A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens – Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens – Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens – Língua Portuguesa
Ensino Médio - 3º ano TÓPICO: Texto argumentativo: carta argumentativa

2 Na aula de hoje, vamos analisar o texto argumentativo
Um tipo de texto que visa intervir nas atitudes ou comportamentos das pessoas. Desse modo, podemos afirmar que no texto argumentativo o efeito buscado é a persuasão ou o convencimento.

3 Os textos argumentativos estão presentes em vários gêneros como:
Artigo de opinião, debate, editorial, carta argumentativa, resenha etc.

4 Dentre os gêneros da ordem do argumentar citados, estudaremos um deles:
A CARTA ARGUMENTATIVA

5 Vocês sabem o que vem a ser uma carta argumentativa?
Quem de vocês já teve a oportunidade de escrever uma? Há alguma diferença entre uma carta pedindo um emprego, escrita para o gerente de uma empresa e uma carta escrita para o mesmo gerente, rejeitando um emprego? Qual das duas pode ser considerada argumentativa? Por quê? Vocês sabem pelo menos uma característica da carta argumentativa? Pois bem, vejamos agora algumas dessas características:

6 Características da carta argumentativa:
Constitui um texto de natureza argumentativa, que tem por finalidade defender o ponto de vista do locutor e persuadir o interlocutor; Apresenta formato constituído pelas seguintes partes: data, vocativo,corpo do texto (assunto), expressão cordial de despedida e assinatura; O corpo é constituído por três partes essenciais: exposição do ponto de vista do autor (ou ideia principal); desenvolvimento (com argumentos) desse ponto de vista; conclusão; Linguagem culta, formal, impessoal, clara e objetiva; Verbos geralmente no presente do indicativo; Predomínio da 1ª ou 3ª pessoa; Formas verbais geralmente no presente do indicativo e às vezes no imperativo. (CEREJA e MAGALHÃES, 2003, p. 418)

7 MODELO DE CARTA ARGUMENTATIVA
Brasília, 30 de julho de Excelentíssimo Senhor Presidente José Sarney, Com as minhas considerações, venho tratar de um assunto bastante recorrente na mídia nos últimos meses, o qual envolve diretamente V. Exa., como Presidente do Senado Federal, Casa pela qual tenho o maior respeito. Trata-se de denúncias de favorecimento a vários senadores, por via de Atos Secretos, inclusive o Senhor, fato que envergonha a todos nós, brasileiros. A minha visão é de que o Senhor Presidente deveria pedir afastamento do cargo. Sem querer fazer um julgamento precipitado, mesmo porque todos são inocentes até que se prove o contrário, o fato é que as denúncias existem e não são simples. São muitos os indícios de beneficiamento ilícito, como casos de nepotismo e aumento de verba indenizatória, sem publicação nos devidos órgãos de imprensa oficiais. Vossa Excelência aparece ligado a diversos desses Atos e, por isso, acho que sair, pelo menos temporariamente, seria uma prova de que pretende colaborar com as investigações.

8 Tais investigações constituem um elemento decisivo para a transparência pública, uma vez que a sociedade precisa ter conhecimento de como o dinheiro de seus impostos e tributos estão sendo aplicados. Num país em que a educação e saúde, só para citarmos duas áreas, costumeiramente vão de mal a pior, é inadmissível aceitarmos que ocorrências dessa natureza sejam consideradas normais. Por esse motivo, entendo que o Excelentíssimo Senador deve pedir licença, visando sempre ao interesse público. Como cidadão brasileiro, consciente de minhas obrigações e direitos, é este o meu posicionamento. Se quem não deve não teme, dê-se a chance de esclarecer o que o Senhor mesmo chama de denúncias infundadas, e isso só pode ser feito a partir do momento em que não mais ocupar a Presidência dessa Egrégia Casa, pois a sua imagem estará desvinculada de toda e qualquer “manobra” que porventura exista para não prolongar o caso. Com os meus respeitos. Povo Consciente. (Disponível em Acessado em ).

9 Respondam oralmente: Qual o assunto tratado na carta?
A partir das características estudadas, o que nos leva a classificar a carta lida como argumentativa? Logo no 1º parágrafo, quais os argumentos apontados para convencer o Presidente do Senado de afastamento? Quem é o Presidente do Senado hoje? Quais as atribuições dele no Senado Federal? No fragmento: “Como cidadão brasileiro, consciente de minhas obrigações e direitos” (...),quais seriam essas obrigações? Retire da carta exemplos de verbos no presente. Quanto ao uso dos pronomes de tratamento, como seria o uso se a carta fosse destinada ao Papa, a uma juíza eleitoral, ao Ministro da Educação e a um reitor de uma universidade. O tratamento seria o mesmo para todos?

10 Excelentíssimo Senhor Presidente José Sarney,
Como perceberam, os pronomes de tratamento se fazem necessários na escrita de toda e qualquer carta. Saber usá-los adequadamente é uma questão de princípio para a produção de cartas. Observem que o vocativo(termo usado para falar com alguém, separado por vírgula) nas cartas começa logo por um pronome de tratamento. Na carta lida: Excelentíssimo Senhor Presidente José Sarney,

11 Seguem outros pronomes de tratamento:
Você V. - Usado para um tratamento íntimo, familiar; Senhor, Senhora Sr., Sr.ª Srs., Srª.s - Pessoas com as quais mantemos um certo distanciamento mais respeitoso; Vossa Senhoria V. S.ª V. Sª.s - Pessoas com um grau de prestígio maior. Usualmente, os empregamos em textos escritos, como: correspondências, ofícios, requerimentos, etc.; Vossa Excelência V. Ex.ª V. Ex.ªs - Usados para pessoas com alta autoridade, como: Presidente da República, Senadores, Deputados, Embaixadores, etc.; Vossa Eminência V. Em.ª V. Em.ªs - Usados para Cardeais; Vossa Alteza V. A. V V. A A. - Príncipes e duques; Vossa Santidade V.S.  - Para o Papa; Vossa Reverendíssima V. Rev.mª V. Rev.mªs - Sacerdotes e Religiosos em geral; Vossa Paternidade V. P. VV. PP. - Superiores de Ordens Religiosas; Vossa Magnificência V. Mag.ª V. Mag.ªs - Reitores de Universidades; Vossa Majestade V. M. V V. M M. - Reis e Rainhas. ( Disponível em adaptado.

12 Observações importantes sobre o uso dos pronomes de tratamento:
1-O pronome de tratamento concorda com a 3ª pessoa do plural. Exemplo: Vossa senhoria está feliz. 2-Quando se referir à 3ª pessoa, o pronome de tratamento é precedido de sua. Exemplo: Sua Majestade, a rainha da Inglaterra, chega hoje ao Brasil.

13 Toda carta argumentativa tem um propósito comunicativo que pode ser:
Elogiar, criticar, parabenizar, solicitar, reclamar , etc.

14 Algumas modalidades de cartas argumentativas:
Conforme o propósito comunicativo de quem escreve (remetente), as cartas argumentativas podem ser de solicitação, de reclamação, de leitor, e com máscara.

15 Carta de solicitação É quando o remetente solicita algo, ou seja, faz um pedido. Para isso, argumenta sobre esse pedido. Ex.: Venho por meio desta carta pedir-lhe um aumento de salário, pois tenho 05 filhos, pago aluguel e o que ganho não é suficiente para outros gastos como alimentação e remédios. (carta de um operário de um fábrica para seu patrão)

16 Carta de reclamação: Quem a escreve faz uma reclamação de algo e para isso apresenta argumentos dentro desse propósito. Ex.: Estou a reclamar, através dessa carta, o barulho que sua fábrica de móveis faz diariamente. Tenho crianças em casa e elas não conseguem dormir com tamanho barulho, além de ensurdecedor, contínuo. (Carta de um vizinho de uma fábrica de móveis para seu proprietário)

17 Carta de leitor: São textos em que os leitores expressam seus pontos de vista sobre o jornal ou sobre o assunto abordados. Em geral, a seção de cartas de leitores seleciona, para a publicação, trechos de cartas com diferentes tendências de opinião. Os jornais podem ou não responder seus leitores. Ex.: Sou leitora fiel dessa respeitada revista, que sempre traz matérias pertinentes e de ótima qualidade, fazendo dela, sem dúvida, uma das melhores publicações de nosso país. Não perco um número sequer!

18 Carta com máscara: Como artifício para se fugir ao lugar-comum, o autor escreve este tipo de carta como se fosse outra pessoa. Em outras palavras, ele usa uma “máscara” para escrever. Ex: Ao Senhô Presidente da República Aqui quem fala é um hurmide trabaiadô da roça. Me descurpe o meu jeito de escrevê mai é qui eu não pude estudá não sinhô. Eu inté quiria mai tinha qui trabaiá.

19 Agora que vocês viram alguns tipos de cartas argumentativas, respondam:
Como classificar a carta para o Presidente do Senado? Que elementos ela contém para receber essa classificação? Caso o remetente quisesse transformá-la em outro tipo, qual poderia escolher? O que deveria mudar na carta anterior?

20 Agora que vocês estudaram a carta argumentativa, suas características, tipos, os pronomes de tratamento, pedirei a 1ª produção. Antes de iniciá-la, observem a estrutura para a produção: Local e data; Nome do destinatário; Cargo do destinatário (se houver menção); Corpo da carta argumentativa: tese – argumentação; Fechamento das ideias apresentadas na tese; Remetente.

21 Comando para a 1ª produção:
Imagine que, no aniversário de sua cidade, o jornal local publicasse uma pergunta-desafio: Se você fosse prefeito dessa cidade, que presente daria a ela no dia de seu aniversário? As respostas deveriam ser enviadas para a publicação na seção de cartas de leitores. Sua tarefa será a de redigir uma carta em que você, além de responder ao desafio lançado pelo jornal, apresente argumentos capazes de convencer os leitores de que o presente o qual escolheu dar à sua cidade realmente é algo de que ela muito necessita. (ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira e FADEL. 2005, p. 161)

22 Após a produção você deverá:
Ler comigo uma carta escrita por um aluno e opinar durante a refacção; Ler a carta de um dos colegas e dar-lhe sugestões por escrito, usando “bilhetes” para ele / ela; Observar as sugestões que o colega deu à sua carta e começar o processo de refacção.

23 Carta para atividade coletiva:
Sinhor prefeito Nos queremu que Você merole as situasão de mininos e meninas esta com defisiente físico nas Ruas ele entra na igreja e tei escada eles não entra não tei nigei para eles la dentro e nei uma jite que eles e elas não coiese ela e ele e também não ce coiesem ele e ela porque eles e elas e defisiente e eles não e defisiente eles não pode joga Bola e nei andar de Bicicrete e nei di patis e também não pode pasia nas Ruas dos coleg nei estudar Proque ele não da comta de escrever e nei ler oque ele vai fazer na escola so llarcha e brimcar na escola Dese jeito eles não podi pasar di ano. Obrigada porter Ateder o meu pidido Lucas (DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. 2010, p. 86)

24 Espaço reservado para refacção coletiva

25 Exercícios de análise linguística nos trechos de produções de alunos:
Seguem alguns fragmentos de produções de cartas de outros alunos. Neles há falhas na concordância verbal e nominal com as pistas de correção que precisam ser analisadas e reescritas, vejamos:

26 a)”Muito obrigado pelo o carinho demonstrado a nós brasileiro
a)”Muito obrigado pelo o carinho demonstrado a nós brasileiro (Pista: texto de uma aluna; 02 falhas) b)”Obrigada a todos você por publicar algo que deixe toda a população informados...”(Pista: texto de uma aluna; 02 falhas) c)”São simples coisas, mas sei que iria trazer alegria a muitos e diversão”. (Pista: 01 falha) d)Prezados editores, vou acabando por aqui fique com Deus”. (Pista:01 falha) e)”Mais com isso muitas pessoas poderia fazer exames, consultas. As crianças poderia ir ao dentista, os idosos poderia fazer atividade física, poderia ter um dia de lazer e com saúde”. (Pista:04 falhas)

27 Agora cada um irá realizar sua refacção textual
Considerem tudo o que foi até agora estudado. A 1ª produção é o primeiro passo para que vocês se tornem de fato produtores de texto. As orientações minhas e dos colegas, através dos bilhetes, são apenas sugestões para a melhora. Lembrem-se de que a meta é persuadir os leitores do jornal a respeito do presente dado e, para isso, os argumentos bem formulados são o carro-chefe do convencimento. Mãos à obra e bom trabalho!

28 Bibliografia ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira e FADEL, Tatiana. Português, literatura produção de texto: ensino médio. São Paulo: Moderna, BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Carta de solicitação e carta de reclamação- coleção trabalhando com os gêneros do discurso: argumentar. São Paulo: FTD, CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. Volume único. São Paulo: Atual, DOLZ Joaquim, GAGNON, Roxane, DECÂNDIO Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.


Carregar ppt "Linguagens – Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google