Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Jogo brinquedo e brincadeira
2
Critérios para identificar o fenômeno jogo ( segundo Christie 1991)
Não literalidade: realidade interna predomina sobre a externa. Uso não literal do objeto Efeito positivo: o jogo é normalmente caracterizado pelo prazer e e alegria Flexibilidade: as crianças têm novas idéias durante o jogo, provavelmente por estarem livres de pressão buscam novas soluções. Prioridade do processo de brincar: a atenção está concentradad no processo e não no resultado do brincar. O jogo só é jogo quando a criança pensa apenas em brincar. O jogo educativo normalmente desvirtua este critério quando a prioridade é a aprendizagem de habilidades e noções. Livre escolha: Só e jogo quando é selecionado livre e espontaneamente pela criança, senão é trabalho ou ensino Controle interno: os próprios jogadores determinam o desenvolvimento do jogo
3
Significados usuais dos termos: jogo, brinquedo e brincadeira
Brinquedo:objeto, suporte de brincadeira, Brincadeira: descrição de uma conduta estruturada com regras Jogo Infantil:designa tanto as regras como o objeto
4
Tipos de brinquedos e brincadeiras
Brinquedo educativo ( jogo educativo):surge no renascimento. São exemplos: quebra cabeça, jogos de tabukleiro, encaixe, móbiles, carrinhos com pinos, brincadeiras envolvendo musicas, parlendas, expressão motora gráfica e simbólica.
5
Brincadeiras tradicionais infantis
Filiada ao folclore Anonimato Expressando-se pela oralidade Esta sempre se modificando (pela não cristalização e oralidade) Universais: ocidente e oriente ( amarelinha, empinar pipa, papagaio, jogar pedrinhas, etc)
6
Brincadeira de faz de conta
Faz de conta, simbólica, representação de papéis ou sociodramática. Início : 2 /3 anos Entrada no imaginário e assimilação de regras
7
Brincadeira de construção
Enriquecem a experiência sensorial, estimulam a criatividade e desenvolvem habilidades. Froebel: criador dos jogos de construção ( bloquinhos) Jogos de construção estão intimamente ligados aos jogos de faz de conta( construção de casinhas, cidades, carros, etc) Bibliografia: Kishimoto, T. M. O jogo, brinquedo , brincadeira e a educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002 Kishimoto, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo:Cengagee Learning, 2011
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.