A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 3° Ano Valores semânticos das conjunções subordinativas

2 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas DE OLHO NA IMAGEM Imagem : NASA/Goddard Space Flight Center / Trabalho derivado : Splette / Public Domain.

3 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas A imagem que vimos no slide anterior mostra o percurso do “Caminho das Índias”. Esse percurso é indicado por uma linha. O significado de cada um dos elementos depende de sua relação com o mapa e com todos os outros elementos da imagem. Posicionados de outra forma, eles indicariam um percurso totalmente diferente. Fora da imagem, não remeteriam a significado nenhum.

4 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas A nossa aula de hoje será sobre o valor semântico das conjunções. A imagem do mapa foi para que vocês entendessem que assim como as linhas no mapa orientam as pessoas que dele se utilizam, as conjunções, no interior do discurso, orientam o interlocutor no caminho a ser seguido para o sentido global do texto, indicando as relações entre palavras e enunciados.

5 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas CONCEITUANDO As orações se relacionam umas com as outras por meio de uma palavra que as liga. Essa palavra é chamada de CONJUNÇÃO. As relações que as conjunções estabelecem, são um dos fatores responsáveis pela textualidade, ou seja, elas contribuem para que um texto seja coerente e coeso, e não uma sequência de palavras soltas, sem conexão entre si. EXEMPLO: Havia os que queriam uma folha de papel e uma caneta outros preferiam um livro ou computador.

6 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Quando duas ou mais palavras juntas exercem a função de conjunção, são chamadas de “locução conjuntiva”: já que – se bem que – a fim de que. EXEMPLO: Já que você chegou mais cedo, ajude-me a arrumar a sala.

7 CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES Observe a estrutura sintática destas orações: “Os meninos pediram/ que eu desenhasse em suas mãos.” Note que o verbo da 1ª oração é transitivo direto e, portanto, necessita de um complemento. Esse complemento é toda a 2ª oração, que funciona como objeto direto do verbo PEDIR. Assim, existe uma dependência sintática, uma relação de subordinação entre as orações. A palavra “que” as relaciona – QUE – recebe o nome de conjunção subordinativa.

8 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Assim, podemos concluir que: As CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS inserem uma oração na outra, estabelecendo entre elas uma relação de dependência sintática.

9 A CONJUNÇÃO NA PERSPECTIVA SEMÂNTICA
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas A CONJUNÇÃO NA PERSPECTIVA SEMÂNTICA Conforme a relação semântica estabelecida entre os termos ou orações conectados, distinguem-se os tipos de conjunções descritos a seguir: CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS 1- Integrantes – Introduzem uma oração que exerce, em relação à oração principal, o mesmo papel sintático que seria exercido por um substantivo ou por um advérbio. São elas : que; se. EX : Ela disse que avisaria do horário da aula.

10 porque, porquanto, pois, como ( em início de oração),
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 2- Causais – Introduzem oração que indica a causa do que se diz na oração principal. São elas: porque, porquanto, pois, como ( em início de oração), já que, visto que, que . EX : Saiu correndo porque estava atrasado. 3- Comparativas – Iniciam oração que traz um dos termos de uma comparação. São elas: como , assim como , bem como , que nem, qual, quanto. Ex : A peça recebeu tanto elogios quanto críticas.

11 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 4- Concessivas – Iniciam oração que admite um fato que, apesar de contrário à declaração feita na oração principal, não inviabiliza essa declaração. São elas: ainda que , embora , mesmo que , por mais que , apesar de que , nem que. EX : Ainda que você se atrase, fará a prova. 5- Condicionais – Introduzem oração que indica uma hipótese ou condição necessária para que o fato declarado na oração principal se realize. São elas: se , contanto que , caso , salvo se , desde que, a não ser que. EX: Se houver atrasos , a apresentação será cancelada.

12 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 6- Conformativas – Iniciam oração cujo conteúdo está em conformidade com o que se diz na oração principal. São elas: segundo , conforme, consoante. EX : Conforme você previu, o teatro está lotado. 7- Consecutivas – Introduzem oração que traz uma consequência do que se declara na oração principal. São elas: que ( combinada com tal , tanto , tão ou tamanho, presentes na oração principal), de maneira que, de modo que , de forma que. EX : Ela se esforça tanto , que está sendo reconhecida.

13 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 8- Finais - Iniciam oração que exprime a finalidade, ou objetivo do que se afirma na oração principal. São elas : a fim de que , para que. EX : O curso de teatro foi realizado para que os alunos desenvolvessem seu talento. 9- Proporcionais - Introduzem oração que expressa um fato que ocorre na mesma proporção que aquilo que se declara na oração principal. São elas: ao passo que , a medida que , à proporção que, quanto mais, quanto menos, quanto maior. EX : A medida que os atores se empolgavam, a platéia também se agitava.

14 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 10- Temporais - Iniciam oração que expressa o tempo da realização do ato indicado na oração principal. São elas: quando , logo que , antes que , depois que , até que, desde que , sempre que. EX: Entrem no palco quando a cortina se abrir. As conjunções que nós acabamos de ver são as subordinativas adverbiais, que iniciam orações que exprimem uma circunstância adverbial relacionada ao enunciado da oração principal. EX: As pessoas ouvem música enquanto trabalham.

15 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Ao separarmos as orações, nós temos: A 1ª oração principal: “As pessoas ouvem música...” e a 2ª oração: “enquanto trabalham.”, que exprime uma circunstância de tempo em relação à oração principal. Então, as conjunções subordinativas adverbiais, iniciam orações que exprimem uma circunstância adverbial em relação ao fato expresso na oração principal.

16 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Já as conjunções subordinativas integrantes, QUE e SE , quando servem para introduzir orações que funcionam como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto da oração principal. EX: Já reparou que as pessoas sempre tentam fazer duas coisas ao mesmo tempo? Nesse exemplo, temos, a oração principal “Já reparou” e a outra oração que funciona com objeto direto da oração anterior, ligada pela conjunção subordinativa integrante QUE.

17 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas VALE SABER A palavra subordinativa vem de subordinar, que quer dizer “ estabelecer uma relação entre dois seres em que um passa a ser superior, e o outro, inferior; dominar, submeter, sujeitar.”

18 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas AGORA É COM VOCÊ... Coloque em prática o que você aprendeu, resolvendo os exercícios abaixo. 1) Ligue as orações a seguir, acrescentando a uma delas a ideia de causa. Evite repetir as conjunções. Veja o exemplo: Ele não conseguiu emprego na fábrica. Não tinha certificado de conclusão do ensino médio. Ele não conseguiu emprego na fábrica, uma vez que não tinha o certificado do ensino médio.

19 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas a) O açude secou. Não chove há mais de noventa dias. b) A garota está feliz. Está apaixonada. c) Havia estudado muito. Achou fácil a prova. d) A escola está em festa. Comemora este ano cinquenta anos de fundação. 2- Agora, ligue as orações acrescentando a uma delas a ideia de consequência. Veja o exemplo: O livro estava tão velho. Suas folhas estavam soltas e amareladas. O livro estava tão velho que suas folhas estavam soltas e amareladas.

20 a) O prédio era alto. Do topo eu avistava as cidades próximas.
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas a) O prédio era alto. Do topo eu avistava as cidades próximas. b) O computador tinha muitos recursos. Até confundia o usuário. c) O curso era interessante. As vagas foram preenchidas imediatamente. 3- Relacione as orações de acordo com a indicação entre parênteses. Evite repetir conjunções e faça adaptações na forma verbal quando necessário. Veja o exemplo: Os alunos subiam ao palco. O coral cantava.(tempo) Enquanto os alunos subiam ao palco, o coral cantava.

21 Quando penso em você, meu coração bate mais forte.
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Vou ficar magoado.Você vai embora tão cedo. (condição) b) A noite avançava.mais animado ficava o baile. (proporção) c) Daniel toca guitarra muito bem. Rodrigo toca guitarra muito bem. (comparação) d) Ele fala muito. Acaba dizendo besteiras. (consecutiva) 4 – Nas frases a seguir, identifique as conjunções e a ideia que cada uma expressa. Veja o exemplo: Quando penso em você, meu coração bate mais forte. quando - tempo

22 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas a) Mal saímos de casa,desabou o temporal. b) Embora fizesse muito frio, o passeio foi legal. c) A festa começou às 22 horas, como havíamos planejado. d) Os parafusos da roda estavam tão apertados, que não consegui trocar o pneu. e) Abri todas as janelas para que o sol aquecesse a casa. f) Caí, porque escorreguei numa casca de banana.

23 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Acesse o link:

24 Quantas orações há na fala da zebra no 1º quadrinho?
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 5 – Depois de ler a tirinha de Fernando Gonsales, responda as questões: Quantas orações há na fala da zebra no 1º quadrinho? b) Qual é a conjunção( ou locução conjuntiva) que liga essas orações? c) Que ideia essa conjunção ( ou locução conjuntiva) exprime nessa situação?

25 A CONJUNÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas A CONJUNÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO Leia esta anedota: Numa loja de animais, o vendedor enaltece as qualidades de um papagaio a um cliente interessado em comprá-lo. - Este papagaio é extraordinário! Falante como ele só! O senhor observou que ele tem um fio amarrado em cada pé? Se o senhor puxar o fio amarrado no pé direito ele fala francês. Se o senhor puxar o fio amarrado no pé esquerdo ele fala russo. - E se eu puxar os dois ao mesmo tempo? – perguntou o cliente.

26 - Eu caio no chão , idiota! – responde o papagaio.
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas - Eu caio no chão , idiota! – responde o papagaio. ( autor desconhecido) O período “ Se o senhor puxar o fio amarrado ao pé direito, ele fala francês” é composto por duas orações: a) Identifique a conjunção subordinativa que as liga. b) Que circunstância essa conjunção exprime nessa situação?

27 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas AFINAL, PARA QUE SERVEM AS CONJUNÇÕES? As relações entre os seres humanos ou entre o ser humano e o mundo são bastante complexas. Para dar conta da complexidade das ideias e das relações, a linguagem necessita de mecanismos próprios. Por exemplo: como indicar que uma ideia se opõe a outra? Como indicar que um fato é a causa ou a consequência de outro? As conjunções cumprem esse papel, estabelecendo nexos lógicos entre as orações. Elas são, portanto, um dos elementos essenciais para que um texto seja coerente e coeso.

28 DESAFIO Leia este enunciado:
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas DESAFIO Leia este enunciado: O parque é bem conservado e muito bonito; por isso poucas pessoas o visitam. a) Você deve ter notado que a conjunção por isso não estabelece uma relação semântica lógica entre as duas orações. Por que? b) Reescreva o enunciado, empregando a mesma conjunção, para que ele tenha sentido lógico.

29 Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas MATERIAL DE APOIO : Imagem : pt . Wikipedia.org/Descoberta do caminho marítimo para a Índia. Textos : - Gramática: texto.reflexão e uso / William Cereja, Thereza Cochar Magalhães – 3. ed. Reform. - São Paulo: Atual , Níquel Náusea – Tédio no Chiqueiro. São Paulo: Devir, p Português, 3º ano : ensino médio/ organizador Ricardo Gonçalves Barreto. – 1. ed. – São Paulo : Edições SM,2010. – ( Coleção ser protagonista)

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 NASA/Goddard Space Flight Center / Trabalho derivado : Splette / Public Domain 06/09/2012


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google