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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tatiana Dornelas de Oliveira Residente de Administração – HU/UFJF 1 1 1

2 Como você enxerga o planejamento em nossas vidas?
2

3 Definições Planejar: é organizar um conjunto de ações para atingir um resultado claramente definido. Estratégia: é um “conjunto de meios (recursos) que uma organização utiliza para alcançar seus objetivos”. (Fernando Serra) 3 3 3

4 POR QUE PLANEJAR? Para preparar-se para o inevitável;
Para controlar: minimizar ou eliminar as influências de mercado; Minimizar a necessidade de revisões durante a execução; Para coordenar suas atividades. 4 4 4

5 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
5

6 HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Surgiu nos anos 50 na América, como exercício orçamentário; Expandiu-se para grandes organizações na década de 60; Surgiu como forma de lidar com a acirrada competitividade das empresas. 6 6 6

7 DEFINIÇÃO DE PE Processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações integradas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a tomar decisões antecipadamente; “É uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. (Philip Kotler, 1975) “Um futuro desejado para a organização e os meios mais eficazes de alcançá-los”. (Ackoff, 1970) 7

8 PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO x PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
8 8 8

9 ETAPAS Definição da Missão e Negócio; Visão estratégica;
Análise Ambiental (externa e interna); Diretrizes estratégicas; Ações estratégicas; Acompanhamento e Avaliação do processo. 9 9 9

10 CARACTERÍSTICAS Delimita os domínios de atuação da Instituição;
Envolve todos os níveis para a consecução dos fins maiores. 10 10 10

11 BENEFÍCIOS Rapidez nas decisões; Melhora a comunicação;
Aumento da capacidade para tomada de decisões; Direção única para todos; Melhor relacionamento com o ambiente externo; Possibilita resolução antecipada de conflitos. 11 11 11

12 MISSÃO Objetivo maior da unidade; Traduz a sua razão de ser;
“Formar Recursos Humanos, gerar conhecimentos e prestar assistência de qualidade na área de saúde à comunidade e região”. (HU - UFJF) 12 12 12 12

13 NEGÓCIO Meio pelo qual a empresa consegue cumprir a sua missão.
“Assistência, Ensino e Pesquisa na área de saúde para o desenvolvimento da região”. (HU - UFJF) 13 13 13

14 VISÃO Projeção do futuro; É um sonho possível.
“ O HU deverá nos próximos dois anos ter autonomia na rede de serviços de saúde, como centro de referência para o desenvolvimento regional, formando e reciclando RH, consolidando a pesquisa e prestando assistência humanizada à clientela da região, com qualidade e resolubilidade”. (HU - UFJF) 14

15 MISSÃO VISÃO Identifica o negócio; É o que se “sonha” para o negócio;
É a partida; Identifica quem somos; É motivadora; Foco do presente para o futuro. É o que se “sonha” para o negócio; É “aonde vamos”; É inspiradora; Projeta “quem desejamos ser”; Focalizada no futuro. 15

16 ANÁLISE AMBIENTAL “Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates” (A arte da guerra – Sun Tzu) 16 16 16 16

17 MATRIZ SWOT (FOFA) 17

18 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
Características: I → requerem um esforço adicional global por parte da unidade; II → provocam maior impacto na eliminação dos pontos fracos e no fortalecimento dos pontos fortes; III → aproveitam oportunidades e criam condições de defesa frente às ameaças; IV → são consideradas inadiáveis e relevantes para a sobrevivência da unidade. 18

19 AÇÕES ESTRATÉGICAS Projetos que devem ser implementados de modo que as diretrizes estratégicas sejam resolvidas; Devem ser pensadas em termos de viabilidade e necessidade estratégica. 19

20 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Acompanhamento é fundamental; Verificação periódica; Deve ser mensurado de maneira qualitativa e quantitativa. 20

21 PE: Setor Público X Setor Privado
As empresas privadas visam o lucro e o crescimento no mercado em que atuam X As instituições públicas visam a prestação de um serviço com o objetivo do bem comum da população 21 21 21

22 Ferramentas

23 Brainstorming; Diagrama de pareto; Histograma; Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência); Fluxograma; 5W2H; Ciclo PDCA; Diagrama de Ishikawa (Causa e efeito, “espinha de peixe”).

24 Brainstorming Tempestade de ideias; Técnica utilizada em grupo com objetivo de coletar um grande número de ideias para posterior seleção.

25 Diagrama de Pareto 25

26 Histograma Histogramas para o desempenho dos hospitais no padrão de conformidades segundo as regiões geográficas e Brasil – Brasil Fonte: DATASUS, Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde - outubro de 2006. 26

27 Matriz GUT Ferramenta utilizada para priorização das ações na gestão.
Cada problema deve ser pontuado numa escala de 1 a 5 em cada critério, conforme a tabela: Nota Gravidade Urgência Tendência 5 Extremamente grave Extremamente urgente Se não for resolvido, piora imediatamente 4 Muito grave Muito urgente Vai piorar em curto prazo 3 Grave Urgente Vai piorar em médio prazo 2 Pouco grave Pouco urgente Vai piorar em longo prazo 1 Sem gravidade Sem urgência Sem tendência de piorar 27

28 Fluxograma Serve para visualizarmos holisticamente determinada atividade. Encaminhamento de paciente para consulta 28

29 5W2H Utilizada para se conhecer os processos, como os produtos/serviços são planejados, produzidos e entregues; São atribuídas as responsabilidades e é determinado como o trabalho deverá ser realizado. 29 29

30 30 30

31 Visa a melhoria contínua.
CICLO PDCA Visa a melhoria contínua. 31 31

32 Possíveis causas do atraso entre cirurgias
Diagrama de Ishikawa Possíveis causas do atraso entre cirurgias

33 KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1975.
BIBLIOGRAFIA ACKOFF, R. L. A Concept of Corporate Planning. John Wiley & Sons: New York, 1970. ALDAY, Hernan E. Contreras. O planejamento estratégico dentro do conceito de Administração Estratégica. Rev. FAE, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 9-16, mai/ago CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1975. SUN TZU. A arte da guerra. 33

34 Muito Obrigada ! 34 34 34 34


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