A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR"— Transcrição da apresentação:

1 DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
19 de agosto de 2012

2 . Aprofundando os textos bíblicos:
Apocalipse 11,19a;12,1.3-6a.10ab; Salmo 45(44); 1Coríntios 15,20- 27 Lucas 1,39-56

3 LUCAS 1,39-56; MARIA vai com solicitude visitar e servir Isabel e permanece lá três meses, certamente até o nascimento de João Batista (cf.1,36). O encontro de Maria e Isabel torna-se também o de Jesus e João.

4 O Precursor, chamado antes do nascimento como os profetas antigos
(cf. Is 49,1; Jr 1,5), exulta de alegria diante da presença do Messias..

5 Isabel aclama Maria como bem-aventurada por ser a escolhida para ser a mãe do Salvador. Maria é feliz porque acreditou, colocando-se nas mãos do Senhor como serva

6 O Magnificat (vv. 46-55), atribuído a ela, é um cântico profético
O Magnificat (vv.46-55), atribuído a ela, é um cântico profético. Proclama a inversão das estruturas opressoras, tornando os pobres, humilhados, famintos protagonistas da história, a exemplo do êxodo do povo de Deus. O Senhor manifesta seu amor dispersando os soberbos, derrubando do trono os poderosos e elevando os humildes.

7 Na 1ª leitura, a mulher vestida com o sol (Deus) representa a nova Eva, a Igreja e também Maria, a mãe do Messias libertador do povo, simbolizado pela coroa de doze estrelas. O dragão indica a situação dos seguidores de Jesus, perseguidos e oprimidos pelo império romano, quando o Apocalipse foi escrito, no fim do século I

8 O SALMO 45(44); é um canto nupcial, que adquire sentido messiânico e passa a referir-se às núpcias do Rei Messias com seu povo.

9 Paulo, na 2ª leitura, apresenta a ressurreição de Cristo como fundamento da fé cristã. Ressuscitando dos mortos como primícias dos que morreram, Jesus mantém viva a nossa esperança na vitória da vida sobre a morte.

10 Atualizando Maria, a mãe do Filho de Deus, participa da plenitude de sua glória. Sua memória, como sinal de fidelidade, fortalece a caminhada de fé e esperança dos cristãos ao longo da história. Com ela aprendemos a cooperar no plano da salvação, para construir um mundo novo.

11 A PALAVRA DE DEUS NA CELEBRAÇÃO Ao participar do mistério de Cristo recebemos de Deus, a alegria e a esperança oferecidas aos pobres e aos humildes. Maria, a mãe de Deus, já participa do banquete do Reino, com seu Filho, pois foi elevada à glória do céu em corpo e alma (cf. oração do dia).

12 REVISTA DE LITURGIA . Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

13 MARINEVES JESUS DE LIMA


Carregar ppt "DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google