A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da."— Transcrição da apresentação:

1 Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da biodiversidade, dos serviços ambientais e dos processos ecológicos e evolutivos (OLMOS, 2007).

2 Princípios da biologia da conservação
1. Resiliência - A conservação de blocos de floresta natural suficientemente grandes para apresentar resiliência a mudanças ambientais rápidas ou prolongadas (RBMA, 2012); 2. Populações viáveis - A manutenção de populações viáveis de todas as espécies nativas em seus padrões naturais de abundância e distribuição, e com a diversidade genética necessária para resistir aos desafios do ambiente (RBMA, 2012); 3. Processos ecológicos - A manutenção dos processos ecológicos vitais e fatores de seleção, tais como regimes de perturbação, processos hidrológicos, ciclagem de nutrientes e interações bióticas, incluindo predação (RBMA, 2012); 4. Representatividade - A representatividade de todas as comunidades biológicas e estádios seriais existentes ao longo do gradiente de variação natural dentro da Paisagem de Conservação da Biodiversidade(RBMA, 2012).

3 Como devem ser criadas as UCs
Em 2003, no V Congresso Mundial de Parques, foi anunciado que a rede mundial de UC já ultrapassava a meta dos 10%. - Os objetivos de conservação devem ser medidos pela biodiversidade e não apenas pela extensão da área (BROOKS e outros, 2004). Esta rede é efetiva na conservação da complexidade de ecossistemas, incluindo sua diversidade genética, serviços ecossistêmicos, processo evolutivos e ecológicos? Análises mostraram distribuição irregular das áreas protegidas em relação aos padrões de biodiversidade, no entanto há uma tendência sobre sítios de alta riqueza biológica, endemismos e espécies ameaçadas (RODRIGUES e outros, 2004a).

4 Como devem ser criadas as UCs
Segundo Olmos (2007) um sistema ideal de UC deve conter amostras das comunidades biológicas originais, e ser desenhado de forma que esta representatividade seja preservada ao longo do tempo. O planejamento de conservação da biodiversidade, que possa ser implementado em larga escala, deve buscar dois objetivos: representatividade da variedade da biodiversidade e persistência, ou seja, sobrevivência em longo prazo, mantendo processos naturais, populações viáveis e excluindo as ameaças (MARGULES; PRESSEY, 2000). Visar escalas espaciais e temporais muito mais amplas. É nelas em que ocorre a maior parte dos processos ecológicos e evolutivos que mantêm a biodiversidade (RBMA, 2012). Para se manter populações naturais viáveis, longe do risco de extinção é necessário que o planejamento das ações de conservação considere alem dos elementos físicos e biológicos, variáveis como tamanho, conectividade e delimitação das Unidades de Conservação da Natureza (MARGULES; PRESSEY, 2000).

5 Como devem ser criadas as UCs
Conforme foi dito anteriormente, as UC são essenciais para conservação da biodiversidade, no entanto já se sabe que é fundamental sua conectividade com outras áreas preservadas. Algumas espécies demandam áreas extensas para sua sobrevivência e se as áreas protegidas forem mantidas como ilhas isoladas, não permitem a manutenção do fluxo gênico entre as espécies (PINHO, 2008). Os Corredores Ecológicos ou de biodiversidade surgem como alternativa para se mudar o paradigma das UC como ‘ilhas biológicas’, pois consideram a dinâmica da paisagem e as inter-relações entre áreas protegidas. Este conceito amplia as fronteiras de análise para a paisagem regional, deixando de lado a visão estanque das áreas protegidas (FONSECA; PINTO; RYLANDS, 1997). corredor biológico é utilizado para designar áreas relativamente estreitas de floresta nativa, seja natural ou recuperada, que conectam grandes manchas florestais tais como Áreas-núcleo ou Áreas de Uso Sustentável. Os corredores biológicos permitem a circulação de vida selvagem e suficiente fluxo gênico entre as áreas conectadas contribuindo, assim, para a manutenção de populações viáveis (RBMA, 2012). A conectividade entre Áreas-núcleo poderá ser mais facilmente assegurada por meio do estabelecimento de corredores biológicos nas Áreas de Uso Sustentável que prestam serviços valiosos para a população humana (RBMA, 2012).

6 Passos de uma Conservação
Freqüentemente, nossos esforços se restringem à proteção de áreas isoladas em vez de desenvolver estratégias de longo alcance para uma conservação bem sucedida em escala ecorregional. A Conservação Ecorregional enfatiza a conservação dos processos ecológicos, de fenômenos evolutivamente importantes, de alta diversidade dentro de um grupo taxonômico (gênero ou família) e de tipos raros de habitat, assim como os indicadores taxonômicos mais tradicionais de prioridade – riqueza de espécies e endemismo.

7 Conservação da Ecorregião do Alto do Paraná
identificação de cada unidade de paisagem -utilizamos informações climática, altimétrica e topográfica como auxílio ao desenvolvimento de modelos biológicos; análise de fragmentação - identificação dos fragmentos de floresta nativa com o maior potencial para alcançar os objetivos de conservação (tamanho do fragmento, tamanho do fragmento após exclusão de uma zona tampão de 500 m (uma medida indireta dos efeitos de borda), distância do fragmento mais próximo e variação da altitude dentro do fragmento florestal; análise de riscos e de oportunidades - distância de cidades, presença da agricultura, de pastagens e densidade da população rural; e distância de área de proteção integral, a proximidade de um rio (assumindo que rios nesta ecorregião constituem corredores biológicos em potencial) e zonas de conservação planejada;

8 identificamos grandes blocos de floresta nativa (> 10
identificamos grandes blocos de floresta nativa (> ha) para constituir Áreas-núcleo; identificamos Corredores Principais para conectar as Áreas-núcleo; Finalmente, áreas menores com relativamente alto valor de conservação, circundadas por Corredores Secundários, foram incluídas, a fim de se aumentar a representatividade das unidades da paisagem e a biodiversidade associada dentro do plano final de uma paisagem de conservação da biodiversidade. Espécies guarda-chuva - Estas espécies podem ser usadas como espécies indicadoras no planejamento e monitoramento da conservação, sob a perspectiva de que, se formos capazes de preservar populações viáveis destas espécies, iremos preservar habitat suficiente para inúmeras outras espécies com necessidades de área menor.

9 Outras Ações a serem consideradas
Campanhas educativas de grande dimensão serão essenciais para aumentar o conhecimento público acerca do valor das florestas e, assim, obter o apoio e envolvimento da sociedade na conservação. Novas alternativas de produção ambientalmente adequadas e economicamente viáveis, assim como incentivos para a proteção da floresta em propriedades privadas; Incentivos nocivos, que contribuem para incrementar a conversão da floresta em outros tipos de uso do solo, devem ser eliminados; Promover a aplicação das leis ambientais existentes e o desenvolvimento de novas e melhores políticas públicas; A capacitação de gestores ambientais públicos e privados, de maneira a tornar mais eficiente a gestão das áreas de floresta; Para implementar muitas destas ações, será necessário fomentar novas pesquisas básicas e aplicadas em áreas tais como planejamento do uso da terra, recuperação das comunidades de floresta nativa, sustentabilidade econômica e biológica de alternativas no uso da terra, estratégias e metodologias de comunicação e educação ambiental, mecanismos econômicos para sustentar a conservação, entre outros.

10


Carregar ppt "Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google