A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Denise Brinques Maia Márcia Moscardini Fernandes Limites na educação das crianças e no contexto escolar Porto Alegre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Denise Brinques Maia Márcia Moscardini Fernandes Limites na educação das crianças e no contexto escolar Porto Alegre."— Transcrição da apresentação:

1 Denise Brinques Maia Márcia Moscardini Fernandes Limites na educação das crianças e no contexto escolar Porto Alegre

2 Limites na educação das crianças e no contexto escolar Problema: qual a importância da construção de limites na educação das crianças e no ambiente escolar e as formas de concretizar tal construção?

3 Objetivos: -Confirmar benefícios do estabelecimento de limites; -Caracterizar as crianças que apresentam dificuldades na construção de limites ou a ausência deles; -Perceber os problemas da falta de limites; -Encontrar novas formas de ação perante as situações do dia a dia.

4 Limites: desafios que criança e ser humano precisam ultrapassar na existência, que geram crescimento, desenvolvimento – superação de limites. Busca da excelência: ideal que leva ao movimento, desejo de ir além de si mesmo, buscando o melhor.

5 Atribuição de valor incondicional às atitudes da criança: construção de auto-estima facilmente abalada. Causas da falta de limites: -Distúrbios psiquiátricos – psicose -Distúrbios neurológicos – hiperativos, déficits de atenção -Personalidade psicopática; -Distorções da auto-estima.

6 Conseqüências da falta de limites: -Resistência a quaisquer limites; -Descontrole emocional; -Histeria; -Ataques de raiva; -Birra; -Dificuldade de relacionamento com seus pares – rejeição; -Dificuldade de concluir tarefas;

7 - Instabilidade emocional; -Excitabilidade; -Insegurança pessoal; -Baixo auto-estima (centro das atenções); -Delinqüência (inviabilização da convivência social); -Capacidade de concentração diminuída.

8 Criança emocionalmente perturbada -Não estabelecem amizades sinceras; -Gostam de se fazer ridicularizar; -Fala infantilizada; -Mostram-se inofensivos, sendo ardilosos; -Pânico em se afastar da mãe; -Choro e irritabilidade exageradas; -Crises de temperamento.

9 Dar limites: -mostrar que todos têm direitos iguais; -Dizer “sim” sempre que possível e “não” sempre que necessário; -Firmeza; -Coerência; -Pais como contentores da agressividade filial; -Sanções: fazê-las cumprir.

10 Disciplina e indisciplina -Disciplina: regras determinadas por uma dada coletividade. -Indisciplina: ativa e passiva. -Naturalização da atitudes incorretas. -Reconhecimento da autoridade externa: infra-estrutura psicológica e moral anterior à escolarização. - Disciplina: natureza do homem – permanecer sentado – controle dos impulsos e afetos.

11 Crise dos sentidos e dos limites -Crise: utopias, sentido da vida, da autoridade, dos valores, dos partidos, da igreja, da família, da escola. -Tarefa da escola: auxiliar educandos na escolha de seus valores -Transmissão à escola de tarefas que não são suas.

12 Dimensões da disciplina -Meios disciplinares diferentes para cada criança: sentimentos pessoais, sentimentos afetuosos, idéia de dever, interesse reflexivo. -Construção de regras, sanções, diálogo, autocontrole para convívio social. -Benefícios da disciplina: socialização, amadurecimento pessoal, interiorização de padrões morais, segurança emocional.

13 Educador -Educar individualmente dentro de um grupo heterogêneo; -Postura: calma, firmeza, segurança, crença na importância do limite estabelecido. -Alunos com maiores dificuldades econômicas ou de aprendizagem: mais sensíveis às atitudes do educador, exigem maior suporte emocional.

14 Conclusão -Pais: postura acolhedora – vida adulta equilibrada; -Seus direitos X direitos dos outros; -Função imprescindível dos pais e educadores: ver a si próprio e ao outro como ser munido de direitos e responsabilidades – convivência em sociedade.

15 “A criança a quem tudo se permite está destinada a ser tão infeliz quanto aquela a quem tudo se nega.” (Patrícia Brum Machado)


Carregar ppt "Denise Brinques Maia Márcia Moscardini Fernandes Limites na educação das crianças e no contexto escolar Porto Alegre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google