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APRENDIZAGEM MOTORA Aula 05.

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Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM MOTORA Aula 05."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM MOTORA Aula 05

2 APRENDIZAGEM MOTORA Entender o conceito de aprendizagem motora
Diferenciar diversos tipos habilidades motoras. Reconhecer as informações necessárias a aprendizagem dos diversos tipos habilidades motoras.

3 APRENDIZAGEM MOTORA

4 CAPACIDADE DE RETENÇÃO
(Weineck, 1999) O homem assimila do que ele: Ouve % Vê % Vê e ouve % Diz (ele próprio) - 75% Faz (ele próprio) - 90%

5 CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS
Quanto a precisão Quanto aos pontos iniciais e finais bem definidos Quanto a estabilidade do ambiente Quanto ao controle de feedback

6 QUANTO A PRECISÃO DO MOVIMENTO
GLOBAIS: controlar grandes grupamentos musculares. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) Ex. a cortada no voleibol, a bandeja no basquete.. FINAS: controlar pequenos grupos musculares e alto grau de precisão do movimento. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) EX.passar a linha na agulha, escrever.

7 QUANTO AOS PONTOS INICIAIS E FINAIS BEM DEFINIDOS
DISCRETAS - pontos de início e fim da habilidade estão bem visíveis. Ex. o arremesso de uma bola ou a execução de uma cambalhota.  (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006) CONTÍNUAS - quando os pontos de início e fim são indefinidos. Ex: correr, nadar e remar. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006). SERIADAS - quando existe uma combinação de habilidades discretas em série. Ex.salto em distância (correr e pular). (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006).

8 QUANTO A ESTABILIDADE DO AMBIENTE
ABERTA – quando a habilidade for envolvida por um ambiente imprevisível, em mudança contínua. Ex: Marcar um atacante de futebol requer que o defensor reaja a estímulos que são gerados externamente (pelo atacante). (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006). FECHADA - quando o ambiente for estável, previsível. Ex: Nadar continuamente também pode ser classificado como fechada. (MAGILL, 1984, TEIXEIRA,2006).

9 QUANTO AO CONTROLE DE FEEDBACK (AVALIAÇÃO)
CIRCUITO ABERTO DE FEEDBACK – o executante não puder usar o feedback para fazer ajustes no movimento, durante a própria ação. Ex: driblar e arremessar no pólo aquático. CIRCUITO FECHADO DE FEEDBACK - o executante puder usar o feedback durante o movimento. Ex: um salto ornamental. É um tipo particular de informação que indica ao indivíduo a ocorrência de erros em seu próprio desempenho.

10 Organização da resposta
FEEDBACK ? Ao considerarmos a percepção de erro como estímulo, temos a latência de resposta correspondente ao tempo de reação. TEIXEIRA (2006, p.9). O feedback pode ser Intrínseco ou Extrínseco. Tomada de decisão Detecção de erro Movimento Organização da resposta Correções Feedback

11 Exterocepção - origem de fontes externas ao corpo. Ex: ver/ouvir/tocar
Feedback Intrínseco Informação sensorial que normalmente ocorre quando os indivíduos estão realizado o movimento. Exterocepção - origem de fontes externas ao corpo. Ex: ver/ouvir/tocar Propriocepção Sinestésica origem internas ao corpo. Ex: ângulo do braço, extenção das pernas. (Schimidt, p.271)

12 FEEDBACK EXTRÍNSECO OU AUMENTADO
Fontes externas (professor/video) que acrescenta ou aumenta o feedback intrínseco à tarefa. (Magill, p.199) feedback aumentado concomitante - o movimento está em andamento feedback aumentado terminal - depois de a habilidade ter realizada. (Magill, p. 200) Conhecimento de resultados (CR) - resultado do objetivo, meta, alvo. Conhecimento de desempenho (CD) - dá informação a respeito das características do movimento.

13 Conhecimento de resultados(CR)
Feedback informação Feedback Intrínseco Feedback Extrínseco Visual Auditivo Proprioceptivo Táctil Conhecimento de resultados(CR) Conhecimento de desempenho aumentado CD)

14 Resumo da aula Mudanças internas permanente. Características
APRENDIZAGEM MOTORA Características TIPOS DE HABILIDADE Investigar para organizar a aprendizagem. CARACTERISTICA


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