A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação no Campus USP de Bauru

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação no Campus USP de Bauru"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação no Campus USP de Bauru
A comunicação não é útil; é indispensável. Comunicação não é despesa, é investimento. A comunicação é um processo permanente. Edson Vaz Musa, Presidente da Rhodia S.A. (1984)

2 Panorama Campus USP Bauru
O campus de Bauru é reconhecido pelo ensino de excelência oferecido nas áreas de odontologia e fonoaudiologia e pela prestação de serviços à comunidade bauruense e, também, aos brasileiros em geral. Afinal, Centrinho/USP e FOB oferecem atendimentos públicos a pessoas de todo o Brasil e de países vizinhos. área construída m2 e m2 de área verde circulam diariamente cerca de pessoas (alunos, funcionários, pacientes e visitantes) públicos-alvos potenciais: universitários, pós-graduandos, docentes, servidores públicos e pacientes portadores de anomalias craniofaciais e seus familiares. Dividido em 3 unidades independentes: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP) - Centrinho Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB)

3 Quem faz Comunicação em Bauru
Tecnologia Educacional FOB/USP jornalismo audiovisual / arte fotografia Assecom Centrinho/USP assessoria de imprensa eventos produção gráfica e arte reprografia AsseCom PCAB/USP PCAB/USP FOB/USP CENTRINHO/USP

4 Comunicação na região de Bauru
Localizada a 327km da capital, Bauru é uma cidade de 316 mil habitantes com forte tradição nas áreas de imprensa e comunicação. Foram criadas em Bauru, há mais de quatro décadas, algumas das primeiras emissoras de rádio e tevê fora das capitais, como as rádios Bandeirantes e Auriverde e TV Bauru (hoje TV Modelo, retransmissora Globo). Bauru Emissoras de tevê: 3 emissoras abertas de tevê (Modelo, Record e Prevê) com programação regional, especialmente jornalismo. Bauru recebe ainda os sinais regionais da TV Bandeirantes e SBT Centro-Oeste Paulista Canal Universitário (tevê paga): TV USC/Science Net (Universidade do Sagrado Coração / Centrinho-USP) e TV FIB (Faculdades Integradas de Bauru) 1 emissora legislativa (TV Câmara) Emissoras de rádio: 8 emissoras: Auriverde, 710 e Bandeirantes (AM/comerciais) e 96, 94 e Líder (FM/comerciais). 2 emissoras de rádio culturais e educativas: a Unesp FM (única emissora de rádio da Universidade Estadual Paulista) e Veritas FM (de caráter educativo ligada à USC).

5 Comunicação na região de Bauru
Mídia impressa: 1 único jornal de circulação regional (Jornal da Cidade) revistas de periodicidade variada: BauruNews, Bauru.Tem e Zoom (mensal); Atenção e Cadência (bimestral) Bauru também é sede da Editora Alto Astral – uma das maiores fora do eixo Rio-São Paulo. Com sucursais em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Alto Astral coloca por mês nas bancas mais de 40 títulos e cerca de um milhão de exemplares de suas revistas - a maioria, voltada ao público feminino. Veículos online: Portal Imodelo (da TV Modelo) JCNet (do Jornal da Cidade). Veículos da USP: Agenusp, Revista Espaço Aberto, Jornal da USP, Rádio e TV USP. As equipes do campus USP de Bauru encaminham freqüentemente releases e sugestões de pauta para estes veículos. Com o Jornal da USP e a Rádio há colaboração semanal. Na rádio, as assessorias (Centrinho e PCAB) fazem um boletim por semana, com entradas ao vivo.

6 USP / Bauru for export Panorama regional: Panorama nacional:
Além da Imprensa bauruense, as assessorias de Bauru podem contar com veículos do interior paulista. Alguns deles: Botucatu (com 4 emissoras de rádio e 2 jornais) Campinas (Jornal Gente Ciente e Revista Sentidos) Dois Córregos (Radio Cultura Dois Córregos) Jaú (emissoras de rádio) Marília (Diário) Piratininga (emissoras de rádio); Presidente Prudente (TV Bandeirantes) São José do Rio Preto (Diário da Região) Tupã (Folha do Povo, Diário e e Unisite) Panorama nacional: A marca USP tem credibilidade e gera automaticamente o interesse de toda a Imprensa. Pesquisas de ponta, ensino de qualidade e tratamentos especializados despertam interesse dos veículos de comunicação. Em Bauru não é diferente.

7

8 Para atender à demanda de trabalho de todo o campus na área da comunicação, há três unidades distintas. Acompanhe descrição e produção de cada uma delas...

9 AsseCom Centrinho/USP Equipe:
Marisa Romangnolli - comunicadora visual (responsável) assessoria de imprensa Elaine de Sousa - jornalista (Mtb ) João Pedro Feza - jornalista (Mtb ) eventos Ana Lúcia Lima Assis - técnico em eventos Ana Lúcia Pires de Melo - técnico em eventos Fábio Júnior Balico - técnico em eventos produção gráfica/ arte Helen Maria Silva Santos - assistente de arte Márcio Bompean - comunicador visual Marisa Romangnolli - comunicadora visual Napoleon Akihito Fujisawa - comunicador visual reprografia Élcio Cassiola - técnico em reprografia Márcio Henrique Andrade - técnico em reprografia Bruno Bittencourt - auxiliar operacional

10 AsseCom HRAC / USP Estrutura Ferramentas
A Assessoria de Comunicação do Centrinho/USP funciona integrada e com modificações em sua estrutura desde abril/02. Arte / produção gráfica / imprensa: localizada no bloco da Pós-Graduação do Centrinho/USP, abriga os jornalistas, os comunicadores visual e a assistente de arte. Eventos: no bloco Administrativo, funciona o Eventos, com infra-estrutura de equipamentos e materiais, além de 3 técnicos em eventos. Reprografia: localiza-se na parte térrea do Hospital, Bloco M. Com 2 técnicos gráficos e um auxiliar de serviços gerais, dispõe de uma impressora digital por demanda (Docutech) além de copiadora comum e equipamentos de acabamento Webmaster: a AsseCom responde também pela manutenção e administração dos sites, respondendo às questões encaminhadas Ferramentas linhas telefônicas direta e ramais interno mailing list composto por cerca de 300 endereços de jornalistas da Imprensa regional e nacional e nomes nos arquivos do Setor de eventos arquivo de matérias publicadas (clipping eletrônico) e arquivo fotográfico e banco de imagens

11 Assessoria de imprensa
Rotina contatos diários com órgãos de comunicação - seja por iniciativa própria, com sugestões de pauta, ou por iniciativa da Imprensa, acolhendo, nesse caso, as propostas dos veículos de comunicação e fazendo a ponte entre eles e os profissionais responsáveis pela informação procurada; projetos editoriais para divulgação institucional e comunicação interna (relatórios, manuais, revistas, jornais); hipertextos (sites HRAC/USP e FUNCRAF) clipping eletrônico, com boletins ”Clipping Centrinho/USP - Funcraf"; revisão de textos produzidos por outros profissionais da instituição; boletins "assessoria informa" veiculados internamente.

12 O desempenho (julho a outubro/2002)
Inserções de matérias em sites e portais Inserções de matérias em veículos da USP Inserções de matérias televisivas

13 O desempenho (julho a outubro/2002)
Inserções de matérias na mídia impressa regional Inserções de matérias na mídia impressa nacional Inserções de matérias radiofônicas: 206 Estimativa baseada no número de releases encaminhados e da prática de inserção de notícias (2 vezes/dia, pelo menos).

14 Eventos Rotina organização de eventos pré, trans e pós evento, tanto de natureza científica como social (orçamentos, confirmações de presença, emissão de certificados, controle de presença, operação de equipamento audiovisual, reservas de hospedagem e passagens para palestrantes, infra-estrutura, prestação de contas financeira, organização de anais, divulgação por mail-list e por mala-direta, secretaria dos eventos); responsável pelo calendário de eventos da instituição visitas monitoradas divulgação pela lista

15 O Desempenho • julho a outubro/2002

16 Produção gráfica / arte
Rotina sinalização (de fluxo e de identificação, inclusive de frotas) identidade visual (logotipos, símbolos e papelaria) folheteria (fôlderes, cartazes e folhetos) design editorial (revistas, relatórios, manuais ,anúncios boletins e jornais) planejamento arquitetônico, projeto de cores e disposição / padronização de mobiliário em ambientes digitalização de imagens para uso de aulas e montagem de apresentações multimídia criação de gráficos e pôsteres para congressos científicos mídia eletrônica (sites e apresentação multimídia)

17 O Desempenho da área A área de Produção Gráfica / Artes têm sua produção diretamente vinculada às demais áreas, pois: Cria e editora os trabalhos requisitados por Eventos e Assessoria de Imprensa Atende aos profissionais na criação e editoração de materiais didáticos e científicos Cria e mantém os sites do Centrinho e da Funcraf Pela natureza do trabalho, que depende do porte para mensurar sua produção (os números não consideram as horas/trabalho para cada produção) seria necessário a de atribuição de pesos e categorias para cada natureza de trabalho. Criação não é uma atividade objetiva.

18 Reprografia Rotina editoração e impressão de impressos administrativos
impressão de material gráfico do Hospital (folheteria e produtos editoriais) cópias xerográficas acabamento de impressos (refile, grampo, dobra, encadernação, perfuração)

19 O Desempenho • julho a outubro/2002
A produção da Reprografia está diretamente vinculada à da área de Artes / Produção Gráfica

20 Publicações institucionais
Jornal Em Foco ( 20 páginas ) público-alvo: pacientes do Centrinho/USP e seus familiares tiragem: exemplares periodicidade: bimestral (versão online em construção) Jornal Diálogo (12 páginas) público-alvo: funcionários do Centrinho/USP tiragem: 100 exemplares (número de salas de trabalho) periodicidade: mensal Revista Fundação! público-alvo: órgãos públicos, tais como Secretarias de Saúde, Ministério da Saúde, INSS, Ministério Público, Reitoria da USP tiragem: 150 exemplares em média, de acordo com demanda periodicidade: anual

21 Publicações institucionais
Jornal Mural "Valor Humano" público-alvo: Funcionários do Centrinho/USP tiragem: 6 exemplares periodicidade: semanal (Em fase de reestruturação) • Sites institucionais: / www. funcraf.org.br Ambos têm uma divisão de imprensa, com últimas notícias e arquivos de releases, sugestões de pautas e demais canais que viabilizam o contato com a Imprensa. Lista Esta lista facilita a comunicação interna com profissionais que atuam no Centrinho/USP. Diariamente, veicula notícias de interesse da comunidade interna de 2 formas: "Assessoria informa" e "Clipping Centrinho/USP - Funcraf". Listas "imprensa regional", "imprensa rio", "imprensa brasília e sp" e "veículos usp" Por meio destas listas, alimentamos a Imprensa em nível nacional com releases do Centrinho/USP e de seus parceiros.

22 Tecnologia Educacional FOB/USP Equipe:
Jornalista Neymar Pavarini - jornalista (Mtb ) Técnico audiovisual Edmilson Rodrigues de Oliveira Desenhista Rubens Kazuo Kato Fotógrafa Eliana de Freitas Soares Técnicos de informática José Roberto Brejão Marcelo Momesso

23 Tecnologia Educacional FOB/USP
Estrutura Os serviços funcionam no prédio da Pós-Graduação da FOB/USP. A equipe, de 5 profissionais, presta serviços na área de comunicação visual e jornalismo e dá suporte no desenvolvimento e confecção de material didático, científico e institucional para a FOB/USP (Faculdade de Odontologia de Bauru) e PCAB/USP (Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru). Já o webmaster desenvolve suas atividades na biblioteca da FOB/USP. Ferramentas linha telefônica direta e ramal interno, mailing list composto por 195 jornalistas procedentes de Bauru, região, grande imprensa, profissionais da USP e informativos especializados na área de odontologia e fonoaudiologia arquivo de matérias publicadas (clipping) acervo fotográfico e banco de imagens digital

24 Principais atividades
Revista científica da FOB A Revista da Faculdade de Odontologia de Bauru tem por objetivo a divulgação dos trabalhos de pesquisa no campo da odontologia, sejam eles desenvolvidos no País ou em conjunto com outras instituições internacionais. Sua estrutura envolve cerca de 80 membros na sua elaboração entre editores científicos, conselheiros editoriais, pareceristas e relatores. Entre eles, pesquisadores de países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Periodicidade: trimestral Distribuição: bibliotecas de instituições ligadas à área odontológica no Brasil e em países da Europa, Ásia, Américas Latina, Central e do Norte. Site O site foi criado com o objetivo de promover uma integração entre docentes, discentes e a comunidade em geral, com recursos que convidam o internauta a conhecer a Faculdade de Odontologia de Bauru.

25 AsseCom PCAB Equipe: Assessora de imprensa Colaboradora
Marianne Ramalho - jornalista (Mtb ) Colaboradora Vânia Dalla Chiara

26 AsseCom PCAB / USP Estrutura Ferramentas
A Assessoria de Imprensa da PCAB foi implantada em novembro de 1986 e hoje dispõe do trabalho de uma jornalista profissional e uma estudante de jornalismo, funcionando no prédio da administração da Prefeitura. Ferramentas A Assessoria de Imprensa da PCAB desenvolve trabalhos direcionados a área de Jornalismo e Comunicação Empresarial. Para tanto dispõe de: linha telefônica direta e ramal interno, Mailing List composto por 195 jornalistas procedentes de Bauru, região, grande imprensa, profissionais da USP e informativos especializados na área de odontologia e fonoaudiologia, Arquivo de matérias publicadas (clipping) e Arquivo fotográfico.

27 Principais atividades da PCAB / USP
Comunicação interna Confecção de Boletim Informativo mensal “Integração” Disponibilidade do Boletim Informativo no site da PCAB Atendimento à comunidade interna: alunos, professores e funcionários Envio de matérias publicadas aos interessados Assessoria direta ao prefeito do campus e diretora da FOB Apoio na área de divulgação de eventos promovidos pela PCAB e FOB (Comissão Integrada de Eventos) Confecção e apresentação de cerimonial em eventos Produção fotográfica: controle da cobertura de eventos e do arquivo fotográfico Controle da distribuição do Jornal da USP no campus Palestra de Recepção aos Calouros Produção de Relatório de Gestão Administrativa da PCAB

28 Principais atividades da PCAB / USP
Comunicação externa Confecção de press-release Contato direto com jornalistas para: prestar informações solicitadas, acompanhamento em entrevistas e sugestão de pauta. (Bauru, região, USP e Brasil) Flash para Rádio USP Coletiva à imprensa Assessoria a estudantes de Comunicação, professores, pesquisadores e visitantes Participação de eventos na área de Comunicação Empresarial e Jornalismo Científico

29 O desempenho da PCAB / USP
Inserções radiofônicas (local, regional e nacional) Inserções em jornais, revistas, revistas especializadas, agência de notícias, sites e boletins eletrônicos Inserções em mídia televisiva (local, regional e nacional)


Carregar ppt "Comunicação no Campus USP de Bauru"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google