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OBJETIVO Apresentar proposta de apoio aos Órgãos Delegados para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma ABNT NBR ISO 9001 e participação.

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1 PROPOSTA DE TRABALHO PARA APOIO A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NOS ÓRGÃOS DELEGADOS

2 OBJETIVO Apresentar proposta de apoio aos Órgãos Delegados para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma ABNT NBR ISO 9001 e participação nos Prêmios Regionais da Qualidade, a partir de 2012.

3 COORDENAÇÃO DA QUALIDADE DO INMETRO
CQ

4 HIERARQUIA DA COORDENAÇÃO DA QUALIDADE DO INMETRO
Gabinete da Presidência Representante da Direção CQ Inmetro Digeq CQ / UP 16 CQ - UP CQ / UO CQ / UO 65 CQ- UO

5 ESTRUTURA DO SGQI

6 COMPETÊNCIAS REGIMENTAIS DA DIGEQ
À Divisão de Gestão da Qualidade compete: I - gerenciar o Sistema de Gestão da Qualidade do Inmetro; II - planejar e acompanhar, periodicamente, os programas de análise crítica e auditorias internas; III - supervisionar e apoiar a participação do Inmetro em eventos na área da qualidade, que visem à premiação institucional; e IV - assessorar o gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade nos Órgãos Delegados.

7 PRINCIPAIS ATIVIDADES DA DIGEQ
Coordenação de reuniões com os CQ; Gestão da documentação – Sidoq; Gestão do Programa Anual de Auditoria Interna; Gestão do Programa Anual de Análise Crítica; Gestão da participação do Prêmio Nacional de Gestão Pública (PQGF); Gestão de melhorias do SGQ Inmetro; e Coordenação do grupo de trabalho para implantação da gestão integrada com base nas normas ISO 9001, ISO 14001, NBR 16001, NBR 18801, ISO/IEC 17025, ISO/IEC 17011, ISO 31000, ISO e MEGP.

8 PRINCIPAIS ATIVIDADES DO CQ / UP
Coordenar e gerenciar o SGQ no âmbito da sua UP Estabelecer, documentar, implementar e manter o SGQ/UP e melhorar continuamente a sua eficácia; Assessorar o Dirigente da sua UP nas questões relativas ao SGQ; Representar a sua UP nas questões relativas ao SGQ; Programar e coordenar a realização das Auditorias Internas e das reuniões de Análise Crítica do SGQ/UP; Manter atualizada a documentação do SGQ/UP e interagir com a Digeq para o controle e disponibilização no Sidoq; Estabelecer programas anuais de atividades relativos à Gestão da Qualidade da UP; Promover a conscientização e o comprometimento com a qualidade no âmbito de sua UP; e Executar ações específicas no âmbito da qualidade, definidos nos seus respectivos MQ/UP.

9 AÇÕES NECESSÁRIAS PARA IMPLANTAÇÃO DO SGQ NA RBMLQ-I
Desenvolvimento do plano de trabalho de implantação do SGQ; Mapeamento de competências em sistemas de gestão da qualidade; Diagnóstico do SGQ no Órgão Delegado; Treinamentos referentes a sistemas de gestão da qualidade com base na norma ABNT NBR ISO 9001:2008; Definição de grupo de trabalho para implantação do SGQ; Definição de autoridades e responsabilidades; Definição do Escopo; Definição de Política; Definição da estrutura do SGQ; Elaboração de procedimentos; Realização de Auditorias internas e Análises Críticas do SGQ; Certificação (se for o caso).

10 PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO REGIONAL DA QUALIDADE
Adesão ao Prêmio Regional da Qualidade - régua de 250 ou 500 pontos; Capacitação nos Critérios de Excelência; Elaboração do Relatório da Gestão (RG); Participação no Prêmio Regional - ciclo 2012.

11 RESPONSABILIDADES E PARCERIAS
Digeq / Cored: Apoio na implantação do SGQ nos Órgãos Delegados; Apoio no desenvolvimento do plano de trabalho para implantação do SGQ; Apoio no estabelecimento da estrutura da documentação do SGQ; Apoio na participação do Prêmio Regional da Qualidade. Dqual / Divec: - Realização de auditorias de diagnóstico para identificação da situação atual; Realização de auditorias internas; Mapeamento de competências dos agentes fiscais da qualidade. Órgãos Delegados: Implantar e manter o SGQ de acordo o plano de trabalho estabelecido; Elaborar RG para participação no Prêmio Regional da Qualidade.

12 RECURSOS 1 – Indicação de um Coordenador da Qualidade para:
- atuar como interlocutor - integrar o Comitê de Coordenadores da Qualidade da RBMLQ-I - atuar como multiplicador do SGQ no âmbito de seu Órgão 2 – alocação de recursos financeiros; 3 – Informatização do SGQ; 4 – Capacitação; 5 – Certificação (se for o caso).

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS 1 – Participação voluntária;
2 – Desenvolvimento de Plano de Trabalho para cada Órgão Delegado, de acordo com suas peculiaridades; 3 – Realização de reuniões (presenciais / videoconferências) entre o Órgão Delegado e os parceiros (Cored / Digeq / Divec), para acompanhamento da Implantação do SGQ de acordo com o estabelecido no Plano de trabalho; 4 – Formalização da adesão por meio de ofício encaminhado ao Gabin com cópia para a Cored até o dia 30/12/2011.

14 João Batista Pinto Lourenço
Coordenador da Qualidade do Inmetro Gabinete da Presidência do Inmetro Divisão de Gestão da Qualidade do Inmetro Tel: (21)


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