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Profª Adriana Ribeiro de Freitas
BILINGUISMO Profª Adriana Ribeiro de Freitas
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Surgiu no final da década de 70
Não privilegia uma língua Negação X Respeito Possibilita a escolha de que língua quer usar em momentos diferentes Leva em consideração a opinião dos surdos adultos Suas potencialidades podem ser totalmente desenvolvidas, desde que seus direitos linguísticos sejam respeitados
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A aquisição da linguagem nos primeiros anos reflete no desenvolvimento mental, emocional e integração social A comunicação não é o único aspecto a ser considerado na educação da criança surda Um século de oralismo não solucionou a educação de surdos A comunicação gestual nunca deixou de existir BILINGUISMO: significa a existência de 2 línguas no ambiente do surdo
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BASES Reconhecimento de língua de sinais como língua verdadeira com itens lexicais, morfêmicos, sintaxe e semântica Criança exposta à LS adquire da mesma forma que a criança ouvinte adquire a língua oral Participação ativa de adultos surdos é fundamental Aprendizado da língua natural e materna permite desenvolvimento linguístico e cognitivo Assegura identidade e cultura surda
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MODELOS BILÍNGUES Modelo sucessivo
L1 (LS) e L2( Língua oral) após domínio da L1(LS). Usado na Suécia, Dinamarca, Venezuela Modelo simultâneo 2 línguas, L1 e L2, são apresentadas simultaneamente em momentos linguísticos distintos. Usada na França
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Premissas básicas: imersão precoce
Antes de ser um meio para a aprendizagem da linguagem oral, a LIBRAS tem um fim em si mesma: o de estruturar o ser humano e sua linguagem interna. LS como L1 – base linguística para ao aprendizado de L2 Foco não está na falta de audição, mas na adequação da estimulação e do ambiente Criar espaços para pais e para profissionais
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Consequências linguísticas
Maior facilidade para aprender L1 Êxito na construção de uma base linguística Uso da comunicação visual precoce é mais natural Aquisição linguística mais profunda e mais rápida Melhora nas habilidades sociais, cognitivas e intelectuais
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Consequências emocionais:
Mundo mais acessível Desenvolve auto - estima Diminuição da violência psíquica
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O uso da linguagem e o modo como o indivíduo a constrói determinará a forma como se processa o seu pensamento e a expressão de seus sentimentos A aprendizagem deve ser proporcionada em novas descobertas, de modo integrado para não separar forma de funcionalidade A criança bilíngue, na verdade, é aquela que também pensa na segunda língua, o que só acontece quando ela é criada num ambiente no qual ambas as línguas são faladas naturalmente
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