A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criar uma vantagem competitiva em Mafra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criar uma vantagem competitiva em Mafra"— Transcrição da apresentação:

1 Criar uma vantagem competitiva em Mafra
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

2 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Considerações gerais Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

3 Por que criar uma vantagem competitiva?
Num mundo globalizado e competitivo, desenvolvimento econômico é cada vez menos baseado em vantagens estáticas Desenvolvimento econômico deve ser baseado em vantagens dinâmicas - através da criação de vantagens competitivas Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

4 O que são vantagens estáticas e dinâmicas?
Vantagems estáticas Disponibilidade de matéria-prima Disponibilidade de mão-de-obra barata Disponibilidade de terrenos, localização Vantagems dinâmicas Matéria-prima criada (p.ex. reflorestamento) Mao-de-obra qualifi-cada e especializada Infra-estrutura física e institucional muito eficiente Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

5 Como criar uma vantagem competitiva?
Desenvolver um perfil específico - especialização regional Investir em qualificação de mão-de-obra em todos os níveis Criar entidades de apóio para o setor privado (metrologia e ensaios, apóio tecnológico, financiamento, informação sobre mercados, etc.) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

6 Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica
Nível meta Nivel macro Nível meso Nível micro Visão, capacidade estratégica, espírito de cooperação Condições macroeconômicas, política orçamentária municipal Instituições de suporte (formação, tecnologia, apoio, financiamento) Capacidade gerencial e tecnológica, cooperação e aprendizagem em conjunto Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

7 Vantagens competitivas dinâmicas ...
se baseiam em ação conjunta e uma demanda sofisticada têm como resultado um perfil de especialização que dificilmente é copiada por uma outra região são a base de um processo sustentado de crescimento Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

8 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
O diagnóstico Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

9 A estrutura econômica de Mafra é dominada por quatro setores
Processamento de madeira (22,46 % do valor adicionado, 25,18 % dos funcionários) Industria cerâmica (branca e vermelha) (6,35 % do v.a., 1,99 % dos func.) Agricultura e agroindústria (12,13 % do v.a., 13,16 % dos func.) Comércio varejista (31,07 % do v.a., 17,39 % dos func. Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

10 Setor: processamento de madeira
Pontos fortes Disponibilidade de madeira reflorestada Localização perto da demanda Pontos fracos Baixa produtividad Atraso tecnológico e gerencial Baixo nível da qualificação da mão-de-obra Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

11 Setor: indústria cerâmica
Pontos fortes Disponibilidade de argila Pontos fracos Cerâmica vermelha: museu tecnológico Cerâmica branca: menos competitiva do que outras indústrias no Estado Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

12 Setor: agricultura e agroindústria
Pontos fortes Atuação do BNAF Fatores climáticos Qualidade da terra Pequenas propriedades Pontos fracos Crise da cooperativa Poucos produtos inovadores Pouca articulação com demanda local Pouca industrialização Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

13 Setor: comércio varejista e outros serviços
Pontos fortes Polo regional na área de serviços Transportadoras competitivas Disponibilidade de insumos para agricultura Pontos fracos Pouca articulação com produtores locais Poucos hotéis Pouca diversidade de restaurantes Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

14 Observações gerais: pontos fracos
falta de vantagens competitivas inexistência de um perfil industrial específico baixo nível de escolaridade da mão-de-obra baixa qualidade das vias de transporte indefinição sobre implantação da rede de gás natural pouca disponibilidade de incentivos em comparação com Paraná Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

15 Observações gerais: pontos fortes - individuais
boas lideranças espírito associativista visão positiva para crescer visão / mentalidade regional Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

16 Observações gerais: pontos fortes - entidades
entidades atuantes (ACIM - cooperativas Agrícola e de Crédito, BNAF - Universidade) espírito de parceria credibilidade da ACIM universidade: comprometida com comunidade e região iniciativas políticas da ACIM Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

17 Observações gerais: pontos fortes - qualidade de vida
ensino de boa qualidade bom atendimento médico-hospitalar bom nível social clima saudável segurança facilidade de locomoção Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

18 O diagnóstico de Mafra na visão da competitividade sistêmica
Nível meta Nível macro Nível meso Nível micro positivo: parceria, vontade de atuar negativo: município não dispõe de recursos positivo: há entidades de apoio atuantes negativo: empresas fracas Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

19 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Propostas Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

20 Uma estratégia para criar uma vantagem competitiva ...
... deve contar com três linhas de atuação: fortalecer setores presentes estimular a criação de novos empreendimentos locais atrair novas empresas Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

21 Fortalecer o setor de processamento de madeira
atualização gerencial e tecnológica => cursos (SENAI, SEBRAE, Fundação Empreender, Universidade do Contestado) => viagens / missões técnicas (Brasil e exterior) (SEBRAE, ACIM) setor moveleiro: especialização => conscientização (núcleo na ACIM) aumentar o conhecimento sobre mercado => pesquisa (p. ex. pela Univ. do Contestado) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

22 Fortalecer a cerâmica vermelha
atualização gerencial e tecnológica => cursos (SENAI, SEBRAE, Fundação Empreender, Univ. do Contestado) => consultoria grupal / núcleo da ACIM => viagens / missões técnicas (Brasil e exterior) (SEBRAE, ACIM) programa de uso eficiente de energia => fazer contato com SEBRAE / RJ Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

23 Fortalecer a cerâmica branca
aprendizagem junto com setor moveleiro (São Bento do Sul) e arquitetos, nas áreas: tendências na arquitetura design => núcleo => viagens / missões técnicas aumentar a qualificação da mão-de-obra (no mínimo 2° grau completo) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

24 Fortalecer agricultura e agroindústria (1)
parceria BNAF - ACIM para trocar experiências na área de metodologia para estimular interação entre produtores e comércio local (produção e processamento) cooperativa agrícola: aprender da experiência do BNAF Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

25 Fortalecer agricultura e agroindústria (2)
criar opções de renda e qualidade de vida no campo explorar o potencial da fruticultura (BNAF, EPAGRI, Bancos de Desenvolvimento) explorar o potencial de agroecologia / produção sem tóxicos (BNAF, Coopernorte) desenvolver o processamento (lobby para apoio financeiro junto ao BNAF) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

26 Desenvolver o potencial turístico
turismo de eventos ligado ao perfil da especialização da região ampliar a rede hoteleira explorar o potencial para turismo paleontológico articular o potencial na área de artesanato com o turismo organizar um rallye Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

27 Estimular a criação de novos empreendimentos
organizar cursos CEFE diversificar a oferta gastronômica Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

28 Atrair novas empresas (1)
explorar o potencial na área da facção de costura (ligado ao Vale do Itajaí) acompanhar o processo de atração de novas indústrias fornecedoras para o polo industrial de Curitiba, detectar potenciais investidores divulgar Mafra e a região Internet - propaganda em revistas nacionais e internacionais Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

29 Atrair novas empresas (2)
criar e manter atualizado um banco de dados sobre município e região (CONDEMA, ACIM, Univ. do Contestado) elaborar e manter atualizado um manual para investidores (português, inglês, espanhol) (curso de administração de empresas da Univ. do Contestado) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

30 Aspectos genéricos da estratégia
aumentar a representatividade política mais envolvimento do setor privado (entidades) na CONDEMA para dar continuidade ao processo (estratégia de desenvolvimento e marketing do município) criar uma característica diferencial de Mafra e região Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

31 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Os próximos passos articulação com empresas e entidades para definir prioridades e atividades (planejamento estratégico com definição de responsabili-dades) definir responsáveis pelo monitoramento do processo Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

32 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Uma fundação de Associações Comerciais e Industriais (ACIs) em Santa Catarina, Brasil, para apoiar o desenvolvimento de associações empresarias Em parceria com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), Munique, Alemanha Apoio: SEQUA, Bonn, e Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Bonn, Alemanha O objetivo do Projeto de Parceria em implantação desde 02/91 é entre outros a divulgação e difusão das experiências sobre o desenvolvimento organizacional de associações empresariais e a abertura destas para integração de médias e pequenas empresas. Nós oferecemos o nosso know how através de treinamentos, consultoria, e publicações. Este arquivo faz parte do nosso material de apresentação e orientação para dirigentes e executivos de associações empresariais, para colaboradores de projetos de cooperação técnica e outros interessados. Estamos permanentemente empenhados em desenvolver, complementar e aprimorar este material e também procuramos adaptá-lo para grupos alvo específicos (no nome do arquivo, o penúltimo algorismo refere-se ao ano da edição e o ultimo indica a versão). Atualmente dispomos de versões em português, espanhol, alemão e inglês. Este arquivo poderá, conforme desejo dos interessados, ser aplicado, reproduzido ou modificado (não cobramos direitos autorais). Temos entretanto um grande pedido: enviem-nos, por favor, exemplares (na forma de arquivo ou impressos) e outras informações, quando utilizarem o referido arquivo o algum dos seus elementos. Nós precisamos deste retorno e feed back para comprovar os efeitos do nosso trabalho perante todas as instituições que apoiam / financiam a Fundação Empreender. Nossas agradecimentos! A Equipe da Fundação Empreender Fundação Empreender a/c Associação Comercial e Industrial de Joinville Rua do Príncipe, andar - C.P Joinville, Santa Catarina, Brasil Tel (0) / Fax 0055-(0) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender


Carregar ppt "Criar uma vantagem competitiva em Mafra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google