A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Interpretando as Escrituras Sagradas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Interpretando as Escrituras Sagradas."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Interpretando as Escrituras Sagradas

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A Bíblia, por ser uma composição de livros, contém diversos estilos literários. Os escritores sagrados utilizaram modos de escrita próprios do seu tempo, e a interpretação corretas desses escritos varia de acordo com o estilo literário.  Veremos nesta unidade, o modo de interpretar as passagens bíblicas referentes à Lei do Antigo Testamento, e como esses textos se aplicam aos nossos dias.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Os Primeiros cinco livros da Bíblia formam um conjunto que se chama “Pentateuco”, porém, antigamente era chamado comumente de “Lei”.  1.1 – O Cristão e a Interpretação da Lei do Antigo Testamento  Um dos primeiro desafios do Cristianismo foi se desvencilhar da práticas judaizantes que pareciam conduzir aquele segmento a uma espécie de judaísmo modificado.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.2 – Leis Incomuns aos Nossos Dias  Ao lermos os textos de peregrinação dos Hebreus perceberemos um cenário totalmente diferente da vida comum nos dias atuais. ▪ 1.2.1 – Central ▪ 1.2.2 – Limitada ▪ 1.2.3 – Frutífera

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Outra categoria literária da Bíblia são os textos narrativos. As histórias bíblicas compreendem boa parte das Escrituras.  2.1 – As Narrativas Bíblicas são fatos Reais  A Bíblia Sagrada não lida com “estórias”, contos improváveis, mas todas as narrações nela contidas foram situações reais que envolveram pessoas, tempo e lugar.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.2 – Existem Três Dimensões nas Narrativas Bíblicas  As histórias bíblicas não são fatos isolados, independentes uns dos outros. Pelo contrário, há uma seqüência entrelaçada de acontecimentos que se relacionam entre si. ▪ 2.2.1 – A Dimensão Superior ▪ 2.2.2 – A Dimensão Intermediária ▪ 2.2.3 – Dimensão Inferior

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.3 – As Narrativas Bíblicas não são Histórias cheias de Significados Ocultos  Quando lemos as narrativas bíblicas, devemos ter em mente que nem sempre as formas de Deus operar através da história são plenamente compreensíveis a todos nós.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.4 – As Narrativas nem Sempre Ensinam de Forma Direta  Embora as narrativas bíblicas não ensinem necessariamente de forma direta, freqüentemente ilustram aquilo que é ensinado em outros trechos. Trata-se de um ensino implícito que em combinação com os ensinos explícitos das Escrituras é altamente eficaz em gerar o aprendizado que o Espírito Santo usa de modo positivo.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  No Antigo Testamento, temos uma composição de livros poéticos e profecias.  3.1 – A Literatura Poética  O poema era utilizado nas culturas orientais como meio de preservar a história dos povos. Em Israel, a poesia era apreciada como meio de aprendizagem. ▪ 3.1.1 – A Poesia Hebraica Contém paralelismo ▪ 3.1.2 – A Literatura Poética é Composta de Poemas Musicais ▪ 3.1.3 – O vocabulário da Literatura Poética é em Grande parte metafórico

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.2 – Interpretando os Textos Proféticos  Os Livros dos Profetas compõem a maioria entre as existentes na Bíblia. Ao todo, são quatro Profetas Maiores e doze Profetas Menores. ▪ 3.2.1 – As profecias Não Eram Somente Predições de um Futuro Distante ▪ 3.2.2 – O Contexto Geral das Profecias ▪ 3.2.3 – O Contexto específico das Profecias ▪ 3.2.4 – As Formas Literárias da Mensagem Profética

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Embora algumas pessoas acreditem que os Evangelhos são de fácil interpretação, é necessário atentar para alguns detalhes.  4.1 – As Características do Evangelhos  Ao ler os Evangelhos, o intérprete observará que, embora tratem da vida e do ministério de Cristo, os escritores tiveram características particulares que podem claramente ser percebidas nos termos utilizados e nos destinos de seus escritos.

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.2 – Figuras de Linguagem nos Evangelhos  O intérprete da Bíblia deve atentar sempre ao uso dos termos e buscar entendê-los com base no contexto histórico o significado.  4.3 – Estudando Paralelamente os Evangelhos  É de Suma importância que o leitor consiga ver os textos dos Evangelhos de forma horizontal. Isso significa averiguar passagens paralelas nos quatro livros.

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.4 – As Narrativas nos Evangelhos  Alguns eruditos destacam o aspecto histórico dos Evangelhos. Na verdade, as narrativas tendem a funcionar de varias maneiras no entendimento dos Evangelistas.

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A carta era um meio de comunicação usual dos primeiros séculos.  5.1 – As Epístolas como Resposta aos Desafios da Igreja Primitiva  Apesar de alguns intérpretes, ocasionalmente, dirigirem-se ao texto buscando de imediato uma mensagem para os dias atuais as epístolas foram mensagens dirigidas para atender um problema específico que a igreja da Era Apostólica enfrentava.

15 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.2 – O Contexto Histórico das Epístolas  Depois de termos visto que as cartas eram respostas ao desafio enfrentando pelos primeiros cristãos, uma tarefa fundamental para o intérprete e buscar informações adicionais a cerca da igreja que recebeu a carta, a cidade, os desafios e o momento histórico.  5.3 – Métodos de Estudos das Epístolas  A Partir da compreensão do propósito da carta e do perfil dos primeiros leitores, o intérprete tem ferramentas para começar a se aprofundar no texto.

16 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.4 – A Questão da Relatividade Cultural nas Epístolas  A tarefa de interpretar corretamente as Escrituras sugere certo cuidado com os termos utilizados.No que tange à cultura, principalmente as orientações específicas, podem ter um caráter exclusivo ao contexto vivido pelo escritor e o destinatário.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Interpretando as Escrituras Sagradas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google