.

15 Redação plausível Obesidade: como mudar esse quadro no Brasil?

16 Objetivamente, a obesidade e suas variações têm relação com as práticas equivocadas de cada indivíduo quanto aos hábitos alimentares, quanto à inação física e quanto ao grau de desconhecimento sobre a doença, seja por ignorância dos pais ou mesmo por alguma predisposição genética. No campo da subjetividade, esse grave problema das sociedades contemporâneas tem-se intensificado, no Brasil, ao longo dos últimos vinte anos, principalmente porque os brasileiros passaram a incorporar os péssimos hábitos de países desenvolvidos como os Estados Unidos da América1.

17 Depois da Segunda Guerra Mundial2, com a vitória dos aliados, os norte-americanos tornaram-se social e culturalmente muito influentes em relação às sociedades de países subdesenvolvidos ou em franco desenvolvimento como o Brasil. Esta influência pode ser percebida na utilização da Coca-cola como elemento essencial ao processo de massificação cultural desencadeado a partir dos anos 60, atingindo seu ápice nos anos 80 e 90, quando tornou-se artigo essencial na mesa da família brasileira, consequentemente, o início de um grave desregramento alimentar3, pois os refrigerantes e similares foram incorporados levianamente pelos chefes de família ao cardápio diário de seus filhos.

18 Notadamente, a imitação do “american way of life”, do modo de vida americano, alterou não apenas os hábitos gustativos dos brasileiros, que passaram a alimentar-se em casa, na escola e no trabalho, rotineiramente, de refrigerantes e sanduíches, valorizando a comodidade dos “fast-foods” e “self-services”, que proliferaram em todo o país em meados dos anos de Numa relação imediata de causa e conseqüência, os péssimos hábitos alimentares, à base de açúcares e gordura, permitiram, nessa parcela da população, o desenvolvimento e à predisposição genética à obesidade, ocasionando uma postura sedentária4 que acarreta, naturalmente, problemas graves de ordem gastrointestinal, metabólica e cardiovascular.

19 Por conta dessa grave situação, torna-se estritamente necessário, no campo da individualidade e da família, um processo imediato de conscientização5 e de modificação dos hábitos alimentares, o que exige uma séria reeducação alimentar, suprimindo, aos poucos, os alimentos mais perniciosos, aliada à prática moderada de atividades físicas regulares que resultarão paulatinamente na erradicação da obesidade e no restabelecimento da qualidade de vida do brasileiro. Em uma perspectiva mais ampla, são fundamentais os papeis das escolas e das autoridades de saúde, pois enquanto estas últimas fomentarão o processo de conscientização por meio6 de propagandas e ciclos de palestras, as primeiras ajudarão a perpetuar os novos hábitos saudáveis ,desenvolvidos no ambiente familiar, e que terão repercussão muito positiva nas gerações futuras.

20 Indicadores 1 – Tese: A obesidade decorre principalmente dos péssimos hábitos alimentares dos brasileiros, intensificados pela imitação do modo de vida norte-americano. 2 – Argumentação histórica. 3 – Problema 2 4 – Problema 3 5 – Início das soluções.


Carregar ppt "Esta vai para o CLICK PROFESSOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google