A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento
Professores: Eduardo Mariano Neto UFBA Eduardo Mendes da Silva UFBA Jeamylle Nilin UFS

2 Problema 1 Oferecer ao Governo Brasileiro um conjunto de critérios para a implantação da restauração ecológica Propor um conjunto de métricas para sua avaliação - biomonitoramento

3 Resumo Conceitos Critérios para a Restauração
Restauração Ecológica Biomonitoramento Critérios para a Restauração Métricas para o Biomonitoramento Conclusões Referências

4 1. Conceitos A Restauração Ecológica é uma atividade intencional que inicia ou acelera a recuperação de um ecossistema com relação à sua saúde, integridade e sustentabilidade” (SER 2004) Restaurar é promover a sustentabilidade dos processos ecológicos que garantem a automanutenção da biodiversidade (diversidade de espécies e variabilidade genética), definida a partir de um diagnóstico prévio baseado no contexto onde os processos populacionais ocorrem (a paisagem), para estabelecer um plano de ação (Nery et al. 2013). Teoria da Sucessão Ecológica Interações bióticas e abióticas Facilitação Inibição Tolerância

5 1. Conceitos O objetivo da Restauração é aumentar a velocidade da regeneração e a resiliência dos sistemas que sofreram perturbações (Nery et al. 2013) A restauração procura retornar um ecossistema para a sua trajetória histórica, isto é, que se assemelha a um estado anterior conhecido, ou para outro estado que poderia ser esperado a se desenvolver naturalmente, dentro dos limites da trajetória histórica (Clewell 2005). O ecossistema restaurado não necessariamente retorna a seu estado anterior, visto que as limitações e condições atuais podem causar-lhe desenvolvimento ao longo de uma trajetória alterada.

6 1. Conceitos  Biomonitoramento é o uso de respostas biológicas para avaliar mudanças no ambiente, geralmente devido a causas antrópicas (Matthews et al. 1982) Envolve o uso de indicadores ecológicos: variáveis utilizadas para o monitoramento das alterações na estrutura e autossustentabilidade do ecossistema em restauração, ao longo de sua trajetória, em direção à condição não degradada (RESOL. SMA )

7 2. Critérios para a Restauração
Sugestão de Áreas Prioritárias para realização de Projetos de Restauração Ecológica: Relevantes para a conservação de recursos hídricos Com elevado potencial de erosão dos solos Que promovam o aumento da conectividade da paisagem regional Que ampliem ou melhorem a forma de fragmentos de vegetação nativa Localizadas em Unidades de Conservação, zonas de amortecimento e APP Consideradas relevantes para fins de restauração ecológica em Zoneamento Ecológico-Econômico (RESOL. SMA )

8

9

10

11

12 Exemplo de fatores a serem considerados no diagnóstico e planejamento para elaboração de planos de restauração ecológica considerando duas escalas de análise: escala local (área alvo do projeto), e escala da paisagem (entorno da área alvo) a fim de garantir a manutenção de processo ecológicos e serviços ecossistêmicos. (Piovesan et. Al., 2013)

13 4. Implementação do Projeto de Restauração

14

15

16 3. Métricas para o Biomonitoramento
“A escolha dos indicadores para o monitoramento de ecossistemas em restauração está diretamente ligada às técnicas utilizadas durante a restauração. Desta forma, o conjunto de indicadores dependerá das técnicas escolhidas e do objetivo final da restauração” (Mandetta 2006, Rodrigues et al apud Rigueira e Mariano-Neto 2013). A área de referência determinada durante o planejamento poderá ser tomada como parâmetro para a escolha dos indicadores.

17 3. Métricas para o Biomonitoramento
Proposta integrada de monitoramento, baseada em quatro parâmetros gerais: estrutura, composição, função ecológica e função social. Para cada parâmetro, indicadores de diferentes componentes do ecossistema como a flora, fauna e solo (Tabela 1) (Rigueira & Mariano-Neto, 2013 ).

18 3. Métricas para o Biomonitoramento
Parâmetro Componente Indicador Estrutura Flora Altura das mudas Espessura das mudas (DAP e DAS) Incremento de copa Solo Erosão Compactação Acidez (Ph) Nutrientes Cobertura Serrapilheira Paisagem Dinâmica dos fragtos do entorno Composição Regeneração natural Formas de vida Fauna Ocorrência de novos táxons

19 3. Métricas para o Biomonitoramento
Processos Ecológicos Flora Mortalidade e sobrevivência Espécies exóticas ou daninhas Padrões fenológicos Grupo funcional Fauna Dispersores Polinizadores Solo Fauna edáfica Decomposição Função Social Sensibilização da comunidade local Adesão do proprietário Formação de multiplicadores Novas adesões Iniciativas coletivas Desenvolvimento Socioeconomico Capacitação técnica Geração de renda

20 4. Conclusões Para garantir o restabelecimento dos processos ecológicos, um plano de restauração local deve incorporar informações sobre o ambiente na escala da paisagem. Restauração ecológica deve garantir não apenas a recuperação física das áreas restauradas, mas também a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos importantes para a sobrevivência humana A incorporação de aspectos sociais desde o diagnóstico pode ser um elemento chave para o sucesso de um projeto. A geração de emprego e renda local e a capacitação técnica, assim como atividades de pesquisa e extensão, são algumas oportunidades para promover a integração entre o projeto e o contexto social de seu entorno promovendo inclusive a manutenção dos resultados da recuperação.

21 5. Referências Clewell, a, J Aronson, and Keith Winterhalder “The SER International Primer on Ecological Restoration.” Ecological Restoration 2: 206–7. doi:S34. Clewell, Andre, John Rieger, and John Munro “Guidelines for Developing and Managing Ecological.” Ecological Restoration 1 (December): 1–16. MATTHEWS, R. A.; BUIKEMA, A. L. & CAIRNS Jr., J., Biological monitoring part IIA: Receiving system functional methods relationships, and indices. Water Research, 16: Nery, Emanoela Rodrigues Amorim, Camila Silva Saraiva, Leonídia Maria Serretti Cruz, Maíra Miele Oliveira Rodrigues Souza, Francisco Sanches Gomes, Charbel Niño El-Hani, and Eduardo Mariano-Neto “The Restoration Concept in the Scientific Literature and in the Brazilian Law.” Revista CAITITU - Aproximando Pesquisa Ecológica E Aplicação 1: 43–56. doi: /caititu.2013.v1.n1.d04. Rigueira, Dary Moreira Gonçalves, and Eduardo Mariano-Neto “Monitoring: An Integrated Proposal for the Evaluation of the Success of Ecological Restoration Projects for Brazilian Forested Areas.” Revista CAITITU - Aproximando Pesquisa Ecológica E Aplicação 1: 73–88. doi: /caititu.2013.v1.n1.d06. São Paulo. Resolução – Secretaria de estado do Meio Ambiente – a.

22 4. Conclusões Indicadores dedicados a avaliar parâmetros estruturais da vegetação (e.g., crescimento de árvores) não são capazes de inferir sobre a automanutenção do ecossistema. indicadores da funcionalidade do sistema (e.g., fluxos biológicos; recrutamento de plântulas), de certas mudanças na composição da comunidade (e.g., aparecimento das novas formas de vida e táxons) e de mudanças socioeconômicas.(e.g., aderência pelos proprietários; geração de renda) deveriam ser usados.

23 4. Conclusões Devido à especificidade de cada projeto de restauração, de fato, é difícil estabelecer um tempo máximo de monitoramento. Uma forma adequada para avaliação da autossuficiência é a comparação entre a área restaurada e áreas adjacentes (de fitofisionomia semelhante) presentes na mesma paisagem (Gisler 2000, SER 2004).


Carregar ppt "Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google