A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca Não sei se já alguma vez disse ao leitor que as idéias, para mim, são como nozes, e que até hoje não descobri melhor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca Não sei se já alguma vez disse ao leitor que as idéias, para mim, são como nozes, e que até hoje não descobri melhor."— Transcrição da apresentação:

1 A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca Não sei se já alguma vez disse ao leitor que as idéias, para mim, são como nozes, e que até hoje não descobri melhor processo para saber o que está dentro de umas e de outras, senão quebrá-las. Machado de Assis

2 A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca A toda hora rola uma estória Que é preciso estar atento. A toda hora um movimento Que muda o rumo dos ventos. Paulinho da Viola

3 A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca A criança e o movimento Movimento- Prazer- Realização A inteligência é ação. Piaget O adolescente e o movimento. O mundo é movimento. Movimento e conhecimento Movimento Externo Movimento Interno

4 A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca A aula e o movimento operatório interno. A aula operatória caracteriza-se pelo estímulo e desenvolvimento de diferentes e constantes movimentos operatórios – desenvolvimento de habilidades. Aprendizagem e conflitos cognitivos Desafios Aula operatória: movimentos de De ANÁLISE e de SÍNTESE. Valorização da leitura e da escrita Contextualização Problematização Inserção na realidade do aluno

5 A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca A aprendizagem e o valor da atividade lúdica Brincadeira Diversão Movimento lúdico O ato de brincar é por excelência um ato de afeto. Curiosidade. Operar: exercícios mentais. CO- OPERAÇÃO É impossível divorciar o lúdico do processo de construção do Conhecimento.

6 Esquema das fases coordenadas do processo de ensino- aprendizagem A aula Preparação e Introdução da matéria nova Tratamento Didático da Matéria Nova SONDAGEM PROBLEMATIZAÇÃO -

7 Esquema das fases coordenadas do processo de ensino- aprendizagem A aula Consolidação e Aprimoramento dos conhecimentos e habilidades -Articulação entre o conteúdo novo e o conteúdo velho SISTEMATIZAÇÃO -Consolidação -Recordação -Fixação -Aplicação GENERALIZAÇÃO

8 Esquema das fases coordenadas do processo de ensino- aprendizagem A aula Avaliação e Controle

9 PLANO DE AULA - Identificação: Curso, Série, Grau, Disciplina, Tema da aula - Objetivos da aula: conceituais, procedimentais, atitudinais - Desenvolvimento da aula: como será feito( lembrar das fases coordenadas do processo ensino-aprendizagem). - A) Conteúdos - B) Procedimentos Metodológicos - – Estratégias - – Momentos da aula ou conjunto de aulas. - - Quais as atividades a serem desenvolvidas - Sondagem: - Problematização - Sisitematização - Generalização - C)Avaliação e Acompanhamento - D)Recursos - E)Bibliografia do professor e do aluno

10

11


Carregar ppt "A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca Não sei se já alguma vez disse ao leitor que as idéias, para mim, são como nozes, e que até hoje não descobri melhor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google