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Direcionamento Estratégico do Destino

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Apresentação em tema: "Direcionamento Estratégico do Destino"— Transcrição da apresentação:

1

2 Direcionamento Estratégico do Destino
Armação dos Búzios Projeto Prioritário “Búzios Legal, Búzios Próspero”

3 Lidera Rio Turismo O programa Lidera Rio Turismo visa contribuir para: promoção do desenvolvimento integrado e sustentável geração de emprego e renda a partir dos pequenos negócios de Armação dos Búzios trabalhando com as lideranças da área pública e do setor privado

4 Lidera Rio Turismo Como atividade prática, o programa se propõe apoiar : Análise da Situação Atual do Destino: diagnóstico de 15 dimensões Planejamento e Mapa Estratégico do Turismo Elaboração da proposta de um Projeto Prioritário

5 Lidera Rio Turismo    A visão e os objetivos propostos representam os desafios a serem superados através da cooperação público-privada a fim de fazer com que o destino possa avançar de forma inovadora e de maneira estruturada para poder competir com garantia de sucesso. As estratégias estão definidas como forma de ordenar a busca pela concretização dos objetivos e os valores vêm como norteadores do comportamento da sociedade como um todo.

6 Análise da Situação Atual Descrição dos Elementos Essenciais
do Destino Armação dos Búzios

7 AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS ESSENCIAIS DO DESTINO
SITUAÇÃO ATUAL : 1 – Péssimo – Ruim – Razoável – Muito Bom Excelente AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS ESSENCIAIS DO DESTINO AVALIAÇÃO 1. CLIMA, PAISAGEM, ENTORNO E ATRATIVOS 4 2. LIMPEZA, TRANQUILIDADE E SEGURANÇA 3 3. VISIBILIDADE (PROMOÇÃO) DO DESTINO NO MERCADO EMISSOR 4. ATRATIVO PRINCIPAL DO DESTINO (IMAGEM) BEM EXPLICADO 5. FÁCIL ACESSO AO DESTINO (PREÇO/TEMPO) 6. FACILIDADE PARA OBTER INFORMAÇÃO / CONTRATAR NO DESTINO 7. VARIEDADE DE ATIVIDADES A REALIZAR NO DESTINO 8. HOSPEDAGEM: RELAÇÃO QUALIDADE/PREÇO 9. POSSIBILIDADE DE SOCIALIZAÇÃO E RELACIONAMENTO SOCIAL 10. FACILIDADES PARA CRIANÇAS / IDOSOS 2 11. ESPAÇOS PARA COMPRAS 12. RESTAURANTES COM VARIEDADE E CULINÁRIA LOCAL 13. CONHECIMENTO DA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÕES DO TURISTA 1 14. ATIVIDADE TURÍSTICA GERANDO RENDA NO DESTINO 15. COOPERAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA

8 1. CLIMA, PAISAGEM E ENTORNO
O município está localizado na Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro em uma área denominada turisticamente Região dos Lagos (também Costa do Sol) Possui uma geografia exuberante com uma diversidade de praias de águas cristalinas e a beleza das montanhas perto do mar. O clima é excepcional com agradável temperatura média anual de 22o, mas podendo chegar aos 40o no período do verão. Apresenta baixo índice de chuvas o que favorece as atividades ao ar livre, principalmente os esportes náuticos. Uma das questões que poderiam influenciar de forma negativa a imagem de Armação de Búzios é a entrada da cidade que é feia. Entretanto, o Por do Sol, os Mirantes e Dunas a Marina e a Hípica superam e sobressai de forma muito positiva. AVALIAÇÃO: 4 (MUITO BOM)

9 2. LIMPEZA, TRANQUILIDADE E SEGURANÇA
Quanto à limpeza esta não é o ponto forte do destino, faltam lixeiras e a população tem o hábito de jogar entulho nas ruas – é o que mais influencia de forma negativa nessa dimensão. A localidade é tranquila e gera a sensação de segurança principalmente no centro, o que não acontece em relação aos Mirantes que são considerados perigosos. Entretanto a falta de iluminação nas ruas, a poluição sonora, a presença de flanelinhas e o consumo de drogas nas ruas contribuem de forma negativa para a imagem do destino. Ainda com relação à segurança, na alta temporada é um período confuso e mais propenso a insegurança tendo em vista que o efetivo policial não é compatível com o alto numero de turistas, o telefone de emergias 190 não funciona há 4 anos e a falta de policiamento nos atrativos, principalmente nas praias deixa a desejar. AVALIAÇÃO: 3 (RAZOÁVEL)

10 3. VISIBILIDADE DESTINO NO MERCADO EMISSOR
A visibilidade Internacional de Armação de Búzios como destino turístico de qualidade é boa na América Latina, nos Estados Unidos é fraca e na Europa e média. A nível nacional o destino está melhor posicionado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, seguido pelos estados de Minas Gerais e Espírito. Entretanto no restante do Brasil a visibilidade do destino é fraca ou quase nula. AVALIAÇÃO: 3 (RAZOAVEL)

11 4. ATRATIVO DESTINO BEM EXPLICADO
O destino possui vocação natural para o turismo por suas belezas naturais, entretanto o segmento Ecológico e de Aventura é ainda mal aproveitado. O atrativo principal, suas praias de águas claras e areias branca estão bem explicado para o mercado. Entretanto existe um potencial enorme para o turismo esportivo e cultural que é mal aproveitado. Diante do exposto, o item é considerado “Razoável” (nota 3), pois apesar do bom desempenho das Convenções da diversidade e grande potencial para o turismo religioso, cultural, esportivo , esses itens são muito pouco trabalhados. Faltam produtos/atividades que envolvam a cultura local. Os casamentos, um mercado ainda pouco aproveitado está em fase de crescimento. AVALIAÇÃO: 3 (RAZOAVEL)

12 5. FÁCIL ACESSO (TEMPO E CUSTO)
Rodovia desde Rio de Janeiro de boa qualidade e melhorando até São Pedro Rodovia perigosa entre São Pedro e Búzios Pedágio caro Engarrafamentos Poucas opções de horário de ônibus Falta de mais opções de aéreo na região a nível regional Falta de heliporto homologado AVALIAÇÃO: 3(RAZOAVEL)

13 6. FACILIDADE PARA OBTER INFORMAÇÃO / CONTRATAR NO DESTINO
Pontos de informação turística ok Recepção de pousadas ok Moradores informados ok Falta de publicações com informação Falta de roteiros regionais integrados Falta de sinalização (turística, transito, básico) nas ruas AVALIAÇÃO: 4 (MUITO BOM)

14 7. VARIEDADE DE ATIVIDADES
Pouca variedade de dia Razoável à noite Atividades de dia concentrada em lazer de praias Melhorar a variedade de atividades com ofertas culturais e de compras AVALIAÇÃO: 3 (RAZOÁVEL)

15 8. HOSPEDAGEM: QUALIDADE / PREÇO E VARIEDADE
Muita oferta de hospedagem Variedade de qualidade Oferta de hospedagem informal e ilegal é alarmante 50% provavelmente irregular AVALIAÇÃO: 4 (MUITO BOM)

16 9. ESPAÇOS PARA INTERAÇÃO SOCIAL
Além das praias e ruas comerciais faltam espaços públicos como praças, teatros, museus, etc AVALIAÇÃO: 3(RAZOAVEL)

17 10. FACILIDADES PARA CRIANÇAS E IDOSOS
Péssimo, sendo este o ponto mais negativo do destino. Falta de acessibilidade, opções de lazer, e falta de hospedagem e restaurantes com facilidades para pessoas com necessidades especiais. AVALIAÇÃO: 2 (RUIM)

18 11. ESPAÇOS PARA FAZER COMPRAS
Ruas comerciais no centro Boa quantidade de comércios Oferta limitada com pouca variedade Falta de estacionamento no centro Infraestrutura para fazer compras, de modo geral, está mal organizada AVALIAÇÃO: 3 (RAZOÁVEL)

19 12. RESTAURANTE: VARIEDADE E PREÇO
Boa variedade com diversidade de preços e qualidade Cidade reconhecida por sua gastronomia de qualidade  AVALIAÇÃO: 4 (MUITO BOM)

20 13. CONHECIMENTO DA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÕES DO TURISTA
Falta pesquisas objetivas Falta de conhecimento dos atores do trade Pesquisa limitada a conhecimento da origem e avaliações dos meios de hospedagem AVALIAÇÃO: 1 (PÉSSIMO)

21 14. TURISMO GERANDO RENDA NO DESTINO
É a principal fonte de renda do município. AVALIAÇÃO: 4 (MUITO BOM)

22 15. COOPERAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA
A pedido do atual secretário de Turismo e sua equipe, o setor privado apoiou a solicitação de aumento do orçamento anual multiplicando por 4 os recursos e obtendo aprovação na câmara legislativa   O inicio do Conselho do Turismo vai certamente ajudar AVALIAÇÃO: 3 (RAZOAVEL)

23 Direcionamento Estratégico do Destino
Armação dos Búzios

24  1 - VISÃO DE FUTURO: Tornar Búzios o destino mais desejado do Brasil, reconhecido pelo seu glamour e sustentabilidade, superando as expectativas da população e dos turistas.

25 2 - VALORES: Alcançar nossa visão atuando com alegria, credibilidade e ética garantindo uma hospitalidade sofisticada proporcionando um ambiente de excelência e autoestima elevada a todos aqueles que residem e visitam Búzios, sempre respeitando o meio ambiente.

26 3 – SITUAÇÃO ATUAL : SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO DESEJADA
3 – SITUAÇÃO ATUAL : SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO DESEJADA Aspectos Críticos: “Facilidades para Crianças e Idosos” “Conhecimento da Satisfação e Motivações do Turista”. Um destino diferenciado, conhecido e desejado pela sua personalidade própria de um destino de charme e glamour. Um destino de qualidade sendo referência em hospitalidade. Um destino que cresça e se desenvolva de forma sustentável, garantindo a autoestima qualidade de vida da população e dos turistas. Um destino onde a parceria publico-privada cresça a cada dia e se fortaleça. Um destino bem promovido no mercado.  Aspectos Intermediários: “Limpeza, Tranquilidade e Segurança” “Visibilidade do Destino no Mercado Emissor” “Atrativo Principal Bem Explicado” “Fácil Acesso ao Destino” “Variedade de Atividades” “Possibilidade de Socialização” “Compras” “Cooperação Público Privada” Aspectos Positivos: “Clima, Paisagem, Entorno e Atrativos” “Facilidade Obter Informação no Destino” “Hospedagem” “Restaurantes” “Turismo Gerando Renda no Destino”

27 4 – OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
Os cinco eixos estratégicos que orientam o desenvolvimento turístico do destino Armação dos Búzios para a situação desejada são os seguintes: 1 – Fortalecer o sistema de organização e de gestão do destino. 2 – Elaborar com frequência adequada e de abrangência em todo o destino, uma série de indicadores relacionados ao turismo. 3 – Oferecer infraestrutura de qualidade para a população local e os visitantes, garantindo acessibilidade a todos. 4 – Proporcionar serviços de qualidade. 5 – Integrar e envolver a comunidade no desenvolvimento turístico, valorizando a cultura

28 5 – ESTRATÉGIAS: A fim de atingir os objetivos estratégicos e consequentemente alcançar a visão de futuro o destino Armação dos Búzios, deve se posicionar estrategicamente implementando as seguintes linhas de atuação: Estimular e favorecer a cooperação entre os agentes turísticos públicos e privados, fortalecendo as entidades representativas da sociedade e dos empresários. Criar e monitorizar um sistema de indicadores de desempenho do destino. Criar mecanismos para estimular a participação e o compromisso da população no desenvolvimento turístico. Ordenar e fiscalizar a atividade empresarial turística. Ampliar e enriquecer a oferta de experiência turística (história, cultura e esportes náuticos), desenvolvendo e inovando conteúdos que constituam fatores de diferenciação e de valor intangível.

29 6 – METAS: Garantir o Fundo Municipal de Turismo em funcionamento até junho de 2015. Proporcionar ampliação de 100% na quantidade de associados das entidades do COMTUR até dezembro de 2015. Realizar Pesquisas de Demanda (anuais), Pesquisas de Ocupação (mensais) e Sondagens Qualitativas Complementares (trimestrais), a partir de 2015. Ampliar em 50% a quantidade de casamentos no destino até dezembro de 2016, comparado 2015. Ampliar em 10% os turistas de negócios e congressos até dezembro de 2016, comparado a 2015. Ampliar em 20% os turistas motivados por esportes até dezembro de 2016, comparado a 2015. Garantir 80% dos negócios turísticos (hospedagem, alimentação, agências) formalizados até dezembro de 2015. Garantir o índice de 90% de satisfação dos turistas com o destino até dezembro de 2015.

30 7 – AÇÕES: Ação 1 – Fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo Atividades: Implantação do Fórum Permanente Turismo – 4/2015. Implantação do Fundo Municipal de Turismo – 4/2016 Validação do Mapa Estratégico do Destino como instrumento orientativo do COMTUR – 3/2015 Realização de reuniões mensais para monitoramento do Mapa Estratégico a partir de 3/2015 Responsáveis: Anderson Akel – SETUR / Flavio Zarate - ABIH Prazo: 2015/2016

31 7 – AÇÕES: Ação 2 – Pesquisas no Turismo Atividades: Identificação das organizações de pesquisa potenciais parceiras – 6/2015 Definição do escopo dos dados e pesquisas necessárias – 6/2015 Execução das pesquisas – trimestral a partir de 7/2015 Plano de capacidade de carga da cidade 11/2015 Análise e decisões com base nas pesquisas no âmbito do Conselho de Turismo – mensal a partir de 8/2015 Responsáveis: Anderson Akel – SETUR Cristiano Marques - BCVB Prazo: 2015

32 7 – AÇÕES: Ação 3 – Ampliação dos Segmentos: Negócios, Esportes, Casamentos Atividades: Estudo da oferta e demanda dos segmentos 4 e 9/2015 Elaboração da estratégia de captação dos eventos e turistas – primeira versão até 7/2015 Responsáveis: Soraya Coelho – SETUR Cristiano Marques – BCVB Prazo: 2015

33 7 – AÇÕES: Ação 4 – Infraestruturas para o Desenvolvimento Turístico Atividades: Identificação das infraestruturas prioritárias no turismo no âmbito do COMTUR – 6/2015 Elaborar lista prévia – 12/2014 Análise da situação para viabilização de cada infraestrutura – 6/2015 Articulação e monitoramento das iniciativas 12/2014 e mensalmente Responsáveis: Anderson Akel – SETUR Eduardo C. B. Rodrigues - APB Prazo: 2015 / 2016

34 Ação 4 – Infraestruturas para o Desenvolvimento Turístico
Lista prévia: piers taxi náutico plano de mobilidade carros elétricos compartilhados Posto de gasolina náutico Centro de Eventos revitalização pontos turísticos (lagoas, mirantes, praias) saneamento básico Áreas/Bairros temáticos sinalização dos pontos turísticos Turismo religioso, cultural e histórico Circuito de Trilhas Pontos de interesse geológico Aeroporto/rodoviária teleféricos marina espaços públicos multiusos nos principais bairros para esportes, eventos culturais, mercado de artesanato com teto Verificar onde colocar “confecção de roupas de praia, muita informalidade

35 7 – AÇÕES: Ação 5 – Fortalecimento das Entidades Associativas (BCVB, APB, AHB, SINDSOL, ACEB, ABIH) Atividades: Viabilização de uma sede conjunta para as entidades empresariais 12/2015 Planejamento do portfólio de serviços, segmentação de associados e estratégia de adesão por entidade – até Responsáveis: Rafael Dominguez – COMTUR Thomas Weber - SINDSOL Prazo: 2015

36 Ação 6 – Projeto Búzios Legal / Búzios Prospero Atividades:
7 – AÇÕES: Ação 6 – Projeto Búzios Legal / Búzios Prospero Atividades: Análise dos marcos regulatórios - 11/2014 Elaboração dos marcos legais necessários 12/2015 Elaboração do projeto detalhada – 12/2014 Apresentação para o COMTUR para adesão das entidades – 11/2015. Articulação e mobilização com prefeito, secretários e vereadores – continuamente a partr de 11/2015 Implementação da ação – 11/2014 à 12/2016 Responsáveis: Rafael Dominguez – COMTUR Flavio Zarate - ABIH Prazo: 2015 confecção de roupas de praia, tem muita informalidade

37 Responsável Setor Público Responsável Setor Privado
7 – AÇÕES:  Projeto Responsável Setor Público Responsável Setor Privado Prazo Fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo Anderson Akel – SETUR Flavio Zárate Chabluk- ABIH 2015 Pesquisas no Turismo Cristiano Marques -BCVB Ampliação dos Segmentos: Negócios, Esportes, Casamentos Soraya Coelho – SETUR Cristiano Marques - BCVB Infraestruturas para o Desenvolvimento Turístico Eduardo C. B. Rodrigues - APB 2016 Fortalecimento das Entidades Associativas BCVB, APB, AHB, SINDSOL, ACB Rafael Dominguez – COMTUR Thomas Weber - SINDSOL Projeto “Búzios Legal Búzios Prospero”

38 “Búzios Legal – Búzios Próspero”
Projeto Prioritário “Búzios Legal – Búzios Próspero” Armação dos Búzios

39 IDENTIFICAÇÃO NOME DO PROJETO: Búzio Legal – Búzios Próspero PROPONENTE: COMTUR

40 IDENTIFICAÇÃO BRASIL O Município
Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, é um município da Microregião dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. O município foi criado em 1995 e fica a cerca de 165 Km da cidade do Rio de Janeiro É uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias com vegetação variada, formatos, temperatura da água e características únicas, algumas como verdadeiras piscinas naturais, outras com ondas radicais, ideais para a prática esportiva. BRASIL Rio de Janeiro Búzios

41 IDENTIFICAÇÃO O Município
A vila de pescadores ganhou fama internacional após a visita da atriz francesa, Brigitte Bardot, em 1964. Possui grande disponibilidade de quartos (hotéis e pousadas) e uma enorme variedade de bares, restaurantes e diversões que animam sua vida noturna. População: habitantes Extensão Territorial: cerca de 70 Km² IDH M PIB per capita R$: ,71 (IBGE 2011) Posição 68 dos 5565 municípios brasileiros. Atividades econômicas: Turismo e Pesca

42 JUSTIFICATIVA: Para atingir o nível de qualidade e inovação dos serviços turísticos que nos permita transformar Búzios no destino mais desejado do Brasil, faz-se necessário o ordenamento e regularização da oferta turística de hospedagem, gastronomia e comércio. Há um grande número de empresas ilegais dificultando a arrecadação do município, prejudicando as empresas legalizadas com concorrência desleal e prejudicando os consumidores turistas e moradores.

43 APRESENTAÇÃO: Para Tornar Búzios o destino mais desejado do Brasil, reconhecido pelo seu glamour e sustentabilidade, superando as expectativas da população e dos turistas; consideramos primordial começar pelo levantamento, ordenamento e regularização das atividades econômicas de Búzios, inciando pela hospedagem, gastronomia e comércio. Motivos principais: Garantir qualidade dos serviços Aumentar arrecadação para o orçamento do município Diminuir concorrência desleal Reduzir informalidade Ter maior segurança Gerar boa qualidade de dados sobre a economia de nosso município

44 Profissionalizar a atividade comercial
OBJETIVOS: Unir a iniciativa pública e privada entorno do projeto Buzios Legal/Búzios Próspero Profissionalizar a atividade comercial Estimular e premiar o empreendedorismo Proporcionar a classificação dos empreendimentos turísticos em critérios de ordenamento e reconhecimento do Mercado Internacional Aumentar a qualidade dos serviços oferecidos RESULTADOS: Aumentar a arrecadação de impostos do município Dispor de conhecimento quantitativo e qualitativo de oferta turística Garantir nível de satisfação do turista e moradores Garantir bom nível de relacionamento e concorrência leal entre os empresários Meio ambiente protegido

45 ETAPAS: Análise dos Marcos Regulatórios que dão fundamento ao projeto – Mês 0 (Dez14) Articulação Político-Institucional-Social – Mes 0 (Dez 2014 / continuamente Campanha de Sensilização dos Empresários e Comunidade com conscientização dos benefícios de participar no projeto - Mes 0 (Dez 2014 / continuamente Recadastramento dos Empreendimentos - Mes 1 a Mes 12 Treinamento dos jovens do ensino médio Não deixar iniciar uma obra sem licenciamento para barrar o crescimento as edificação irregular (lei de mais-valía) Fiscalizar continuamente p/que não surjam novos estabelecimentos irregulares Programa de Capacitação dos emprendedores – Mes 4 e mensalmente Estruturação interna dos órgãos fiscalizadores – Mês 3 e 4 Sensibilização e orientação da população – Mês 0 e mensalmente Estabelecer Modelo de parcerias e Modelo de gestão mês 1 a mês 6 Planificação  - Mês 0 a mês 3 Monitoramento – Mês 1 e mensalmente Criação dos Fórum de Turismo com reuniões mensais nas 3 cidades - até mês 4 (Avril 2015)

46 INVESTIMENTOS: ATIVIDADES: Campanha de conscientização e benefícios, Recadastramento, Prêmio do empresário do ano, Categorização e classificação, Criação de site especifico, ponto único para criação e regularização de empresas, etc CUSTOS: Neste momento quantificar os investimentos é um desafio, diversas entidades com financiamentos próprios vão contribuir a artir de orçamentos próprios. podemos propor alguns modelos para apenas ter uma ideia: se investir 100,00 R$ por habitante teremos orçamento aprox. de 3 MR$. BENEFICIOS: o projeto vai gerar um impacto positivo elevado em muitas áreas públicas e privadas ao mesmo tempo, dobrar a arrecadação própria de impostos relacionados ao setor Turismo até fim 2016, alvará requer habite-se, então vamos impulsar à regularização fundiária, o número de imóveis com IPTU vão aumentar, os valores de IPTU recebidos vão aumentar e serão recolhidos “ad vita eternam”, dinamiza toda a economia do município, gera emprego, estimula o empreendedorismo...

47 GESTÃO Coordenação Geral a partir do Comtur
definição do perfil e competências dos gestores do projeto Encontrar os fundos para financiar o projeto diminuindo riscos financeiros Designação pelo gabinete do prefeito de um gestor público Projeto de alto impacto político e econômico requer a liderança do prefeito projeto tem alto grau de “transversalidade” envolvendo varias secretarias: Fazenda, Turismo, Ordem Pública (postura), Saúde , entre outras Designação pelo Comtur de: um representante da iniciativa privada um representante da Câmara de Vereadores Possíveis parceiros: Sebrae, FGV, Ampla, Google, UERJ, UFF , UFRJ, IBGE, etc Obs: em recente reunião do Conselho Comunitário de Segurança os juízes se manifestaram dizendo que o ordenamento contribuiria com a segurança pois a maioria dos estabelecimentos onde se praticam atos ilegais não tem alvará

48 Perguntas e respostas  Cronograma com apresentação visual
Cronograma com apresentação visual Emoção no inicio e no fechamento


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