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VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene.

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2 VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene

3 Atendimento Educacional Especializado ASSESSIBILIDADE

4 ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE NO JARDIM DE INFÂNCIA Os alunos, de modo geral, aprendem a usar os obstáculos como fator de orientação.

5 A TURMINHA No Jardim de Infância há crianças cegas e de visão subnormal, não sendo, porém, as turmas organizadas com base nas condições visuais de cada um, e sim pelo nível de desenvolvimento pessoal.

6 MÃOS DADAS NO CONTRALUZ É comum ver as crianças de visão subnormal orientarem as demais. Nestes casos, o que se estabelece não é uma relação de poder, mas uma sincera e natural integração, que passa pela amizade e compreensão das reais necessidades de cada um.

7 BRINCANDO DE RODA As brincadeiras coletivas contribuem para a socialização das crianças, ao mesmo tempo que lhes permitem a conscientização da existência do próprio corpo e do corpo do outro.

8 A DANÇA Ao dançar, a criança deficiente visual, além de perceber seu corpo em movimento, vivencia a presença do outro através do toque.

9 PESQUISANDO OBJETOS A percepção tátil atua como principal fonte de informação, no que tange à discriminação de dimensões e formas.

10 BRINCANDO DE TELEFONAR As atividades lúdicas visam, através da fantasia, ao exercício da imaginação e da capacidade imitativa da criança.

11 PROCURA-SE UM CHINELO Uma das preocupações fundamentais na educação dos deficientes visuais é torná-los, tanto quanto possível, independentes. Ao permitir que a criança procure seu próprio chinelo, as educadoras oferecem meios pela ela construir a sua autonomia.

12 EXPLORANDO A exploração tátil é fonte de acesso ao conhecimento e reconhecimento de objetos.

13 RECREAÇÃO LIVRE NO PÁTIO A atividade neste brinquedo, atuando como mais uma forma de mobilidade, objetiva o desenvolvimento das noções de direção e sentido, além de reforçar os sentimentos de segurança e equilíbrio.

14 ATIVIDADE PSICOMOTORA Através de movimentos amplos, livres e criativos, a criança adquire confiança e equilíbrio.

15 PARABÉNS Nesta fase de desenvolvimento, comemorar os aniversários é uma atividade socializadora e que desenvolve a autoestima da criança.

16 VOLTA PARA CASA Algumas crianças, por morarem muito longe da escola, permanecem internas durante a semana de aula. Sexta- Feira é o dia de os pais ou responsáveis levá- las para casa. Por esta ocasião elas experimentam grande alegria.

17 FONTE: Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant


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